Os benefícios dos exercícios físicos para os olhos

Os benefícios dos exercícios físicos para os olhos
  • por
5
(1)

Os benefícios dos exercícios físicos para os olhos são muitos, principalmente para a prevenção de doenças oculares como a catarata, por exemplo. A prática dos exercícios melhora a circulação sanguínea, fornece mais oxigênio e nutrientes essenciais para os olhos. 

No artigo de hoje, mostraremos os benefícios que os esportes e atividades ao ar livre proporcionam ao funcionamento dos nossos olhos e também na prevenção de doenças oculares. Além disso, aprenda quais exercícios potencializam ainda mais os efeitos na saúde ocular. Continue lendo.

Comprovado: exercícios físicos previnem doenças oculares graves

Segundo um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade da Virgínia, camundongos que praticavam exercícios físicos tiveram redução de 45% no crescimento de vasos sanguíneos prejudiciais aos olhos.

Estes vasos são os responsáveis pelo surgimento de doenças como, por exemplo, a degeneração macular, uma das principais causas da perda de visão. Segundo o pesquisador Bradley Gelfand, Doutor, do Centro Avançado de Visão e Ciência da Universidade da Virgínia, este é um dos estudos mais completos já realizados sobre o assunto.

Conforme este profissional, o estudo fornece evidências concretas sobre os benefícios dos exercícios para a saúde ocular, além de prevenir doenças. Os cientistas responsáveis pelo estudo não sabem exatamente o que causou a redução, mas o principal fator seria o aumento de fluxo sanguíneo nos olhos, melhorando a circulação.

Além disso, observou-se que a perda inicial da visão pode estar relacionada com a falta de exercícios, isso porque a tendência das pessoas ao envelhecer é diminuir  a frequência com a qual os realiza, afetando também na deterioração da visão. 

As doenças que poderiam ser evitadas com a prática dos exercícios são a degeneração macular, catarata, glaucoma e até a retinopatia diabética. Sobretudo, exercícios regulares, como, por exemplo, ciclismo, corrida e caminhadas, aumentam a resistência dos olhos ao surgimento dessas doenças. 

Benefícios dos exercícios físicos para prevenção de doenças nos olhos

A realização de exercícios é uma grande aliada na prevenção de doenças oculares e na melhora da qualidade de vida das pessoas que querem preveni-las ou até mesmo para aquelas que já sofrem com alguma doença ocular. A seguir, separamos uma lista de como os exercícios regulares reduzem as chances de desenvolvimento e piora de determinadas doenças oculares.

Catarata

A catarata é uma doença ocular que causa uma turvação na lente do olho. Se não detectada e tratada precocemente, a doença pode levar à perda total da visão.

Segundo um estudo publicado no International Journal of Ophthalmology, exercícios físicos como andar de bicicleta, correr e caminhar podem proteger a lente dos olhos contra o surgimento da catarata, isso porque promovem um aumento de antioxidantes naturais do corpo, protegendo contra radicais livres. O estudo ainda apontou que a prática desses exercícios reduzem em até 10% as chances de surgimento da doença relacionada à idade.

Glaucoma 

O glaucoma é uma doença ocular que afeta o nervo óptico, responsável por enviar informações visuais do olho para o cérebro. Geralmente, a doença é causada pelo aumento da pressão intraocular, danificando gradualmente o nervo óptico e resultando na perda progressiva da visão.

Sobretudo, o glaucoma é uma doença que por muitas vezes é assintomática em sua fase inicial. Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante para prevenir possíveis danos irreversíveis à visão. De acordo com o oftalmologista Robert Ritch, da New York Eye & Ear Infirmary of Mount Sinai, a prática de exercícios ajuda na prevenção do glaucoma. Segundo o oftalmologista, se os exercícios físicos fazem bem para o corpo e cérebro, eles também farão bem para os olhos, principalmente em quem possui doenças oculares, como, por exemplo, o glaucoma.

Conforme estudos recentes sobre a relação entre exercícios aeróbicos como correr, nadar, caminhar, andar de bicicleta, esteira, entre outros, trouxe benefícios aos olhos. A prática de pelo menos 30 a 45 minutos de exercícios por dia, de três a quatro vezes na semana, reduz o fluxo sanguíneo e a pressão intraocular. Demonstrando que pacientes submetidos à prática desses exercícios regulares, tiveram uma diminuição na perda do campo visual causado pela doença. 

Ceratocone

O ceratocone é uma doença ocular progressiva que afeta a córnea, a parte transparente e curva na frente dos olhos. Nesse sentido, a doença deixa a córnea mais fina com uma forma menos arredondada, que seria o normal, resultando em uma deformidade na curvatura da córnea, causando uma visão distorcida e embaçada.

A natação é um dos esportes cuja prática é recomendada por especialistas porque piscinas possuem ambientes com maior umidade do ar, evitando alergias nas vias respiratórias, já que está diretamente relacionada a essas alergias. São recomendados a prática da natação e a hidroginástica. No entanto, existe a necessidade de tomar alguns cuidados como realizar a atividade com óculos específicos de proteção e com supervisão de um profissional.

Miopia

A miopia é uma condição visual comum resultante na dificuldade de enxergar objetos distantes com clareza e nitidez. Segundo estudos realizados por cientistas, os casos de miopia têm crescido no mundo. Porém, podem ser evitados com a prática de esportes, principalmente ao ar livre.

Conforme a pesquisa, forçar nossos olhos a enxergar objetos de longe pode ser considerado um excelente exercício na prevenção da miopia. Isso porque, incentivamos a visão a enxergar de longe. Por isso, brincadeiras e atividades ao ar livre como, por exemplo, jogar bola, passear com o pet, fazer trilhas, podem ser grandes aliados à saúde ocular.

Exercícios que mais fazem bem para os olhos

Os exercícios aeróbicos reduzem a pressão intraocular nos olhos e auxiliam na proteção das células ganglionares da retina. Dentre os principais exercícios aeróbicos que podem ser praticados para melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, a saúde da visão estão:

  • Corrida ou caminhada: correr ou caminhar por no mínimo 30 minutos por dia pode auxiliar na redução do surgimento da catarata relacionada à idade, além de aumentar o fluxo sanguíneo evitando outras doenças oculares;
  • Ciclismo: exercícios elípticos podem auxiliar na redução de doenças, como, por exemplo, a degeneração macular;
  • Natação: a natação é recomendada para quem sofre de doenças oculares como o ceratocone que está ligado a problemas respiratórios, por ser praticado em ambiente com mais umidade, auxiliando na melhora da saúde visual;
  • Dança: dançar aumenta o fluxo sanguíneo de todo corpo, o que também beneficia os vasos sanguíneos dos olhos.

Instagram Lenscope [Lentes Tokai 1.76 Óculos mais finos]

Lentes mais finas ideais para praticar exercícios

De acordo com o que vimos ao longo desse artigo, é possível evitar muitas doenças oculares com a prática de exercícios físicos que beneficiam também nossos olhos. Mas lembre-se: nada substitui a visita regular ao oftalmologista. 

E caso seja detectado pelo seu médico a necessidade de uso de óculos corretivos, nós da Lenscope criamos uma jornada inovadora em que auxiliamos as pessoas a terem uma melhor versão de seus óculos, independente do grau, com dicas e orientações personalizadas.

Além disso, no caso da prática de atividades ao ar livre, temos as lentes ideais para enfrentar os raios solares enquanto cuida da sua saúde! Confira:

  • Lentes Lenscope Poli 1.59 Fotocroma: proteção UV 100%, antirrisco, antirreflexo e camada fotossensível;
  • Lenscope Shades: proteção UV 100%, antirrisco e antirreflexo;
  • Lentes Lenscope LensAI 1.74 Fotocroma: antirrisco, antirreflexo, camada fotossensível, camada oleofóbica, camada antiestática, camada hidrofóbica, proteção 100% UV e camada especial de aderência.
  • Lentes Lenscope LensAI 1.74 Shades: antirrisco e proteção 100% UV
  • Lentes Lenscope Progress: proteção UV 100%, antirrisco, antirreflexo, camada hidrorrepelente e liporrepelente;
  • Lentes Lenscope Progress Transitions: proteção UV 100%, antirrisco, antirreflexo, camada hidrorrepelente, liporrepelente e transitions.

Além disso, com a Lenscope, também é possível fazer apenas as lentes do óculos e enviar a armação para a montagem ser feita. Tudo isso sem sair de casa. Venha fazer um orçamento online e gratuito no nosso site agora mesmo.

orçamento

Fontes:

American Academy of Ophthalmology

ScienceDaily

Bicycling

American Academy of Ophthalmology 

The Eye Practice

Innes Eye Clinic

Eye Specialists of Louisiana

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *