Graças à acomodação visual, seus olhos olham automaticamente para seu smartphone, por exemplo. Quando a acomodação visual funciona corretamente, conseguimos enxergar detalhadamente de perto e com clareza. Quando essa alteração visual surge, problemas visuais podem aparecer, afetando a clareza da visão. Nesse sentido, uma visita ao oftalmologista e exames realizados, podem resolver o problema.
No artigo de hoje, falaremos sobre acomodação visual no sentido óptico e físico, como o problema afeta a visão, e os riscos quando esse mecanismo não funciona corretamente. Continue a leitura para saber tudo.
O que é acomodação visual?
A acomodação visual (fenômeno físico e óptico) é um mecanismo dos nossos olhos para se ajustar e focar em objetos em diferentes tipos de ambientes e em diferentes distâncias. Então, partes dos olhos ficam responsáveis pelo processo, enviando sinais visuais ao cérebro, e transformando-os em visão.
Ou seja, quando lemos um livro, por exemplo, nosso sistema nervoso central instintivamente envia impulsos para o músculo ciliar no olho que em seguida ajusta o foco da lente. Essa resposta automática, também conhecida por acomodação — é a resposta do cérebro a um pedido de visão de perto. Os mecanismos básicos da anatomia ocular que permitem a acomodação ocular são:
- Córnea: esta meia cúpula clara na frente do globo ocular dobra os raios de luz que passam por ela.
- Lente dos olhos (cristalino): disco transparente e elástico que fornece ajustes finos de foco, especialmente para objetos próximos e leitura.
- Pupila: abertura circular cercada pela íris (a parte colorida do olho) que se expande e se contrai para controlar a quantidade de luz que atinge a parte de trás dos olhos.
- Retina: o revestimento interno sensível à luz da parte de trás do olho envia informações visuais para o cérebro.
Imagem: Zanette Saúde Visual
Dessa forma, essas partes se unem para produzir a acomodação ocular e foco na visão de perto. Então quando um objeto se aproxima do globo ocular, ocorrem três eventos:
- Convergência: linha de visão de cada olho que se move em direção ao outro (convergir) mantendo o objeto próximo e alinhado no centro de cada olho, fornecendo visão nítida e focada.
- Constrição: as pupilas se contraem para aumentar a profundidade de foco.
- Aumento do poder da lente: esse músculo se contrai, permitindo que a lente se modifique, melhorando o foco do objeto próximo.
Distúrbios da acomodação visual
Primeiramente, distúrbios de acomodação visual podem afetar pessoas de todas as idades, causando dificuldade em focar em objetos próximos por longos períodos. Sobretudo, a disfunção acomodativa é um problema de fadiga adquirida, que causa cansaço visual e estresse.
Todavia, algumas doenças e defeitos subjacentes do sistema visual podem afetar mais as crianças. Existem quatro tipos de disfunções visuais acomodativas:
- Insuficiência acomodativa: ocorre quando um indivíduo perde a capacidade de contrair o músculo de foco por períodos adequados. Ou seja, se o seu reflexo de visão de perto for considerado por um médico abaixo do ideal para sua faixa etária, isso é chamado de insuficiência acomodativa.
- Acomodação mal sustentada: nesta condição, a resposta normal de acomodação piora com o tempo.
- Espasmo ou excesso de acomodação: o reflexo de acomodação reage exageradamente a um estímulo visual.
- Incapacidade acomodativa: a visão de longe fica embaçada após a visão de perto prolongada (ou vice-versa).
Sintomas de disfunções acomodativas
Os sintomas de disfunções na acomodação visual podem surgir cedo, em crianças e adultos jovens. Nesse sentido, existem quatro principais tipos de problemas de focalização que são a insuficiência acomodativa, espasmo acomodativo, e excesso acomodativo.
Então, se você tiver mais de um dos problemas acima, entre em contato com um médico oftalmologista para uma avaliação visual completa. Em alguns casos, pode ser recomendados óculos apenas para enxergar de perto, ou em forma bifocal especial. Já a capacidade de focalização aprimorada geralmente pode ser desenvolvida com terapias visuais.
Entenda como a idade altera a acomodação visual
Conforme envelhecemos, é natural perder a elasticidade dos olhos e a perda da capacidade de se ajustar e focar em objetos rapidamente. Então, essa perda de elasticidade resulta na presbiopia, também conhecida como vista cansada.
Todo esse processo acaba afetando a acomodação visual, já que ela não é mais possível, pois o olho não consegue mais se acomodar a objetos próximos. A presbiopia é a perda normal de acomodação relacionada à idade que acontece à medida que as pessoas envelhecem.
Por exemplo, quem lê muito tende a começar a perceber os efeitos da presbiopia após os 40 anos, quando se torna extremamente difícil focar em textos próximos (em livros ou na tela de um celular, ou tablet). Ainda que a presbiopia não seja específica da leitura, é comum que pessoas com mais de 40 anos fiquem cada vez mais frustradas ao tentar examinar objetos próximos no decorrer dos anos.
Então, durante o processo de envelhecimento, a lente dentro de cada olho tende a engrossar, tornando-se menos elástica até que não consiga mais mudar de forma. Em outras palavras, o olho não pode mais aumentar seu poder de foco para ver objetos próximos com clareza.
Contudo, existem muitas opções de tratamento da presbiopia, como, por exemplo, óculos com lentes progressivas, óculos bifocais básicos (ou trifocais) e lentes de contato. Por fim, se você também necessitar de cirurgia de catarata, lentes intraoculares acomodativas são outra maneira de corrigir a presbiopia.
Fatores do dia a dia que prejudicam a acomodação visual
Outros fatores podem contribuir para uma pior acomodação visual, como, por exemplo, o uso excessivo de telas digitais. Essa exposição extensiva as telas também causa a fadiga ocular, que também prejudica a acomodação visual no dia a dia, podendo se confundir com um problema chamado falsa miopia.
Os dispositivos que oferecem riscos para os olhos afetando a acomodação são o uso excessivo de computadores, smartphones, TV, e tablets com telas de LED. Com a identificação destes problemas causados no dia a dia, muitos fabricantes de óculos desenvolveram lentes para evitar esse tipo de desconforto, conhecidos como óculos anti-fadiga ou de descanso, sendo os óculos com filtro de luz azul e fotossensíveis.
As vantagens são que essas lentes conseguem proteger os olhos durante longos períodos em frente às telas digitais, além de proporcionar uma visão mais confortável para quem tem sensibilidade à luz, como é o caso dos óculos de descanso com tratamentos fotossensíveis, antirreflexos e com proteção UV 100%.
Maior conforto na hora de corrigir sua visão
Nossa missão é garantir que todos tenham acesso a lentes de óculos de qualidade e por um preço muito mais justo, de forma pática, sem precisar sair de casa. Além disso, nós trabalhamos com as lentes mais finas para todas as necessidades. Nossas lentes já vêm com os tratamentos essenciais inclusos, pois acreditamos que você não precisa pagar a mais para ter lentes de qualidade. Atendemos todas as faixas de graus:
- Lentes para até 4 graus: disponíveis nas versões, incolor, fotossensíveis, escura e com filtro de luz azul, já incluso todos os tratamentos essenciais.
- Lentes para mais de 4 graus: as lentes de resina mais finas do mundo — Lentes Tokai 1.76, disponíveis nas versões, incolor, fotossensíveis, escura e com filtro de luz azul. Inclui 6 tratamentos essenciais.
- Lentes multifocais: disponíveis nas versões, incolor, fotossensíveis, escura e com filtro de luz azul. Inclui 5 tratamentos essenciais.
Nosso processo de compra de lentes é 100% online. Você só precisa enviar sua armação que devolvemos seu óculos pronto. Em nosso site, você recebe dicas e orientações personalizadas para ter a melhor versão do seu óculos de grau, além de garantir as lentes mais finas do mercado. Faça um orçamento online e gratuito em nosso site e conheça nosso serviço inovador de troca de lentes sem sair de casa.