Astigmatismo hipermetrópico simples e composto: causas e tratamentos

Astigmatismo hipermetrópico simples e composto: causas e tratamentos
  • por
0
(0)

O astigmatismo e a hipermetropia são problemas oculares parecidos e bastante comuns entre jovens e adultos. Embora sejam desvios de refração distintos, é possível ter astigmatismo e hipermetropia juntos, no mesmo olho ou em olhos diferentes. Quando os dois desvios ocorrem simultaneamente no mesmo olho, temos uma condição ocular específica, conhecida como astigmatismo hipermetrópico. Por isso, no artigo de hoje, falaremos tudo sobre essa condição, mostraremos como identificar os principais sintomas e causas e quais são as possibilidades de tratamento. 

O que é astigmatismo hipermetrópico?

O astigmatismo hipermetrópico nada mais é do que o desenvolvimento do astigmatismo e hipermetropia no mesmo olho. O astigmatismo é um erro de refração que impossibilita enxergar somente em uma direção. Isso ocorre por conta do formato irregular da córnea astigmata, que não é esférica como a de um olho saudável.  

Já a hipermetropia é basicamente a dificuldade para enxergar objetos próximos. Esse erro de refração também ocorre por conta de uma alteração no formato do globo ocular. Por isso, quem tem hipermetropia tem o globo ocular mais curto que o normal, fazendo com que a imagem seja formada atrás da nossa retina.

O astigmatismo hipermetrópico ocorre quando ambos ou um meridiano do olho apresenta hipermetropia, ou seja, a imagem é formada atrás da retina. Assim, o astigmata não consegue enxergar as linhas em certas direções. Por isso, nesse caso, a visão ficará distorcida a qualquer distância, tanto para perto como para longe. 

Outros tipos de astigmatismo hipermetrópico:

Existem dois tipos de astigmatismo hipermetrópico:

  • Astigmatismo hipermetrópico simples: ocorre quando somente um ponto focal é formado na retina e os demais atrás da mesma. 
  • Astigmatismo hipermetrópico composto: ocorre quando os dois pontos focais são formados atrás da retina. 

Qual a principal causa?

O astigmatismo hipermetrópico é causado pela irregularidade no formato da córnea, fazendo com que a luz atinja vários pontos da retina ao mesmo tempo, criando vários pontos focais atrás dela. 

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Sintomas mais comuns de astigmatismo e hipermetropia juntos

Os principais sintomas do astigmatismo hipermetrópico são a dificuldade para enxergar de perto e de longe. Além disso, outros sinais de que você tem astigmatismo e hipermetropia são:

  • Dor de cabeça;
  • Objetos embaçados;
  • Fadiga ocular;
  • Fotofobia;
  • Dores nos olhos;
  • Vermelhidão;
  • Lacrimejamento dos olhos;
  • Estrabismo em crianças.

Portanto, caso você apresente um ou mais desses sintomas, não deixe de procurar um oftalmologista para realizar um diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Quando não diagnosticado a tempo, o astigmatismo hipermetrópico pode causar dores oculares intensas devido ao esforço para enxergar.

olho sensível - teste de visão

Astigmatismo hipermetrópico infantil

O astigmatismo hipermetrópico costuma ser mais comum em crianças em idade escolar. Isso porque a criança astigmata e hipermétrope não consegue enxergar a lousa nem de perto e nem de longe, o que ajuda a diagnosticar o problema. Por isso, o astigmatismo hipermetrópico pode comprometer o aprendizado e o desenvolvimento infantil, uma vez diagnosticado deve ser tratado o quanto antes. 

Tratamentos para astigmatismo hipermetrópico

Após o diagnóstico, o oftalmologista pode indicar diferentes tratamentos para cada caso. São eles:

  • Lentes de contato: Indicadas para casos de astigmatismo hipermetrópico leve ou moderado. Dessa forma, as lentes de contato irão corrigir o erro de refração e consequentemente melhorar a visão a curtas e longas distâncias.
  • Cirurgia refrativa: A cirurgia é indicada somente para casos de astigmatismo hipermetrópico alto. No entanto, para realizar o procedimento é necessário ser maior de 21 anos e ter o grau estabilizado por no mínimo 6 meses.
  • Lentes de óculos: Outra opção de correção bastante indicada para casos leves é usar óculos de grau. Assim, as lentes do óculos irão proporcionar uma visão nítida a qualquer distância.

Lentes de óculos mais finas para correção de astigmatismo hipermetrópico

O diagnóstico de astigmatismo hipermetrópico é feito através de exames de vista específicos realizados por um oftalmologista. Por isso, é extremamente importante procurar um profissional ao notar algum sintoma de astigmatismo e hipermetropia para iniciar o tratamento adequado. Assim, será possível enxergar normalmente independentemente do seu grau e da sua idade. 

Caso você tenha sido diagnosticado com astigmatismo hipermetrópico, não se preocupe porque nós da Lenscope podemos te ajudar. Nós trabalhamos com lentes mais finas e te orientamos para que você tenha a melhor versão do seu óculos de grau. Portanto, na Lenscope, você encontra lentes para todas as necessidades:

  • Lentes para até 4 graus: São as Lentes Lenscope Poli 1.59, disponíveis nas versões incolor, fotossensíveis, escura e com filtro de luz azul.
  • Mais de 4 graus: Nossas Lentes Lenscope LensAI 1.74 são lentes em resina superfinas. Estão disponíveis nas versões incolor, fotocroma, escura e com filtro de luz azul.
  • Multifocais: Para quem tem presbiopia, as Lentes Lenscope Progress podem ser adquiridas nas versões fotossensível, escura, com filtro de luz azul e fotossensível com filtro de luz azul.

Faça agora mesmo um orçamento para descobrir quanto custa a melhor versão do seu óculos.

orçamento

Fontes:

Southern Eyecare Associates

Farlex Dictionary

Eye Centers of Florida

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *