Cílios postiços: situações no BBB21 alertam para cuidados com os olhos

cílios postiços
  • por
5
(2)

Cílios postiços são alongamentos dos fios naturais e são excelentes para transformar qualquer maquiagem. Além de harmonizar os traços do rosto.

Antes era comum o uso de cílios postiços em festas somente, mas atualmente você vê muitas mulheres usando alongamento dos cílios para destacar e dar volume ao contorno dos olhos.

Prova disso é que no reality show, BBB21, em que temos várias participantes usando cílios postiços.

No artigo de hoje vamos te contar quais os riscos para a sua saúde ocular se você usa de forma errada os cílios postiços, além dos cuidados necessários.

Uso de Cílios postiços em destaque no BBB

O uso dos cílios postiços no BBB se tornou febre. Especialmente, entre algumas participantes, como a cantora Pocah.

No entanto, um dos assuntos mais comentados foi o fato dos olhos da cantora permanecerem constantemente vermelhos e lacrimejando.

Assim, alguns médicos especialistas, como a médica Keila Monteiro de Carvalho, Professora Titular de Oftalmologia da UNICAMP e Chefe do Departamento de Oftalmologia da FCM/UNICAMP, explicaram as causas para esse problema acontecer.

A oftalmologista ressalta que hábitos de pouca higiene e limpeza dos cílios postiços, além do uso incorreto de lentes de contato. Ou seja, usar por mais tempo do que o recomendado, podem causar irritação ocular.

Dessa forma, o quadro observado por todos nós envolvendo a participante Pocah representaria uma falta de cuidados específicos com os cílios postiços, além do uso prolongado deles, e sobre o uso incorreto de lentes de contato.

E você sabe como isso pode afetar a saúde dos seus olhos? Confira a seguir:

Uso constante de cílios postiços oferecem risco aos olhos

Usar de forma contínua os cílios postiços pode prejudicar os seus olhos. Assim, é comum notar vermelhidão e até lacrimejamento em excesso.

Inclusive, esse é um sinal claro de que você está usando de forma errada o alongamento dos fios naturais dos seus cílios.

Os riscos aos olhos são:

  • Infecções da pálpebra ou córnea
  • Lesões oculares
  • Reação alérgica à cola usada no procedimento
  • Perda permanente ou temporária dos fios dos cílios naturais
  • Blefarite

Infecções da pálpebra e inflamação da córnea

As infecções da pálpebra ou inflamações da córnea se devem ao acúmulo de bactérias sob a cola dos cílios. Por esse motivo, é tão importante realizar a limpeza diária dos fios que sofreram a extensão. 

Além disso, é preciso realizar a limpeza dos seus cílios naturais após retirar os cílios postiços. Já que pode haver contaminação da pálpebra também por bactérias.

Outro fator é que a cola usada para prender os cílios postiços é tóxica e pode provocar ceratite. Ou seja, inflamação da córnea e que se não tratada pode levar a perda parcial da visão.

Lesões oculares

Pode não parecer, mas o seu olho corre o risco de sofrer lesões quando a cola usada para “segurar” os cílios falsos endurece e acaba caindo nos olhos, arranhando a córnea.

Reação alérgica

A cola usada para colocar os cílios postiços pode causar reações alérgicas. Já que podem conter substâncias como formaldeído.

Para outras pessoas, as fibras dos fios dos cílios postiços podem provocar reação alérgica e assim os olhos incharem e provocar dor, queimação e erupção cutânea.

Perda permanente ou temporária dos fios naturais

Infelizmente essa é uma realidade de muitas pessoas que optam pelo uso de cílios postiços e que acabam não tendo os devidos cuidados com esse procedimento.

Assim, quando acabam removendo os cílios postiços. Levam junto os fios naturais.

E isso é um grave risco, já que nossos cílios têm a função de reduzir o fluxo do ar que entra em contato com os olhos. Além de manter a umidade dos olhos e filtrar a luz solar.

Blefarite

A blefarite é uma infecção crônica que atinge a raiz dos cílios naturais. Há um fator de risco maior para pessoas de pele clara ou rosácea, além das que apresentam dermatite seborreica. 

Por isso, se você se inclui nesse grupo, tome muito cuidado ao optar pelo uso dos cílios postiços. 

Cuidados ao usar cílios postiços e lentes de contato

Você pode usar cílios postiços, mas é preciso cuidados específicos. Como não ultrapassar o tempo de uso indicado e nem dormir com eles. Além desses, outros cuidados:

  • Quando remover o alongamento dos fios, retire com cuidado para não prejudicar a pálpebra e nem seus fios naturais;
  • Não se esqueça de limpar bem as pálpebras, removendo qualquer vestígio de cola;
  • Evite cílios com glitter ou jóias;
  • Não compartilhe cílios com outras pessoas;
  • Não use muita cola e evite as que contenham formaldeído

Sabendo agora dos riscos que os cílios postiços podem provocar, outro ponto importante a ser comentado é o uso das lentes de contato.

Isso porque usar de forma incorreta as lentes de contato, como a cantora Pocah vem fazendo no BBB. Pode provocar sérios problemas oculares.

E o problema chega a ser tão sério que, em alguns casos, pode causar perda de visão.

Por esse motivo, é necessário sempre:

  • Respeitar o tempo de uso indicado pelo fabricante das lentes;
  • Alternar o uso das lentes de contato com os óculos de grau;
  • Não nadar, como a cantora Pocah vem fazendo, utilizando as lentes;
  • Nunca usar soro fisiológico para limpeza das lentes, mas sim soluções preparadas e indicadas pelo médico;
  • Higienizar o estojo onde armazena as suas lentes de contato;
  • Descartá-las após o uso, se forem de uso diário.

Extensões são opção aos cílios postiços, mas também exige cuidados

Outro procedimento que vem ganhando destaque é a extensão de cílios. Algumas chegam a durar meses.

Mas, é preciso tomar cuidados específicos para não afetar a saúde ocular. 

Técnicas como volume brasileiro e volume russo estão em alta, mas antes de se render aos procedimento é preciso saber que entre os cuidados essenciais, destacamos o fato de possíveis reações alérgicas ao procedimento e atenção para a escolha criteriosa do profissional e da clínica onde irá fazer a extensão dos cílios.

Em caso de alergia, você não deve tratar sozinha, mas procurar atendimento médico. Não esqueça também de lavar sempre muito bem a região dos olhos com sabão neutro e água limpa em abundância. 

Outros cuidados são:

  • Não esfregar os olhos;
  • Evitar molhar os olhos por pelo menos 24 horas após o procedimento;
  • Evitar dormir de bruços;
  • Limpar a área com papel toalha e shampoo neutro, fazendo movimentos suaves e delicados

Como usar cílios postiços, sem causar danos aos olhos e cílios naturais?

Para você usar cílios postiços com segurança, não se esqueça de realizar a limpeza dos seus olhos após retirar os cílios. Ou seja, nunca vá dormir com eles.

Além disso, lembre-se de ter bastante cuidado ao remover os cílios postiços para não afetar os fios naturais e nem removê-los por acidente. E, claro, cuidado para a cola não entrar em contato com a córnea e provocar arranhões.

Por último, opte sempre por colas sem formaldeídos.

Agora, sobre como tirar os cílios postiços, não prejudicando os naturais, siga esse passo a passo que preparamos:

  1.  Aplique demaquilante na região da cola, fazendo movimentos suaves para a cola ser removida;
  2. Com uma pinça limpa, puxe os cílios postiços pelo canto interno e sempre de forma bastante delicada para não puxar fios naturais;
  3. Nunca tire os cílios postiços à força, se a cola ainda não amoleceu, use mais demaquilante.

Ao conseguir remover os cílios postiços do jeito certo, você pode usá-los por mais algumas vezes. Para isso, mergulhe-os em um pouco de demaquilante para remover a maquiagem e o restante de cola.

Após alguns minutos, retire o cílios postiços do recipiente com a solução e remova o excesso de sujeira e deixe secar naturalmente.

Depois de seco, lembre-se de guardá-los na embalagem original. 

Pensando em usar cílios postiços?

Muito bem, você viu que usar cílios postiços pode incrementar ainda mais a sua maquiagem ou ajudar a harmonizar os traços do seu rosto. Mas, também que é preciso cuidado ao usar para não prejudicar a sua saúde ocular.

Os riscos existem e, em alguns casos, podem comprometer a visão. Por esse motivo, não coloque a vaidade em primeiro lugar, mas sim a sua saúde.

Opte por opções seguras e realize os procedimentos de extensão de cílios com profissionais capacitados e que sigam os protocolos de segurança e higiene. 

Consulte-se com oftalmologistas, caso sinta que seus olhos estão vermelhos, ardendo ou lacrimejando em excesso, após o uso de cílios postiços.

Aproveite a visita e faça seu teste online de visão, 100% online e gratuito, através da ferramenta exclusiva que nós, da Lenscope desenvolvemos par você.

Gostou deste artigo? Deixe sua opinião e suas dúvidas nos comentários. Logo vamos responder você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *