Arco senil: o que é, causas, sintomas e tratamento

Arco senil: o que é, causas, sintomas e tratamento
  • por
5
(1)

Você já ouviu falar sobre o arco senil? É aquele anel azul, cinza ou branco que pode aparecer ao redor da córnea dos olhos. Mas o que isso significa? Dessa forma, neste artigo, abordaremos a gravidade dessa condição, suas principais causas e sintomas, além de entender como os médicos fazem o diagnóstico e quais são as opções de tratamento disponíveis. 

O que é arco senil?

O arco senil é uma condição ocular caracterizada pela presença de um anel branco, cinza ou azul ao redor da córnea, a camada transparente que cobre a parte frontal do olho. Esse anel pode criar a ilusão de que a íris possui duas cores diferentes devido à sua aparência distintiva. Inicialmente, o arco senil pode aparecer como um pequeno arco ao longo da parte superior e inferior da córnea. Com o tempo, esse arco pode se desenvolver e formar um anel completo ao redor da córnea.

O arco senil é mais comum em pessoas mais velhas, sendo frequentemente associado ao processo de envelhecimento. No entanto, ele também pode ocorrer em indivíduos com menos de 40 anos, embora seja menos comum nesse grupo etário. A presença do arco senil não é necessariamente grave em si mesma, mas pode indicar a presença de outros fatores de risco, como níveis elevados de colesterol no sangue. 

 arco senil

Fonte: Wikimedia

Conheça as causas mais comuns

O arco senil ocorre devido à deposição de lipídios, principalmente colesterol, ao redor da córnea do olho. Esses lipídios são substâncias gordurosas que circulam no sangue, originárias tanto da alimentação quanto do fígado, que produz colesterol necessário para funções corporais vitais, como a síntese de hormônios e vitaminas, bem como a formação de células. 

Além do colesterol alto, o arco senil pode estar associado a outros fatores, como o envelhecimento. Se uma pessoa desenvolve o arco senil antes dos 40 anos, isso é conhecido como arcus juvenilis e pode indicar a presença de problemas de saúde subjacentes, como altos níveis de colesterol ou distúrbio do uso de álcool.

Principais Sintomas

O principal sintoma do arco senil são os anéis brancos ou acinzentados ao redor da córnea do olho. Assim, é importante observar que o arco senil geralmente afeta ambos os olhos, sendo chamado de bilateral quando ocorre nos dois.

Além disso, um dos aspectos notáveis do arco senil é que ele pode dar a impressão de que a íris do olho possui duas cores diferentes devido à sua localização próxima à córnea. No entanto, é essencial ressaltar que essa condição, por si só, não causa problemas de visão e, geralmente, não é acompanhada por outros sintomas. 

Essa característica faz com que o arco senil seja considerado uma condição ocular benigna, especialmente em pessoas acima dos 40 anos. Mas, quando a condição se desenvolve em indivíduos com menos de 40 anos, a investigação médica pode ser necessária, uma vez que pode estar associada a problemas subjacentes.

Arco senil: entenda como é realizado o diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do arco senil pode ser realizado por um oftalmologista por meio de uma avaliação visual simples. Geralmente, o médico observará a presença dos anéis brancos ou acinzentados ao redor da córnea durante um exame ocular de rotina. Em alguns casos, pode ser utilizada uma lâmpada de fenda, um instrumento que permite uma visualização mais detalhada do olho.

Quanto ao tratamento, não há uma abordagem específica para o arco senil, uma vez que essa condição é geralmente inofensiva e não afeta a visão. No entanto, em situações específicas, o médico pode decidir realizar uma avaliação mais cuidadosa. Isso pode acontecer nas seguintes circunstâncias:

  • Pacientes com menos de 40 ou 50 anos;
  • Presença de arco senil em apenas um olho (arcus senilis unilateral);

Saiba se é possível ou não prevenir o arco senil

Embora não seja possível prevenir diretamente o arco senil, existem medidas com relação ao estilo de vida que podem ser adotadas para manter a saúde dos olhos e ajudar a manter os níveis de colesterol sob controle como:

  • Parar de fumar;
  • Alimentação saudável;
  • Atividade física regular;
  • Consultas oftalmológicas regulares.

Lembrando que o arco senil é principalmente uma condição relacionada ao envelhecimento e à deposição de lipídios na córnea, e não pode ser evitado diretamente. Por isso, adotar um estilo de vida saudável e controlar os fatores de risco associados ao tabagismo e à saúde vascular pode ajudar a manter a saúde ocular ao longo da vida.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Informação sobre saúde ocular na palma da sua mão

Nossos olhos são janelas para o mundo, e através deles, podemos compreender muito sobre nossa saúde. Observar os sinais e sintomas que nossos olhos nos apresentam e visitar regularmente um oftalmologista é crucial para garantir uma visão saudável ao longo da vida, além de prevenir doenças oculares ou tratar algum problema de visão.

Claro que se manter bem informado também é importante para cuidar bem dos olhos. Por isso, aqui na Lenscope é levamos informações sobre saúde ocular para todos, bem como garantimos que todos os que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo.

Além disso, se você precisa de lentes mais finas, pode contar com as lentes mais finas e de qualidade aqui da Lenscope. E então, está esperando o quê? Faça um orçamento online e gratuito em nosso site agora mesmo e garanta as melhores lentes por um preço justo, sem sair de casa.orçamento

Fontes

American Academy Of Ophthalmology | Web MD |My Cleveland Clinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *