Síndrome do braço curto: o que é e como tratar

  • por
5
(2)

A síndrome do braço curto ocorre quando temos a presbiopia, um problema de visão comum conforme vamos envelhecendo.

A presbiopia também é conhecida como vista cansada e os sintomas começam a surgir a partir dos 40 anos. E você sabe por que a  a presbiopia é conhecida como síndrome do “braço-curto”? 

É e porque parece que nosso braço começa a encurtar quando esticamos o braço para ler um livro ou mexer no celular.  Essa necessidade de afastar os objetos para conseguir enxergar o que está escrito é um dos principais sintomas da síndrome do “braço-curto”.

A sensação é de que, mesmo afastando o braço, ele ainda precisaria ser mais comprido para ver melhor.

Quer saber mais sobre síndrome do “braço-curto”? A seguir, vamos trazer tudo o que você precisa saber o assunto. Vamos lá?

A síndrome do braço curto

Também conhecida como “vista cansada”, a síndrome do braço-curto é um problema de visão muito comum entre os mais velhos. 

O que chamamos de vista cansada nada mais é do que um processo de envelhecimento natural dos olhos. Ou seja, em algum momento da vida, todos nós vamos passar por isso, sem exceção. Simplesmente não dá para evitar.

Isso porque, a partir dos 40 anos, fica cada vez mais difícil enxergar de perto e é comum precisar afastar os objetos para conseguir enxergar com mais nitidez. 

A necessidade de esticar os braços para ver chega ser tão grande que parece que uma hora o braço acaba, mas a dificuldade para enxergar não. 

Quando isso acontece, é hora de fazer um exame de vista e usar óculos de grau. Apesar de se tratar de um processo natural, a presbiopia pode afetar bastante o dia-a-dia já que atividades básicas, como ler o rótulo de um produto ou ver uma imagem nitidamente, tornam-se difíceis.

Até mesmo a nossa vida social pode ficar um pouco mais conturbada, pois  responder uma mensagem no celular ou navegar pelas redes sociais também vira um desafio.

Conheça a seguir os principais sintomas da presbiopia que gera a síndrome do braço curto.

Sintomas da síndrome do braço curto

O sintoma mais comum da síndrome do “braço curto” é a necessidade de afastar os objetos para enxergar melhor. No entanto, existem outros sinais que indicam que você esteja sofrendo com o braço curto. 

Os sintomas da síndrome do braço curto são:

  • Fadiga ocular
  • Dores de cabeça após leituras
  • Visão turva à distância ou normal de leitura
  • Ardência nos olhos
  • Coceira nos olhos
  • Vermelhidão ocular
  • Ressecamento ou lacrimejamento excessivo dos olhos
  • Inchaço nas pálpebras (edema)
  • Visão dupla

Apesar dos sintomas serem bastante desconfortáveis, a boa notícia é que existem tratamentos para aliviar os desconfortos da síndrome do braço curto.

Mas, antes, é importante primeiro entender quais são as causas do problema. 

É o que vamos te contar a seguir.

Causas da Síndrome do “braço curto”

Agora que você conhece os sintomas, deve estar curioso para saber quais são as causas da síndrome do braço curto, certo?

Basicamente, o que ocorre é um processo de envelhecimento natural dos olhos. Em outras palavras, conforme envelhecemos, o cristalino do olho, que funciona como uma “lente” da nossa visão, vai perdendo sua elasticidade. 

O resultado desse processo é que não conseguimos focalizar imagens que estejam próximos da nossa visão. 

Aliás, essa é uma das queixas mais comuns quando adultos ou idosos vão aos consultórios.

Outro detalhe é que o envelhecimento do cristalino do olho é universal, ou seja, acontece com todos nós em algum momento das nossas vidas.

Mas apesar de ser um problema comum, é preciso buscar ajuda médica para iniciar o melhor tratamento. Só um especialista pode identificar qual a melhor forma de aliviar os desconfortos da presbiopia

Por isso, nós separamos as principais opções de tratamento para você conhecer. Olha só.

Como tratar a síndrome do braço curto

Apesar de bastante incômoda, é possível viver normalmente com presbiopia, já que é possível tratar o problema de várias formas. Das opções mais comuns, o uso de óculos de grau com lentes progressivas, também conhecidas como lentes multifocais costumam ser o tratamento mais recomendado pelos médicos.

Conhecidas como lentes progressivas, as lentes multifocais se destacam no mercado por ter uma transição gradual entre os campos de visão.

Essa progressão de grau na lente proporciona mais conforto visual e maior praticidade no dia-a-dia já que você não precisa ficar tirando e colocando óculos diferentes para enxergar bem de perto e de longe. 

Conheça as lentes progressivas específicas para presbiopia.

Por ser  mais acessível, o óculos de grau é tratamento mais comum para quem recebe o diagnóstico da presbiopia.

No entanto, ao perceber os sintomas da presbiopia, muita gente decide comprar um óculos baratinho, desses que encontramos em farmácia e são vendidos sem receita. São os famosos “óculos para leitura”.

Apesar de parecer uma alternativa simples de resolver o problema, esse tipo de óculos pode causar ainda mais danos a sua visão.

Entenda porque você não deve comprar óculos de leitura baratinhos.

Além do uso do óculos de grau, também é possível tratar a presbiopia (síndrome do braço curto) de outras maneiras, como:

  • Cirurgias
  • Lentes de contato multifocal

Entretanto, de todos os métodos disponíveis, o uso do óculos de grau com lentes multifocais ainda é a forma de tratamento mais recomendada. 

Aqui vão outras opções de tratamento para você conhecer:

Cirurgia para presbiopia 

A cirurgia é uma opção para tratar a presbiopia, mas somente quando a pessoa manifesta indícios de outra doença ocular, como a catarata, por exemplo.. Existem 3 tipos de cirurgia para presbiopia:

  • LASIK
  • PRK
  • Radiofrequência

Após uma avaliação, o médico é quem irá analisar a necessidade de realizar intervenção cirúrgica. Quando necessária, a cirurgia costuma ser bem rápida e o pós-operatório bastante ser tranquilo.

Mas, como qualquer outro procedimento cirúrgico, a cirurgia para presbiopia envolve riscos e cuidados específicos. Por isso, nunca deixe de buscar um profissional da área de sua confiança. .

Veja aqui os riscos e cuidados da Cirurgia LASIK.

Lentes de contato multifocal para síndrome do braço curto

Outra opção de tratamento é usar as lentes de contato multifocais. Elas cumprem a mesma função do óculos de grau, mas exigem maior cuidado e uma limpeza constante para evitar infecções oculares. 

Inclusive, mesmo que você opte por usar lentes de contato, o ideal é alternar o uso com óculos de grau. Isso porque o uso excessivo das lentes de contato pode causar um outro problema sério de visão: a síndrome do olho seco

Óculos de grau para tratar a presbiopia

O óculos de grau é a forma de tratamento mais indicada pelos médicos para corrigir a presbiopia. 

Antigamente era comum a presbiopia ser  tratada  com lentes bifocais, mas com o avanço da tecnologia, as lentes bifocais evoluíram para as lentes  multifocais e hoje para as lentes progressivas (também chamadas de lentes multifocais).

É por isso que hoje em dia, a melhor lente para tratar presbiopia são as lentes progressivas. Elas s oferecem uma transição mais suave entre os três campos de visão: perto, intermediário e longe.

As lentes progressivas corrigem os os problemas de visão mais comuns, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Outro detalhe importante na hora de fazer um óculos de grau para presbiopia é na escolha da armação do óculos.

Isso porque a armação deve ter a altura do aro correta para uma transição suave de visão entre os três campos de visão. 

E você ainda pode optar por usar uma lente multifocal convencional ou personalizada.

Entenda a diferença entre elas a seguir.

Lentes multifocais convencionais e multifocais personalizadas

A personalização das lentes progressivas é a tecnologia mais avançada que existe hoje para otimizar a largura dos campos de visão.

Dessa forma, as melhores lentes progressivas são aquelas que são personalizadas para as suas necessidades.

Na personalização das lentes progressivas, os campos de visão da lente são produzidas de acordo com o seu estilo de vida.

Então, se você passa mais tempo do seu dia fazendo atividades que necessitam mais da sua visão para perto, o campo de visão de perto é otimizado.

A otimização do campo de visão para perto faz com esse campo tenha uma largura maior.

Consequentemente, você possui um conforto visual maior, além de conseguir enxergar melhor também.

E o mesmo acontece caso você passe a maior parte do dia realizando tarefas que exigem mais a visão para longe ou a visão intermediária.

E nós também temos muito orgulho de ser a primeira marca a tornar as lentes progressivas (multifocais) com a tecnologia de personalização mais acessíveis a todos aqueles que precisam de óculos multifocal. 

Conheça as Lentes Lenscope Progress, personalizadas para o seu estilo de vida. 

Marcas de lentes multifocais 

Existem algumas marcas de lentes multifocais que são referência no mercado óptico. principais no comércio As principais marcas de lentes multifocais do mercado são:

  • Lentes Varilux (fabricada pela Essilor)
  • ZEISS (ZEISS Progressive)
  • HOYA (Hoyalux)
  • Lenscope (Lenscope Progress)

Veja quanto custa as lentes progressivas das grandes marcas do mercado. Compare os preços atualizados de cada lente multifocal.

Lentes Lenscope Progress 

As Lentes Lenscope Progress são as lentes multifocais personalizadas da Lenscope. Ela está disponível na versão fotossensível, escura para óculos de sol com grau e com filtro de luz azul. E já inclui o tratamento Quartz da Lenscope. 

Nosso tratamento Quartz conta com: antirreflexo, antirrisco, proteção 100% UV, camadas liporrepelente e hidrorrepelente. Sem que você precise pagar taxas extras.

Produzidas com as mais recentes tecnologias, as Lentes Lenscope Progress são  lentes 100% digitais. É a opção ideal para quem busca por custo-benefício, mas não abre mão de ter qualidade em suas lentes. 

Onde comprar as lentes para tratar a síndrome do braço curto?

Você pode comprar o seu óculos para tratar a síndrome do braço curto sem sair de casa, de forma 100% online, aqui na Lenscope.

Nós usamos a tecnologia a nosso favor, eliminando uma série de intermediários que encarecem o preço final das lentes para óculos. 

Existimos para desburocratizar e simplificar a compra de suas lentes para óculos. Todas as nossas lentes acompanham certificado de autenticidade e garantia de 1 ano contra possíveis defeitos de fabricação. Além disso, somos a primeira marca a oferecer até 100 dias para você experimentar nossas lentes. Se não gostar, devolvemos seu dinheiro.  

E você ainda pode contar com o nosso Serviço de Coleta e Entrega Gratuita em que coletamos sua armação e devolvemos seu óculos já com as novas lentes. Sem custos de coleta e entrega.

Hoje nossa coleta está disponível nas regiões da Grande São Paulo e Campinas (interior de SP). Mas se você for de outras regiões, é só nos enviar sua armação pra gente pelos Correios ou pela transportadora que preferir.

E se você for do Rio de Janeiro, você tem a opção de enviar sua armação pelos Correios, através da autorização de postagem. Também é sem custos para você.

Conheça nosso site e veja como funciona todo o processo para trocar as lentes do seu óculos na sua região

Como prevenir a síndrome do “braço curto”

No artigo de hoje falamos sobre a síndrome do braço curto, que na verdade é apenas outro nome para presbiopia.

Como trata-se de um desgaste natural do cristalino, infelizmente, não é possível prevenir o avanço da presbiopia.

No entanto, fazer exame de vista com frequência é uma das melhoras formas de lidar com o problema.

Além disso, o uso do óculos de grau é também uma opção de tratamento recomendada para tratar a presbiopia. Com lentes multifocais personalizadas você consegue realizar suas atividades no dia-a-dia  normalmente. Sem precisar ficar esticando o braço para conseguir enxergar.

Mas lembre-se que somente um profissional da área pode receitar o óculos para presbiopia. Óculos de leitura vendidos em farmácias e bancas de jornais pode até ser mais baratos, mas além da qualidade ser inferior, podem contribuir para o surgimento de  outros problemas futuros para os olhos. 

Então, se você precisa esticar seus braços para enxergar melhor, não hesite em marcar um exame de vista o quanto antes. 

 Você já conhecia a síndrome do braço curto? Conta pra gente aqui nos comentários!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *