Cílios invertidos (triquíase): causas e tratamentos

Cílios invertidos (triquíase): causas e tratamentos
  • por
5
(2)

Os cílios invertidos ou voltados para os olhos, é uma condição da qual os cílios crescem na direção errada. Assim como muitas doenças, os cílios invertidos também podem ocorrer em qualquer idade, mas sua predominância é maior em adultos.

Apesar de ser um problema comum das pálpebras, pode causar inúmeros incômodos e até mesmo se agravar. Por isso, no artigo de hoje, vamos te mostrar as principais causas para essa condição, além dos principais tratamentos. Então, continue lendo para saber mais e descubra como cuidar melhor dos seus olhos.

Cílios invertidos ou voltados para os olhos: triquíase

Os cílios invertidos ou voltados para os olhos são conhecidos tecnicamente pelo termo de Triquíase. Ou seja, uma condição que faz os cílios crescerem na direção dos olhos, podendo arranhar o globo ocular. Dessa forma, os cílios invertidos podem machucar seus olhos ou fazer com que você sinta incômodos, como se houvesse algo em seus olhos. Isso sem falar em outras irritações como:

  • Olhos vermelhos;
  • Visão turva;
  • Sensibilidade à luz;

 

cílios invertidos

(Imagem que representa um olho com triquíase)

Principais causas de cílios invertidos

Apesar de, em alguns casos, não se saber o motivo exato para ocorrer cílios invertidos, em outros sabe-se que a triquíase pode ocorrer devido à idade avançada ou até mesmo porque a pessoa machucou o olho ou a pálpebra. Claro, há inúmeros fatores que podem causar a triquíase. Ela pode ser contraída, por exemplo, após uma infecção ocular. Por isso, fizemos uma lista com as causas mais comuns de cílios invertidos. 

Fraqueza muscular

É comum que, com o avançar da idade, os músculos em torno dos olhos se tornem mais fracos. Com isso, algumas condições como os cílios invertidos podem surgir.

Cicatrizes ou cirurgias anteriores 

Traumas ou queimaduras, principalmente aquelas causadas por produtos químicos, também estão entre as principais causas da triquíase. Porém, algumas cirurgias oculares também podem inverter a curva da pálpebra, fazendo com que os cílios fiquem invertidos.

Secura ocular ou Inflamação

A secura ocular ou mesmo uma inflamação podem gerar incômodos que nos levam a coçar constantemente os olhos. Por isso, esse é um outro fator que pode inverter a borda da pálpebra e levar aos cílios invertidos.

Mas, afinal, quais são os sintomas da triquíase? Descubra a seguir.

Quais são os sintomas da Triquíase?

Apesar de ser uma condição comum, os cílios invertidos podem causar muito desconforto nos olhos. Contudo, para além do desconforto, essa condição pode levar a outros sintomas como:

  • Olhos vermelhos;
  • Sensibilidade à luz;
  • Abrasão da córnea;
  • Dor nos olhos;
  • Coceira;
  • Visão embaçada;
  • Olhos lacrimejantes;

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Cílios invertidos é grave?

Muitas pessoas ao redor do mundo são afetadas pelos cílios invertidos. Mas, com o diagnóstico e tratamento adequado, a triquíase pode ser tratada com êxito, sem danos à visão ou aos olhos. Porém, é importante ter em mente que se o tratamento não for feito de forma adequada, os cílios invertidos podem se tornar um problema sério.  

Como tratar a Triquíase?

O tratamento para os cílios invertidos consiste na remoção daqueles que estão na direção errada pelos que crescem na direção correta. E, claro, há casos e casos. Por isso, tudo depende do que o oftalmologista irá determinar. Há casos em que o tratamento pode ser realizado de maneira simples, como a retirada dos pelos com uma pinça. Porém, há outras situações em que os cuidados são mais complexos, podendo requerer procedimentos cirúrgicos. Saiba mais a seguir:

Cirurgia para triquíase e remoção dos cílios invertidos

É comum que as pessoas façam cirurgias oculares para inúmeras condições e com a triquíase não é diferente. Por isso, conheça os quatro tipos de cirurgias para a remoção dos cílios invertidos:

  • Cirurgia de Ablação: É aquela que usa lasers ou radiofrequência na remoção dos cílios e de seus folículos pilosos;
  • Eletrólise: Apesar de ser dolorosa, essa cirurgia é uma das mais eficazes, pois faz a remoção permanente dos cílios;
  • Cirurgia de reposicionamento: Neste caso, a cirurgia é utilizada para fazer o reposicionamento dos cílios ou mesmo da pálpebra invertida;
  • Remoção por congelamento: Neste caso, como o próprio nome diz, os cílios são removidos por meio do congelamento. Mas, apesar de ser um método eficaz, alguns riscos estão envolvidos, por exemplo, a perda da pigmentação da pele, um edema ou mesmo necrose.

Continue cuidando da saúde dos seus olhos

Agora que você sabe que os casos de cílios invertidos são comuns de acontecer, lembre-se que ficar atento à sua saúde ocular, é muito importante para evitar problemas mais graves no futuro. Por isso, consultar com um oftalmologista regularmente é indispensável. Afinal, só assim é possível manter a saúde dos seus olhos em dia.

E, claro, para cuidar bem dos seus olhos, se manter sempre informado também é fundamental. Por isso, nós da Lenscope temos o intuito de oferecer informações sobre saúde ocular para todos. Além disso, nós também garantimos que todos aqueles que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. 

Então, aproveite que está aqui e assine agora mesmo nossa newsletter para ficar por dentro de tudo sobre saúde dos olhos e visite nosso site para conhecer nossas lentes mais finas.

orçamento

Fontes:

Web MD

The Eye Professionals 

American Academy of Ophthalmology

Mayo Clinic

Imagem

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

3 comentários em “Cílios invertidos (triquíase): causas e tratamentos”

  1. Ana Cristina Da Silva Santos

    Minha mãe sofre com esse problema de cilios invertido e catarata e tbm está esperando a mais de um ano chamarem ela pelo sus. Minha mãe sofre muit,o já está quase perdendo a visão. E todas as vezes que vamos levar ela no posto de saúde perguntamos sobre a cirurgia dela e eles falam que tem que aguardar, e nisso já se foi um ano e pouco de espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *