Demodex cílios: sintomas, causas e tratamentos

Demodex cílios: sintomas, causas e tratamentos
  • por
4.6
(18)

Sim, é possível ter ácaro nos cílios. Os Ácaros Demodex, são pequenos insetos encontrados em cachos na base dos cílios. São normais e geralmente inofensivos, a menos que estejam presentes em excesso. Além disso, nem todo mundo desenvolve essa condição, certos grupos como mulheres e pessoas que fazem extensão de cílios são mais propensos a desenvolverem o quadro de demodex. Portanto, nesse artigo explicaremos mais sobre os sintomas, causas e tratamentos dos Ácaros Demodex, então acompanhe até o fim.

O que é demodex, o ácaro dos cílios?

Antes de tudo, os ácaros pertencem a mesma família das aranhas e escorpiões, primo do carrapato. Por isso, os ácaros são pequenos parasitas que vivem dentro ou perto dos folículos capilares dos mamíferos. Geralmente eles não trazem malefícios para as pessoas, exceto quando em excesso.

O Demodex pode ser causado por dois tipos de ácaros: Demodex folliculorum e Demodex brevis, sendo que o primeiro é o que acomete os cílios humanos. Os ácaros nos cílios causam problemas quando há falta de higienização pessoal e podem causar dor e incômodos, não só nos cílios como na pele também.

Principais causas do demodex nos cílios

Os ácaros de cílios são comuns a todos, no entanto, há algumas pessoas mais propensas a desenvolver a condição. Alguns desses grupos são mulheres, devido ao fator hormonal; pessoas que fazem alongamento de cílios; pessoas com pele oleosa; e aqueles que não retiram a maquiagem e produtos do rosto ou não mantêm a higiene em dia.

Entretanto, há também outras condições de saúde que podem causar ou agravar a demodex, como rosácea, dermatite, acne inflamatória e alopecia. Infecções cutâneas, sistemas imunológicos enfraquecidos e o HIV também estão ligados aos ácaros Demodex.

Como saber se estou com demodex nos cílios?

Quando os ácaros se encontram em grande quantidade e em uma pele oleosa, eles podem causar algumas inflamações e sintomas incômodos. Para saber se está com ácaros em excesso é necessário prestar atenção aos seguintes sintomas:

  • Coceira nos cílios e na pele ao redor.
  • Manchas escamosas e ásperas de pele.
  • Vermelhidão ao redor dos olhos.
  • Sensação de ardor nos olhos.
  • Agravamento dos sintomas de dermatite.

Os sintomas avançados podem causar inflamação dos olhos (blefarite) e sintomas como cílios crocantes, olhos pegajosos e piscadas frequentes. Se ficar por muito tempo, a blefarite pode levar a anormalidades no crescimento dos cílios.

Blefarite: principal consequência para os olhos

A Blefarite é uma inflamação não contagiosa das pálpebras que pode afetar os dois olhos e em alguns casos causar alterações palpebrais, resultados das pequenas cicatrizes. O Demodex em excesso pode ser uma das causas de blefarite, cujos sintomas são: 

  • Coceiras ao redor das pálpebras;
  • Sensação de areia nos olhos; 
  • Incômodo à luz;

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Como tratar demodex nos cílios e prevenção

O tratamento de demodex nos cílios depende do grau e quantidade de ácaros. Os sintomas que indicam grande quantidade de ácaro nos cílios podem indicar outros quadros de infecção. Por isso, para um diagnóstico correto, é necessário consultar um médico oftalmologista de confiança.

O diagnóstico é feito com a observação dos principais sintomas (vermelhidão ou inchaço nas bordas das pálpebras) e o uso de um microscópio especial. Assim, após o diagnóstico, o tratamento mais recomendado é a limpeza constante dos olhos e locais com infecção e a cura das infecções causadas pelos ácaros. 

Demodex e extensão de cílios, tem relação?

Pessoas que fazem extensão de cílios são mais propensas a desenvolverem blefarite alérgica, que consequentemente aumenta a proliferação de demodex nos cílios. O alongamento de cílios é uma prática que consiste na aplicação de fibras sintéticas nos cílios naturais para ficarem mais volumosos e longos. Essas fibras são fixadas com uma cola à base de formaldeído, chumbo ou ácido benzóico. E esses componentes químicos podem causar Blefarite Alérgica em algumas pessoas, fazendo com que os olhos fiquem irritados, apresentam coceira, lacrimejamento e edema palpebral.

Aprenda como fazer a higienização correta da região dos cílios

É importante lembrar que possuir ácaros nos cílios é normal, o problema é quando se multiplicam e causam doenças. Por isso, para evitar quadros graves, é possível prevenir seguindo algumas recomendações de higiene:

  • Retire toda a maquiagem antes de dormir.
  • Lave os cílios com xampu infantil diluído, gel indicado para a região ou lenço umedecido.
  • Limpe o rosto pelo menos duas vezes ao dia.
  • Evite produtos à base de óleo ou gordurosos.
  • Faça esfoliação periódica para remover peles mortas e oleosidade em excesso, elas são o principal alimento dos ácaros.

Informações sobre saúde visual na palma da sua mão

O Demodex nos cílios é só um caso dentre os vários quadros que podem afetar a saúde dos olhos. Por conta disso, é sempre importante estar em dia com suas consultas com o oftalmologista e fazer a limpeza diária necessária para manter a saúde ocular. Portanto, se atente aos sinais e sintomas dados pelos nossos olhos, eles podem dizer muito sobre a nossa saúde de forma geral.

Além disso, para saber identificar os sinais que nossos olhos apresentam é preciso manter-se informado. Por isso, nós da Lenscope temos como propósito levar informação sobre saúde ocular para todos e garantir que aqueles que precisam de lentes mais finas tenham acesso a lentes de óculos de qualidade e por um preço mais justo. Assine nossa newsletter para ficar de olho nas novidades da Lenscope e do mundo óptico.

rosto diamante - orçamento

Fontes:

Healthline Media

Web MD

Medical News Today 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Demodex cílios: sintomas, causas e tratamentos”

  1. MARIA DOROTEA DE SOUZA CALVOSA

    Gostei muito das explicações e orientações que li sobre Demodex. Continuem assim, nos apresentando dados técnicos sem palavras técnicas para que a compreensão seja par todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *