Tipos de lentes multifocais que existem e como escolher a melhor

Tipos de lentes multifocais que existem e como escolher a melhor
  • por
4.6
(53)

As lentes multifocais têm a função de corrigir grau de presbiopia — vista cansada — e existem diferentes tipos de lentes multifocais, além de marcas e valores disponíveis no mercado óptico. Dessa forma, neste artigo vamos te contar sobre como escolher o melhor tipo de lente multifocal para o seu óculos ou lentes de contato, além de contar sobre como elas funcionam, para quem é indicada e sobre as melhores marcas disponíveis no mercado. Vamos lá?

Os tipos de lentes multifocais que existem

As lentes multifocais corrigem problemas de visão relacionados à idade, a famosa vista cansada, comum a partir dos 40 anos. A diferença dessas lentes para lentes que corrigem problema de visão simples, é que elas corrigem até três pontos focais em uma só lente. No mercado óptico existem diferentes tipos de lentes multifocais, sendo:

  • Lentes convencionais.
  • Lentes multifocais personalizadas (Free Form ou Digitais).
  • Lentes de contato multifocais.

Lentes convencionais 

As lentes multifocais convencionais possuem o desenho do campo de visão padronizado, ou seja, prontos de fábrica. Esse tipo de lente veio com uma proposta totalmente diferente das lentes bifocais, que só tem dois focos. Dessa forma, as lentes convencionais proporcionam uma mudança do grau nos diferentes campos de visão: perto, intermediário e longe.

Mas há uma desvantagem: dependendo do seu grau para longe e do grau de adição, elas podem oferecer um corredor progressivo mais estreito. E isso pode dificultar a adaptação com as lentes progressivas (multifocais). Além disso, elas acabam sendo as mais escolhidas por serem mais baratas no mercado. 

Lentes multifocais personalizadas (Free Form ou Digital) 

Com relação às lentes multifocais personalizadas, elas contam com uma tecnologia diferente: se adaptam ao estilo de vida do usuário. Além disso, elas se adéquam ao dia a dia da pessoa e também à anatomia dos seus olhos. Por isso, lentes multifocais personalizadas são mais agradáveis e confortáveis para quem usa esse tipo de lente.

E por ser lente personalizada, a fabricação é feita da mesma forma: totalmente individualizada para quem quer essa tecnologia. Outro ponto interessante é que são lentes que corrigem tanto grau perto quanto longe com maior precisão nos campos de visão. Muito mais do que as lentes convencionais, por exemplo.

E como saber se ela é indicada para mim? É muito simples. Caso você passe grande parte do seu dia exercendo atividades que necessitam tanto da visão de perto quanto longe, é a lente ideal. Isso porque o campo de visão para perto é otimizado e toma mais espaço na lente progressiva. E vice-versa. 

E elas ainda contam com a tecnologia Free Form ou Digital. O conceito do tipo Free Form é que a lente tem com uma tecnologia na hora de ser desenhada. Assim, a tecnologia Free Form possibilita otimizar vários desenhos (os campos de visão) da lente, sejam em campos largos ou pequenos.

Dessa forma, podemos dizer que nas lentes progressivas (multifocais) Free Form é possível otimizar os dois fatores que fazem uma lente multifocal ser considerada eficiente: a largura dos campos de visão e o comprimento do corredor progressivo das lentes progressivas. Uma lente free form proporciona também uma visão mais nítida e progressão mais suaves entre os graus, por isso é comum serem chamadas de lentes de alta definição.

Lentes de contato multifocais 

No mercado óptico existem lentes de contato multifocais e que, inclusive, adotam a técnica da monovisão: um olho usa para visão de perto e outro para visão de longe. A indicação é para quem já usa lente de contato e não quer abrir mão, mas é muito importante você se consultar com o seu oftalmologista e, juntos, avaliarem a possibilidade do uso desse tipo de lente.

As melhores marcas de lente multifocal disponíveis no mercado

No mercado óptico existem diferentes marcas que trabalham com lentes multifocais. Além disso, o preço varia bastante, já que cada marca conta com uma linha de lentes de forma independente e com tratamentos exclusivos, o que pode encarecer ainda mais o produto final.

Por isso, você precisa avaliar a marca, a tecnologia das lentes e os tratamentos inclusos. Estes três fatores ajudam quem deseja acertar na escolha do melhor tipo de lente multifocal. Cada uma delas possui muitas linhas de lentes progressivas, variando entre modelos convencionais e modelos digitais (free form). Destacamos as principais marcas: 

  • Lentes multifocais Varilux (Essilor)
  • Lentes multifocais Hoya
  • Lentes multifocais Zeiss
  • Lentes multifocais Lenscope
  • Lentes multifocais Rodenstock
  • Lentes multifocais Shamir
  • Lentes multifocais Tokai Optical

Essilor

Por exemplo, a fabricante Essilor é detentora da linha multifocal Varilux e da marca de antirreflexo Crizal, que possui várias linhas de lentes progressivas. Veja abaixo as mais conhecidas:

  • Varilux Liberty — lentes progressivas convencionais ou digitais.
  • Varilux Comfort — lentes progressivas convencionais e digitais.
  • Varilux Physio — lentes progressivas digitais.
  • Varilux X Séries — lentes progressivas digitais.

Hoya

Já quando falamos na fabricante Hoya, sua linha de lentes progressivas (multifocais) a principal é a Hoyalux. Veja abaixo os modelos de lentes mais conhecidas da Hoya:

  • Hoyalux Summit Bks — lentes progressivas convencionais.
  • Hoyalux Wide Pro Bks — lentes progressivas convencionais.
  • Hoyalux LifeStyle — lentes progressivas digitais. 
  • Hoyalux ID MyStyle — lentes progressivas digitais. 

Zeiss

A fabricante Zeiss tem a linha de lentes progressivas chamada Zeiss Progressive. Confira alguns modelos mais conhecidos:

  • ZEISS Progressive GT2 — lentes progressivas convencionais.
  • ZEISS Progressive Classic — lentes progressivas convencionais.
  • ZEISS Progressive Precision SuperB — lentes progressivas personalizadas.
  • ZEISS Progressive Individual 2 – lentes progressivas personalizadas. 

Lenscope

E claro que tem a Lenscope, com a linha Progress, em que as lentes progressivas são personalizadas de acordo com as atividades que você mais realiza ao longo do dia. Além disso, contam com tratamento exclusivo Quartz. Confira os modelos dessa linha:

  • Lentes Lenscope Progress — lente multifocal personalizada.
  • Lentes Lenscope Progress Advance — lente multifocal personalizada.

Veja a comparação que fizemos com lentes multifocais da marca Zeiss, Hoya, Essilor e Lenscope. Confira os valores atualizados de cada modelo.

Rodenstock

Depois temos da marca Rodenstock, com a  Lente Progressiva Premium, multifocal personalizada, com opção de incluir tratamento antirreflexo, antirrisco e maior durabilidade com o tratamento Rodenstock Solitaire® 2. Além de outros, tais como X-tra Clean, que facilita a limpeza das lentes e a opção de transformar a sua lente multifocal personalizada também em lente transitions, com o tratamento ColorMatic® 3.

Shamir

Outra marca é a Shamir, com a linha de lentes multifocais Shamir 5 Estrelas. Destacamos elas para você:

  • SHAMIR AUTOGRAPH INTELLIGENCE — lentes multifocais personalizadas.
  • SHAMIR AUTOGRAPH III — lente progressiva premium.
  • SHAMIR ATTITUDE III SPORT™ — lentes multifocais personalizadas.
  • SHAMIR ATTITUDE III FASHION™ — lentes multifocais personalizadas.
  • SHAMIR DUO — lentes bifocais adaptadas com lentes progressivas.

Tokai Optical

Por último, a marca Tokai Optical conta a linha Resonas, as lentes multifocais de alto índice, produzidas com tecnologia japonesa de ponta. Destacamos aqui os modelos:

  • Resona WS — lentes progressivas.
  • Ressonas — lentes multifocais personalizadas (vendidas exclusivamente pela Lenscope, no Brasil).

Lentes de contato multifocal: tipos que existem

Além de óculos, existem lentes de contato multifocais que corrigem presbiopia, com capacidade de corrigir a visão e existem vários tipos de lentes de contato multifocais. As seguir listamos para você conhecer:

  • Simultânea —  existem nas versões rígida e gelatinosa e permitem que o olho focalize objetos de perto e de longe ao mesmo tempo. Isso graças ao fato de que essa lente de contato conta com  áreas com diferentes tipos de correção que se alternam.
  • Translação (ou de visão alternada) —  disponível na versão rígida e possui duas áreas diferentes de poder refrativo. A metade superior da lente é usada para a visão distante, enquanto a metade inferior é usada para enxergar objetos próximos. É bastante recomendada para motoristas e leitores, mas não para quem fica muito tempo em frente às telas de dispositivos eletrônicos.
  • Híbrida —  do tipo gelatinosa, em forma de anel, com a lente rígida por dentro. Os pacientes que usam esse tipo de lente, geralmente, são os que têm uma visão melhor quando usam lentes rígidas. O usuário terá a mesma qualidade de visão, com menor tempo de adaptação em relação às lentes rígidas.
  • Tórica — indicadas para pessoas com presbiopia com grau de astigmatismo. Nesse caso, as lentes de contato multifocal desse tipo são bastante recomendadas.

Não se esqueça de sempre consultar o seu oftalmologista antes de escolher a melhor lente de contato multifocal, isso porque a adaptação com elas é mais demorada.  

Lentes multifocais personalizadas com melhor custo-beneficio

Nós, da Lenscope, ofereceremos um produto final de qualidade e por um preço justo, sem a necessidade de pagar uma fortuna nesse processo. Isso só é possível porque somos pioneiros na venda de lentes para óculos na internet. Assim, o consumidor final consegue suas lentes por um preço acessível e com um ótimo custo-benefício. Isso porque ele consegue comprar online, de onde quiser e, consequentemente, economizando mais tempo e dinheiro.

A Lenscope possui lentes multifocais personalizadas de acordo com o seu tipo de grau:

  • Lentes Lenscope Progress – lentes 100% digitais, ideais para vista cansada. Disponível na versão com filtro de luz azul, versão escura com grau e fotossensível. A partir de R$1.169,00.

Muito bem, agora você já sabe um pouco mais sobre tipos de lentes multifocais e sabe que com a Lenscope você tem à disposição muitas opções. Faça agora mesmo seu orçamento ou converse com a gente: é online e gratuito!

orçamento

Fonte:

Vision Center

Specsavers Australia

The Canadian Association of Optometrists  

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 53

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Tipos de lentes multifocais que existem e como escolher a melhor”

  1. Como vocês conseguem produzir uma lente personalizada, sem fazer ao teste ou avaliação do foco da pessoa, aquele teste que faz na
    ótica?

    1. Olá, Rubens. Tudo bem? Existem as lentes multifocais tradicionais, em que os campos de visão (perto, intermediário e longe) são feitos na montagem padrão, ou seja, os campos divididos por iguais. E também existem as multifocais personalizadas, em que os campos de visão são desenhados de acordo com o seu estilo de vida, dessa forma, facilitando a adaptação. Essa personalização funciona da seguinte maneira, se você usa mais o campo de perto, ele terá mais espaço na sua lente, mas ainda sim o campo intermediário e longe vão existir, mas reduzidos. Para saber o campo de visão ideal é feito um questionário que através das respostas sua lente é desenhada para o seu dia a dia.

      Para isso, oferecemos um questionário perguntando sobre a quantidade de horas que você passa lendo, dirigindo, em reuniões, utilizando o computador e ao livre. Com isso, o campo de visão da sua lente é desenhado de forma personalizada, de acordo com as suas respostas. Legal, né?

      Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *