DNP

DNP: Por que essa medida é importante para fazer óculos?

Você, que usa óculos, certamente já precisou fazer a medida de DNP.

Mas o que isso significa? O que a DNP tem a ver com o óculos? E porque essa medida é tão importante?

Vem que a gente te ajuda a entender.

O que é DNP?

Ao sair do oftalmo, algumas receitas vem com a inscrição “Medir DNP” ou “DNP a medir”.

A DNP (Distância Naso-Pupilar) é a medida, em milímetros, da distância das pupilas em relação ao nariz.

Você também já teve ter ouvido falar – ou lido em sua receita – sobre a DP ou Distância Pupilar. A DP nada mais é que a distância entre as duas pupilas.

As duas siglas são escritas em sua receita pelo seu oftalmo com a mesma finalidade: informar à ótica que a distância entre as suas pupilas precisa ser medida para a montagem de suas lentes na sua armação.

DNP
Diferença de medidas DP e DNP

Mas por que precisa medir a DNP?

A DNP precisa ser medida porque ela varia de pessoa para pessoa.

Portanto fique atento: não há uma medida de DNP Padrão!

Cada indivíduo terá sua medida de acordo com o posicionamento do centro do olho.

E essa medida precisa ser feita pela óptica para que seu óculos seja montado e ajustado de acordo com suas medidas.

Vamos te explicar melhor em seguida.

A lente de um óculos vem da fábrica no formato de um bloco para ser recortado de acordo com o formato de cada armação.

Nas lentes para óculos, o grau é localizado no centro do bloco da lente.

Para você enxergar corretamente, o grau da lente deve ser posicionado no centro de seu olho e, por isso, essa medida é tão importante.

A medida da DNP serve para determinar para onde o bloco da lente deve ser deslocado no aro da armação ao fazer a montagem de seu óculos e assim alinhar o centro do bloco da lente com o centro do seu olho.

A DNP pode influenciar na espessura do óculos?

Infelizmente sim. As lentes para miopia têm como principal característica serem mais finas no centro e mais grossas nas bordas.

Dessa forma, quanto menor a medida da DNP e maior o tamanho do aro de sua armação, mais aparentes ficarão as bordas de suas lentes.

Uma medida de DNP pequena com uma armação grande pode deixar os óculos grossos.

Veja aqui todos os fatores que deixam o óculos grosso.

Além disso, nós fizemos um guia completo para você ter óculos de grau mais fino.

Nesse artigo, nós mostramos não só a importância da DNP, mas também ajudamos você a entender a importância das medidas do seu óculos para evitar que suas lentes fiquem mais grossas.

Não deixe de conferir!

Medidas mal feitas e problemas para se adaptar com o óculos

Quando a medida da distância das suas pupilas em relação ao nariz é realizada de forma incorreta, você começa a ter problemas para se adaptar com o óculos.

Os problemas de adaptação de óculos mais comuns nesses casos são: dores de cabeça e não conseguir enxergar bem em todos os pontos do óculos.

Quem tem alto grau de miopia, precisa ficar ainda mais atento: algumas ópticas costumam descentralizar as lentes durante a montagem do óculos.

Ou seja, montar as lentes fora do centro do olho para fazer com que seu óculos fique mais fino.

Nós da Lenscope não realizamos e não encorajamos essa prática.

Além de dificultar a adaptação com o óculos, a descentralização das lentes pode prejudicar sua visão ao longo do tempo.

Temos um artigo completo sobre as As lentes mais finas para miopia: Todas as opções que existem.

Além de você ver práticas corretas de como ter as lentes mais finas, te fazemos entender o porquê disso acontecer.

Também mostramos todas as lentes disponíveis no mercado, os preços e tratamentos recomendados para suas lentes.

Então, antes de fazer a compra, leia nosso artigo e saiba como você pode ter as lentes mais finas para miopia!

Como é feita a medida da DNP pela internet?

A Lenscope mede a DNP utilizando um software que garante muito mais precisão.

A partir de uma foto sua segurando um cartão magnético com a tarja preta, o software é capaz de de medir a distância das suas pupilas em relação ao nariz, a altura de montagem e o primeiro reflexo de purkinje.

São essas medidas que garantem uma centralização muito mais precisa das lentes em sua armação.

Veja o passo-a-passo em nosso vídeo abaixo!

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta aqui nos comentários que já já te respondemos!

DNP: Por que essa medida é importante para fazer óculos?
Média 4.5 de 4 votos



Comentários

    1. Olá, Sandro tudo bem?
      O oftalmo também pode medir a DNP,mas é mais comum a óptica fazer a medida da DNP. Em todo o caso, o oftalmo sempre confere essa medida depois que o óculos está pronto.Em caso de medição errada, a óptica é responsável e deve fornecer a assistência pra você.

  1. Olá, estou com um óculos a mais de uma semana me incomodando demais, muito mesmo. Sinto pressão na cebeçaa dores, enjoos. Levei ao oftalmo e ele me informou que meu grau estava correto, e nem sei se sequer mediu o DPN. Fiz a consulta gratuita fazendo o óculos em determinada ótica, desconfio que estão de conchavo…e me tratou de uma maneira bem ríspida!
    Desconfio que erram no meu óculos e se não erraram na lente erraram na medição DPN. Gostaria de saber se há como essa meidade ser verificada para que eu possa não somente procurar meus diretos como poder ter meu óculos correto e ficar em paz. Estou muito triste, investi 630 reais nele….

    1. Oi, Márcia! Como vai?

      Se não fizeram a medida da sua DNP, mande um e-mail para a gente e explique o que está enfrentando: ajuda@lenscope.com.br
      Nós podemos tentar te ajudar com isso. No final desse artigo, temos a orientação de como medir a DNP. Siga as instruções e nos envie para que possamos ver essa medida para você.

      Infelizmente algumas óticas oferecem venda casada de óculos (principalmente se você faz exame gratuito com elas) 🙁 . Você pode procurar pelo PROCON de sua cidade para que eles possam te ajudar com esse problema baseado no Código de Defesa do Consumidor.

      Qualquer dúvida, conte conosco. 😉

    2. Boa noite Márcia tudo bem

      Passei por uma situaçao semelhante a sua ou até pior. Depois de muitas idas e vindas, e o grau totamente errado, essas vendas casadas que as óticas tem com o oftalmo a gente acaba que correndo esses riscos e tendo muita dor de cabeça para resolver. Qdo fez exatamente 30 dias, voltei na ótica para pegar meu óculos e conferir se ficou correto. O dilema continuou, ou seja tudo errado, desfocado.
      Tive que dizer que se eles não cancelassem a venda do meu cartão, iria chamar a polícia, iria com a imprensa. Depois de muita enrolação, e elas com aquela má vontade, e com cara de gozaçao da cara da gente, cancelaram a compra.
      Minha vontade e entrar na justiça contra essa ótica. Passei muita raiva e continuo com o meu óculos antigo com o grau fraco.
      Vou ate dar o nome dessa òtica, fica aqui em Dourados/MS ócullos e cia,e uma rede. E o proprietário da referida òtica é o mesmo oftalmo que me atendeu por útlimo DRº JAMES LEITUM- tudo farinha do mesmo saco.
      Essa ótica é campeã de reclamaçoes, erros grosseiros mesmo
      Eu ainda vou atrás dos meus direitos, foi uma humilhação

  2. Bom dia. Eu tenho um projeto social com óculos a preço popular. Minha maior doficuldade é pra medir dnp,as vezes as açoes que eu promovo lota,ai o
    optometrista nao consegue medir na hora. Sera que eu poderia receber videos explicando como faço pra medir a dnp.

  3. Boa tarde,
    Gostaria de saber se, tirando a foto com os óculos sem tirar as lentes sem grau que vem nos óculos, vai influenciar em algo? Pois não consegui tira-las. E outra, porque não pode ser selfie, se a foto sai corretamente? Gostaria de mais detalhes.

    Desde já agradeço.

    Vera Lucia.

    1. Oi, Vera Lúcia! Como vai?

      Você pode tirar foto com óculos mesmo sem grau na lente. Posicione ele da forma mais confortável em seu rosto da forma que você vai usar em seu dia a dia.

      Infelizmente a selfie não vai enquadrar seu rosto da forma correta para a medida da DNP. 🙁 Nós fazemos a medida da DNP e a altura de montagem utilizando software a partir de uma foto que pedimos ao longo do processo de compra. O software garante muito mais precisão nessas medidas. Você pode saber o passo-a-passo desse procedimento em nossa página https://lenscope.com.br/blog/como-a-lenscope-mede-a-dnp/ e qualquer dúvida, é só perguntar 🙂

    1. Oi, Willyan! Como vai?

      A medida da DNP é a distância naso-pupilar, ou seja,distância das suas pupilas em relação ao nariz.
      Essa medida não é padrão e varia de pessoa para pessoa e não varia de acordo com a armação 🙂

      O que acontece é que essa medida pode influenciar na montagem da sua lente.
      Para a miopia, quando a medida da DNP é pequena, a centralização do óculos ocorre mais próximo do nariz. E isso faz com que a área mais próximo da borda das lentes seja montada na armação, deixando o óculos mais grossos. O oposto a isso ocorre quando a medida da DNP é grande e nesses casos, o óculos pode ficar mais fino.

      Para hipermetropia, quando a medida da DNP é pequena, a centralização do óculos também ocorre mais próximo do nariz. A diferença é que como as lentes para hipermetropia são grossas nas bordas, o óculos ficará mais grosso próximo ao nariz.

      A DNP é considerada pequena quando é igual ou menor que 30. E é considerada grande quando a medida é maior que 30. 🙂

  4. Boa tarde,
    Se a DPN estiver errada é necessário trocar as lentes dos óculos ou existe uma forma de concertar? Eu tenho tido muita dor de cabeça com o meu, estou com ele faz 15 dias e não consigo me adaptar, o oftalmologista disse que o grau está correto, mas não verificou a DPN.

    Desde já obrigada,
    Mylla

    1. Olá, Mylla! Tudo bom?

      O seu problema de adaptação é muito comum quem começa a usar um novo óculos, mas o período é de 7 a 10 dias. Por isso, sempre recomendamos a pessoa usar o máximo de tempo possível o seu óculos, pois seus olhos se acostumam com sua nova forma de enxergar. Você fez certo em retornar ao oftalmo para ele verificar suas medidas e confecção do óculos 🙂

      Sobre a medida de DNP, ela pode ser corrigida se sua armação forma ajustável ou possuir plaquetas (que apoia no nariz). Caso contrário, pode ser que você precise trocar as lentes.
      Você também pode retornar ao seu oftalmo solicitando a conferência de todas as medidas 🙂

      Qualquer dúvida, pode mandar um e-mail para ajuda@lenscope.com.br 🙂 Estamos aqui para ajudar!

      1. boa noite!
        Estou no quinto dia de uso do meu óculos… estou vendo figuras geométricas retangulares meio tortas, exemplificando, a tela do meu notebook. O lado esquerdo da tela é pouco menor do que o lado direito, fora que as vezes sinto umas dores de cabeça. Isso pode ser um problema de DNP?

        1. Oi, Walter! Tudo bem?

          Pode ficar tranquilo, é normal enfrentar algumas dificuldades como essa que nos contou.
          O período para acostumar com o óculos é de 7 dias, então sentir alguns sintomas como esse pode ser comum nessa fase de adaptação. Se você notar que depois desse período ainda sente dificuldades para se acostumar, volte no seu oftalmo. Assim, ele pode verificar seu grau e sua receita para ver se está tudo certo! 🙂

          Temos um artigo explicando mais sobre esse período de adaptação com o óculos aqui: https://lenscope.com.br/blog/quanto-tempo-leva-pra-acostumar-com-oculos-novo/

          Sempre que precisar, conte com a gente 🙂

  5. boa noite!
    Estou no quinto dia de uso do meu óculos… estou vendo figuras geométricas retangulares meio tortas, exemplificando, a tela do meu notebook. O lado esquerdo da tela é pouco menor do que o lado direito, fora que as vezes sinto umas dores de cabeça. Isso pode ser um problema de DNP?

    1. Olá, Walter! Tudo bem?

      Alguns sintomas que descreveu é normal no período de adaptação com o óculos. Nós recomendamos que você use ele no maior período possível.
      O período de adaptação leva de 7 a 10 dias e se após esse período os sintomas persistirem, volte ao seu médico oftalmo e explique as dificuldades que está sentindo, pois somente ele pode diagnosticar e verificar se está tudo certo com o seu óculos.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui! 🙂

  6. Não estou enxergando direito com meu óculos novo estou usando a 3 dias, tenho miopia e diminuiu 1 grau pq o grau de antes estava erra meu oftalmologista falo, mas esse grau novo não consigo enxergar, usei por 3 anos o grau errado

    1. Oi, Renata! Como vai?

      O período de adaptação com o óculos normalmente leva 7 dias. Após esse período, caso ainda sinta dificuldade de enxergar, recomendamos que volte ao seu oftalmo e explique as dificuldades que está sentindo para se acostumar com o óculos novo 🙂
      Se ainda sofrer com a adaptação, peça um novo exame ao seu oftalmo. Muitos casos chegam até nós de pessoas que também procuram mais de um oftalmo para ter certeza que o grau está certo quando acontece alguma variação muito grande, como essa que nos contou.

      Qualquer dúvida, estamos aqui! 🙂

    1. Olá, Claudinho. Tudo bem?

      A medida da sua DNP sempre será a mesma 🙂 Mas se você trocar a armação, a altura de montagem vai mudar, pois é necessário saber a centralização da sua lente na armação para ficar alinhado com o seu olho.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😀

  7. Troquei de armação e estou com dificuldade de enxergar usando os dois olhos abertos. Quando tento enxergar com apenas um olho vejo bem, mas quando uso os dois olhos parece que vejo duplicado.

    1. Oi, Edson. Tudo bem?

      Há quanto tempo está com seu óculos novo? O período de adaptação com o óculos novo leva de 7 a 10 dias, então esse tempo você pode sentir alguns desconfortos. O que recomendamos é que use o máximo de tempo possível seu óculos para que você se adapte com a nova forma de enxergar.
      Se os sintomas persistirem depois desse período, volte ao seu oftalmo. Esse é o próximo passo para que ele faça a conferência do grau do seu óculos e ver se está tudo certo 🙂

      Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😀

  8. Bom dia! Minha filha teve que mudar as lentes dos óculos por aumento de grau de astigmatismo e essa medida DNP não foi refeita. A ótica fez baseando nos óculos antigos. Quando ficou pronto, vi uma anotação de 28′ e 29′. Como estava com minha filha na hora pedi para medirem de novo e a medida deu 27′ e 27′. A ótica diz que essa diferença de 1 ou 2′ não faz diferença. O problema seria acima de três. É isso mesmo ou é melhor eu mandar refazer o óculos?

    1. Olá, Ana Paula!

      O que a ótica te informou está certo, mas é bom ficar atenta para a adaptação do seu filho com o óculos 🙂
      Nossa recomendação é que para o próximo óculos, você peça para fazer uma nova medida de DNP, pois as crianças sofrem com a variações dessa medida conforme elas vão se desenvolvendo.

      Qualquer dúvida, conte com a gente! 😀

    1. Oi, Ana! Tudo bem?

      A medida da DNP sempre é a mesma independente de quantas armações você tiver 🙂
      O que muda é a altura de montagem ,pois os seus olhos ficam em posições diferentes nas armações.

      Espero ter lhe ajudado. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest