Tela de Amsler: descubra para que serve o teste e como usar

Tela de Amsler: descubra para que serve o teste e como usar
  • por
4.5
(2)

A Tela de Amsler é um teste simples que ajuda a detectar problemas e alterações na visão, especialmente relacionados à retina. O teste de Tela de Amsler também consegue identificar se há outras áreas da visão alteradas. Além disso, também é muito útil para detectar a degeneração macular, condição comum em que a visão central é afetada. Entenda neste artigo como o teste é feito, em quais situações ele é recomendado e qual a forma correta ao aplicá-lo. Continue lendo.

Tela de Amsler: para que serve?

A Tela de Amsler é uma ferramenta usada para testar a saúde da retina. O teste é usado para detectar problemas na retina, como a degeneração macular, uma condição que afeta a visão central. A ferramenta foi desenvolvida pelo Professor Marc Amsler, com o intuito de auxiliar a identificar alterações e doenças na visão. A tela segue um padrão de linhas verticais e horizontais cruzadas formando quadrados, com um ponto no centro da grade, sendo o ponto alvo para quem o faz.

Este é um teste simples que pode ser realizado em casa ou no consultório do oftalmologista. O teste ajuda a detectar problemas de visão precocemente, permitindo que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível. Sobretudo, também é útil para pessoas com diabetes, pois possuem maior risco de desenvolver problemas de retina. 

Como usar o Teste da Tela de Amsler (passo a passo)

O Teste da Tela de Amsler é um exame simples e rápido do qual a pessoa pode auto realizar o teste facilmente. É importante tomar alguns cuidados antes de realizá-lo, como, por exemplo: verificar se a iluminação do ambiente está adequada e certificar-se de que não há reflexos que afetem a visão, pois isso pode alterar o teste. Veja o passo a passo simples de como realizar o teste:

  • Segure a tela em cerca de 30 cm de distância dos seus olhos;
  • Cubra um olho e olhe para o ponto central no meio da grade da tela;
  • Não esqueça de remover seus óculos ou lentes de contato;
  • Agora, com o olho aberto e sem movê-lo, observe se:
  • Todas as linhas estão retas;
  • Se existem linhas onduladas;
  • Se há partes da tela embaçadas ou borradas;
  • Se existem áreas escuras na tela;
  • Observe se faltam quadrados;
  • Algumas partes da grade parecem borradas?
  • Todos os cantos da grade estão visíveis?
  • Por fim, repita o processo com o outro olho.

Todavia, lembre-se que o Teste da Tela de Amsler não substitui uma avaliação oftalmológica completa. Se você notar qualquer alteração na visão durante o teste, procure um oftalmologista para uma avaliação mais detalhada.

 tela de amsler

Fonte da imagem 

Amsler alterado: o que fazer?

Ao realizar o teste com a tela de Amsler, é importante observar se todos os cantos da tela aparecem na visão periférica sem linhas quebradas ou onduladas, quadrados faltando, partes da tela embaçadas ou borradas, ou qualquer outra alteração. 

Por isso, o ideal é que não haja nenhuma alteração nas linhas da tela. Entretanto, no caso de alteração na sua visão ao olhar para a Tela de Amsler, busque por um médico oftalmologista o mais rápido possível. Assim, o oftalmologista irá realizar uma avaliação completa da sua visão. Além disso, se necessário, realizará outros exames para determinar a causa da alteração. Por isso, lembre-se, quanto mais cedo você procurar ajuda médica, melhores serão suas chances de preservar sua visão.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Cuide sempre da saúde dos seus olhos

Lembre-se, cuidar da saúde dos olhos é fundamental. Por isso, o teste da Tela de Amsler é uma ótima oportunidade para acompanhar a saúde visual, além disso é uma ferramenta simples que nos ajuda a identificar alterações visuais precocemente. No entanto, é importante ressaltar que este teste não substitui exames oftalmológicos regulares e completos. Portanto, ao notar qualquer alteração na sua visão, procure um médico imediatamente.

Aqui na Lenscope nosso propósito é levar informação sobre saúde ocular para todos e garantir que todos os que precisam de lentes mais finas tenham acesso a lentes de óculos de qualidade e por um preço mais justo. Temos lentes mais finas para correções de até 4 graus, opções de mais de 4 graus e lentes multifocais, todas com tratamentos incluídos sem custo adicional. Dessa forma, nossas lentes oferecem conforto, visão nítida, proteção antirreflexo, antirrisco, e proteção UV. Assine a nossa newsletter e conheça nossas lentes mais finas do mercado. Além disso, aproveite que está e faça um orçamento online e gratuito em nosso site.

orçamento

Fontes:

American Academy of Ophthalmology

MyVision.org

Fundação BrightFocus

Healthline

Macular Disease Foundation Australia

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *