sintomas de catarata

Sintomas da catarata

Os sintomas mais comuns da catarata são:

  • Visão embaçada;
  • Perda da sensibilidade às cores;
  • Diplopia monocular (visão dupla em um dos olhos);
  • Fotofobia (sensibilidade à luz);
  • Mudança de grau constante;
  • Dificuldade para enxergar à noite.

A catarata é uma doença ocular que se caracteriza pela opacidade progressiva da lente natural dos olhos, chamada de cristalino.

O cristalino é uma lente transparente que permite a formação das imagens em nossos olhos. Com o passar do tempo, essa lente perde sua transparência e torna-se opaca, formando a catarata.

sintomas de catarata

Tipos de catarata

Basicamente, existem duas condições em que a catarata ocorre. A doença pode surgir com o passar do tempo ou já estar presente desde o nascimento do bebê. 

Além disso, os tipos de catarata também variam de acordo com o grau de opacidade do cristalino e a região afetada. São eles:

Catarata incipiente

Também conhecida como facoesclerose, é usada para caracterizar a catarata em seu estágio inicial. Nesses casos, apesar da perda de transparência do cristalino, ainda não há perda de visão.

Por isso, esse tipo de catarata não necessita de intervenção cirúrgica.

Catarata senil

É o tipo mais comum de catarata, na qual a doença se desenvolve com a idade. Aliás, costuma surgir nos dois olhos após os 65 anos e tem uma progressão bem lenta.

Diante disso, o tratamento é feito através de cirurgia para substituição do cristalino por lentes de acrílico.

Catarata subcapsular

Esse tipo de catarata é dividida em catarata subcapsular posterior e catarata subcapsular anterior.

A catarata subcapsular posterior ocorre quando o fundo do cristalino fica opaco. Geralmente está relacionada ao uso de corticoides (medicamentos que tenham essa composição).

Entretanto, a catarata subcapsular anterior caracteriza-se pela opacificação da parte da frente do cristalino. 

Catarata nuclear

A catarata nuclear corresponde à turvação da região central do cristalino.

Assim como a catarata senil, esse tipo de catarata é mais frequente em pessoas idosas. Além disso, devido o aumento da densidade do cristalino, é possível que haja o desenvolvimento de miopia.

Catarata cortical

Assim como na catarata nuclear, na catarata cortical a opacidade do cristalino também ocorre na região central do olho. Inclusive, é um tipo de catarata muito comum em diabéticos. 

Catarata traumática

É um tipo de catarata causada por contusões e lesões no olho. Normalmente apenas o olho atingido pelo trauma desenvolve a doença. 

Catarata congênita

Ocorre quando a catarata surge no nascimento ou desenvolve-se nos primeiros 6 meses de vida do bebê. Por atingir recém-nascidos e crianças, também é conhecida por catarata infantil.

Normalmente esse tipo de catarata é provocada por infecções nos três primeiros meses de gestação. 

sintomas de catarata

Tratamentos

A única forma de tratamento da catarata é através de intervenção cirúrgica, não existe nenhum tratamento clínico para a doença.

No entanto, trata-se de uma cirurgia simples e rápida, feita com anestesia local. O procedimento consiste na substituição do cristalino danificado por uma lente artificial. 

Para retirar o cristalino, utiliza-se uma técnica chamada facoemulsificação.Nesse método, é feita uma incisão na córnea de cerca de 3 milímetros para microfragmentar e aspirar o cristalino.

Aliás, a vantagem é que na facoemulsificação o corte é menor e sem suturas. Dessa forma, facilitando o pós-operatório.

Após retirado o cristaliniano, implanta-se uma lente intra-ocular (LIO) no saco capsular. Essa lente pode, inclusive, corrigir os óculos para longe. No caso das lentes intra-oculares especiais (premium), bifocais ou trifocais, o paciente pode até parar de usar óculos para todas as distâncias. 

A recuperação da cirurgia de catarata também é bem rápida, no máximo em dois dias a visão do paciente já normaliza.

Além disso, o pós-operatório consiste, basicamente, na utilização de  colírios indicados pelo oftalmologista, a fim de evitar infecções ou inflamações.

Também é preciso repousar nas primeiras 12 horas para evitar complicações.

Então, o que achou desse artigo? Já conhecia os principais sintomas e tipos de cataratas existentes?

Deixe seu comentário! Estamos ansiosos para saber!

Sintomas da catarata
Média 5 de 2 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest