Tratamento com colírio para catarata realmente funciona? Estudos mais recentes

Tratamento com colírio para catarata realmente funciona Estudos mais recentes
  • por
4.3
(21)

A catarata é uma doença relativamente comum que causa o ofuscamento do cristalino, o tecido translúcido dos olhos por onde a luz passa para formar as imagens na retina. Apesar de haver tratamento para catarata, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a doença é responsável por cerca de 50% dos casos de cegueira no mundo e a principal causa da perda da visão na população acima de 55 anos. Mas, afinal, colírio para catarata funciona?

Dessa forma, o artigo de hoje abordará um panorama sobre a eficácia de colírios para catarata e o que dizem os estudos mais recentes sobre esse tratamento. Então, continue lendo e descubra, de acordo com os estudos mais recentes, se o tratamento com colírio para catarata realmente funciona.

Tratamento eficaz para catarata

Atualmente, o único tratamento comprovadamente eficaz na cura da catarata é a cirurgia. Trata-se de um procedimento relativamente simples, onde se aplica anestesia local. A seguir, o cristalino com catarata é removido e substituído por uma lente intraocular. Geralmente, a cirurgia dura 30 minutos e o paciente recebe alta imediatamente após a intervenção.

Além disso, é necessário acompanhamento com o oftalmologista por cerca um mês, até a plena recuperação.  Entretanto, alguns estudos e pesquisas publicados a partir de 2015 com colírios para o tratamento da catarata sem cirurgia se revelaram muito promissores, como veremos ao longo do artigo.

Por outro lado, o uso de colírio é essencial no pós-operatório de catarata. Nesses casos, colírios para catarata são indicados e eficazes no processo de recuperação, sendo: 

  • colírios antibióticos: para prevenir uma eventual infecção e 
  • anti-inflamatórios: estes divididos em esteroides, como o colírio prednisolona 1% e os colírios anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), ambos para alívio da dor e inchaço no local.

Tratamento de catarata: colírio para catarata realmente funciona? 

Encontrar um tratamento não invasivo, capaz de prevenir ou reverter a catarata é o objetivo de diversos estudos ao longo dos anos. E o tratamento com colírio para catarata é uma solução que atende esses requisitos. Embora os cientistas ainda não tenham encontrado uma solução definitiva, há algumas pesquisas promissoras em estágios diferentes de progresso, porém nenhum deles ainda chegou à etapa de testes em humanos.

Sendo assim, ainda não há uma droga (colírio) aprovada pelos órgãos reguladores, como, por exemplo, o FDA (Food and Drug Administration), agência do governo norte-americano responsável pela aprovação de medicamentos que é referência mundial. Mas, há estudos de colírios promissores em desenvolvimento. A seguir, alguns exemplos:

  • Lanosterol

 Desenvolvido a partir de um estudo feito com crianças portadoras de catarata causada por uma mutação genética, este composto se mostrou eficiente nos testes em animais. Porém, o resultado não se repetiu em humanos, sendo que para tratar a catarata humana, o Lanosterol foi efetivo somente quando injetado no olho, pois não é solúvel em água o suficiente para administrar em colírios.

Ainda assim, apesar de não ser aprovado para uso em humanos, trata-se de uma descoberta importante que já faz parte do tratamento de catarata em animais. 

  • Composto 29

Usando o Lanosterol como base para este estudo, os pesquisadores isolaram e estudaram 32 esteróis — um tipo de hormônio produzido no organismo — e   descobriram que o Composto 29 (uma molécula) não só previne, como também regride a catarata. Porém, a pesquisa está na fase de testes em animais e ainda deve demorar alguns anos para avançar de estágio.

  • Can-C

Trata-se de um colírio que tem como princípio ativo o composto N-alfa-acetilcarnosina, desenvolvido e patenteado pela Innovative Vision Products (IVPI), que promete retardar, reduzir e reverter a catarata senil. Porém, não tem aprovação da FDA, sendo comercializado apenas como um suplemento alimentar, sem resultados comprovados cientificamente.   

É possível prevenir ou retardar a progressão da catarata?

Essencialmente, a catarata é uma doença que se desenvolve naturalmente ao passo que envelhecemos. Porém, alguns fatores como predisposição genética, diabetes, hipertensão, tabagismo e consumo excessivo de álcool, por exemplo, podem acelerar seu aparecimento. No entanto, adotando alguns hábitos, é possível prevenir o aparecimento precoce da catarata: 

  • Alimentação balanceada.
  • Proteção contra raios UV (óculos de sol ou chapéu).
  • Evitar situações que causam tensão ocular.
  • Tomar vitaminas e suplementos alimentares.
  • Evitar consumo excessivo de álcool.
  • Não fumar.
  • Fazer consultas regularmente com o oftalmologista, principalmente depois dos 40 anos.

Informações sobre saúde visual na palma da sua mão

Como vimos nesse artigo, por enquanto ainda não existe uma solução definitiva para a cura da catarata — como colírios para tratamento de catarata, por exemplo — que não seja a cirurgia. Porém, a ciência avança e o surgimento de um medicamento que trate e cure a catarata parece ser apenas uma questão de tempo.

Enquanto isso, podemos adotar algumas posturas que ajudam na boa saúde visual. Por isso, reforçamos aqui a importância de dar atenção aos sinais e sintomas que nossos olhos apresentam e visitar regularmente seu oftalmologista de confiança, especialmente depois dos 40 anos, quando os olhos apresentam os primeiros sinais de envelhecimento.

Assim, nós da Lenscope reafirmamos nosso compromisso de levar boa informação sobre saúde ocular para todos e garantir que aqueles que precisam, tenham acesso às lentes mais finas de óculos de qualidade e por um preço justo. Por fim, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo óptico que trazemos aqui no Blog. 

tipos de catarata

Fontes:

Dr Simon Skalicky

Very Well Health

Vision Center

American Optometric Association-AOA

BuzzRx

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *