Estrabismo: o que causa, sintomas e tratamentos

Estrabismo
  • por
4.3
(45)

O estrabismo, também conhecido como vesguice ou olho torto, é uma doença em que os olhos não são capazes de olhar para a mesma direção ao mesmo tempo.

Esse distúrbio pode se manifestar desde o nascimento, por fatores genéticos, como também se desenvolver devido a problemas de saúde física, como diabetes ou um AVC, por exemplo ou a partir de um problema de visão, como um grau elevado de hipermetropia.

O estrabismo pode se manifestar de duas formas:

  • estrabismo convergente
  • estrabismo divergente

Para entender melhor sobre esse problema, continue lendo este artigo que vamos explicar sua causa, sintomas, tratamentos e tudo que você precisa saber sobre esse assunto!

O que causa estrabismo?

Nossos olhos possuem seis pares de músculos comandados pelo nosso cérebro. Eles devem trabalhar para manter o alinhamento correto dos olhos. Isto é, mantê-los paralelos um ao outro.

Porém, alguns fatores interferem no controle desses músculos comprometendo seu funcionamento e provocando o estrabismo.

Segundo o Doutor Dráuzio Varella, os principais fatores que podem alguns dos principais fatores que podem prejudicar o bom funcionamento desses músculos são:

  • Dificuldade motora em controlar o movimento dos olhos;
  • Doenças neurológicas, como acidente vascular cerebral (AVC);
  • Questões genéticas, como Síndrome de Down;
  • Baixa visão dos olhos;
  • Grau elevado de hipermetropia, quando a pessoa é obrigada a aproximar-se, para compensar a dificuldade da visão.

Esse esforço excessivo de concentração para enxergar pode causar um distúrbio chamado de endotropia acomodativa, que prejudica o alinhamento dos dois olhos.

A endotropia acomodativa costuma se manifestar na pessoa aos dois anos de idade, mas pode surgir mais tarde, ainda na infância, e ser corrigido com o uso do óculos de grau.

Tipos de estrabismo

Segundo o Conselho Brasileiro de Estrabismo (CBE), existem diferentes tipos de desvio causado na visão. São eles:

  • Estrabismo convergente, ou esotropia: quando o olho é voltado para dentro. Ou seja, para o nariz.
  • Estrabismo divergente ou exotropia: quando o olho é voltado para fora, para as orelhas.
  • Estrabismo vertical ou hipertropia: quando o olho é voltado para cima (para a testa), ou para baixo (para o lado das bochechas).
  • Estrabismo alternante: o desvio pode variar entre um olho e outro (ora no direito, ora no esquerdo).
  • Estrabismo intermitente: quando há variação de alinhamento e desvio, ele não se manifesta constantemente. Esse tipo de estrabismo é mais comum nos desvios divergentes.

Sintomas de estrabismo

O sintoma mais comum e mais evidente é o não alinhamento dos olhos. Ou seja, eles não ficam paralelos um ao outro.

O Doutor Dráuzio Varella afirma que os sintomas podem variar, de acordo com a idade em que o distúrbio começa a se manifestar. A principal queixa nesses casos é a visão duplicada, ou diplopia.

Outros sintomas comuns são dores de cabeça e torcicolo, que se dá pela inclinação de cabeça da pessoa estrábica com o intuito de enxergar melhor.

Estrabismo infantil

No caso das crianças, os principais sintomas são:

  • Podem apresentar um desvio em um dos olhos;
  • Têm diminuição da nitidez de um olho;
  • Inclinar ou virar a cabeça frequentemente, o que pode provocar torcicolo.

Em bebês de até seis meses o estrabismo é comum, pois os músculos responsáveis pelo alinhamento dos olhos ainda não estão 100% desenvolvidos. No entanto, na maioria dos casos, o estrabismo não desaparece naturalmente, e a criança precisa usar óculos infantil para reverter o quadro.

Caso o diagnóstico não seja precoce, com o início imediato de um tratamento adequado, a criança também corre o risco de desenvolver a ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”.

Veja aqui dicas importantes para comprar óculos infantil para o seu filho!

Sintomas em crianças mais velhas e adultos 

Apesar de ser mais comum nos mais novos, antes dos cinco anos de idade, o estrabismo também pode se desenvolver em crianças mais velhas, até mesmo nos adultos.

Por exemplo, o estrabismo pode se manifestar após alguma doença que afeta o sistema neurológico, como o AVC ou algum tipo de paralisia cerebral.

O estrabismo também pode ser diagnosticado através de diversos exames oftalmológicos, como o teste do reflexo, de acuidade visual, entre outros. Mesmo nos adultos, o diagnóstico precoce é muito importante para evitar que o problema se agrave e haja necessidade de uma intervenção cirúrgica.

Caso perceba algum sintoma, procure um especialista que irá identificar o problema e te direcionar para o tratamento correto.

Confira aqui quando você precisa visitar o seu oftalmologista e tire suas dúvidas.

Estrabismo tem cura?

Quanto mais cedo for detectado, maiores as chances de cura do estrabismo. Mas, caso o distúrbio permaneça, existem tratamentos eficientes que podem ser utilizados para a correção do problema.

Continue acompanhando para saber quais são eles!

Tratamento para estrabismo

Nos adultos, os métodos mais utilizados são a busca por cirurgia de correção e uso de óculos para amenizar o problema. Também podem ser utilizados exercícios ortópticos para o fortalecimento do músculo e aplicação de colírios.

Já em bebês de até seis meses, o uso do tapa-olho é a opção mais procurada pelas mães. Isso porque o tapa-olho obriga a criança a usar apenas um olho – que está desalinhado -, ajudando a desenvolver os músculos deste olho.

Caso o estrabismo se manifeste em crianças mais velhas, além do tapa-olho, será necessário o uso de óculos de grau, pois a criança já não enxerga da forma adequada.

Tratamento para os adultos

Em alguns casos, apenas o uso de óculos de grau é o suficiente para corrigir o desvio. Mas, como dito há pouco, existem outras opções de tratamento que podem ajudar. Entre elas, estão:

  • Aplicação de colírios;
  • Uso de óculos de grau;
  • Exercício ótico de fortalecimento dos músculos dos olhos;
  • Tapa-olhos para para estimular o olho desviado a trabalhar os músculos responsáveis pelo alinhamento dos olhos.

Cirurgia para estrabismo

A cirurgia para esse fim só é recomendada quando o estrabismo persistir, mesmo após os outros tratamentos para correção. Nesses casos, o que determina se apenas um olho vai ser operado, ou os dois, é o nível do desvio.

estrabismo - Instagram

Considerações Finais

Agora que sabe mais sobre o estrabismo, alguns últimos esclarecimentos são necessários!

Para o médico Dráuzio Varella, é errado acreditar que o problema vai desaparecer naturalmente com o crescimento da criança. Então, caso a criança apresente qualquer sintoma, o recomendado é procurar um oftalmologista o quanto antes. Assim, haverá uma avaliação e um diagnóstico adequado para o caso.

Considere que o estrabismo pode ser corrigido em qualquer idade, mas as chances são maiores quando o diagnóstico é feito precocemente. É importante ressaltar que a falta de um tratamento adequado e seguido à risca pode acarretar na perda total da visão do olho comprometido pelo estrabismo.

Em qualquer situação, fique atento à saúde de seus olhos! Faça visitas periódicas a um oftalmologista, mesmo que como prevenção, ou ao sentir qualquer dificuldade na sua visão.

O que achou desse artigo? Avalie nas estrelinhas e conte para a gente nos comentários se conhece alguém que tem estrabismo e precisou fazer algum procedimento. Estamos ansiosos para saber de vocês!

Fontes

Médico Dr. Drauzio Varella

Conselho Brasileiro de Estrabismo

Estrabismo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 45

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

34 comentários em “Estrabismo: o que causa, sintomas e tratamentos”

  1. Olá doutor tudo bem ? Doutor meu filho quando estava com quatro anos de idade acordou de manhã e foi brincar com o celular e depois de meia hora quando e peguei o celular e percebi que seu olho esquerdo estava torto na direção do nariz então eu o levei no médico e ele dise que era para retornar depois de seis meses e foi o que eu fiz , então meu filho já com cinco anos o levei ele em outro médico que receitou um óculos com grau fortíssimo na parte inferior e na parte superior sem grau algum e falou que ele tem que usar quatro meses consecutivos para co tes tratamiento certo , esqueci de falar que os olho ficou torto mas depois de uma hora voltou ao normal mas todas as vezes que ele pega no celular voltar a acontecer novamente outro problema é que ele começou a ousar os óculos mas quanto tira os olhos ficam torto , douro me ajude por favor me diga o que eu devo fazer . Obrigado e desculpa por uma mensagem tão grande .

    1. Olá, Akemi! Tudo bem?
      É muito importante fazer o acompanhamento médico do seu filho no oftalmologista, pois ele pode acompanhar o caso de perto trazendo diagnósticos, tratamentos e orientações necessárias para os cuidados dos olhos do seu filho.
      Qualquer dúvida, estamos aqui!

      1. Olá, Anthony. Tudo bem? O desalinhamento dos olhos, geralmente, pode ser um indicador de estrabismo. O ideal é que você explique o que está acontecendo ao seu oftalmologista de confiança. Ele é o profissional qualificado para fazer um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado para o seu caso.
        Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

  2. Olá doutor!
    Meu filho começou a usar óculos aos dois anos de idade,desde que percebi que ao brincar com de bola ele sempre ia em direção contrária a ela ao chão.
    Daí fez exames e lá está ,com. 6°
    Hoje ele se encontra com 17anos e seu grau é 7,5
    Temos dúvidas sobre cirurgia.
    Se realmente é seguro?
    Se irá resolver seu problema?
    E existe algum lugar pelo SUS que possamos procurar para cirurgia?
    Somos do Río de janeiro.
    Desde já obrigada Doutor!

    1. Oi, Geovana! Tudo bem?
      Aqui é a Equipe da Lenscope Existem muito casos efetivos de bons resultados sobre cirurgia de estrabismo! O mais importante é você procurar o profissional especializado para ele passar as devidas orientações para o seu filho.
      Há algumas alternativas para economizar em uma consulta, como por exemplo o Consulta do Bem que tem como proposta fornecer uma alternativa de baixo custo para aqueles que não tem muitas condições de agendar uma consulta urgente. Eles oferecem consultas médicas, exames, vacinas e até cirurgias a partir de uma assinatura mensal acessível e sem burocracias desnecessárias com preços mais em conta se comparados aos valores cobrados pelo atendimento particular.
      Outra alternativa também, são os programas oferecidos do próprio governo como o SUS, é importante descobrir quais são os procedimentos oferecidos pelo programa.
      Esperamos ter lhe ajudado, sempre que precisar, conte com a gente!

    1. Olá, Nívea! Como vai?
      Obrigada por deixar o seu comentário
      Quem pode responder com maior propriedade sobre o assunto é o médico oftalmo do seu filho. Isso porque é através dos exames que o profissional avalia a acuidade visual do seu pequeno e pode determinar o melhor diagnóstico para ele, uma vez que o médico tem aptidão sobre o assunto.
      Então quando puder, agende uma consulta mais rápido possível para que o oftalmo possa avaliar e prescrever o melhor tratamento para ele. Caso seu filho precise usar óculos, a Lenscope pode te ajudar: https://lenscope.com.br/
      Qualquer dúvida, estamos à disposição

  3. Meu filho tem 2 anos e esta com estrabismo ( olho esquerdo fica torto voltado para o nariz) , esta usando tampão no olho direito 3 horas por dia. Agora foi receitado óculos. OD +1,00 OE+1,00.
    Gostaria de saber se esse grau é forte ou fraco?

    1. Olá, Eliane! Tudo bom?
      Muito obrigada por deixar seu comentário
      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      Na ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.
      +1 para hipermetropia é considerado um grau baixo neste caso, recomendamos as nossas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são feitas de policarbonato, sendo um material super eficiente e resistente para as crianças. Essas lentes são mais indicadas, pois o policarbonato, porque é um material 10% mais leve e resistente comparado ao trivex e 30% em relação ao acrílico. Sem contar que o índice de refração 1.59 da lente de policarbonato, enquanto o trivex é 1.53 e o acrílico 1.50. Quanto maior o índice de refração, mais finas são as lentes
      Quando aliados ao antirreflexo, antirrisco e proteção 100% UV a durabilidade das lentes das crianças podem dobrar. Nós conseguimos atender o caso do seu filho com as nossas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são lentes de policarbonato com todos os tratamentos inclusos como antirreflexo, antirrisco e proteção 100% UV.
      Esse é o link para você acessar e saber mais https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Você pode também enviar a receita dele para o nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br Vamos ficar contentes em te ajudar!

    2. Olá Eliane Guimarães tudo bem?
      Vi que o caso do seu filho e parecido com o da minha filha, ela tem 2 anos agora. Eu levei ela no oftalmologista ela tinha 1 ano e 11 mêses foi em agosto. Até hoje ela só usa tampão, durante 1h no olho direito que o esquerdo precisar melhorar. Estou 6 mêses aguardando o hospital chama será que com essa demora pode agravar?
      Agradeceria se podesse mim responder obrigada.

      1. Oi, José. Tudo bem? O ideal é que o acompanhamento do tratamento com o médico oftalmologista seja regular. O médico especialista é capaz de avaliar o caso da sua filha e esclarecer as suas dúvidas com precisão.

  4. Boa tarde
    Tenho 32 anos, nunca ficou muito aparente que eu tivesse estrabismo, mas ultimamente está ficando muito visível. Foto, filmagem e no espelho. Toda vez que fixo meu olhar fica muito perceptível. Tem como melhorar?

    1. Oi, Leticia! Tudo bom?
      Muito obrigada por deixar seu comentário aqui na postagem
      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico especialista. Converse com o profissional e relate os desconfortos que tem enfrentado com sua visão e, principalmente, o que tem te incomodado. Ele é o profissional mais apto para passar as melhores orientações e fazer um diagnóstico eficiente.
      Quando puder, agende uma consulta com o médico para que ele faça uma avaliação e prescreva o melhor tratamento para você.
      Sempre que precisar, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/!

  5. Olha meu nome é Suelen Lopes Eu tenho esse problema desde criança só que eu fui no oftalmologista e ele receitou óculos só que depois de ficando adulta eu perdi meu oculos mas mesmo assim meu olho é torto o que que eu posso fazer agora estou com 25 anos e é só um lado do meu olho

    1. Oi, Suelen! Como vai?
      Obrigada pelo seu comentário e compartilhar sua experiência aqui
      O mais indicado é você fazer acompanhamento médico, assim ele pode passar as melhores orientações para o seu caso Se precisar renovar as lentes do seu óculos, pode contar com a gente!
      Conheça mais sobre a Lenscope acessando https://lenscope.com.br/

  6. ola Dr.meu filho mais velho desobrimos com 5 anos e fizsmos consltas e exames, gral.dele.um 6• e direiro 5•g a diferencia e muito.grande principalmente quando tira onoculos, e agora meu filho mais novo de 3 anos tambem.esta ainda n o levei maos vou leva lo maos ja notamos.a diferenca! sera pq os.doos estao com mesmo problemas?

    1. Olá, Gessica!
      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Quem pode ajudar com as melhores orientações sobre estrabismo infantil é o médico especialista
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível
      Sempre que precisar, conte conosco!

    1. Olá, Samia! Tudo bem?
      Obrigada pelo comentário e por relatar sua experiência
      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico especialista. Converse com o profissional e relate os desconfortos que tem enfrentado com sua visão e, principalmente, o que tem te incomodado. Ele é o profissional mais apto para passar as melhores orientações e fazer um diagnóstico eficiente.
      Quando puder, agende uma consulta com o médico para que ele faça uma avaliação e prescreva o melhor tratamento para você.
      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  7. Oi meu nome Henrique tenho estrabismo divergente no olho esquerdo. tenho 12 Anos uso óculos hoje percebi que eu quando fecha o olho direito o outro volta ao normal ficar do jeito que é para ficar. Não enxergo bem com o olho esquerdo gravei. Se eu fechar o direito automaticamente ele fica normal. Você pode me dizer por que isso acontece

    1. Oi Henrique, tudo bem?
      O mais indicado é você ir ao oftalmologista e relatar o que está acontecendo com seus olhos. Assim você conseguirá ter um diagnóstico certeiro sobre isso e acompanhar sua saúde visual Não deixe de pedir para sua família te levar para uma consulta.
      Abraços

  8. olá doutor!
    eu tenho estrabismo divergente desde que nasci,eu tenho 17 anos e vou procurar tratamento!
    o senhor acha que tem possibilidade de consertar sem usar cirurgia?

    1. Olá, Rodrigo tudo bem?
      Obrigado por deixar seu comentário aqui em nosso blog
      Apenas seu médico pode responder essa pergunta, pois ele irá avaliar o seu caso e fazer as melhores recomendações para você.
      Esperamos que dê tudo certo! Não deixe de contar como foi aqui pra gente.
      Até mais!

  9. Oi. Desenvolvi o estrabismo intermitente fazem 4 anos, atualmente tenho 25 anos. Já fui em muitos médicos especialistas, nos “melhores” da cidade, gastei horrores com exames e consultas… nenhum me deu retorno, a única E última oftalmo que fui, quase chegou perto dessa explicação Que vcs deram mas falou que se operassem meus olhos eu ficaria com o olho operado paralisado e torto… me mandou pra casa e usar óculos para descanso. Já não tenho vida nesses últimos anos. Não sei oq fazer. Medo de gastar novamente com médicos para ouvir um “nada”. Oq me indicam? Preciso de ajuda

    1. Oi Barbara, tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Entendo que as coisas não estão fáceis, e que você não teve a melhor experiência com médicos.
      Mesmo assim quem poderá realmente te ajudar com as melhores orientações sobre seu estrabismo é o médico profissional da área
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível
      Espero que consiga as respostas que busca!
      Sempre que precisar, conte conosco!

    1. Olá, Fábio tudo bem?
      A melhor pessoa pra te orientar é um profissional de confiança após analisar seus olhos.
      Não deixe de procurá-lo.
      Esperamos que dê tudo certo

    1. Oi Ro, tudo bem?
      Obrigado pelo comentário.
      É sempre importante seguir a recomendação do médico especialista.
      Caso tenha dúvidas em relação ao diagnóstico do médico, uma segunda opinião pode ser válida.

  10. TENHO MIOPIA E ESTRABISMO. NÃO SEI O QUE FAZER. POIS NA CIDADE ONDE EU MORAVA NÃO TEM ESPECIALISTA PRO MEU PROBLEMA DE VISTA. E AGORA JAH TO COM 38 ANOS. NÃO SEI SE AINDA TEM JEITO. QUASE NÃO CONSIGO LER MAIS. AS PALAVRAS FICAM TODAS EMBARALHADAS. MINHA VISTA FICA EMBAÇADA. NÃO TENHO CONDIÇÕES DE COMPRAR ÓCULOS. SINCERAMENTE NÃO SEI O QUE FAZER!

    1. Olá, Fabiana tudo bem?
      Sentimos muito pela situação 🙁
      O mais indicado era você tentar buscar por uma opinião médica especializada sobre seu problema. Mas é só um médico de confiança que pode te dizer como você pode tratar o problema.
      Esperamos que dê tudo certo.

  11. Claudia lopes de oliveira

    Eu Cláudia lopes de oliveira tenho estrabismo tenho 45 anos e gostaria muito de fazer uma cirurgia para corrigir pois me incomoda muito sinto muita dor de cabeça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *