visão do cachorro

Visão de cachorro: como eles vêem o mundo, diferenças e cuidados

0
(0)

Sabemos que a visão de cachorro é bem diferente da dos humanos. A maioria das pessoas sabe que os cães não enxergam tão bem quanto nós, humanos. Entretanto, ainda há muitas dúvidas pairando sobre a maneira como é realmente a visão do cachorro.

Ao contrário do que muitos imaginam, cachorros não enxergam em preto e branco! Você sabia que em alguns aspectos a visão dos cães chega até a superar a nossa visão? 

Nos acompanhe a seguir e descubra mais sobre a visão de nossos melhores amigos. Além disso, entenda as diferenças entre a visão humana e canina. Também entenda como ajudar na saúde visual do seu amigo de quatro patas! 

Afinal, como é a visão de cachorro?

Cachorro usando óculos

 Antes de tudo, no universo dos tutores e apaixonados por cachorros, a dúvida sobre a visão do cachorro sempre esteve presente. A seguir, vamos apontar algumas das principais características da visão canina: 

  • Primeiramente, os cachorros enxergam um espectro de cores menor que os humanos. No caso dos humanos, a visão é tricromática. Porém, nos cães, é dicromática. Ou seja, podemos comparar a visão de um cachorro a de um ser humano daltonico, que não distingue as cores verde e vermelho;
  • O campo de visão dos cachorros atinge algo em torno de 250 graus, enquanto nos humanos o limite é 180 graus;
  • A visão binocular, que é responsável pelo senso de profundidade, é mais acentuada nos humanos do que nos cachorros. Por exemplo, um cão não consegue enxergar um objeto claramente a 6 metros de distância, enquanto uma pessoa tem a capacidade de enxergar com clareza o mesmo objeto a uma distância de aproximadamente 20 metros.
  • Cachorros enxergam melhor no escuro do que humanos. Isto acontece porque suas pupilas têm mais capacidade de dilatação. Além disso, existe nos cachorros uma estrutura nos olhos chamada tapetum lucidum, que reflete a luz que entra nos olhos e auxilia na visão em ambientes escuros.

Visão de cachorro comparada à visão humana

Imagem: Cassul

Cachorros conseguem ver cores?

Primeiramente, para podermos entender melhor, vamos apontar as principais diferenças nas estruturas dos olhos humanos e dos olhos caninos. Assim, vamos ver o que tornam nossas maneiras de ver o mundo tão distintas.

Tanto em nossos olhos quanto nos caninos, mais especificamente na retina, existem dois tipos de células. Elas são chamadas cones e bastonetes. Os cones são receptores responsáveis pela percepção das cores e acuidade visual. Enquanto isso, os bastonetes cuidam da visão periférica e sensibilidade à luz.

Nos cachorros, o número de cones é sensivelmente menor em comparação ao olho humano. São aproximadamente 1,2 milhões desse tipo de célula contra 6 milhões nos seres humanos. Além do número reduzido, essas células presentes nos olhos dos cachorros distinguem apenas as cores amarelo e azul. Enquanto isso, as células nos olhos humanos distinguem o verde, azul e vermelho. 

Como resultado, o número de cores que nossos amigos de quatro patas tem capacidade de distinguir gira em torno de 10 mil cores. Já nós, humanos, temos capacidade de reconhecer até 1 milhão de cores! 

Cachorros são sensíveis à luz?

Por conta da diferente estrutura nos olhos de humanos e cães, outro aspecto é que os cães são muito mais sensíveis à luz.

Ao passo que humanos apresentam mais células tipo cone em sua retina, o número de bastonetes presente nos cachorros é superior. Embora não haja um número preciso, estima-se que por isso, eles sejam até cinco vezes mais sensíveis à luz do que nós!

Portanto, cachorros não distinguem tão bem as cores como nós. Entretanto, conseguem enxergar melhor em ambientes  com pouca luz. Eles também levam vantagem ao detectar movimento.

A visão é o sentido mais usado pelos cachorros?

Nossos fiéis amigos de quatro patas podem não ter olhos que enxergam tão longe ou com tantas cores como nós. Porém, sua visão também contribui de forma relevante para descobrir o mundo e interagir com ele. Afinal, quase todos nós já fomos vítimas de olhares extremamente fofos pedindo uma guloseima ou um singelo cafuné, não é?

Por outro lado, sabemos que sentidos como olfato e audição em cachorros são muito mais desenvolvidos. Por isso, podemos afirmar aqui que há um maior equilíbrio entre os sentidos em um cachorro para continuar com alguma qualidade de vida caso perca sua visão.

Cuide da saúde dos olhos do seu melhor amigo

Com o avanço da tecnologia também no campo da medicina veterinária, atualmente é mais acessível o diagnóstico e tratamento de muitas doenças dos nossos pets. 

Nesse sentido, as doenças visuais nos cachorros têm recebido mais atenção dos seus tutores e médicos veterinários.

Confira a seguir algumas dessas doenças:

  • Degeneração macular;
  • Glaucoma;
  • Catarata;
  • Atrofia progressiva da retina;
  • Trauma ocular;
  • Úlceras na córnea;
  • Problemas no canal lacrimal;
  • Doenças infecciosas dos olhos.

Lembrando que algumas dessas doenças, como a catarata, podem ter como agente causador a exposição aos raios ultravioletas.

Pensando no bem estar dos pets, publicamos um artigo aqui no nosso portal de notícias que fala sobre óculos para cachorros! Seu fiel companheiro vai ficar estiloso e protegido!

Aproveite melhor os momentos com seu pet: como está sua visão?

Agora que já sabe mais sobre a visão dos cachorros, você está pronto para tomar os cuidados necessários com a visão do seu melhor amigo! Só é importante que tome os cuidados necessários também com a sua visão. Assim, você aproveita ainda mais os momentos preciosos que passar com seu melhor amigo.

Você pode fazer o nosso teste de visão, completamente online e gratuito, sem qualquer compromisso. Desse jeito, você pode conferir como está a sua visão. Só se lembre que a única pessoa que pode te dar um diagnóstico e uma receita é seu médico oftalmologista, então não esqueça de consultá-lo.

visão do cachorro - teste de visão

Nós da Lenscope somos uma Health Tech com a missão de democratizar o acesso de óculos ao maior número de pessoas. Além disso, prezamos o processo com agilidade, segurança e preço justo. Nós somos um serviço que redesenhou o modelo de vendas de lentes de grau. Você pode comprar lentes com a gente com mais conforto, sem precisar sair de casa e com um preço que cabe no bolso. 

Reforçamos aqui nosso compromisso convidando você a assinar nossa newsletter! Assim, você pode se manter mais informado. 

Fontes:

Springer

Think Fact

Science Alert

Pets doc

AKC

Pet MD

Revival Animal

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *