Remédio para terçol. Veja os melhores!

remédio para terçol
  • por
4
(72)

Os remédios para terçol ou calázio podem ser caseiros, feitos com chás e sabão neutro ou com pomadas antibióticas. Os principais remédios caseiros para terçol são:

  • Compressas de água quente 
  • Infusão de chá
  • Limpeza com água e sabão neutro 
  • Shampoo de bebê
  • Massagens para drenar o terçol

O que é terçol?

O terçol, também chamado de hordéolo, é causado por uma inflamação das glândulas Zeiss e Mol, localizadas na borda externa das pálpebras. A inflamação surge quando essas glândulas são infectadas por bactérias. Possui uma aparência semelhante a espinha, por isso, é chamado também de espinha no olho

remédio para terçol

remédio para terçol

Olho com terçol

 

Na maior parte dos casos, o terçol desaparece sozinho após 5 ou 7 dias. Isso significa que, mesmo sem tratamento, a infecção não costuma durar mais de uma semana nos olhos. No entanto, é possível curar o terçol mais rápido através de métodos que aceleram o processo de desinflamação das glândulas. Os métodos mais comuns são feitos com remédios caseiros. Por isso, o tratamento para terçol costuma ser feito em casa. Então, agora vamos te mostrar os principais remédios para tratar rapidamente o terçol:

Compressas de água quente 

Uma forma muito simples de aliviar a infecção e diminuir o inchaço causado pelo terçol é fazer compressas com água quente. Dessa forma, o calor irá drenar o pus e diminuir o desconforto da inflamação. Para isso, você precisa apenas molhar uma gaze esterilizada na água quente, de forma que ela fique úmida, mas não pingando. Em seguida, é só posicionar a gaze suavemente em cima do terçol e deixar por 5 minutos. Para acelerar o processo de cura, é necessário fazer de 3 a 4 compressas por dia.

Infusão de chá

Outro remédio para terçol muito bom consiste em lavar os olhos com uma infusão de chá de camomila e alecrim. Além da ação calmante da camomila, ela ajuda a aliviar a dor causada pelo terçol. Já o alecrim atua como antibacteriano, melhorando a infecção. Então para preparar a infusão, basta adicionar 5 talos de alecrim e 60g de camomila em água fervente por 5 minutos. Depois é só esperar esfriar um pouco e usar a infusão para lavar os olhos. Recomenda-se lavar os olhos de 2 a 3 vezes por dia com a infusão.

remédio para terçol

Compressa com saquinho de chá

Outra dica legal é usar chá de saquinho como compressa nos olhos. Para isso, é só fazer o chá normalmente, esperar o saquinho esfriar um pouco e colocá-lo sobre os olhos. Aliás, o melhor chá para esse tipo de compressa é o chá preto, que diminui o inchaço e também tem propriedades antibacterianas.

Limpeza com água e sabão neutro (Shampoo de bebê)

Você também pode tratar o terçol somente com água e sabão neutro. É só escolher um sabão neutro (como shampoo para bebê sem lágrimas, por exemplo) e misturar com água morna. Por exemplo, com um cotonete ou um pano limpo você vai usar a mistura para limpar suavemente as pálpebras uma vez ao dia até o terçol sumir.

remédio para terçol

Massagens para drenar o terçol

Massagear a região da pálpebra inflamada também ajuda a drenar o terçol e diminuir o inchaço local. Com as mãos limpas, você irá massagear a área suavemente, sem tocar diretamente nos olhos. Para melhorar o efeito da massagem, você também pode usar babosa para massagear o terçol. Por ser uma planta medicinal, a babosa possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que reduzem o inchaço do terçol e evitam a infecção com bactérias. 

Abra a folha de babosa no meio para retirar o gel e esfregue o gel no terçol com o olho fechado, massageando levemente. O gel precisa ficar no olho por cerca de 20 minutos. Mesmo sem usar força, pode ser que você sinta dor durante a massagem. Se isso acontecer, pare de massagear imediatamente e recorra a outro método.

O que você deve evitar enquanto tiver terçol

Enquanto você estiver com terçol, seguir essas recomendações podem ajudar na recuperação, além de evitar que a inflamação piore:  

  • Nunca esprema o terçol;
  • Não coce o olho inflamado;
  • Evite tocar os olhos;
  • Sempre que precisar limpar os olhos, passar remédio ou compressa, lave suas mãos antes;
  • Nunca utilize a mesma compressa mais de uma vez;
  • Não usar lentes de contato enquanto tiver com terçol;
  • Mantenha seus olhos sempre limpos;
  • Não utilize maquiagem durante o tratamento.

Como desinflamar terçol em minutos? 

Para desinflamar o terçol é necessário fazer compressas de água morna para drenar o pus e aliviar o inchaço. O calor da água morna irá ajudar na drenagem do pus caso haja infecção e reduzir a inflamação. Geralmente somente com os métodos caseiros já é possível tratar o terçol e reverter o quadro inflamatório. Mas se as compressas não diminuírem o inchaço ou se após uma semana de tratamento a inflamação não tiver regredido, o ideal é procurar um oftalmologista.

Sinais que o terçol está melhorando

Com o tempo, é normal que o terçol vá desinflamando. Estes são sinais positivos que o seu olho está melhorando:  

  • Sinais de desinchaço;
  • Melhora na vermelhidão;
  • Menos dor;
  • Maior facilidade ao abrir o olho;

Sinais que o terçol está piorando e você precisa ir ao médico:

Você deve ir ao médico se o terçol:

  • estiver sangrando;
  • dificultar a visão;
  • ficar maior;
  • se espalhar para o branco do olho;
  • causar vermelhidão nas bochechas ou em outras partes do rosto.

Nesses casos, o médico irá passar todos os cuidados e orientações médicas necessárias, que costumam incluir a aplicação de colírios ou pomadas antibióticas.

Você já teve terçol e tratou com remédios caseiros? Comente como foi sua experiência!

Fontes:

Healthline 

Mayo Clinic 

WebMD

remédio para terçol - Instagram

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 72

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

11 comentários em “Remédio para terçol. Veja os melhores!”

  1. Uau ! Me ajudou muito !
    Dicas fáceis e rápidas de fazer que realmente ajudam muito.
    Já estou bem melhor depois de seguir um desses passos.
    Bom trabalho, continuem compartilhando boas informações. As vezes fica um pouco difícil de encontrar bons métodos na internet.

    1. Oi, Vinícius! Tudo bem?

      Muito obrigada por deixar seu comentário por aqui

      Nós ficamos muito felizes em saber que te ajudamos com as nossas dicas. Muito importante cuidar da saúde dos seus olhos, então lembre-se também de fazer visitas de check-up com seu médico que cuida da sua saúde visual.
      Sempre que precisar, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/ Até mais

    1. Oi, Felipe! Tudo bem?

      Obrigada pelo comentário

      Caso os sintomas persistam, procure ajuda com um profissional para que ele possa te ajudar com as melhores orientações e medicamentos para cuidar do terçol.
      Sempre que precisar, estamos aqui

  2. MARIA APARECIDA DE FREITAS SCHERER

    Em seguida me sai tersol muito doloridos e muita coceira e a primeira vez q procuro ajuda na internet achei as dicas muito boas vou fazer si gistarua de saber porque eles acontecem

    1. Olá, Maria Aparecida! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar!
      Te convido também a conhecer mais sobre nós da Lenscope acessando https://lenscope.com.br/

      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/

      Sempre que precisar, estamos aqui!

  3. Boa tarde! Esse tal de terçol está saindo no meu olho desde 2018. 2018 e 2019 os remédios que eu tomei sararam. Mas o mesmo neste ano o meu corpo rejeitou, pois já tentei quase todos e está quase terminando o ano e não saiu esse inchaço dos meus olhos. Ele incomoda mais das pessoas perguntarem do quê, ele coçar de vez em quando.

    1. Olá Renan, tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário!

      Quando puder, agende uma visita com o especialista e relate tudo o que está sentindo, pois dessa forma ele pode prescrever o melhor a se fazer depois do diagnóstico Aqui na Lenscope vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤
      Esperamos que os nossos conteúdos relacionados a saúde dos olhos possam ter lhe ajudado! Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível

    1. Olá Sandra! Ficamos muito felizes que esse conteúdo tenha sido esclarecedor para você 🙂 Através de conteúdos como este daqui, buscamos tornar acessível, informações que deveriam estar ao alcance de todos.

      Sempre que precisar, estamos aqui!:)

  4. Boa noite. Li e reli a matéria. Achei muito esclarecedora, mais completa. No entanto, ainda não sei o que de fato é. Portanto, irei procurar o meu oftalmologista, pois faço tratamento de Herpes Zoster. Fiz lesão na córnea. Acho mais seguro, mais irei ao meu médico. Me ajudou muito mesmo. Achei interessante. Apareceu 01 estrela, mas dou 05. Parabéns. Gostaria de receber notificações de novas postagens. Muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *