Ceratocone avançado: Escala de Krumeich

Ceratocone avançado
  • por
5
(1)

O Ceratocone pode atingir vários níveis de severidade e uma das formas de classificar os diferentes estágios do Ceratocone é utilizando a escala de Krumeich.

A escala de Krumeich é usada para classificar o Ceratocone segundo a sua severidade e no artigo de hoje vamos falar mais sobre Ceratocone avançado e a escala de Krumeich.

Acompanhe com a gente.

Ceratocone avançado e a escala de Krumeich

O ceratocone pode ser classificado em diferentes  grau de severidade pela escala de Krumeich. São eles:

  • Grau I: Leve – Causa desfoque da visão, fotofobia e coceira.
  • Grau II: Moderado – Nesse nível a pessoa já sente dificuldades para enxergar à noite e dificuldades para realizar atividades rotineiras, como ler e dirigir. 
  • Grau III: Avançado – Os sintomas do grau avançado do ceratocone  incluem visão dupla (diplopia), visão embaçada, distorções visuais, surgimento ou agravamento de miopia e astigmatismo e recuo da pálpebra inferior ao olhar para baixo (sinal de Munson).
  • Grau IV: SeveroAlém dos outros sintomas, em casos severos ainda é possível encontrar leucomas (opacidade da córnea) ou edemas (hidropsia). Neste estágio a visão já está quase toda comprometida e é necessário fazer um transplante de córnea.

Apesar de ser uma das formas mais antigas de avaliação do ceratocone, a Escala de Krumeich ainda é uma das classificações mais precisas utilizadas.

O que é Ceratocone?

Ceratocone é uma doença ocular não infecciosa que enfraquece progressivamente a espessura da córnea, deixando-a com formato de cone. 

A córnea é a camada do olho que reveste o globo ocular, projetando a luz sobre a retina através da pupila. A deformação da córnea provocada pelo Ceratocone diminui a nitidez na projeção de imagens na retina. 

Outra característica do Ceratocone é que a doença é conhecida por não poder coçar os olhos. Como a córnea é muito fina e sensível, quem tem Ceratocone deve evitar coçar os olhos para não prejudicar ainda mais sua estrutura. 

Tratamentos do Ceratocone

Os tratamentos do ceratocone são indicados de acordo com a gravidade da doença. Conheça as técnicas mais utilizadas:

  • Óculos de grau
  • Lentes de contato
  • Anéis corneanos
  • Cirurgia crosslinking
  • Transplante de córnea

Óculos e lentes de contato

Nos casos mais leves, o uso de óculos de grau costuma ser suficiente para corrigir a visão do paciente. Entretanto, com o tempo, o astigmatismo irregular causado pelo Ceratocone só pode ser tratado com uso de lentes de contato.

Isso porque somente as lentes de contato conseguem se ajustar ao formato dos olhos e corrigir a superfície de refração.

Além disso, o tipo de lente de contato também varia de acordo com a severidade da doença. Em estágios avançados, por exemplo, é necessário o uso de lentes mais rígidas.

Anéis corneanos

É um procedimento cirúrgico no qual implanta-se um micro anel no olho, a fim de regular a estrutura da córnea.

A cirurgia é feita a laser, com anestesia local e costuma durar no máximo 30 minutos.

Crosslinking

O Crosslinking também é um tipo de cirurgia  que retarda o avanço do ceratocone.

A técnica consiste em fortalecer as moléculas de colágeno da córnea. Assim a estrutura para de se deformar em formato de cone.

O procedimento é indolor, rápido e não apresenta grandes riscos ao paciente.

Após aplicação da anestesia local, o cirurgião inicia a raspagem de algumas células do olho. E, em seguida, aplica um colírio de vitamina B2.

Transplante de córnea

O transplante só é indicado para casos graves da doença. Ou seja, quando o paciente deixa de responder aos outros tipos de tratamento.

Chamada também de ceratoplastia, a cirurgia substitui a córnea do paciente por outra córnea saudável, disponibilizada por um doador no Banco de Olhos.

Apesar de ser uma cirurgia delicada, os resultados são bastante positivos e as complicações têm diminuído, graças às melhorias técnicas ocorridas nos últimos anos.

No entanto, é possível que mesmo após o transplante o paciente ainda precise usar lentes de contato por causa da miopia ou astigmatismo residual.

Óculos para Ceratocone

Se você tem Ceratocone no estágio inicial, nós da Lenscope podemos te ajudar a fazer o tratamento com óculos de grau. 

O Ceratocone provoca alto grau de miopia ou astigmatismo, por isso é importante escolher lentes de alto índice de refração para  ter um óculos mais fino.

Outra dica importante na hora de escolher seu óculos é se atentar ao tamanho da armação.

Isso acontece porque armações maiores proporcionam óculos mais grossos para os graus mais elevados, característicos do Ceratocone.

Em nosso site, temos uma ferramenta exclusiva, online e gratuita que mostra como a armação deve ser de acordo com os dados da receita do seu óculos.

Veja o tamanho da armação mais indicada para o seu grau.

Além disso, em nosso site também, você encontra as lentes de resina mais finas do mundo, indicadas para ceratocone, no estágio inicial. 

São as Lentes Lenscope LensAI 1.74. Por terem índice de refração de 1.74, elas são consideradas lentes superfinas. 

Você pode consultar quanto custam as Lentes Lenscope LensAI 1.74 para o seu grau em nosso site.

Você conhecia a escala de Krumeich ou foi diagnosticado com Ceratocone?

Se você tem Ceratocone, é possível saber se ele está avançado através da Escala de Krumeich, uma das formas de classificação mais precisas da doença. Caso o Ceratocone esteja em estágio inicial, o uso de óculos de grau é bastante indicado. E nós da Lenscope podemos te ajudar.

Em nosso site, você encontra lentes superfinas, indicadas para Ceratocone. Mas estamos curiosos para saber de você. Você já conhecia a escala de Krumeich? Conte pra gente aqui nos comentários.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *