Lesão ocular: como reconhecer e tratar

lesão ocular
4
(14)

Uma lesão ocular é capaz de causar perda parcial da visão ou levar à cegueira. Pancada no olho, na face ou até um cisco pode causar uma lesão ocular, mas nem sempre é percebida logo de imediato. Isso porque algumas lesões nos olhos, como descolamento de retina, são descobertas através de exames de vista específicos.

Em alguns casos a recuperação de uma lesão ocular pode ser feita em casa, tratando conforme o que for prescrito pelo médico. Mas, em outras situações, podem levar a problemas mais sérios que vão exigir ações mais drásticas.

Por isso que todo tipo de lesão ocular necessita de tratamento adequado e a busca imediata pelo médico. 

Sintomas que indicam que houve uma lesão ocular

Ao notar algum desses sintomas em você ou em alguém, procure se consultar com seu oftalmologista de confiança:

 

  • Sangramento na parte clara do olho
  • Pálpebra cortada ou rasgada
  • Dificuldade para enxergar
  • Dor forte e constante no olho
  • Um olho se move mais lentamente do que outro
  • Olhos com pupilas de tamanhos diferentes
  • Sensibilidade à luz
  • Sensação de “corpo estranho” no olho

Os principais tipos de lesões oculares

Dentre os tipos de lesões oculares que existem, elas podem afetar diferentes partes do nosso olho:

Abrasão

Arranhões na superfície do olho (córnea). Causada principalmente quando cutucamos ou coçamos os olhos. Poeira, fumaça ou ciscos podem também causar abrasão. Geralmente em dois dias os sintomas passam e a lesão ocular se cura.

Contusão

Resultado de pancada no olho ou em outro local da face. Pode ser causada por quedas, acidentes ou por objetos que entram em contato direto e com força em nosso olho. O olho pode ficar roxo, dolorido e inchado, mas na maioria dos casos esta lesão ocular se cura sozinha.

Lesão fechada

A parte externa do olho não aparenta nenhum problema, mas internamente as estruturas do olho se encontram lesionadas. É preciso se consultar com oftalmologista para o tratamento ideal.

Lesão aberta

Causa uma lesão total no olho. Pode ser causada por forte trauma ocular ou lesão penetrante.

Perfuração

A perfuração é uma lesão ocular perigosa e exige atenção, além de tratamento adequado. Pode ser causada por objetos pontiagudos, por acidentes etc. Provoca lesão interna e externa no olho.

Penetração

Geralmente é uma ferida superficial, cura-se em poucos dias e pode ser causada por “corpos estranhos” que entraram em contato com o olho.

Ruptura

Lesão aberta devido a alguma contusão. Geralmente atinge o globo ocular e pode prejudicar os músculos dos olhos.

Laceração lamelar

A laceração lamelar é a abertura parcial da espessura ocular causada por algum objeto cortante.

Laceração

É a abertura total da espessura ocular.

Queimadura química

Pode ser provocada pela exposição a substâncias tóxicas ou produtos químicos. Podem causar queimaduras graves ou mais leves e dependendo do quadro, precisará de intervenção médica imediata.

De acordo com a médica Karin Lecuona, consultora da Divisão de Oftalmologia Groote Schuur Hospital and University of Cape Town, Private Bag, é possível ainda identificar lesão ocular em diferentes partes do olho, a partir de alguns sinais. 

Como exemplo, a lesão na pálpebra tem sinais claros de laceração ou lesão penetrante. Já na córnea do olho, objetos estranhos, laceração ou abrasão causam lesões sérias.

A esclera pode estar lesionada quando adquire coloração acinzentada ou castanho e nosso cristalino quando apresenta coloração opaca. 

A pupila também pode ser afetada, adquirindo tamanhos diferentes e pode haver sangramento na câmara anterior do olho, caracterizando quadro de hifema.

Nossas pálpebras podem ficar inchadas ou vermelhas, indicando proptose

E nosso olho pode aparentar estar um maior do que o outro em casos de enoftalmo. 

Até a conjuntiva do olho pode ser lesionada, provocando hemorragia.

 

 

Ou seja, há muitas partes do olho que podem sofrer lesões e que exigem cuidados específicos! 

Preste atenção aos sinais e ao tipo de lesão ou parte do olho afetada. 

Quando chamar uma ambulância imediatamente

Ligue para uma ambulância imediatamente nos seguintes casos:

  • Seu olho entrou em contato com algum produto químico e a dor ou sensação de queimação não passou após você ter lavado o olho com água filtrada;
  • Um pedaço de vidro, metal ou algum objeto está preso no seu olho.

Primeiros Socorros e tratamentos

Em sua casa, você pode agir nos primeiros momentos que seu olho sofrer algum tipo de lesão ocular ou se alguém que você vê estiver passando por alguma situação típica de lesão no olho:

  • Não esfregue o olho, nem tente retirar nenhum objeto que esteja preso nele;
  • Não aplique nenhum colírio nem pomada;
  • Não use bife gelado no olho em caso de pancada;
  • Não aplique pressão no olho;
  • Proteja o olho suavemente com uma gaze em caso de corte no olho e vá imediatamente ao pronto-socorro;
  • Não lave o olho com água se ele tiver corte ou tiver sofrido algum tipo de perfuração;
  • Procure informações sobre o produto químico caso seu olho tenha sido exposto a algum produto e vá ao hospital mais próximo imediatamente;
  • Lave com água filtrada e limpa o olho diante de casos de exposição à poeira, fumaças ou outro tipo de componente tóxico ao olho.

O que fazer e não fazer em casos de lesão ocular

Diante de qualquer tipo de lesão ocular, você não deve, em hipótese nenhuma, ignorar os sintomas. Caso eles não desapareçam, procure atendimento médico. 

Além disso, não use maquiagem e nem lente de contato enquanto a lesão ocular não estiver curada. 

Você não deve coçar e nem esfregar os olhos até que eles estejam melhores e nunca tente remover nenhum objeto que tenha perfurado o seu olho.

Acidente ocular no trabalho

Segundo o relatório de previdência social, no Brasil, estima-se que lesões oculares no ambiente de trabalho tenham dobrado entre os anos de 2008 e 2010.

Além disso, segundo os relatórios, o olho é a quinta parte do corpo mais afetada no trabalho.

Desde queimaduras graves, pancadas, perfuração do globo ocular e conjuntivite são lesões oculares comuns em ambiente de trabalho.

Por isso, é fundamental que você sempre proteja os seus olhos com óculos de proteção se for, por exemplo, um operador de máquinas. 

Outro ponto interessante é a iluminação do ambiente que pode ajudar a saúde dos olhos:

  • Iluminação azul ou rosa – ajuda no descanso do olho;
  • Iluminação laranja – ajuda na melhor percepção de contrastes;
  • Iluminação verde – ajuda em ambientes ou situações de baixa acuidade visual;
  • Iluminação cinza – ajuda quando estiver em ambiente de ampla exposição à luz solar ou diante de maquinários de solda;
  • Iluminação amarela – indicada para transportes noturnos, ajuda a enxergar melhor diante de baixa; luminosidade, dias de neblina e pouca luz. Ajuda a combater o ofuscamento.

Trauma ocular na infância

Infelizmente, alguns traumas oculares são comuns de acontecerem com as crianças, dentro de casa em muitos casos.

Perfuração, queimaduras ou abrasões da córnea são os tipos de lesões mais comuns em ambiente doméstico ou na escola também.

No entanto, estima-se que orientando as crianças e explicando o risco para elas, muitos acidentes podem ser evitados. 

Para isso, evite deixar a criança entrar em contato com objetos pontiagudos, produtos químicos ou outros materiais que causam queimadura no olho. 

Além disso, sempre oriente o seu filho a nunca coçar os olhos ou esfregar eles. Explique que ele pode pedir ajuda de um adulto para aliviar o incômodo e verificar o que tem de errado em seu olhinho. 

Lesões oculares em casa

Segundo dados divulgados pela Revista Veja Bem, o Ministério da saúde estima que 110 mil crianças precisam ser hospitalizadas todos os anos devido a lesões oculares em casa. 

Além disso, este público é o que mais sofre com alguns tipos de lesões ocasionadas dentro de casa.

Por exemplo, uma criança em fase de aprendizado e descobertas, quer mexer em tudo que tem em uma casa, inclusive, nos objetos com pontas cortantes.

Por isso, papai e mamãe, atenção redobrada em casa diante de objetos “esquecidos” em cantos ou em cima dos móveis.

As crianças podem mexer e provocarem lesões oculares sérias. 

Para evitar que isso aconteça, deixe sempre objetos pontiagudos, por exemplo, em lugares de difícil acesso ou guardados em locais protegidos.

Guarde também todos os produtos de limpeza e higiene em locais altos, para a criança não ter nenhum tipo de contato e sofrer queimaduras oculares.

Em caso de ciscos ou poeira no olho, lave em abundância o olho da criança com água filtrada, mas sem exercer força no olho. Se os sintomas não melhorarem, procure atendimento médico imediatamente. 

Lesões oculares na terceira idade

Os idosos também sofrem muitas lesões oculares, principalmente devido às quedas.  Dessa forma, é preciso atenção com este grupo, já que eles podem demorar ao buscar atendimento médico e, com isso, o quadro de saúde do olho piorar.

Além disso, é importante que a população idosa realize testes de visão com frequência e tenha uma alimentação balanceada, além de suplementação de cálcio, se for necessário por orientação médica, para fortalecimento dos ossos.

O banheiro é o ambiente em que os idosos mais caem. Por isso, procure instalar barras laterais no box e próximo ao vaso sanitário, servindo como apoio e evitando quedas perigosas.

Aumente também a altura do vaso sanitário e use pelos ambientes da casa tapetes antiderrapantes e emborrachados. 

Deixe os ambientes da casa com mais espaço para locomoção segura e, no quarto, deixe um abajur ou uma luminária perto da cama e que seja de fácil acesso para o idoso ter ao alcance um objeto que ajude a iluminar bem o ambiente.

Fontes

 CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia – Revista Veja Bem – 15ª edição – 2018

American Academy of Ophthalmology 

WebMD

Emedicine Health 

NHS

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *