Dicas importantes para não ter óculos fundo de garrafa

  • por
4.5
(25)

A preocupação de não ter um óculos fundo de garrafa é bem comum para aqueles que possuem grau alto de miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Por isso, reunimos nesse artigo no #LenscopeResponde dessa semana o que você precisa saber, de fato, para que ele não fique com o temido efeito fundo de garrafa. Separamos as principais dúvidas e as melhores orientações para você saber como ter a melhor versão do seu óculos de grau. Vamos lá?

1. A escolha da armação adequada para grau alto

Quem não gosta de escolher a armação na hora de usar óculos? Afinal, essa peça vai nos acompanhar por um determinado período. Assim como a escolha das lentes, a armação também é um dos fatores que contribuem para você não ter o efeito fundo de garrafa.

Dessa forma, o que influencia, na verdade, é o tamanho do aro da armação. O aro nada mais é que a largura da armação. Sendo assim, quanto menor o aro da armação, mas finas as lentes podem ficar. É assim: uma das características das lentes para miopia é elas serem finas no centro e mais grossas nas bordas. Na montagem do óculos, quanto maior é o tamanho do aro, mais próximo da borda é feito o recorte da lente.

Veja como identificar o tamanho da armação a seguir:

óculos fundo de garrafa

Para saber o tamanho do seu óculos, basta olhar na haste e procurar por uma sequência de três números acompanhados por um quadradinho. Esses números indicam o tamanho da sua armação, em milímetros.

  • O primeiro número, antes do quadradinho, indica o tamanho do aro, ou seja, a largura da lente.
  • O segundo número indica o tamanho da ponte, onde a armação apoia-se no nariz.
  • E o terceiro número indica o comprimento das hastes.

O que determina se a armação é maior ou menor é o tamanho do aro. Nesse sentido, para quem possui mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia, armações acima de 50 mm são consideradas grandes e podem ampliar o efeito de óculos fundo de garrafa. Descubra qual tamanho de armação é compatível com grau forte.

Modelo de armação para evitar óculos fundo de garrafa

Falando ainda sobre armações, o estilo dela conta muito também, no resultado final do óculos. Existem modelos de armações que ajudam a evitar ou disfarçar o fundo de garrafa, disfarçando as bordas do óculos. Por exemplo, as armações de aro fechado e bordas mais espessas. Isso porque a armação contorna a borda da lente, disfarçando-a e evitando que fique aparente.

É importante também que além de aro fechado e borda espessa, o tamanho do aro da armação seja menor para quem tem alto grau, como já explicado. Portanto, seja para grau baixo (até 4) ou grau alto (acima de 4), essas características contribuem para disfarçar a borda da lente. Veja alguns modelos de armações com essas características:

óculos fundo de garrafa óculos fundo de garrafa

Caso contrário, armações muito finas, por exemplo, podem deixar o aspecto de óculos grosso, uma vez que deixa as bordas da lente muito mais aparentes. Observe a diferença de uma armação para outra dentro dessas características:

óculos fundo de garrafa

2. Índice de refração das lentes

O índice de refração, basicamente, é um valor que mede a velocidade que a luz atravessa um objeto transparente. E quanto maior for esse índice, mais rápida é a velocidade que a luz atravessa. O índice também é importante porque interfere diretamente na espessura da lente. Isso porque quanto mais fina for a superfície, mais rápido a luz passará por ela. Sendo assim, quanto maior o índice de refração, mais finas são as lentes.

Os índices de refração disponíveis no mercado vão de 1.49 a 1.90. O índice de refração da lente CR-39 é de 1.50, valor considerado baixo. Esse fator pode engrossar as lentes do óculos para quem tem mais de -2 graus de miopia, por exemplo. Já as lentes de policarbonato possuem o índice de refração 1.59, sendo 30% mais fina em comparação as lentes CR-39, proporcionando um óculos mais fino para até 4 graus de miopia.

óculos fundo de garrafa

Mas se você tem um grau maior que isso, a dica é: dê preferência pelas lentes de resina de alto índice de refração. Elas proporcionam óculos mais leve, confortável e com menos efeitos laterais para alto grau. Essas lentes estão disponíveis nos índices: 1.67, 1.74 e 1.76. Veja a comparação de espessura das lentes de alto índice:

óculos fundo de garrafa

Portanto, para óculos sem efeito fundo de garrafa, (acima de 4 graus), as lentes de alto índice em resina são as mais recomendadas. Veja todos os tipos de lentes para óculos e os preços.

3. Design das lentes para alto grau

Mas, quem tem acima de 4 graus, deve se atentar ao design da lente, pois isso também influencia no aspecto fundo de garrafa. Há basicamente dois tipos de lentes para óculos em relação ao design: lentes esféricas e lentes asféricas.

As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado. Quando utilizadas para graus elevados, contribuem para o fundo de garrafa. Essas lentes seguem o formato de uma esfera na face interna e externa das lentes. Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda (no caso das lentes para miopia). Com isso, há um desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes. Em casos onde há um astigmatismo elevado, as distorções ficam ainda mais evidentes.

Já as lentes do tipo asféricas possuem um design mais plano, resultando em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas. Assim, elas reduzem e em alguns casos, até eliminam, o aspecto fundo de garrafa e proporcionam lentes mais finas.

óculos fundo de garrafa

Rebaixamento de borda e efeito fundo de garrafa

Ainda para casos de miopia alta, é um recurso que muitas pessoas com graus elevados acabam recorrendo. É uma prática de lixamento que algumas óticas fazem em lentes de alto grau para ficarem mais finas. O problema é isso acaba deixando o efeito fundo de garrafa ainda mais nítido.

Além disso, a pessoa pode perder completamente a visão periférica, tornando as atividades do dia a dia muito perigosas. Como, por exemplo, subir e descer escadas e dirigir. Portanto, para você não recorrer ao rebaixamento de borda, vai uma dica: escolha uma armação compatível com o seu grau, assim como lente de alto índice de refração e com design asférico.

Dicas importantes para não ter óculos fundo de garrafa: resumo

O que achou das dicas exclusivas para acertar na próxima escolha do seu óculos? Seguindo todas as recomendações, o resultado será surpreendente e você terá a melhor versão do seu óculos de grau. Portanto, recapitulando:

  • Para quem tem até 4 graus, a liberdade na escolha do tamanho da armação é maior. O importante é não exagerar em armações muito grandes que podem atrapalhar a montagem das lentes.
  • Já quem possui alto grau, apostar em armações menores, de aro fechado e bordas mais espessas contribuirá para uma melhor estética final e óculos mais leves e finos. Com essas características na armação, você pode reduzir o aspecto de lente grossa e conseguir um excelente resultado.
  • Também é necessário estar atento ao índice de refração das lentes. Para até 4 graus as lentes de policarbonato proporcionam ótimos resultados e melhor custo-beneficio. Já para mais de 4 graus, as lentes de resina de alto índice de refração são ideais, pois quanto maior o índice, mais finas podem ser as lentes.

Lentes de resina superfinas para evitar óculos fundo de garrafa

Como já dissemos, as lentes de resina de alto índice e com design asférico são ideais para evitar o efeito fundo de garrafa e contribuir para óculos de alto grau mais leves e finos. Nesse sentido, as Lentes Lenscope LensAI 1.74 são ideais para óculos de grau alto. 

As Lentes Lenscope LensAI 1.74 possuem o maior índice de refração em lentes de resina. Por isso é considerada lente de resina superfina. Além disso, possuem design asférico que reduz e até elimina o efeito indesejado das bordas das lentes. Aliás, elas são vendidas exclusivamente pela internet através do site da Lenscope.

Já teve um óculos fundo de garrafa? Por que ele ficou nesse aspecto? Conte para gente nos comentários!

óculos fundo de garrafa

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...