Aniseiconia: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Aniseiconia: o que é, causas, sintomas e tratamentos
  • por
0
(0)

A aniseiconia é uma condição ocular onde a pessoa tem percepções de tamanhos diferentes de uma imagem em cada olho. Esse problema pode fazer com que nosso cérebro não desempenhe a função dos olhos corretamente. No artigo de hoje, falaremos sobre como a aniseiconia se desenvolve, quais suas causas, sintomas, e tratamentos. Continue a leitura e saiba mais sobre esta condição.

O que é aniseiconia?

Aniseiconia vem da palavra grega ”aniseikonia”, traduzindo: “imagens desiguais”. É uma condição binocular da qual a imagem é percebida por tamanhos distintos em cada olho. Esta condição apresenta duas realidades diferentes: 

  • Aniseiconia estática: onde os tamanhos das imagens em cada olho se diferem. 
  •  Aniseiconia dinâmica: semelhante à estática, no entanto, ela ocorre com um movimento nas imagens, como se elas tivessem sobreposições.

Em suma, este é um problema difícil de ser diagnosticado não só porque as duas condições (estática e dinâmica) são semelhantes, mas também porque esta é uma condição semelhante a outros problemas visuais, como, por exemplo, a anisometria.

  • Anisometropia x aniseiconia: diferenças

A aniseiconia tem sintomas parecidos com a anisometropia, e muitas vezes são confundidas, no entanto, são condições diferentes. Nesse sentido, podemos afirmar que a anisometropia é uma condição onde existe uma diferença refrativa nos olhos, que causa desequilíbrios na visão como imagens borradas na retina e diferença no tamanho das imagens vistas em cada olho.

As causas da anisometropia estão ligadas diretamente com o grau de refração de cada pessoa. Nesse sentido, existem três tipos de anisometropia: a anisometropia simples, composta e mista. Ou seja, cada uma possui uma causa diferente. Por exemplo, a causa da anisometropia mista, está ligada a miopia em um dos olhos e hipermetropia em outro, em graus distintos. Em síntese, a anisometropia surge devido a erros de graus diferentes em cada olho.

Por outro lado, a aniseiconia ocorre por erros refrativos, ou seja, quando um óculos de grau ou lentes corretivas de grau foram prescritos incorretamente, por exemplo. Então, imagens são formadas em diferentes tamanhos pela retina, causando incômodo em nosso cérebro. Nesta condição os dois olhos não conseguem trabalhar em conjunto, ou seja, não é possível receber uma imagem e vê-la em conjunto, pois cada olho está em direções e percepções diferentes. 

Principais sintomas de aniseiconia

Nos casos de aniseiconia, é comum que a pessoa apresente os seguintes sintomas:

  • Supressão e distúrbios do equilíbrio;
  • Dor de cabeça;
  • Diplopia (percepção de 2 imagens em um único objeto);
  • Fadiga ocular;
  • Fotofobia;
  • Vertigem (tonturas);
  • Dificuldade de leitura;
  • Distúrbios do equilíbrio;
  • Náuseas;
  • Percepção espacial distorcida;
  • Nervosismo;
  • Extrema sensação de fadiga.

Causas e fatores de risco para aniseiconia

A aniseiconia é um problema que causa distorção de tamanhos entre imagens vistas entre cada olho, ou seja, eles não recebem as imagens de forma igualitária. Esta condição pode ter causas ligadas a diversos fatores como, por exemplo, prescrições erradas de graus de lentes de correção e/ou de óculos. Existem dois tipos de aniseiconia:

  • Aniseiconia induzida opticamente — ocorre devido a erros de refração de lentes corretivas e/ou cirurgias refrativas. Além disso, pode surgir devido à cirurgia de catarata, implantes de lentes ou a falta dela.
  • Aniseiconia induzida pela retina — acontece quando houve danos na retina por algum motivo, descolamento ou rasgos da retina, e/ou anomalias maculares.

O olho humano consegue tolerar uma pequena quantidade de aniseiconia, de até 7%, conforme estudos médicos. Nesse sentido, pessoas com quantidades leves do problema, são capazes de não desenvolverem problemas graves na visão e levarem uma vida normal. É importante lembrar que não existe um grupo específico de pessoas propensas a desenvolver a aniseiconia, pois todas as pessoas de ambos os sexos podem desenvolver a doença. 

Por fim, lembre-se que ao ter qualquer um dos sintomas não significa que você tenha ou que desenvolverá a aniseiconia, somente um oftalmologista poderá diagnosticá-lo corretamente. Por isso, procure o seu médico sempre que sentir que há algo de errado com sua visão.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Como é feito o diagnóstico e tratamento da aniseiconia

O diagnóstico da aniseiconia só pode ser feito por um médico oftalmologista, a partir de exames e testes. Portanto, nunca, se autodiagnostique. Contudo, os cuidados do problema podem variar, conforme as causas que levaram ao problema. Os tratamentos disponíveis incluem:

  • Uso regular de óculos com o grau adequado para cada olho;
  • Lentes de contato corretivas e adequadas conforme o grau;
  • Em casos mais raros, a cirurgia refrativa da córnea pode ser indicada pelo médico;
  • Uso de óculos ou lentes refrativas adequados ao grau, além de medicamentos conforme a causa que levou ao problema.

É possível prevenir aniseiconia?

É difícil se prevenir contra esta doença. Entretanto, você pode reduzir o risco de desenvolvê-la com algumas atitudes simples, como: realizar exames oftalmológicos regulares com seu médico oftalmologista de confiança, usar lentes de contato corretivas ou óculos regularmente (no caso de pessoas com a receita prescrita pelo médico).

Informação sobre saúde visual na palma da sua mão

Ficar atento aos sintomas e sinais que nossos olhos dão é importante na hora de identificar doenças como, por exemplo, essa que tratamos hoje, a aniseiconia. Por isso, é essencial visitar um médico oftalmologista regularmente para saber como está a sua saúde visual. Portanto, é preciso realizar consultas e exames regulares.

A Lenscope tem o propósito de levar informação sobre saúde ocular para todos e garantir que todas as pessoas que precisam de lentes mais finas, tenham acesso a lentes de óculos de qualidade por um preço mais justo. Dessa forma, visamos criar um mundo onde todos possam enxergar com mais clareza, um par de olho por vez. Então, se você quer se manter informado e cuidar melhor da sua saúde ocular, assine agora nossa newsletter e conheça também nossas lentes mais finas em nosso site.

orçamento

Fontes:

American Academy Of Ophthalmology

Optical diagnostics

ScienceDirect 

DoveMed

Cleveland Clinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *