falsa miopia

Falsa miopia é provocada por uso excessivo do celular

4
(4)

A falsa miopia é uma condição ocular não permanente. Ela ocorre pelo uso excessivo de telas de celulares, computadores e demais dispositivos eletrônicos. Isso cria a sensação de embaçamento nos olhos por esforço excessivo da visão de perto.

Mesmo não sendo permanente, devemos tomar cuidado com esse esforço da visão de perto. A seguir, explicaremos mais sobre a falsa miopia e os cuidados a serem tomados. 

Falsa Miopia: O que é?

A miopia comum é caracterizada pela dificuldade de enxergar objetos distantes. Ela é causada pelo alongamento do globo ocular, que causa um erro de refração na retina. Assim, a imagem que deveria ser formada na retina acaba sendo formada antes dela. Dessa forma, há uma distorção de imagem dos objetos que estão distantes. 

 A falsa miopia não tem essas mesmas causas, nem sintomas. Em suma, ela ocorre quando usamos telas digitais por muito tempo. O que acontece é que quando usamos  esses aparelhos frequentemente, as imagens começam a ficar borradas, embaçadas e os olhos mais secos. Isso ocorre por conta da contração em excesso dos músculos dos olhos ao tentar enxergar um objeto de perto. Assim, esses músculos se contraem para encontrar o foco. Então imagine o esforço que esses músculos fazem quando passamos várias horas olhando para a tela de um celular!

Além de forçar nossa visão de perto, quando estamos concentrados nessas telas, nos esquecemos de piscar. Ou seja, os olhos não lubrificam o suficiente e por isso ficam secos e cansados. O resultado é ficar com a vista embaçada ao tentar enxergar de longe

Mas apesar dos sintomas serem parecidos com o da miopia, esse esforço dos olhos não irá evoluir para a doença. No entanto, é importante prestar atenção ao tempo à frente das telas, pois alguns estudos mostram que isso pode influenciar no desenvolvimento da miopia. 

A miopia e o tempo de exposição à telas digitais

Alguns estudos já mostram que crianças que passam muito tempo na frente de telas digitais são mais propensas a desenvolver miopia no futuro. Isso tem a ver com o tempo de exposição à luz natural. Nessas pesquisas realizadas com crianças, é mostrado que os pequenos que passavam mais tempo ao ar livre tinham uma porcentagem maior de visão normal, comparado às crianças que passavam mais tempo em ambientes fechados.

Outros estudos dizem que o desenvolvimento da miopia também está relacionado a passar muito tempo forçando a visão de perto. Essa contração dos músculos pode contribuir para um aumento da miopia, seja em seu surgimento ou desenvolvimento. 

falsa miopia

A miopia é um distúrbio da visão que causa dificuldade para ver de longe. Ela ocorre quando o globo ocular é mais alongado do que o normal. Isso faz com que as imagens sejam formadas antes da retina, causando dificuldade para enxergar a longas distâncias. 

A falsa miopia, por outro lado, não está relacionada com o tamanho do globo ocular, mas com o uso excessivo de aparelhos eletrônicos

Veja mais sobre falsa miopia e miopia em geral em nossa série de vídeos no youtube. Para assistir, clique abaixo.

Por esse motivo, somente o médico oftalmologista pode fazer um diagnóstico de qual problema de visão a pessoa tem. Então, para saber se você tem falsa miopia ou miopia verdadeira, é necessário consultar um profissional em saúde dos olhos. Apenas ele poderá fazer os exames e a avaliação completa da sua acuidade visual. 

Se a miopia for diagnosticada, ele prescreve o tratamento a ser seguido, que normalmente é o uso de óculos ou lente de contato. No caso do diagnóstico ser de falsa miopia, os desconfortos podem ser amenizados com colírios específicos, prescritos pelo oftalmo.

O que causa falsa miopia?

Na realidade, o que causa os desconfortos da falsa miopia é a luz azul emitida pelas telas digitais. Quando somos expostos a esse tipo de luz por muito tempo, ficamos com fadiga ocular, visão embaçada e dores de cabeça. 

Além de prejudicar a visão, a luz azul também interfere no nosso sono, pois bloqueia a produção de melatonina.

Mas é possível amenizar os desconfortos causados pela luz azul usando um óculos de descanso. Esse tipo de óculos filtram a luz dos aparelhos que causam a fadiga ocular. 

Luz Azul: o que é, onde está presente e porquê faz mal? – Episódio 1

Óculos de descanso para falsa miopia

Assim como a tecnologia mudou tudo ao nosso redor, ela também está transformando a saúde dos nossos olhos.

Isso porque o tempo que passamos conectados à internet aumentou muito nos últimos anos. Segundo uma pesquisa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a média diária de uso de internet em 2015 era de quase 5h durante os dias de semana e 4h30 nos finais de semana.

Os óculos de descanso para falsa miopia devem possuir filtro de luz azul, permitindo que a luz que prejudica a visão seja filtrada. Assim, somente a luz boa chegue em seus olhos.

Aliás, esse tipo de óculos pode ser usado até mesmo por quem não possui grau. Isso porque ele tem como objetivo proporcionar maior conforto visual ao paciente, e não apenas corrigir a visão

Por esse motivo, quem tem falsa miopia pode usar óculos de descanso para diminuir os desconfortos causados pelos dispositivos digitais.

A Lenscope oferece as Lentes Lenscope Digital Comfort. Ela pode ser usada apenas como óculos de descanso para quem tem falsa miopia ou pode ter graus de miopia, hipermetropia ou astigmatismo. 

Ou seja, qualquer pessoa pode usá-la.

Além do filtro de luz azul, ela também já vem com os tratamentos antirreflexo, antirrisco, proteção UV, camada liporrepelente e camada hidrorrepelente inclusos e são as lentes mais transparentes do mercado. Tudo isso para garantir o maior conforto para você!

Conheça as Lentes Lencope Digital Comfort.

E se minha miopia não for falsa?

Não há necessidade de alarde. Os tratamentos para miopia comum não são o fim do mundo, e são bem simples. Lentes de contato e óculos de grau podem te ajudar a enxergar com nitidez. 

Se você estiver na dúvida, você pode fazer o nosso teste de visão, 100% online e gratuito. Ele vai te ajudar a verificar se tem ou não algum problema de visão, incluindo a miopia.

Nós aqui da Lenscope queremos melhorar a saúde visual dos brasileiros. Por isso, oferecemos lentes de qualidade, com preços acessíveis, e com maior conforto para sua compra.

Você pode comprar óculos de grau conosco sem nem precisar sair do sofá. Nosso modelo de negócio foi todo desenhado para oferecermos a melhor qualidade, pelo melhor preço e pelo maior conforto.

Você pode fazer um orçamento online, gratuito e sem compromisso com a gente para saber quais lentes recomendamos para o seu grau, além de te falar quanto custam seus óculos novos. 

falsa miopia orçamento

Assine a newsletter do nosso portal de notícias para continuar por dentro de todos os assuntos sobre saúde visual!

Atualizado em 05/10/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *