Camadas de antirreflexo na lente deixa o óculos grosso?

camadas na lente
3.8
(4)

Muitas marcas de lentes oferecem diversas opções de antirreflexo, com vários níveis de proteção e diferentes camadas nas lentes.

Mas por acaso você já se perguntou se essas camadas de antirreflexo engrossam a lente?

Essa é uma dúvida que quase todo mundo que está procurando por um novo óculos tem. Afinal, a quantidade de camadas de proteção antirreflexo influencia mesmo no resultado final da lente?

Entenda melhor sobre isso neste artigo.

Para que servem as camadas na lente

O antirreflexo basicamente é um tratamento que bloqueia a luz refletida na lente. E não se trata de uma solução estética, mas sim de uma proteção importante para a visão.

Por bloquear os reflexos da luz que atrapalham nossa visão, com o antirreflexo é muito mais fácil enxergar as coisas.

E é justamente por esse conforto que o antirreflexo é um dos tratamentos mais procurados por quem usa óculos de grau. 

Além da nitidez que ele proporciona, geralmente lentes com antirreflexo também acompanham proteção antirrisco. Isso aumenta também a durabilidade e resistência do óculos.

Como o antirreflexo atua como várias camadas de proteção, muitas óticas vendem a ideia de que “quanto mais camadas, melhor será a lente”.

Além disso, existem diversas opções de lentes antirreflexo para óculos no mercado, inclusive várias marcas da mesma fabricante como a Família Crizal com os tratamentos: Crizal Sapphire, Crizal Prevencia, Crizal Forte UV, Crizal Easy UV.

As principais fabricantes de lentes para óculos hoje são a Zeiss, Hoya, Essilor, Tokai e Lenscope. E cada uma tem sua própria marca de tratamento antirreflexo. 

camadas na lente

O antirreflexo deixa a lente grossa?

Se você está se perguntando se o antirreflexo deixa a lente grossa, pode ficar tranquilo porque a resposta é não

Na verdade, são outros fatores que realmente engrossam a lente, como índice de refração da lente, tamanho da sua armação e espessura da armação.

O antirreflexo é um tratamento que protege os olhos dos reflexos de luz que atrapalham nosso campo de visão. 

Ele também aumenta a durabilidade das lentes do óculos, melhora a resistência e principalmente garante a nitidez das imagens.

Então se você ainda está em dúvida sobre o antirreflexo por medo de ficar com uma lente grossa, não precisa mais se preocupar! Esse tratamento só tem benefícios, inclusive estéticos.

O que deixa a lente grossa?

Existem fatores reais que realmente podem engrossar uma lente e os principais deles são:

  • Índice de refração da lente
  • Tamanho da armação 
  • Espessura e material da armação escolhida

Índice de refração da lente

Índice de refração é o número que acompanha a descrição do modelo das lentes. É importante saber esse número porque quanto maior o índice de refração, mais finas são suas lentes.

O índice de refração também é relevante na hora de escolher o material adequado para o seu grau.

Por exemplo, para quem tem baixo grau, ou seja, até 4 graus de miopia ou hipermetropia, o policarbonato é o melhor material. 

Isso porque o índice de refração das lentes de policarbonato é de 1.58 a 1.59. 

 quem tem mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia, o mais recomendado são as lentes de resina, que tem índice de refração entre 1.67, 1.74 e 1.76.

camadas na lente

Por serem índices altos, para essa faixa de grau é o valor ideal para se ter o aspecto de óculos fino.

Em casos de graus extremamente elevados, acima de 20 por exemplo, as lentes de vidro são as que apresentam os índices de refração mais altos. 

É possível encontrar lentes de vidro com índice de refração 1.7, 1.8 ou 1.9. 

Tamanho da armação

Outro fator que influencia no resultado final da lente é o tamanho da armação vamos te explicar porquê.

Por exemplo, as lentes para miopia costumam ser mais finas no centro e mais grossas nas bordas. Então quanto maior for o aro da armação, mais grossas as lentes ficam nas bordas.

Veja como saber o tamanho do aro da sua armação:

camadas na lente

No caso da hipermetropia, por outro lado, ocorre o contrário. As lentes são grossas no centro e mais finas nas bordas.

Se a lente estiver em uma armação grande, o óculos fica mais pesado no centro do que nas bordas. E essa diferença de peso deixa o óculos mais frágil.

Armações muito grandes podem impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da medida da DNP (distância da pupila em relação ao nariz).

Isso acontece, porque é durante a montagem das lentes que o bloco da lente é recortado no formato da armação.

Também nessa etapa o centro da lente é centralizado com o centro da sua pupila, a partir da sua medida da DNP.

Armações maiores podem ser  maior que o bloco da lente. Quando isso acontece, falta material para armação do óculos, não sendo possível fazer a montagem na armação.

Entenda como isso acontece:

camadas na lente

Uma armação de tamanho 56, por exemplo, é considerada grande.

Uma dica importante para quem tem mais de 4 graus: escolha armações de aro fechado e com bordas mais espessa.

Essas características na armação contribui para contornar e disfarçar a borda da lente.

Espessura e material da armação

Agora você já sabe que o tipo de armação interfere no resultado final do óculos, principalmente na espessura das lentes.

Mas além do tamanho da armação, o material dela também é importante para evitar lentes grossas.

Por exemplo, armações de três peças e de metal deixam as laterais das lentes mais aparentes, dando a impressão de que são mais grossas.

Outro material a ser evitado é o plástico que geralmente é encontrado em armações mais baratas e réplicas. 

Além de ser menos resistente e muitas vezes mal parafusado, o óculos de plástico ainda corre o risco de quebrar durante a montagem das lentes. 

Em resumo, a principal dica para evitar o efeito de lente grossa é optar por armações de acetato. Ele é um dos materiais mais escolhidos por quem busca uma armação de qualidade.

Isso porque além de ser leve e resistente à queda, também é antialérgico e extremamente confortável para quem usa.

Veja os melhores materiais de armação para óculos.

Consideração Final

Na hora de escolher seu novo óculos, não se esqueça que as camadas de antirreflexo não interferem na espessura da lente, ou seja, não deixam a lente grossa.

O antirreflexo é uma proteção importante que protege e garante a nitidez da sua visão. Então não precisa pensar duas vezes antes de optar por esse tratamento.

E para garantir que suas lentes fiquem finas, lembre-se que o que influencia de fato na espessura da lente são o índice de refração, o tamanho e o material da armação.

Ainda tem alguma dúvida sobre as camadas na lente e o tratamento antirreflexo? Então pergunta pra gente aqui embaixo nos comentários!

E para saber mais dicas sobre como evitar que seu óculos fique grosso, clique aqui.

camadas na lente

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *