Lentes asféricas ou esféricas: como ter lentes mais finas?

lentes asféricas
  • por
4.4
(25)

Existem dois tipos de lentes para óculos de grau em relação ao design ou desenho das lentes: as lentes asféricas e as lentes esféricas.

Foi com o avanço da tecnologia na produção de lentes de grau que surgiram no mercado as lentes asféricas. A partir disso, muitas pessoas começaram a apostar em óculos mais finos. As lentes asféricas provocam menos distorções, o que melhora a estética dos óculos, principalmente em casos de grau elevado.

Neste artigo, você verá a diferença entre as lentes asféricas e esféricas. Então, continue acompanhando para saber mais sobre o assunto!

Diferença das lentes asféricas e esféricas

Antes de tudo, é importante saber que as lentes asféricas são muito diferentes das lentes esféricas. Principalmente quando levamos em consideração a estética dos óculos. As lentes esféricas são as mais comuns no mercado. Elas possuem esse nome graças ao seu formato mais arredondado em sua superfície.

Desta forma, isso acaba afetando diretamente na distribuição do material da lente, provocando algumas distorções no campo de visão.

Veja na imagem abaixo a diferença no formato das lentes:

lentes asféricas

Lente esférica (esquerda) com maior acúmulo de material. Lente asférica, material distribuído em toda lente.

 

Em casos de grau elevado de miopia ou hipermetropia, as distorções podem ser muito evidentes. Pessoas que têm hipermetropia podem sofrer com o efeito de olhos esbugalhados, também conhecido como “olho de boi”. Veja no exemplo a seguir: 

lentes asféricas

Lentes asféricas sem distorção (esquerda) e lente esférica com distorção (direita) provocando o aspecto olho de boi

 

O efeito é provocado pelo design e a forma como o material da lente esférica é distribuído: as lentes possuem pouco material no centro e maior concentração em suas bordas. Essa distribuição é o que causa a distorção nas bordas da lente e dá a impressão de olhos grandes.

Para reduzir esse tipo de problema, a melhor solução é optar por lentes asféricas, pois elas deixam os seus olhos com um aspecto mais natural e com menos distorções, dependendo do seu grau. Veja a seguir como funciona o design das lentes asféricas.

Como são as lentes asféricas?

Repare no design dessas lentes:

lentes asféricas e esféricas

Diferente das lentes esféricas, que possuem a sua superfície mais arredondada, as lentes asféricas possuem um design mais plano.

lentes asféricas

Lentes asféricas (esquerda), lentes esféricas para miopia provocam aspecto fundo de garrafa (centro) e hipermetropia, aspecto de olho de boi (direita)

Sendo assim, o material da lente é distribuído de forma igual por toda a sua extensão, não havendo acúmulo no centro (em casos de hipermetropia) e nas bordas (nos casos de miopia).

É importante lembrar que, dependendo de cada caso, não é possível eliminar totalmente as distorções, mas é possível minimizar esse efeito. É só seguir as nossas dicas para melhorar a estética do seu óculos com lentes asféricas!

As lentes com design asférico estão disponíveis no mercado para casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo, e em lentes progressivas para presbiopia.

Mas atenção: Para ter um óculos mais fino, veja também o índice de refração das lentes. Quanto maior o índice de refração de suas lentes, mais finas elas serão.

Como ter lentes mais finas?

Pode haver casos em que as distorções não sejam totalmente eliminadas. Mas, não se preocupe: ainda assim, você notará uma grande diminuição no efeito de olho pequeno ou olho de boi.

Outro fator importante que influencia no aspecto dos óculos é a escolha da armação, principalmente para quem tem um grau muito elevado. Se você possui mais de 4 graus, escolha armações com o aro mais fechado e a borda mais espessaDessa forma, a armação contorna a borda das lentes, deixando-as menos evidentes.

Até 4 graus, a escolha da armação pode ser mais abrangente. Então, é só procurar por uma que combine com o seu tipo de rosto. Veja agora algumas dicas que te ajudam a escolher a armação ideal para o seu grau:

Veja também: o que deixa o óculos pesado?

Lentes asféricas e superfinas: Lentes Lenscope LensAI 1.74

Pessoas que possuem um grau muito alto estão sempre buscando por lentes que provoquem menos distorções. As Lentes Lenscope LensAI 1.74 são as lentes de resina com design asférico superfinas. Dessa forma, elas conseguem reduzir as distorções nas laterais das lentes. Além disso, por serem feitas de resina, elas são mais leves e resistentes.

Para entender melhor, veja na imagem abaixo a comparação com uma lente de design lente esférica 1.67 e as Lentes Lenscope LensAI 1.74 de design asférico.

Olho direito com lentes 1.67 de design esférico e olho esquerdo com as Lentes Lenscope LensAI 1.74.

Por isso, optar por lentes asféricas é a melhor opção para quem busca se sentir bem com o óculos em relação à estética das lentes. 

Conheça as lentes asféricas da Lenscope. 

As lentes asféricas vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope, as Lentes Lenscope LensAI 1.74, além de proporcionarem um melhor resultado estético, elas proporcionam muito mais conforto e durabilidade por serem de resina. Sua durabilidade se intensifica ainda mais, graças aos tratamentos antirrisco, antirreflexo  já inclusos.

Pelo fato das Lentes Lenscope LensAI 1.74 serem mais leves, elas evitam aquelas marquinhas indesejadas que costumam ficar no nariz.

O  alto índice de refração das Lentes Lenscope LensAI 1.74 proporcionam lentes mais finas para o seu óculos e a Lenscope oferece por um preço mais acessível quando comparamos com lentes de alto índice de refração encontradas nas óticas tradicionais. As Lentes Lenscope LensAI 1.74 custam a partir de R$ 996,00. 

Veja o preço das Lentes Lenscope LensAI 1.74 para o seu grau.

Considerações finais

A Lenscope é pioneira em venda de lentes para óculos de grau pela internet, oferecemos lentes superfinas para alto e baixo grau por um preço justo. Afinal, a gente sabe que óculos com lentes de qualidade possuem preços elevados aqui no Brasil. Mas utilizando a tecnologia ao nosso favor, somos capazes de oferecer as melhores lentes para óculos de forma mais acessível e cômoda para você.

Portanto, se você quer saber o preço de lentes para até 4 graus ou mais de 4 graus, que tal fazer um orçamento em nosso site? Descubra o quanto você pode economizar ao comprar as lentes ideias para o seu grau, sem sair de casa. 

lentes asféricas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

7 comentários em “Lentes asféricas ou esféricas: como ter lentes mais finas?”

  1. Zorildes jesus pereira

    Preciso de uma lente ante reflexo , com proteção uva e UVB , fotossensível e também com proteção a claridade dentro de casa quando usar o celular , indique me uma que seja compatível as minhas necessidades.

    1. Oi, Zorildes
      Ainda não temos a lente com filtro azul (essa que você quer usar com celular). Mas temos as lentes com tudo isso que você precisa de acordo com o seu grau.
      Se você tem até 4 graus, a Lentes 1.59 Fotocroma podem te ajudar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-fotocroma
      Se você tem mais de 4 graus, temos as lentes mais finas do mundo em transitions, as Lentes Tokai 1.76 Transitions: https://lenscope.com.br/lente-tokai-transitions
      Qualquer dúvida, estamos por aqui 😉

  2. Coloquei lentes asfericas no meu oculos cerca de 9 meses atrás, semana passada a perninha do meu oculos entortou e eu levei para arrumar… quando peguei de volta senti ele meio estranho como se o pessoal da ótica tivesse mexido no ângulo de visão (pq eu tenho nistagmo) mas com as lentes asfericas melhorou muito esse problema, mas quando peguei de volta me senti estranho com ele, como se tivesse que ficar virando a cabeça toda hora. Será que eles mecheram no ângulo de visão ou Eu tô viajando? Isso é possível?

    1. Oi, Ronaldo!
      Você já levou no seu oftalmo para que ele conferisse seu óculos pronto? Levando novamente no consultório, ele pode ver se está tudo certo nas correções que você levou para fazer na ótica
      Qualquer dúvida, estamos aqui! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *