Óculos para cachorro: Sabia que existe? Veja como escolher para o seu pet

óculos para cachorro
5
(3)

Você sabia que existem óculos para cachorro? Isso mesmo! E, além de existir os óculos, há também acessórios com correção de grau. Porém, é importante saber quais são os melhores óculos para o tamanho e raça do seu cão e até quando usar óculos de proteção para segurança e aprimoramento da visão.

Mas, continue lendo para saber mais!

Óculos para cachorro: diferenças do uso em pessoas

A exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV) causa danos cumulativos à lente do olho, levando a problemas como formação de catarata, por exemplo. Esta é uma das principais razões pelas quais as pessoas precisam de óculos de sol. 

Nas pessoas, os estágios iniciais da formação da catarata começam aos 40 anos. Ou seja, muitos verões e exposição repetida a altos níveis de UV.

Porém, os cachorros não vivem o suficiente para acumular 4 décadas de danos por exposição aos raios UV. Mas, ainda assim, alguns cães desenvolvem catarata. Por isso é importante proteger os olhos do seu pet.

Saiba mais sobre os problemas oculares caninos a seguir!

Problemas oculares de cachorros e pessoas

A estrutura dos olhos dos cachorros é parecida com os olhos humanos, pois tanto as pessoas quanto os cães confiam na retina para enxergar. 

Contudo, apesar de algumas diferenças entre os olhos humanos e caninos, os cachorros podem sofrer dos mesmos tipos de problemas oculares que as pessoas sofrem, como por exemplo:

Além disso, os cachorros também podem sofrer de certas doenças oculares congênitas hereditárias, incluindo doenças auto-imunes como, por exemplo:

  • Trauma ocular;
  • Doenças infecciosas dos olhos;
  • Úlceras de córnea;
  • Problemas glandulares como olho de cereja;
  • Distúrbios da pálpebra e cílios;
  • Problemas de canal lacrimal;
  • Atrofia progressiva da retina, que leva à cegueira.

Continue e saiba como funciona a visão canina!

Entenda a visão  canina

Os cachorros não vêem as imagens com tanta nitidez quanto os humanos, pois a retina de um cão tem menos células cônicas especializadas para visão de alta resolução. Porém, tem mais células de bastonete especializadas para visão na penumbra, movimento e imagens periféricas. Isso faz com que eles enxerguem melhor no escuro.

Ainda, os cães não confiam em seus sentidos visuais da mesma forma que os humanos e isso dificulta na hora de detectar e diagnosticar problemas de visão em cachorros.

Óculos para cachorro previnem doenças e acidentes

A exposição aos raios ultravioletas pode causar os seguintes problemas nos olhos dos cachorros:

Pannus (ceratite superficial crônica): Condição em que a córnea fica coberta de pigmento, impedindo que a luz passe para o próprio olho. Neste caso, os óculos de sol podem proteger a córnea da luz ultravioleta e reduzir a chance de desenvolvimento de pannus;

Síndrome Uveodermatológica: Condição que é diferente do pannus porque pode causar inflamação dentro do olho, e isso faz com que o cão sinta dor. Dessa forma, proteger os olhos com óculos escuros caninos reduz o espasmo doloroso na íris e ajuda a manter o cão confortável;

Uveíte: Uveíte é um termo genérico que descreve a inflamação dentro do olho. A uveíte pode ser o resultado de batida ou golpe no olho, infecção, pressão alta, doença metabólica que causa o acúmulo de toxinas no olho ou câncer. Além disso, essa condição causa dor quando o olho se esforça para se adaptar à luz brilhante. Assim, os óculos escuros para cachorros podem ajudar a mantê-lo confortável;

Trauma ocular em cães: Os óculos de sol caninos podem proteger os olhos, um pouco como os óculos de segurança, e protegê-los de danos aos olhos.

Escolhendo óculos para cachorro

Existem duas razões principais para o seu veterinário recomendar óculos de proteção para cachorros: 

  • Proteção para os olhos; 
  • Melhora da visão.

Um oftalmologista veterinário pode usar uma técnica chamada retinoscopia (o mesmo teste usado em crianças pequenas) para descobrir qual é a condição do seu cão e emitir uma receita com os melhores óculos para cachorro.

Priorize conforto e segurança ao optar por óculos para seu cachorro

Os óculos para cachorro vêm em todas as formas e tamanhos e são projetados para atender a toda a gama de raças de cães. Então, certifique-se de tirar as medidas do seu cão antes de comprar os óculos ou leve-o até uma loja para experimentá-los.

Para garantir que os óculos fiquem bem no rosto do seu cachorro, mesmo que ele abane ou se mexa, compre óculos que tenham um retentor.

Cães de guarda, cães pequenos, cães grandes

Cada óculos tem sua especificidade, por isso é importante você comprar o óculos que melhor se adequa ao seu cachorro. Por exemplo:

Cães de guarda: Óculos de proteção resistentes e duráveis para cães de guarda manterão os olhos do seu cão protegidos em situações de alto risco;

Cães pequenos: Todos os óculos para cachorros pequenos oferecem recursos de proteção importantes:

  • Lentes inquebráveis, à prova d’água, à prova de vento e resistentes à luz ultravioleta;
  • Armações forradas de espuma e alças ajustáveis;
  • Lentes antiembaçantes, resistentes a UV (100%) e inquebráveis;
  • Armações forradas com espuma para maior conforto.

Cães grandes: Os óculos para cachorros grandes de alta classificação oferecem proteção para os olhos de cachorros de médio a grande porte com muitos recursos extras:

  • Apresentam um queixo ajustável, elástico e uma faixa na parte de trás da cabeça;
  • A moldura tem uma almofada de espuma para maior conforto;
  • As lentes protegem da luz ultravioleta e do nevoeiro e são inquebráveis;
  • Podem ser usados pela maioria dos filhotes de tamanho médio.

Curiosidades sobre óculos para cachorro

Os óculos para cachorro estão ficando muito sofisticados. Assim como acontece com os óculos de pessoas, você pode obter óculos para cachorro com lentes personalizadas que oferecem:

  • Proteção extra contra luz ultravioleta;
  • Proteção inquebrável ou antiembaçante;
  • Alças de cabeça ajustáveis;
  • Opções de troca de lentes para diferentes usos.

Cachorros precisam usar óculos de sol?

Não há uma resposta sobre se os cães realmente precisam ou não de óculos de sol.

Para um cão que passa muito tempo sob a luz do sol forte, por exemplo, a resposta seria sim para óculos de sol canino. Porém, um cãozinho de estimação que só vai ao banheiro não precisa de óculos de sol.

No entanto, uma coisa é certa: se seu cão mostrar sinais de olhos desconfortáveis, como apertar os olhos, evitar luz forte ou manter um olho fechado, leve-o ao veterinário.

Veja a seguir como treinar seu cachorro para usar óculos!

Treinando seu pet a usar óculos para cachorro

Se seu cão se recusar a usar os óculos, pode ser muito difícil saber se você tem o ajuste certo. Por isso, aqui estão algumas dicas para encorajar seu cachorro a aceitar os novos óculos mais rapidamente:

  • Deixe seu cão cheirar e examinar os óculos;
  • Treine quando seu cão estiver cansado e menos apto a lutar;
  • Faça sessões de treinamento muito curtas no início e faça isso algumas vezes por dia;
  • Sempre inclua muitos elogios e guloseimas;
  • Treine ao ar livre ou em boas condições de iluminação;
  • Comece treinando seu cão para usar apenas os óculos, antes de adicionar as lentes;
  • Obtenha ajuda de seu oftalmologista veterinário se você não conseguir obter o ajuste certo.

Luciano Huck e seu cachorro de óculos

Até mesmo o cachorro do Luciano Huck passou a usar óculos. Afinal, 7 graus de miopia merece atenção especial, não é mesmo? E, assim como o Luciano cuida da saúde ocular do seu amiguinho, nós também precisamos cuidar dos olhos do nosso pet.

Contudo, tão importante quanto cuidar da saúde do pet é cuidar da nossa própria saúde ocular. Para isso, mantenha bons hábitos, visite regularmente um médico e faça testes de visão com frequência.

Que tal começar agora mesmo a cuidar dos seus olhos? Faça nosso teste de acuidade visual totalmente online e gratuito! 

óculos para cachorro - teste de visão

Fontes

Thehappypuppysite

Petful

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *