9 atividades para deficiente visual: simples e práticas

9 atividades para deficiente visual: simples e práticas
  • por
5
(3)

No artigo de hoje, apresentaremos quais brincadeiras e atividades podem ser praticadas por crianças cegas ou que possuem deficiência visual. Além de práticas que os pais podem inserir na educação de seus filhos com algum grau de cegueira. Continue lendo e aprenda 9 atividades simples e práticas para deficientes visuais.

Entenda mais sobre a cegueira e deficiência visual 

A cegueira está relacionada a perda total da visão ou a baixa visibilidade para enxergar, ou seja, uma pessoa cega não consegue ver nada ou quase nada. Por outro lado, a deficiência visual envolve condições resultantes em perda parcial da visão ou cenários, como, por exemplo, visão embaçada e capacidade de enxergar somente luzes e sombras.

Em escala global, existem aproximadamente 1,5 milhões de crianças cegas. Segundo pesquisas, esse número está crescendo. No mundo, cerca de 500.000 crianças ficam cegas a cada ano, uma a cada minuto, sendo que cerca da metade morrem em um ou dois anos após a doença.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cerca de 33 mil crianças cegas no Brasil devido a doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente. Do mesmo modo, existem aproximadamente 100 mil crianças com deficiência visual.

A gravidade da cegueira e da deficiência visual varia de cada indivíduo, a depender das causas da perda da visão, sendo que em muitos casos a cegueira e a deficiência visual são evitáveis ou tratáveis precocemente. Nesse sentido, são considerados problemas graves se não detectados e tratados precocemente.

Atividades para deficiente visual para praticar com crianças

Inserir crianças cegas ou com alguma deficiência visual em atividades é muito importante para que se sintam incluídas e menos entediadas. Por isso, com criatividade e adaptações cuidadosas, é possível que crianças com deficiência visual ou sem visão possam ser introduzidas em diversos tipos de atividades. Conheça algumas delas a seguir:

Massa de modelar

Crianças amam brincar com massinha de modelar, pois existe a possibilidade de criar diversas formas de objetos, animais e etc. No caso de crianças cegas, a massinha pode estimular a imaginação criativa. Você pode incentivar a criança a experimentar a textura da massinha, como, por exemplo, esmagando-a, esticando-a e moldando-a com as mãos.

atividades para deficiente visual

Fonte da imagem

Instrumento musical

Apresente a criança e deixe-a tocar e explorar diferentes instrumentos musicais, como, por exemplo, tambores, chocalhos, xilofones, entre outros. Dessa forma, experimentando os diferentes sons produzidos por cada um,  incentivando na produção de batidas e movimentos corporais. Mostre-lhe como ela pode explorar diferentes combinações de notas e ritmos e a estimule a tocar qualquer instrumento.

atividades para deficiente visual

Fonte da imagem

Jogos táteis

Uma das habilidades mais importantes na vida de uma criança cega ou com limitação visual é aprender a tocar e sentir objetos. Nesse sentido, jogos táteis são ideais para o desenvolvimento de habilidades motoras refinadas, como, por exemplo, o uso de pequenos músculos das mãos.

Existem vários jogos táteis que podem ser adaptados para crianças com deficiência visual ou cegueira, como, por exemplo, jogo da memória tátil, jogos de empilhar, dominó tátil e jogo de encaixe tátil. Estes jogos conseguem desenvolver habilidades básicas para matemática e ciências, como aprender medidas, e observação de mudanças quando materiais são misturados.

atividades para deficiente visual

Fonte da imagem

Histórias e leitura

Inventar histórias e incentivar a leitura, é muito importante para estimular o desenvolvimento das crianças cegas, proporcionando acesso a um mundo de imaginação, conhecimento e emoções. Entretanto, para manter a criança interessada na história, encontra-se a necessidade de executar entonações de vozes diferentes durante a narrativa, visto que crianças cegas se distraem com os sons ao redor com mais facilidade. Além disso, pode-se criar uma “caixa de história” com apresentando ao mais novo objetos que contêm na história.

Essas atividades são fundamentais para seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional, além de promover a inclusão e a participação plena na sociedade. Além disso, o avanço da tecnologia e dos recursos de acessibilidade permite o acesso à literatura de forma inclusiva para crianças cegas. Por meio de livros em braile, livros de áudio e dispositivos eletrônicos adaptados, elas têm a oportunidade de desfrutar de uma ampla variedade de histórias e obras literárias.

atividades para deficiente visual

Fonte da imagem

Cultivo de plantas

O cultivo de plantas ensina a criança a entender sobre a natureza e de onde vem os alimentos. Portanto, a jardinagem tem se tornado uma excelente atividade para crianças com algum grau de deficiência ou cegas. Por isso, incentive a criança a participar de processos de plantios, incluindo cavar, regar e colher, pois isso estimula a imaginação do mais novo e o põe em contato com a natureza. Nesse sentido, os pais ou professores podem guiar as mãos da criança enquanto explicam verbalmente cada processo.

atividades para deficiente visual

Fonte da imagem

Passeio na água

Crianças pequenas com visão limitada ou sem visão geralmente possuem dificuldades em entender que a água presente em lagos, rios e mares está em constante movimento. Por isso, levá-las a sentir o movimento e o fluxo da água, é muito importante. Assim, eles sentem o que outras pessoas podem ver.

Portanto, levar crianças cegas ou com deficiência para ter sensações aquáticas como, por exemplo, em passeio de barcos, proporcionará à criança o entendimento de como se dá o movimento das águas. Elabore passeios aquáticos adaptativos onde elas possam ter essas sensações, descreva como é a água. Porém, é importante garantir que um adulto esteja supervisionando a criança a todo o momento.

atividades para deficiente visual

Fonte da imagem

Adaptação de jogos ativos

Jogos ao ar livre são essenciais e podem ser facilmente adaptados para crianças cegas ou com algum grau de deficiência visual. É possível utilizar alto contraste de cores para crianças com algum grau de deficiência e pistas táteis ou auditivas. Essas adaptações podem ser feitas ao explorar mais materiais como, por exemplo, fitas adesivas, elementos luminosos, auditivos e jogos adaptativos.

 atividades para deficiente visual

Fonte da imagem

Esportes acessíveis

Diversos esportes podem ser adaptados para serem acessíveis às crianças cegas ou com baixa visão. Nesse sentido, esportes como, por exemplo, ciclismo, futebol, tênis e passeios a cavalo, se adaptados sob supervisão de um adulto, podem ser praticados. Basta a criança se interessar.

 atividades para deficiente visual

Fonte da imagem

Atividades educativas

Inserir atividades educativas na vida de crianças com deficiência pode ser um desafio para os pais ou professores. Por isso, buscar conhecimento é muito importante. Atividades educacionais devem ser estimuladas nas crianças  com o intuito de incentivá-las a complementar atividades escolares.

Pois, o estímulo consegue aumentar a capacidade de desenvolvimento intelectual, emocional e o desenvolvimento de novas habilidades. Algumas das atividades que podem ser ensinadas são a escrita e leitura em braile  ou mediante dispositivos eletrônicos, e diários táteis.

 atividades para deficiente visual

Fonte da imagem

Informação sobre saúde ocular na palma da sua mão

Em muitos casos, se tratada precocemente, a cegueira infantil poderia ser evitada. Por isso, levar a criança desde muito cedo a um oftalmologista perante qualquer suspeita de alteração visual é muito importante. Nesse sentido, é muito importante estar atento aos principais sinais e sintomas dados pelos nossos olhos em qualquer idade, porque eles dizem muito sobre a nossa saúde.

Nosso propósito é levar informações sobre saúde ocular para todos, assim como garantir que todos os que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. Se após a consulta com o médico, seu oftalmo identificar que você precisa de óculos, conte com as nossas lentes mais finas. Faca um orçamento online e gratuito no nosso site agora mesmo.

orçamento

Fontes:

WeCapable 

WE C Hope

NLM

Paths to Literacy

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *