remédio para terçol

Remédio para terçol. Veja os melhores!

Os remédios para terçol podem ser caseiros (feitos com chás e sabão neutro) ou com pomadas antibióticas. Os principais tratamentos para terçol são:

  • Compressas de água quente 
  • Infusão de chá
  • Limpeza com água e sabão neutro 
  • Shampoo de bebê
  • Massagens para drenar o terçol

O terçol, também chamado de hordéolo, é causado por uma inflamação das glândulas Zeiss e Mol, localizadas na borda externa das pálpebras. A inflamação surge quando essas glândulas são infectadas por bactérias.

remédio para terçol

Na maior parte dos casos, o terçol desaparece sozinho após 5 ou 7 dias. Isso significa que, mesmo sem tratamento, a infecção não costuma durar mais de uma semana nos olhos.

No entanto, é possível curar o terçol mais rápido através de métodos que aceleram o processo de desinflamação das glândulas.

Os métodos mais comuns são feitos com remédios caseiros. Por isso, o tratamento para terçol costuma ser feito em casa.

Então, agora vamos te mostrar os principais remédios para tratar rapidamente o terçol:

Compressas de água quente 

Uma forma muito simples de aliviar a infecção e diminuir o inchaço causado pelo terçol é fazer compressas com água quente. Isso porque o calor irá drenar o pus e diminuir o desconforto da inflamação.

Para isso, você precisa apenas molhar uma gaze esterilizada na água quente, de forma que ela fique úmida, mas não pingando. Em seguida, basta posicionar a gaze suavemente em cima do terçol e deixar por 5 minutos.

Para acelerar o processo de cura, é necessário fazer de 3 a 4 compressas por dia.

Infusão de chá

Outro remédio para terçol muito bom consiste em lavar os olhos com uma infusão de chá de camomila e alecrim. Além da ação calmante da camomila, ela ajuda a aliviar a dor causada pelo terçol.

Já o alecrim atua como antibacteriano, melhorando a infecção. 

Então para preparar a infusão, basta adicionar 5 talos de alecrim e 60g de camomila em água fervente por 5 minutos.

Depois é só esperar esfriar um pouco e usar a infusão para lavar os olhos. 

Recomenda-se lavar os olhos de 2 a 3 vezes por dia com a infusão.

remédio para terçol

Compressa com saquinho de chá

Outra dica legal é usar chá de saquinho como compressa nos olhos.

Para isso, é só fazer o chá normalmente, esperar o saquinho esfriar um pouco e colocá-lo sobre os olhos. 

Aliás, o melhor chá para esse tipo de compressa é o chá preto, que diminui o inchaço e também tem propriedades antibacterianas.

Limpeza com água e sabão neutro (Shampoo de bebê)

Você também pode tratar o terçol somente com água e sabão neutro. É só escolher um sabão neutro (como shampoo para bebê sem lágrimas, por exemplo) e misturar com água morna.

Por exemplo, com um cotonete ou um pano limpo você vai usar a mistura para limpar suavemente as pálpebras uma vez ao dia até o terçol sumir.

remédio para terçol

Massagens para drenar o terçol

Massagear a região da pálpebra inflamada também ajuda a drenar o terçol e diminuir o inchaço local. Com as mãos limpas você irá massagear a área suavemente, sem tocar diretamente nos olhos. 

Para melhorar o efeito da massagem, você também pode usar babosa para massagear o terçol. Por ser uma planta medicinal, a babosa possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que reduzem o inchaço do terçol e evitam a infecção com bactérias. 

Abra a folha de babosa no meio para retirar o gel e esfregue o gel no terçol com o olho fechado, massageando levemente. O gel precisa ficar no olho por cerca de 20 minutos.

Mesmo sem usar força, pode ser que você sinta dor durante a massagem. Se isso acontecer, pare de massagear imediatamente e recorra a outro método.

Como desinflamar terçol em minutos? 

Para desinflamar o terçol é necessário fazer compressas de água morna para drenar o pus e aliviar o inchaço. O calor da água morna irá ajudar na drenagem do pus caso haja infecção e reduzir a inflamação.

Geralmente somente com os métodos caseiros já é possível tratar o terçol e reverter o quadro inflamatório. Mas se as compressas não diminuírem o inchaço ou se após uma semana de tratamento a inflamação não tiver regredido, o ideal é procurar um oftalmologista.

Além disso, você também deve ir ao médico se o terçol:

  • estiver sangrando;
  • dificultar a visão;
  • ficar maior;
  • se espalhar para o branco do olho;
  • causar vermelhidão nas bochechas ou em outras partes do rosto.

O médico irá passar todos os cuidados e orientações médicas necessárias, que costumam incluir a aplicação de colírios ou pomadas antibióticas.

Você já teve terçol e tratou com remédios caseiros? Comente como foi sua experiência!

Remédio para terçol. Veja os melhores!
Média 5 de 9 votos



Comentários

    1. Oi, Felipe! Tudo bem?

      Obrigada pelo comentário 🙂

      Caso os sintomas persistam, procure ajuda com um profissional para que ele possa te ajudar com as melhores orientações e medicamentos para cuidar do terçol.
      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  1. Uau ! Me ajudou muito !
    Dicas fáceis e rápidas de fazer que realmente ajudam muito.
    Já estou bem melhor depois de seguir um desses passos.
    Bom trabalho, continuem compartilhando boas informações. As vezes fica um pouco difícil de encontrar bons métodos na internet.

    1. Oi, Vinícius! Tudo bem?

      Muito obrigada por deixar seu comentário por aqui 😊

      Nós ficamos muito felizes em saber que te ajudamos com as nossas dicas. Muito importante cuidar da saúde dos seus olhos, então lembre-se também de fazer visitas de check-up com seu médico que cuida da sua saúde visual.
      Sempre que precisar, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/ 🙂 Até mais 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest