DNP

DNP: Por que essa medida é importante para fazer óculos?

Você, que usa óculos, certamente já precisou fazer a medida de DNP. Mas o que isso significa? O que a DNP tem a ver com o óculos? E porque essa medida é tão importante? Vem que a gente te ajuda a entender.

O que é DNP?

Ao sair do oftalmo, algumas receitas vem com a inscrição “Medir DNP” ou “DNP a medir”.

A DNP (Distância Naso-Pupilar) é a medida, em milímetros, da distância das pupilas em relação ao nariz. Você também já teve ter ouvido falar – ou lido em sua receita – sobre a DP ou Distância Pupilar. A DP nada mais é que a distância entre as duas pupilas.

As duas siglas são escritas em sua receita pelo seu oftalmo com a mesma finalidade: informar à ótica que a distância entre as suas pupilas precisa ser medida para a montagem de suas lentes na sua armação.

Mas por que precisa medir a DNP?

A DNP precisa ser medida porque ela varia de pessoa para pessoa. Portanto fique atento: não há uma DNP Padrão! Cada indivíduo terá sua medida de acordo com o posicionamento do centro do olho. E essa medida precisa ser feita pela óptica para que seu óculos seja montado e ajustado de acordo com suas medidas. Vamos te explicar melhor em seguida.

A lente de um óculos vem da fábrica no formato de um bloco para ser recortado de acordo com o formato de cada armação. Nas lentes para óculos, o grau é localizado no centro do bloco da lente. Para você enxergar corretamente, o grau da lente deve ser posicionado no centro de seu olho e, por isso, essa medida é tão importante.

A medida da DNP serve para determinar para onde o bloco da lente deve ser deslocado no aro da armação ao fazer a montagem de seu óculos e assim alinhar o centro do bloco da lente com o centro do seu olho.

A DNP pode influenciar na espessura do óculos?

Infelizmente sim. As lentes para miopia têm como principal característica serem mais finas no centro e mais grossas nas bordas. Dessa forma, quanto menor a medida da DNP e maior o tamanho do aro de sua armação, mais aparentes ficarão as bordas de suas lentes. Uma medida de DNP pequena com uma armação grande pode deixar os óculos grossos. Veja aqui todos os fatores que deixam o óculos grosso.

Além disso, nós fizemos um guia completo para você ter óculos de grau mais fino. Nesse artigo, nós mostramos não só a importância da DNP, mas também ajudamos você a entender a importância das medidas do seu óculos para evitar que suas lentes fiquem mais grossas. Não deixe de conferir!

Medidas mal feitas e problemas para se adaptar com o óculos

Quando a medida da distância das suas pupilas em relação ao nariz é realizada de forma incorreta, você começa a ter problemas para se adaptar com o óculos. Os problemas de adaptação de óculos mais comuns nesses casos são: dores de cabeça e não conseguir enxergar bem em todos os pontos do óculos.

Quem tem alto grau de miopia, precisa ficar ainda mais atento: algumas ópticas costumam descentralizar as lentes durante a montagem do óculos. Ou seja, montar as lentes fora do centro do olho para fazer com que seu óculos fique mais fino.

Nós da Lenscope não realizamos e não encorajamos essa prática. Além de dificultar a adaptação com o óculos, a descentralização das lentes pode prejudicar sua visão ao longo do tempo.

Temos um artigo completo sobre as As lentes mais finas para miopia: Todas as opções que existem. Além de você ver práticas corretas de como ter as lentes mais finas, te fazemos entender o porquê disso acontecer. Também mostramos todas as lentes disponíveis no mercado, os preços e tratamentos recomendados para suas lentes. Então, antes de fazer a compra, leia nosso artigo e saiba como você pode ter as lentes mais finas para miopia!

Como é feita a medida da DNP pela internet?

A Lenscope mede a DNP utilizando um software que garante muito mais precisão. A partir de uma foto sua segurando um cartão magnético com a tarja preta, o software é capaz de de medir a distância das suas pupilas em relação ao nariz, a altura de montagem e o primeiro reflexo de purkinje. São essas medidas que garantem uma centralização muito mais precisa das lentes em sua armação. Veja o passo-a-passo em nosso vídeo.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta aqui nos comentários que já já te respondemos!

DNP: Por que essa medida é importante para fazer óculos?
Média 4.5 de 4 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest