Revirar os olhos: por que fazemos isso e a saúde dos nossos olhos

revirar os olhos
4.1
(12)

O ato de revirar os olhos é comum para muitas pessoas, ainda mais se queremos dar uma resposta a uma fala ou atitude que desaprovamos.

Você já deve ter feito isso e até mesmo visto vários memes na internet sobre essa atitude, não é?

Mas o que a ação de revirar os olhos causa para a nossa saúde visual? Será que mal faz ou não?

Vamos te explicar o motivo pelo qual reviramos os olhos e qual a relação disso com a nossa saúde ocular.

O que significa revirar os olhos?

Nós reviramos os olhos por uma série de razões: 

  • Frustração
  • Aborrecimento
  • Exaustão

Além disso, revirar os olhos pode representar uma resposta que expresse o seu sentimento, como o aborrecimento com o que acabou de ouvir ou ver. 

No entanto, em algumas situações, a atitude pode também ser um reflexo dos nossos olhos, sendo totalmente inconsciente.

Aliás, para Maureen Keeley, autora e professora de estudos da comunicação na Texas State University, revirar os olhos é uma atitude que significa também desprezo. Fazemos isso quando queremos realmente comunicar que não ligamos ou não concordamos com outra atitude, fala ou comportamento.

Além disso, a professora ainda ressalta que revirar os olhos significa desrespeito a outra pessoa, mostrando que para você essa pessoa tem pouco valor.

Assim, revirar os olhos agora não parece nada inofensivo, já que está carregado de significados, não é mesmo?

Como se não bastasse, a professora Keeley ainda justifica um outro significado do ato de revirar os olhos: desdém ou julgamento

Então, antes de revirar os olhos, cuidado! Você pode estar manifestando tudo isso sem nem mesmo imaginar.

Agora, com relação ao relacionamento com outras pessoas, como essa atitude pode afetar? Olhe a seguir que vamos te contar sobre isso

Revirar os olhos pode afetar nossos relacionamentos?

Vários especialistas já determinaram que o ato de revirar os olhos por algum dos parceiros de um relacionamento amoroso, como em um casamento, pode indicar um relacionamento incerto, como também um relacionamento desdenhoso.

Aliás, não só esse tipo de relacão pode ser afetado, mas também um relacionamento profissional, entre um funcionário e patrão ou entre dois funcionários.

Não só prejudica o relacionamento, como deixa explícito que não há respeito entre as partes e em alguns casos é a manifestação de desdém ou aborrecimento.

É possível parar de revirar os olhos se eu faço isso muitas vezes?

Saiba que revirar os olhos é uma atitude que todos nós podemos fazer. Mas quando nos deparamos com alguém que faz isso com muita frequência, podemos ajudar essa pessoa a parar. Se essa pessoa for você, esperamos que nosso conteúdo possa te ajudar. 

Infelizmente, essa atitude representa muitos sentimentos e que podem acabar magoando outras pessoas que percebem esse ato. 

Por isso conversar com a pessoa que sempre revira os olhos, de forma gentil, sem julgar ou brigar é uma das melhores atitudes que podemos tomar nesses casos. Você pode, por exemplo, explicar as razões pelas quais essa atitude não é positiva e que é bom evitar revirar os olhos.

Além disso, quando sentir aborrecimento ou quando não concordar com alguma atitude ou fala, procure respirar fundo, antes de ter esse impulso.  

Revirar os olhos na verdade pode melhorar a qualidade da sua visão

Agora, sobre a visão, como revirar os olhos pode fazer bem ou não para a nossa saúde ocular? 

Fique sabendo que revirar os olhos, para nossa saúde visual, pode ser bom! Engraçado, né?

Isso porque o ato de revirar os olhos funciona como um exercício recomendado para algumas pessoas que precisam tratar de algum problema de visão. Ou até após algum procedimento cirúrgico no olho.

Mas, antes de tudo, pergunte sempre ao seu médico sobre os exercícios oculares para melhorar e ajudar a sua saúde visual, antes de resolver fazer eles por conta própria.

Isso porque, em alguns casos, os exercícios visuais podem prejudicar os olhos, quando não praticados da forma certa.

Alguns exercícios que ajudam a sua saúde visual são: 

  • Fechar os olhos – feche seus olhos por alguns minutos, ainda mais se ficar muito tempo em frente às telas dos aparelhos eletrônicos
  • Revirar os olhospode ajudar a melhorar a saúde visão se feito corretamente e com orientação médica
  • Olhar para os ladosAjuda também na saúde visual, mas deve ser feito com cuidado, sem exercer pressão no olho para olhar para o lado sem virar a cabeça
  • Imitar olhar de surpresa O olhar arregalado (de surpresa) ajuda na saúde visual
  • Aquecer os olhosFaça esse exercício apenas com orientação médica. Você pode usar as mãos para aquecer os olhos, pressionando a palma da mão sobre os olhos de forma suave por poucos segundos
  • Reorientar os olhosse você trabalha em frente ao computador por várias horas por dia, busque fazer pausas e olhar para outros objetos que estejam a uma certa distância de você. 

Mas atenção: revirar os olhos pra trás da cabeça é bastante perigoso

Um cuidado que você deve ter ao revirar os olhos não fazer isso direcionando o olhar para trás da cabeça.

Essa ação representa risco para a sua saúde visual, já que há uma grande diferença entre apenas revirar os olhos e revirá-los para trás da cabeça!

Geralmente, em momentos de brincadeira ou de forma inconsciente, reviramos nossos olhos para trás da cabeça.

Mas é muito arriscado, já que não é um movimento habitual que fazemos e nem traz benefícios à saúde. 

Então se você tem esse hábito, procure eliminá-lo. Pelo bem da sua saúde visual.

E você? Tem o costume de revirar os olhos com frequência? Conta pra a gente nos comentários se já passou por alguma situação constrangedora envolvendo essa atitude.

Fontes

All About Vision

CERPO Oftamologia 

Ezekiel Eyes

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

8 comentários em “Revirar os olhos: por que fazemos isso e a saúde dos nossos olhos”

    1. Oi, Michele. Sentimos muito por isso 🙁
      O ideal é que você procure um profissional de saúde ocular para indicar o que pode ser feito e o tratamento adequado para que você tenha qualidade de vida.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    1. Oi, João. Tudo bem? Embora revirar os olhos seja considerado um hábito saudável para os olhos, muitas vezes até recomendado como uma forma de exercício ocular, é necessário ficar atento. Se esse comportamento acontece de forma involuntária e com uma frequência regular, o ideal é que procure um oftalmologista de confiança para identificar as causas e o melhor tratamento para o seu caso.

      Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

  1. Boa noite

    Olá, me chamo Leila, tenho 41 anos, eu observei que eu não consigo fazer o exercício de movimento dos olhos com a cabeça fixa.
    Tem algum conteúdo, sobre ?

    1. Olá, Glaci. Tudo bem? O ideal é que procure por um oftalmologista e explique o que está acontecendo, ele é o profissional adequado para orientá-la com precisão. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *