Astigmatismo miópico: o que é, sintomas e tratamento

Astigmatismo miópico: o que é, sintomas e tratamento
  • por
3
(1)

O astigmatismo miópico é um erro refrativo onde um ou ambos meridianos principais da visão formam um ponto focal por cima da retina e outro antes, impossibilitando de enxergar com nitidez. Esse é um problema comum, e pode ser facilmente tratado. Portanto, no artigo de hoje, explicaremos o que é o astigmatismo miópico, principais sintomas e tratamentos. Continue lendo e descubra.

O que é astigmatismo miópico?

O astigmatismo é uma condição visual que causa um erro refrativo devido a deformidades na curvatura da córnea, fazendo com que a visão fique embaçada, seja para perto ou longe. Sobretudo, existem outros tipos de astigmatismo, sendo três tipos principais: astigmatismo míope, astigmatismo hipermetrópico, e por fim o astigmatismo misto, todos embasados no principal meridiano (eixo) principal de cada olho, seja vertical ou horizontal.

O astigmatismo miópico é um erro refrativo onde um ou ambos meridianos principais da visão formam um ponto focal por cima da retina e outro antes dela. Ou seja, um dos dois principais meridianos dos olhos focalizam os raios de luz em frente a retina e o outro foca corretamente sob a retina.

Geralmente, o astigmatismo miópico e outros tipos de astigmatismo, ocorrem devido à curvatura da córnea ser mais acentuada em determinada região, fazendo com que a luz recebida pelos olhos seja distribuída erroneamente em vários lugares dos olhos, resultando em imagens borradas.

Então, quando falamos de astigmatismo miópico, ocorrem dois erros diferentes de refração no mesmo olho: o astigmatismo e a miopia simultaneamente. Esse é um problema muito comum nas pessoas, mas pode ser mais frequente em crianças.

Conhecendo outros tipos de astigmatismo miópico

Existem dois tipos de astigmatismo miópico: o astigmatismo miópico simples e o astigmatismo miópico composto. Entenda como cada um afeta a visão a seguir.

  • Astigmatismo miópico simples:

Os raios de luz recebidos formam 2 pontos focais — um, na frente da retina e outro que se forma corretamente sob a retina. Dessa forma, a pessoa com astigmatismo miópico simples tem dificuldade em enxergar tanto para perto como para longe. Além disso, não vê as imagens com nitidez, especialmente em distâncias maiores.

  • Astigmatismo miópico composto:

Por outro lado, no astigmatismo miópico composto, formam-se 2 pontos focais de luz na frente da retina em locais separados.  

Principais sintomas de astigmatismo miópico

Os principais sintomas de quem sofre com o astigmatismo miópico são enxergar imagens borradas e dificuldade em enxergar a longas distâncias. No entanto, outros sintomas podem surgir dependendo do grau de cada pessoa, outros sintomas comuns são:

  • Fadiga ocular;
  • Visão distorcida e borrada qualquer distância;
  • Falta de concentração;
  • Dificuldade para focar as imagens corretamente;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dores de cabeça;
  • As imagens podem parecer alongadas;
  • Tontura;
  • Dor na testa e nos olhos, após leituras;
  • Sensação de olhos ardentes;
  • Fotofobia.

Teste de visão [Miopia e astigmatismo]

Astigmatismo miópico infantil

O astigmatismo miópico em crianças é um problema bem comum, e deve ser tratado preferencialmente cedo, a fim de evitar problemas maiores no futuro. Geralmente os erros refrativos costumam ser diagnosticados em crianças em idade escolar, visto que é nessa fase que as dificuldades visuais podem ser identificadas com mais facilidade.

A principal forma de descobrir precocemente os erros refrativos na infância, é prestar atenção se a criança possui dificuldades em enxergar a diversas distâncias, ou se possui outros sintomas comuns como, por exemplo, falta de concentração na escola, fadiga ou cansaço visual, dores de cabeça, entre outros.

Mas, além disso, a ida regular a um médico oftalmologista é um ponto fundamental a fim de identificar esses e outros sintomas precocemente na vida da criança. Por isso, é esse profissional que poderá diagnosticar corretamente qual o erro refrativo que a criança possui e qual o tratamento ideal.

Tratamentos para astigmatismo miópico

Os tratamentos para o astigmatismo miópico variam conforme a necessidade de cada paciente, e somente um médico oftalmologista poderá recomendar o melhor tratamento. Assim, entenda os principais tratamentos disponíveis e para quais pacientes eles são geralmente recomendados:

  • Lentes para óculos: pessoas com graus de astigmatismo leve ou moderado podem ter boa melhora da visão apenas com o uso de óculos de grau para astigmatismo;
  • Lentes de contato: as lentes de contato corretivas são indicadas para pacientes com graus leves a moderados, tendo bons resultados;
  • Cirurgia refrativa: a cirurgia refrativa é indicada para os altos níveis de astigmatismo, pois geralmente somente o uso de óculos de grau não corrige o problema. Além disso, o uso de lentes de contato também não é indicado, pois, devido às imperfeições na córnea, é mais difícil a adaptabilidade.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Lentes de óculos mais finas para astigmatismo miópico

O diagnóstico do astigmatismo miópico, é feito a partir de exames realizados com um oftalmologista de confiança. Por isso, ao identificar os primeiros sinais de falhas visuais, procure imediatamente um médico. Nós, da Lenscope, além de darmos dicas e orientações para você ter a melhor versão dos seus óculos de grau, podemos ajudar com o seu tratamento juntamente ao seu oftalmologista de confiança.

Portanto, se o seu médico recomendou o uso de lentes de grau corretivas para óculos, nós trabalhamos com as lentes mais finas do mercado, sendo elas também para astigmatismo miópico.Nossas lentes, além de mais finas, oferecem o melhor custo-benefício se tratando de lentes de qualidade e com tratamentos sem taxas, a um preço justo. Conheça a seguir algumas de nossas lentes de grau que já incluem os tratamentos essenciais:

  • Lentes para até 4 graus: as Lentes Lenscope Poli 1.59, estão disponíveis nas versões incolor, fotossensíveis, escura e com filtro de luz azul; 
  • Mais de 4 graus: nossas Lentes Tokai 1.76 são as lentes em resina mais finas do mundo. Estão disponíveis nas versões incolores, transitions, escura e com filtro de luz azul;
  • Multifocais: indicadas para quem tem presbiopia, as Lentes Lenscope Progress podem ser adquiridas nas versões fotossensível, escura, com filtro de luz azul e fotossensível com filtro de luz azul.

Então, agora que você conhece as versões de lentes disponíveis para o seu grau, que tal realizar um orçamento online e gratuito conosco? Somos pioneiros na venda de lentes para óculos pela internet, reinventando o seu óculos de grau. Dessa forma você nem precisa sair de casa e gastar uma fortuna. Além disso, atendemos todo território brasileiro. Faça um orçamento conosco agora mesmo!

orçamento

Fontes:

All About Vision

Eye Care

Àrea Oftalmológica Avanzada

Eye Centers of Florida

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *