DNP: Por que essa medida é importante para fazer óculos?

DNP
  • por
4.5
(94)

Você, que usa óculos, certamente já precisou fazer a medida de DNP. Mas o que isso significa? O que a DNP tem a ver com o óculos? E porque essa medida é tão importante? Vem que a gente te ajuda a entender.

O que é DNP?

Ao sair do oftalmo, algumas receitas vem com a inscrição “Medir DNP” ou “DNP a medir”.

A DNP (Distância Naso-Pupilar) é a medida, em milímetros, da distância das pupilas em relação ao nariz. Você também já deve ter ouvido falar — ou lido em sua receita — sobre a DP ou Distância Pupilar. A DP nada mais é que a distância entre as duas pupilas.

As duas siglas são escritas na receita pelo médico oftalmo com a mesma finalidade: informar à ótica ou estabelecimento onde será feito o óculos, que a distância entre as suas pupilas precisa ser medida para a montagem das lentes na sua armação.

DNP

Diferença de medidas DP e DNP

Mas por que precisa medir a Distância Naso-Pupilar?

A DNP varia de pessoa para pessoa e, por isso, precisa ser medida. Portanto, fique atento: não há uma medida de DNP Padrão. Cada indivíduo terá sua medida conforme o posicionamento do centro do olho. E essa medida precisa ser feita para que seu óculos seja montado e ajustado de acordo com suas medidas.

É assim: a lente de um óculos vem da fábrica no formato de um bloco para ser recortado de acordo com o formato de cada armação. Nas lentes para óculos, o grau é localizado no centro do bloco da lente. Para você enxergar corretamente, o grau da lente deve ser posicionado no centro de seu olho e, por isso, essa medida é tão importante.

Portanto, a medida da DNP serve para determinar para onde o bloco da lente deve ser deslocado no aro da armação ao fazer a montagem de seu óculos e assim alinhar o centro do bloco da lente com o centro do seu olho.

A DNP pode influenciar na espessura do óculos?

Infelizmente sim. As lentes para miopia têm como principal característica serem mais finas no centro e mais grossas nas bordas. Dessa forma, quanto menor a medida da DNP e maior o tamanho do aro de sua armação, mais aparentes ficarão as bordas de suas lentes. Uma medida de DNP pequena com uma armação grande pode deixar os óculos grossos.

Além disso, nós fizemos um guia completo para você ter óculos de grau mais fino. Nesse artigo, nós mostramos não só a importância da DNP, mas também ajudamos você a entender a importância das medidas do seu óculos para evitar que suas lentes fiquem mais grossas.

Medidas mal feitas e problemas para se adaptar com o óculos

Quando a medida da distância das suas pupilas em relação ao nariz é realizada de forma incorreta, você começa a ter problemas para se adaptar com o óculos. Os problemas de adaptação de óculos mais comuns nesses casos são: dores de cabeça e não conseguir enxergar bem em todos os pontos do óculos.

Quem tem alto grau de miopia, precisa ficar ainda mais atento: algumas ópticas costumam descentralizar as lentes durante a montagem do óculos. Ou seja, montar as lentes fora do centro do olho para fazer com que seu óculos fique mais fino.

Nós da Lenscope não realizamos e não encorajamos essa prática. Além de dificultar a adaptação com o óculos, a descentralização das lentes pode prejudicar sua visão ao longo do tempo. Temos um artigo completo sobre as As lentes mais finas para miopia. Além de você ver práticas corretas de como ter as lentes mais finas, te fazemos entender o porquê disso acontecer. Também mostramos todas as lentes disponíveis no mercado, os preços e tratamentos recomendados para suas lentes.

Como é feita a medida da DNP pela internet?

Nós da Lenscope medimos a DNP utilizando um software que garante muito mais precisão. A partir de uma foto sua segurando um cartão magnético com a tarja preta, o software é capaz de medir a distância das suas pupilas em relação ao nariz, a altura de montagem e o primeiro reflexo de purkinje. Essas medidas que garantem uma centralização muito mais precisa das lentes em sua armação. Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta aqui nos comentários que já te respondemos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 94

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

93 comentários em “DNP: Por que essa medida é importante para fazer óculos?”

  1. Bom dia! É possível que na armação dos óculos o centro do olho direito fique diferente do centro do olho esquerdo? Ou seja, as medidas do centro do olho não ficaram iguais para o olho direito e esquerdo. Obrigado.

    1. Olá, Haroldo. Tudo bem?
      Sim, possivelmente a altura de montagem do seu óculos esteja incorreta. Nós recomendamos que, após receber seu novo óculos, você volte ao oftalmo para que ele confira se está tudo certinho com o seu grau. Caso aconteça das lentes estiverem erradas, o seu médico deve fazer uma relatório sobre o erro encontrado. Feito isso, você pode encontrar em contato com a ótica em que comprou seu óculos, pois ela é obrigada a fazer essa correção, exceto caso de erro médico.
      Você pode saber mais sobre a importância da DNP acessando https://lenscope.com.br/blog/dnp-importancia/
      Esperamos ter ajudado. 🙂

  2. Olá tudo bem?
    Minha esposa tem Miopia astigmatismo
    Tem mais de 5 anos que estamos tendo achar uma ótica que venha solucionar exatamente esse problema.
    No retinografo minha esposa enxerga perfeitamente com o grau colocado no retinografo. Quando vamos para ótica com o mesmo grau na receita e manda fazer o óculos, ao receber o óculos minha esposa sente diferença na distância e na altura da lente para enxergar. Aí tem que ficar mandando fazer adaptação na armação do óculos.
    Eu gostaria muito de saber por que que isso está acontecendo se tem como corrigir isso?

    1. Olá, Valdemir. Tudo bem? O ideal é que você converse com um oftalmologista da sua confiança sobre o assunto, ele é o profissional adequado para esclarecer suas dúvidas e orientá-los com precisão. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

    1. Olá, Paulo. Tudo bem? O software não está a venda, ele é usado para tirar as medidas de nossos clientes durante o processo de compra. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *