Como fazer óculos de sol com grau

Usar óculos de grau em dias ensolarados e em ambientes externos pode trazer dificuldades. O óculos de sol com grau ajuda quem precisa proteger os olhos da luz e conseguir enxergar bem com o mesmo óculos. Para fazer um óculos de sol com grau, você precisa: 

  1. Ter em mãos a receita do seu óculos atualizada
  2. Escolher uma armação compatível com as lentes mais indicadas para o seu grau
  3. Escolher as lentes levando em conta o seu grau e a cor da lente que mais combinar com sua armação

Saiba mais sobre esses passos neste artigo.

O óculos de sol com grau é para mim?

Se você usa óculos e tem a chamada fotofobia, que é a sensibilidade à luz natural ou ambientes muito iluminados, pode usar em um usar óculos de sol com grau. O óculos de sol ajuda a minimizar a incidência da luz nos seus olhos e protegê-los dos raios UV.

Para quem usa lentes de contato junto com o óculos de sol, o óculos de sol de grau é uma forma de ajudar os olhos a descansarem um pouco do uso prolongado das lentes, afinal, com o óculos de sol com grau não é necessário o uso das lentes de contato.

Além disso, com um óculos de sol com grau, é possível ter diversas armações, o que pode te ajudar a compor vários looks e estilos diferentes.

Veja como você pode fazer um óculos escuro com o seu grau a seguir.

Como faço meu óculos de sol com grau?

Primeiramente, você vai precisar de uma receita médica de óculos atualizada. Sempre que precisar trocar de óculos ou lentes, é importante passar por avaliação com um profissional de saúde ocular. Seu médico oftalmo pode ajudar! Dessa forma, você garante que seu grau estará atualizado e, consequentemente, terá uma adaptação melhor.

Em seguida, você deve escolher a cor das lentes que mais combinam com você e com a forma de utilizar seu óculos de sol com grau.

Por fim, é importante escolher a armação. Para lentes escuras, é possível utilizar tanto armações de óculos de grau quanto armações de óculos de sol, mas é muito importante verificar se as armações não são muito grandes, muito curvadas ou de três peças. Todos esses fatores podem impedir a montagem das lentes na armação escolhida, dependendo do tipo de lente que você escolher. 

Os tipos de lentes para óculos de sol com grau

Existem vários tipos de lentes para óculos de sol que variam entre si em relação a cores, materiais e índice de refração. Saiba mais sobre elas a seguir:

As cores das lentes para óculos de sol com grau

As lentes para óculos escuros estão disponíveis em diversas cores como marrom, cinza, preto, verde, púrpura e amarelo.

óculos de sol com grau

As cores de lentes mais utilizadas para óculos de sol com grau são marrom, preto/cinza-escuro, cinza e verde. Cada cor apresenta uma característica específica, como veremos a seguir.

As lentes marrons ajudam a realçar o contraste e são ideais para os dias em que o clima está instável. Por proporcionarem maior conforto visual, são comumente indicadas para dirigir e praticar atividades ao ar livre.

óculos de sol com grau
Lente Lenscope Shades na cor marrom full
óculos de sol com grau
Lente Lenscope Shades na cor marrom gradiente

As lentes pretas ou cinza-escuro são indicadas para uso prolongado em ambientes externos ou de muita exposição ao sol. Por serem mais escuras têm maior recomendação para pessoas com muita fotofobia ou em pós-operatório de cirurgias oculares.

As lentes cinzas não causam nenhuma distorções nas cores do ambiente. Por esse motivo, são frequentemente recomendadas para ambientes internos, com pouca incidência de luz natural ou em dias nublados.

Já as lentes verdes oferecem alto contraste e destaque nas cores, mesmo em ambientes pouco iluminados. Por este motivo, são um excelente auxílio para pessoas de idade avançada, proporcionando conforto e clareza nas cores e formas. Saiba mais sobre como as cores das lentes influenciam na sua visão neste artigo.

O material das lentes para óculos de sol

As lentes de sol com grau podem ser encontradas em materiais como CR-39, policarbonato e resina. Veja as características de cada uma delas a seguir:

Lente CR-39

São as lentes mais comuns e mais vendidas para óculos de sol com grau. São feitas de acrílico e são mais popularmente conhecidas pelas marcas Orma® ou a linha Shades da Lenscope. Normalmente, são indicadas para até 4 graus de miopia e hipermetropia, e para uso geral.

Lente de policarbonato

As lentes de policarbonato são recomendadas para atletas e crianças por ser um material bastante resistente a impactos. São encontradas popularmente pelas marcas AirWear®. Além disso, essas lentes são mais finas que as lentes CR-39 e, por esse motivo, elas são bastante indicadas para até 4 graus de miopia e hipermetropia. 

Lente de alto índice de refração

Para casos de mais de 4 graus de miopia e hipermetropia, as lentes recomendadas são as lentes de alto índice de refração, mesmo para óculos de sol com grau.

Esta indicação é frequente porque essas lentes proporcionam um óculos mais leve, com bordas mais finas e melhoram bastante o aspecto de fundo de garrafa, mesmo nas lentes escuras. Existem hoje vários tipos de lentes para alto grau de miopia que ajudam a deixar seu óculos mais fino e leve. Veja neste artigo os tipos de lentes para grau forte de miopia e qual delas é mais indicada para cada faixa de grau

A armação para óculos de sol com grau

Embora muitas armações permitam a montagem de lentes de óculos escuro com grau, alguns fatores devem ser observados.

Para quem tem mais de 4 graus, o tamanho do aro da armação deve ser levado em conta. Aros muito grandes impossibilitam a montagem das lentes. Dessa forma, o resultado em relação à grossura do óculos pode não ser o desejado.

O ideal é sempre encontrar uma armação que tenha o tamanho de aro recomendado para o seu grau, para que você possa utilizar o seu óculos de sol com grau sem sentir incômodo com a grossura das lentes. Veja aqui  o que levar em conta na hora de escolher o modelo de óculos perfeito para o seu grau

Existe um cálculo capaz de te dizer o tamanho do aro mais indicado de acordo com o seu grau de miopia, hipermetropia e astigmatismo. No site da Lenscope, você tem acesso a essa informação de forma bastante fácil e 100% gratuita. Veja aqui como saber o tamanho do aro da armação mais indicada para o seu grau.

 

Média 5 de 2 votos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest