O que você precisa fazer para se adaptar com óculos novo

se adaptar com óculos novo
  • por
4.3
(40)

Cada vez que o seu grau muda, e consequentemente você faz novas lentes, começa aquele período incômodo de adaptação. Pequenos desconfortos são normais quando você começa a usar um óculos novo, pois se trata do período de adaptação. Além disso, existem algumas precauções que podem garantir que você se adapte muito mais rápido com seu óculos novo.

Como se adaptar com óculos novo?

Os principais passos para você se adaptar mais facilmente com óculos novos são:

  • Tenha uma receita atualizada e prescrita por um profissional de saúde.
  • Tenha certeza que sua DNP (Distância das pupilas em relação ao nariz) será medida.
  • Verifique se a armação que você escolheu serve no seu rosto, não ficando apertada ou caída.
  • Não faça um óculos novo com uma receita antiga.
  • Confira que as lentes que está comprando possuem certificado de autenticidade e garantia.
  • Sempre leve seu óculos novo para seu oftalmo conferir se está tudo certo.

Confira a explicação de cada um deles abaixo.

1 — Tenha uma receita atualizada e prescrita por um profissional capacitado

O primeiro passo para garantir que você vai se adaptar com óculos novo é realizar uma consulta com o oftalmologista. Encontrar um profissional especializado na saúde dos olhos é essencial para garantir que a prescrição de seu óculos esteja correta.

Algumas ópticas oferecem exames gratuitos, porém é preciso se certificar que o profissional está habilitado a prescrever a receita e que o exame realizado é de fato completo e não se limita a prescrever um novo grau. Para que as suas necessidades sejam atendidas é necessário que o médico confira não só o seu grau, mas se você possui alguma doença ou irregularidade nos olhos.

2 — Garanta que sua DNP foi medida e que está correta

Para ficar mais fácil de entender por que a DNP é importante para se adaptar com óculos novo, você precisa saber o que exatamente essa medida representa. A Distância Naso Pupilar (DNP) é a medida em milímetros entre a pupila de cada olho e o centro do nariz. Ou seja, ela determina a centralização das suas lentes. Outra medida também comumente utilizada é a Distância Pupilar (DP), que mede a distância entre as pupilas de cada olho.

se adaptar com óculos novo

Medidas DP e DNP

Sem o cálculo correto, se adaptar com óculos novos se torna quase impossível, já que em casos como alta miopia, por exemplo, o erro de centro pode causar distorções na distância de objetos. Esse erro é o responsável por gerar desconforto que só poderá ser resolvido quando as lentes são montadas com a medida da DNP correta.

Veja como a Lenscope mede a sua DNP de forma precisa, sem que você precise sair de casa.

Além disso, se você busca por lentes mais finas para miopia, neste artigo você encontra todas as marcas e materiais disponíveis no mercado, quais são as mais recomendadas e a comparação de preço entre elas. Também explicamos como reduzir a espessura de suas lentes para não ficar com aspecto de fundo de garrafa.

3 — Saiba se a armação escolhida serve no seu rosto

O tamanho da armação também pode ser decisivo na adaptação do óculos novos. Observar detalhes como o tamanho da ponte — a parte do óculos que encosta no nariz — pode fazer toda a diferença. Uma das dicas mais importantes é sempre observar se a haste chega até o fim da orelha, garantindo a estabilização e encaixe do óculos no rosto. Saiba como é fácil identificar  o tamanho da armação.

4 — Não faça seu óculos com uma receita antiga

Sua receita pode ter sido feita por um médico oftalmo de confiança, porém se você utilizá-la após o prazo de 6 meses, ela pode já não corresponder ao seu grau atual. Por isso, o ideal é fazer suas lentes novas em no máximo 3 meses após a consulta. Assim você garante que as novas lentes serão produzidas para as suas necessidades atuais.

Para entender melhor as consequências que uma receita vencida pode trazer para sua saúde visual, confira nosso artigo sobre validade da receita de óculos: vale por quanto tempo?

5 — Conheça a garantia das suas lentes

Para ter mais segurança, sempre dê preferência para lentes que possuem garantia. É só quando as lentes contam com garantia é que você tem certeza que poderá trocá-las ou pedir a devolução do dinheiro caso não consiga de adaptar.

Aqui na Lenscope, por exemplo, você tem até 100 dias para pedir seu dinheiro de volta, caso não se adapte com as nossas lentes mais finas. No caso de lentes com tratamentos com antirreflexo, antirrisco e proteção UV é também importante que você tenha o certificado de autenticidade das lentes. Assim você não precisa se preocupar.

6 — Leve seu óculos para seu oftalmo conferir

Mesmo seguindo todas essas dicas, é importante que quando seu óculos ficar pronto você o leve para seu oftalmo conferir. Essa verificação poderá te dar a certeza de que a posição e grau das lentes estão corretos. Dessa forma, você não vai ter problemas para se adaptar com o novo óculos.

Quer comprar lentes de uma maneira diferente e com garantia de satisfação?

Você sabia que é possível comprar lentes sem sair de casa e com garantia de 100% de reembolso? Nós da Lenscope somos o primeiro serviço de troca de lentes a garantir 100 dias para o cliente provar as lentes e, caso não se adapte, tem seu dinheiro de volta. Saiba mais sobre esse serviço inédito de venda de lentes para óculos de grau pela internet na Lenscope! Além disso, a Lenscope trabalha com a tecnologia de ponta ao seu alcance, com toda a comodidade e com um preço justo para o seu bolso!

se adaptar com óculos novo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

110 comentários em “O que você precisa fazer para se adaptar com óculos novo”

  1. Ola!
    Fiz minha consulta e vou precisar usar oculos, L.D 0,25 L.E 0 fiz minhas lentes com anti reflexo anti risco e uv.
    Tem 3 dias que estou usando, e percebo que quando vou olhar para algo mais a baixo, nao fica nítida, estou muito preocupada será que foi erro oftalmo ou erro quando feito as lentes? Pois o L.E esta perfeito.
    Aguardo respontas.
    Dani.

    1. Olá, Daniele tudo bem?
      Onde você fez as lentes do seu óculos?
      Já levou pro seu oftalmo conferir se está tudo certo com o seu grau e com as lentes? Essa é uma recomendação muito importante que sempre damos para nosso cliente assim que eles recebem o óculos novo

  2. Bom dia, há muito tempo uso lentes de conato, enxergo perfeitamente com elas, resolvi passar no oftalmo para fazer um óculos, me deu a receita e fiz, porém quando utilizo o óculos superfícies planas e retas, assim como o chão, vejo com uma distorção, como se estivesse curvada ou arredondada, é normal no período de adaptação?

    1. Olá, Rafael! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui

      A lente de contato é projetada para ficar em contato direto com os olhos, sem uma distância mínima. Já as lentes do óculos são projetadas para serem usadas a uma distância média de 12 milímetros. Essa distância é chamada também de distância vértice.

      Quando aumentamos ou diminuímos a distância vértice, as propriedades óticas são alteradas e o ponto focal é movido para frente ou para trás, provocando uma alteração na potência da lente em relação ao nossos olhos.
      E é essa alteração que pode ser responsável por causar alguns desconfortos visuais quando alternamos o uso do óculos de grau com as lentes de contato, como esse que nos contou

      Pode ficar tranquilo que é uma fase da adaptação com o óculos para você se acostumar com essa distância vértice
      Faz muito tempo que fez as lentes do seu óculos? Nos primeiros 7 dias é muito comum sofrer com esse e outros sintomas de adaptação. Por isso, é muito importante também procurar por um médico e relatar tudo o que está sentindo para que ele possa te passar as melhores orientações da dificuldade que está tendo ao enxergar

      Qualquer dúvida, estamos aqui!

    2. Rafael, tbém estou c esse problema, uso já há vários anos lentes de contato, me sinto mto bem c elas, mandei fazer óculos, mas n gostei, vejo as coisas distorcidas, e o pior é q o médico n me aconselha continuar usando lentes! N sei o q fazer.

      1. Oi Helena, tudo bem?

        Faz muito tempo que fez as lentes do seu óculos? Nos primeiros 7 a 14 dias é muito comum sofrer alguns sintomas de adaptação como esses que nos contou É muito importante também você levar seu óculos para o médico chegar se está tudo certo com o seu grau e relatar tudo o que está sentindo para que ele possa te passar as melhores orientações ao seu caso.

        Então, quando puder, agende um retorno mais breve possível ao médico

  3. Olá bom dia, eu já ultilizava óculos, mais fiquei muito tempo com um óculos vencido, recentemente fiz o exame e peguei uma armação nova, tem 3 dias que estou ultilizando, percebo que quando eu foco muito em letras a minha visão embaça, lacrimeja o olho,e não estou vendo 100%, isso é normal? Lembrando que minha lente agora é moultifocal!

    1. Olá, Emisael! Tudo bom?

      Muito obrigada por deixar seu comentário por aqui 😀

      Os sintomas que você está sentindo podem estar relacionados ao período de adaptação. Lentes progressivas (multifocais) podem levar pouco mais de 14 dias de adaptação devido aos corredores das lentes serem diferentes em relação ao campo de visão de perto, intermediário e longe.
      De qualquer forma, o mais indicado é levar seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau Quando puder, agende um retorno ao especialista!

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  4. Boa tarde!
    Consutei recentemente com meu oftalmologista, porém o grau deu o mesmo que a 4 anos atrás. Mandei fazer o óculos novo porem não consigo enxergar nada nítido com esse novo óculos, já com o antigo consigo.
    Sera que o grau do óculos novo está errado?
    Obs
    Tenho Miopia
    OD:-1.75
    Cilíndro: -0.50
    Eixo Tabo: 105°

    OE: -2.00
    Cilíndro: -0.50
    Eixo Tabo: 75°

    1. Olá, Ezequiel! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui

      Os sintomas que você está sentindo podem estar relacionados ao período de adaptação. Pode levar de 7 a 14 dias corridos para nos acostumarmos com o óculos novo e esse período pode ser um pouco maior quando falamos de lentes progressivas (multifocais). De qualquer forma, o mais indicado é levar seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau
      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  5. Comecei a usar óculos ontem tenho astigmatismo mais forte no olho direito e quando eu vou ler algumas palavras percebo que o olho direito ele embaça um pouco , oque eu posso fazer ? Será que vão me cobrar pra trocar de lente ?

    1. Oi, Renan!

      Os sintomas que você está sentindo podem estar relacionados ao período de adaptação. Pode levar de 7 a 14 dias corridos para nos acostumarmos com o óculos novo e esse período pode ser um pouco maior quando falamos de lentes progressivas (multifocais). De qualquer forma, o mais indicado é levar seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  6. Olá, boa noite. Fiz minha lentes novas (com miopia que ja tinha) acrescentando astigmatismo agora. Levei no oftalmo, ele disse que estava certinho. Mas quando coloco, não consigo enxergar direto. De dia fica mais nítido, de noite parece mais embaçado quando olho para longe e tento focar.O que posso fazer? Obs: tem apenas 2 dias usando.. É normal? Obrigada pela atenção!!

    1. Oi Milena, tudo bem?

      A adaptação com o óculos novo pode levar de 7 a 14 dias corridos. Nesse período, você pode sentir alguns desconfortos como esse que nos contou O ideal é você levar seu óculos ao médico profissional que prescreveu a sua receita para ele checar se está tudo certo com o grau. Importante também relatar os incômodos que está sentindo para que ele possa levar em consideração nessa checagem.
      Outra dica que deixamos é evitar usar óculos antigo intercalando com o novo, pois o processo de adaptação pode ser maior. O ideal é passar a maior parte do seu dia com o óculos, assim você vai adaptando sua visão com a melhor forma de enxergar

      Sempre que precisar, conte com gente

  7. Olá estou usando óculos tem 9 dias, e estou sentindo certos desconfortos tais como enjôo tontura e um pouco de dor de cabeça, só que tem uma coisa tenho a impressão que não consigo enxergar tudo com o óculos,minha lente é – 3.25 miopia. Eu queria saber se tem alguma chance de ter algum erro no óculos, obs: eu fiquei muito tempo sem usar óculos tenho 25 anos meu grau já estabilizou.

    1. Oi Maiara, tudo bem?
      Você levou seu o seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com o grau dele?

      Caso ainda não tenha feito isso, tente agendar um retorno com o profissional e relatar todas as dificuldades que está enfrentando com a adaptação Assim, ele pode avaliar e passar a melhor recomendação para o seu caso.

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  8. Oi uso lente de contato a muitos anos, dessa vez optei pelo uso dos dois, porém estou tento muito dificuldade com o óculos, sinto muita dor de cabeça, tonturas, tudo fica embaçado, miopia aumentou e astigmatismo tb, na lente de contato tb tenho dificuldade n enchego muito bem e fica um pouco embaçado, voltei o oftalmologista ele disse que era pq o grau tinha aumentado e o cérebro ainda n tinha processado.
    Mais sempre meu grau aumenta e nunca passei por essa situação, estou a 5 dias no uso do óculos e 2 dias de lente. Pode me ajudar

    1. Oi Lidiane, tudo bem?

      Obrigada por ler nosso artigo!

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar. Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar!

      Sempre que precisar, conte com a gente!

  9. Olá! Comecei a usar os meus óculos ontem, e sinto um pouco de dor de cabeça e, às vezes, minha visão um pouco embaçada principalmente quando olho para uma tela com o óculos. Queria saber se isso é por causa do processo de adaptação ou há algo anormal?

    1. Oi, Alex. Esses sintomas são característicos do período de adaptação que pode durar de 7 até 14 dias. Caso os sintomas persistam após esse período, o ideal é que você procure o oftalmologista que prescreveu a receita do óculos para verificar se está tudo certo com as lentes e o grau do novo óculos.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  10. Olá! Tudo bem? Estou com dificuldade para me adaptar ao meu óculos novo, pois parece que o olho esquerdo ficou ruim. No exame oftalmológico, quando o oftalmologista mudava as lentes no exame para um nível acima, os três risquinhos apareciam perfeitos. Só que as letras ficavam duplicados e com uma coloração forte. Por isso decidi por um nível abaixo do teste em que aparecia tudo normal, mas os três risquinhos apareciam como um oito. A lente do olho esquerdo já foi trocada, pois estava com um leve problema no grau, mas mesmo depois da troca a visão no olho esquerdo continua pior e não enxergo direito letras utilizando os dois olhos com o óculos. Será que eu deveria ter escolhido o grau mais alto, para ler melhor, mesmo estando com as letras duplicadas e com cores fortes?

    1. Oi, Mikael. O ideal é que você converse abertamente com seu médico oftalmologista de confiança sobre a falta de adaptação com os novos óculos e os sintomas incômodos. Assim, juntos, é possível encontrar a melhor solução para o seu caso. Também é importante levar o óculos novo ao oftalmologista que prescreveu a receita para verificar se está tudo certo com o grau das lentes e se ele é condizente com a receita.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

        1. Olá, Juvenaia. Tudo bem? Essa pressão da qual está se referindo pode estar relacionada ao peso do óculos, verifique qual o material da sua armação, a lente utilizada nela e o índice de refração.
          Além disso, é normal sentir alguns incômodos no período de adaptação do óculos, que dura entre 7 a 15 dias. No entanto, se esses desconfortos persistirem, volte ao oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando. Assim, ele pode fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo na confecção do seu óculos.
          Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

    1. Olá, Dayane. Tudo bem? Esse sintoma pode ser apenas por causa do período de adaptação com óculos novo, que pode durar de 7 até 14 dias. Caso os sintomas persistam após esse período, o ideal é que você procure o oftalmologista que prescreveu a receita do óculos para verificar se está tudo certo com as lentes e o grau do novo óculos.

      Temos um artigo completo aqui no Blog com dicas para se adaptar mais facilmente com o óculos de grau: https://lenscope.com.br/blog/o-que-voce-precisa-fazer-para-se-adaptar-com-oculos-novo/

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *