Sintomas de catarata

sintomas de catarata
4.4
(16)

Entenda de forma simples como identificar os sintomas de catarata. Neste artigo vamos apresentar as características da doença.

Veja quais são eles.

Os sintomas de catarata

Os principais sintomas da catarata, são por exemplo:

  • Visão embaçada;
  • Perda da sensibilidade às cores;
  • Diplopia monocular (visão dupla em um dos olhos);
  • Fotofobia (sensibilidade à luz);
  • Mudança de grau constante;
  • Dificuldade para enxergar à noite.

A catarata é uma doença ocular que se caracteriza pela opacidade progressiva da lente natural dos olhos, chamada de cristalino.

O cristalino é uma lente transparente que permite a formação das imagens em nossos olhos. Mas com o passar do tempo, essa lente perde sua transparência e torna-se opaca, formando a catarata.

sintomas de catarata

Tipos de catarata

Basicamente, existem duas condições em que a catarata ocorre. A doença pode surgir com o passar do tempo ou já estar presente desde o nascimento do bebê. 

Além disso, os tipos de catarata também variam de acordo com o grau de opacidade do cristalino e a região afetada. São eles:

Catarata incipiente

Também conhecida como facoesclerose, é usada para caracterizar a catarata em seu estágio inicial. Nesses casos, apesar da perda de transparência do cristalino, ainda não há perda de visão.

Por isso, esse tipo de catarata não necessita de intervenção cirúrgica.

Catarata senil

É o tipo mais comum de catarata, na qual a doença se desenvolve com a idade. Aliás, costuma surgir nos dois olhos após os 65 anos e tem uma progressão bem lenta.

Diante disso, o tratamento é feito através de cirurgia para substituição do cristalino por lentes de acrílico.

Catarata subcapsular

Esse tipo de catarata é dividida em catarata subcapsular posterior e catarata subcapsular anterior.

A catarata subcapsular posterior ocorre quando o fundo do cristalino fica opaco. Geralmente está relacionada ao uso de corticoides (medicamentos que tenham essa composição).

Entretanto, a catarata subcapsular anterior caracteriza-se pela opacificação da parte da frente do cristalino. 

Catarata nuclear

A catarata nuclear corresponde à turvação da região central do cristalino.

Assim como a catarata senil, esse tipo de catarata é mais frequente em pessoas idosas. Além disso, devido o aumento da densidade do cristalino, é possível que haja o desenvolvimento de miopia.

Catarata cortical

Assim como na catarata nuclear, na catarata cortical a opacidade do cristalino também ocorre na região central do olho. Inclusive, é um tipo de catarata muito comum em diabéticos. 

Catarata traumática

É um tipo de catarata causada por contusões e lesões no olho. Normalmente apenas o olho atingido pelo trauma desenvolve a doença. 

Catarata congênita

Ocorre quando a catarata surge no nascimento ou desenvolve-se nos primeiros 6 meses de vida do bebê. Porque atinge recém-nascidos e crianças, também é conhecida por catarata infantil.

Normalmente esse tipo de catarata é provocada por infecções nos três primeiros meses de gestação. 

sintomas de catarata

Tratamentos

A única forma de tratamento da catarata é através de intervenção cirúrgica, porque não existe nenhum tratamento clínico para a doença.

No entanto, trata-se de uma cirurgia simples e rápida, feita com anestesia local. O procedimento consiste na substituição do cristalino danificado por uma lente artificial. 

Então para retirar o cristalino, utiliza-se uma técnica chamada facoemulsificação.Nesse método, é feita uma incisão na córnea de cerca de 3 milímetros para microfragmentar e aspirar o cristalino.

Aliás, a vantagem é que na facoemulsificação o corte é menor e sem suturas. Dessa forma, facilitando o pós-operatório.

Após retirado o cristaliniano, implanta-se uma lente intra-ocular (LIO) no saco capsular. Essa lente pode, inclusive, corrigir os óculos para longe. No caso das lentes intra-oculares especiais (premium), bifocais ou trifocais, o paciente pode até parar de usar óculos para todas as distâncias. 

A recuperação da cirurgia de catarata também é bem rápida, no máximo em dois dias a visão do paciente já normaliza.

Além disso, o pós-operatório consiste, basicamente, na utilização de  colírios indicados pelo oftalmologista, a fim de evitar infecções ou inflamações.

Aliás também é preciso repousar nas primeiras 12 horas para evitar complicações.

Então, o que achou desse artigo? Já conhecia os principais sintomas e tipos de cataratas existentes?

Aproveite para conferir como está a qualidade da sua visão com o teste de visão online e gratuito que desenvolvemos para você.

sintomas de catarata - teste de visão

Mas nos conte, gostou desse conteúdo? Então não vá ainda! Aproveite e deixe um comentário abaixo. Afinal, queremos ouvir você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Sintomas de catarata”

  1. Janaína Simone Kilesse

    Excelente explicação. Estão de parabéns com as informações dadas. Fiz uma cirurgia de catarata há 8 anos e o outro olho agora. Tenho 46 anos, os médicos disseram que pode ser por causa dos corticóide que faço uso deste os 5 anos de idade. Minha dúvida seria se consigo melhorar meu campo de visão uma vez que agora fiz pela rede SUS. E, a outra foi particular. Com óculos ou lentes de contato posso melhor mais minha visão? Tenho astigmatismo tbm e não deixei de usar o óculos deste a primeira cirurgia, mesmo pagando uma lente importada. O que poderia ser feito de melhor neste caso?

    1. Oi, Janaína. Ficamos muito felizes que esse conteúdo tenha sido útil para você. Nosso proposito é tornar informações sobre saúde visual cada vez mais acessíveis. Quanto a sua dúvida, o ideal é que você converse com o seu médico oftalmologista de confiança sobre o que pode ser feito para melhorar o seu campo de visão. Ele é o profissional capacitado para te orientar com mais precisão.

      Sempre que precisar, estamos aqui. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *