Tratamentos para miopia em adultos e crianças: tudo sobre

Tratamentos para miopia em adultos e crianças: tudo sobre
  • por
5
(2)

Você já se pegou tendo dificuldade em enxergar objetos distantes? Isso pode ser um sintoma da miopia, um erro refrativo comum que afeta a visão de longe. Por isso, no artigo de hoje, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre a miopia: os riscos associados a essa condição, os métodos de diagnóstico e as opções de tratamento tanto para adultos quanto para crianças. Além disso, falaremos se é possível curá-la naturalmente. 

Entenda o que é miopia e quais suas causas

A miopia é um erro refrativo que afeta a forma como enxergamos objetos distantes. Para quem a possui, observar placas de trânsito ou o quadro na sala de aula pode se tornar um desafio. Essa condição surge quando o globo ocular tem o formato mais alongado do que o normal ou quando a córnea tem uma curvatura acentuada, fazendo com que a luz se concentre à frente da retina, em vez de diretamente sobre ela. 

Embora comum em todas as faixas etárias, a miopia pode apresentar riscos particulares para as crianças em fase de crescimento. Isso acontece porque, se não for tratada adequadamente, a miopia pode se agravar, aumentando o risco de complicações visuais a longo prazo, como retinopatia ou descolamento de retina.

A principal causa da miopia está relacionada à genética. Ou seja, ter pais míopes aumenta as chances de uma pessoa desenvolvê-la. No entanto, fatores ambientais também desempenham um papel significativo. Ou seja, a exposição prolongada às telas digitais, a falta de tempo ao ar livre e a realização de tarefas que exigem foco em objetos próximos podem contribuir para o desenvolvimento ou agravamento da miopia.

Os graus de miopia variam em intensidade, sendo classificados como leve, moderado e alto. Assim, na miopia leve, o grau geralmente é até -3.00 graus; na moderada, de -3.00 a -6.00 graus; e na alta, acima de -6.00 graus. Dessa forma, essa escala auxilia os profissionais de saúde a determinar o melhor plano de tratamento e correção para cada indivíduo.

Miopia: sintomas principais

Se você sofre de miopia, é possível notar:

– A visão fica embaçada ou confusa ao observar objetos distantes;

– Objetos próximos parecem mais nítidos;

– Dor de cabeça frequente;

– Fadiga ocular;

– Estrabismo;

– Cansaço ao dirigir, praticar esportes ou ao olhar para além de curtas distâncias.

Saiba mais sobre miopia degenerativa e infantil

A miopia degenerativa, também conhecida como miopia progressiva, é uma forma mais grave da condição. Ela é mais comum em adultos entre 30 e 40 anos e progride ao longo dos anos, podendo levar a complicações sérias, como degeneração macular e aumento do risco de problemas de retina.

Além disso, essa condição é caracterizada por sintomas como perda da visão central, dificuldade na percepção de cores e visão distorcida. A causa exata da miopia degenerativa não é completamente compreendida, mas fatores genéticos e ambientais estão entre as possíveis causas.

A miopia em crianças, por sua vez, não é incomum e costuma se desenvolver entre os 6 e 12 anos. Geralmente, é identificada quando a criança começa a ter dificuldade em enxergar objetos distantes, o que pode afetar o desempenho acadêmico e se manifestar por comportamentos como aproximar-se de telas e livros.

As principais causas da miopia em crianças incluem fatores genéticos, além de fatores ambientais como passar muito tempo em atividades de perto. Dessa forma, alguns dos sintomas de miopia em crianças podem incluir dificuldade em enxergar o quadro na escola, apertar os olhos ao olhar para objetos distantes e queixas frequentes de cansaço visual. 

Diagnóstico em adultos e crianças

O profissional responsável por diagnosticar a miopia é o oftalmologista, e seu diagnóstico requer uma avaliação minuciosa da visão e da estrutura ocular.

  • Adultos: realiza-se um exame visual com a leitura de letras em uma tabela (teste de acuidade visual). Além disso, o profissional também utiliza um oftalmoscópio para examinar o fundo do olho e verificar a saúde da retina e do nervo óptico e, por último, um  equipamento chamado refrator para determinar a quantidade exata de erro refrativo presente e prescrever as lentes corretivas necessárias.
  • Crianças: a primeira avaliação da visão de uma criança deve ser realizada por um pediatra em seu primeiro ano de vida. Além disso, é recomendado que a criança visite um oftalmologista para um exame ocular completo a partir dos 3 anos de idade. Para examinar a criança, o oftalmologista faz um exame do fundo do olho para avaliar a saúde ocular e um teste de acuidade visual adaptado à idade. Assim, é importante destacar que quanto mais cedo a miopia for identificada, melhor, especialmente em casos de histórico familiar ou de desenvolvimento de miopia precoce.

Tratamentos disponíveis para miopia

Infelizmente, a miopia não tem uma “cura” definitiva que reverta permanentemente a condição. Também não existem curas naturais comprovadas para a miopia. No entanto, há diversos tratamentos disponíveis para corrigir e melhorar a visão das pessoas com miopia para proporcionar uma vida com mais qualidade.

Óculos 

É a opção mais comum e menos invasiva para corrigir a miopia. Eles são necessários quando o olho não consegue focalizar a luz corretamente na retina, o que causa dificuldade na visão de objetos distantes. Óculos corretivos devem ser usados principalmente para atividades que requerem visão de longe, como dirigir, assistir a um filme ou enxergar detalhes distantes. Por isso, para crianças, o uso de óculos pode ser necessário quando a miopia afeta sua capacidade de aprendizado, atividades escolares e sociais.

Lentes de contato

Lentes de contato também oferecem correção da miopia e podem ser uma alternativa aos óculos. No entanto, as lentes de contato requerem cuidados específicos de higiene e manutenção. Além disso, algumas pessoas podem sentir desconforto ou irritação ocular com o uso prolongado.

Lasik

É a cirurgia mais comum e eficaz para corrigir a miopia. Durante o procedimento, uma fina camada da córnea é levantada e um laser remodela a parte subjacente para corrigir o erro refrativo. O resultado é uma melhora significativa na visão sem a necessidade de óculos ou lentes de contato. No entanto, nem todos os pacientes são aptos para o Lasik, e a decisão de se submeter à cirurgia deve ser feita após uma avaliação completa com um oftalmologista.

Lasek

É uma alternativa ao Lasik, onde uma camada mais superficial da córnea é removida e o laser é aplicado na superfície diretamente. Isso é seguido pelo reposicionamento da camada de células removida. 

PRK 

Sigla em inglês para ceratectomia fotorrefrativa, é uma outra técnica cirúrgica que trata a miopia removendo a camada mais externa da córnea antes de aplicar o laser. Recomendada para miopias moderadas e também pode tratar astigmatismo e hipermetropia. Embora a recuperação seja mais lenta e desconfortável em comparação ao Lasik, o PRK é uma opção para pacientes que não podem realizar o Lasik devido a fatores específicos, como córneas mais finas ou com superfície irregular.

Lentes intraoculares fácicas

São lentes implantadas dentro do olho, à frente da lente natural, uma opção para pessoas com miopia extrema ou que não são candidatas à cirurgia a laser.

Implante de lente intraocular

É um procedimento que substitui a lente natural do olho por uma lente artificial que corrige a miopia. Geralmente é realizada em casos de miopia severa ou quando há outras condições oculares concomitantes, como a catarata.

Terapia visual

Pode ser uma opção para casos em que os problemas de visão estão relacionados às dificuldades de coordenação ocular, foco ou processamento visual. Pode ser útil, especialmente para crianças com problemas de aprendizado ou acomodação visual.

Tratando a miopia em crianças

Há até pouco tempo, o uso de colírio de atropina, óculos e lentes de contato convencionais e ortoqueratológicas eram as opções de tratamento de miopia em crianças. Porém, nos últimos anos, vem sendo desenvolvido lentes específicas para crianças que controlam a progressão de miopia.

Essas lentes atuam com  zonas focais distintas que reduzem o esforço visual, desaceleram o alongamento axial do olho. Dessa forma, como resultado, estabilizam ou reduzem a progressão da miopia em crianças. 

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Lentes ultrafinas para miopia com melhor custo-benefício

Ao longo desta leitura pudemos mostrar como a miopia, um dos erros refrativos mais comuns em adultos e crianças, pode evoluir para quadros que comprometem a qualidade da visão. Pensando nisso, nós, da Lenscope, trabalhamos com lentes corretivas finíssimas para miopia e outras necessidades, para todas as idades. Então, caso precise de lentes corretivas por um preço justo e sem sair de casa, nós podemos ajudar. 

  • Até 4 graus: Lentes Lenscope Poli 1.59. As lentes de policarbonato leves e resistentes, ideais para o dia a dia.
  • Mais de 4 graus: Lentes Lenscope LensAI 1.74. Lentes de resina com alto índice de refração e melhor custo-benefício. 

Aqui na Lenscope, nossas lentes já vêm com os tratamentos incluídos e você não precisa pagar mais por isso. Além disso, também é possível fazer apenas as lentes do óculos e enviar a armação para que a montagem seja feita. Tudo isso sem sair de casa. Por fim, convidamos você,  leitor, a fazer um orçamento online e gratuito em nosso site

orçamento

Fontes:

Cleveland Clinic

Eye Care

Eye Care Center

Optometrists Network

Visual Symptoms Treatment Center

JEC

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *