lentes asféricas

Lentes asféricas ou esféricas: como ter lentes mais finas?

Existem dois tipos de lentes para óculos de grau em relação ao design ou desenho das lentes: as lentes asféricas e as lentes esféricas.

Foi com o avanço da tecnologia na produção de lentes de grau que surgiram no mercado as lentes asféricas. A partir disso, muitas pessoas começaram a apostar em óculos mais finos.

As lentes asféricas provocam menos distorções, o que melhora a estética dos óculos, principalmente em casos de grau elevado.

Neste artigo, você verá qual a combinação perfeita de lentes asféricas para um óculos mais fino.

Também saberá um pouco mais sobre a diferença entre as lentes asféricas e esféricas.

Então, continue acompanhando para saber mais sobre o assunto!

Diferença das lentes asféricas e esféricas

Antes de tudo, é importante esclarecer uma coisa: as lentes asféricas são muito diferentes das lentes esféricas. Principalmente quando levamos em consideração a estética dos óculos.

As lentes esféricas são as mais comuns no mercado.

Elas possuem esse nome graças ao seu formato mais arredondado em sua superfície. Isto é, no centro.

Desta forma, isso acaba afetando diretamente na distribuição do material da lente, provocando algumas distorções no campo de visão.

Veja na imagem abaixo a diferença no formato das lentes:

lentes asféricas
Lente esférica (esquerda) com maior acúmulo de material. Lente asférica, material distribuído em toda lente.

 

Em casos de grau elevado de miopia ou hipermetropia, as distorções podem ser muito evidentes.

Pessoas que têm hipermetropia podem sofrer com o efeito de olhos esbugalhados, também conhecido como “olho de boi”. Veja no exemplo a seguir: 

lentes asféricas
Lentes asféricas sem distorção (esquerda) e lente esférica com distorção (direita) provocando o aspecto olho de boi

 

O efeito é provocado pelo design e a forma como o material da lente esférica é distribuído: as lentes possuem pouco material no centro e maior concentração em suas bordas.

Essa distribuição é o que causa a distorção nas bordas da lente e dá a impressão de olhos grandes.

Para reduzir esse tipo de problema, a melhor solução é optar por lentes asféricas, pois elas deixam os seus olhos com um aspecto mais natural e quase – ou nenhuma – distorção.

Veja a seguir como funciona o design das lentes asféricas.

Como são as lentes asféricas?

Repare no design dessas lentes:

lentes asféricas e esféricas

Diferente das lentes esféricas, que possuem a sua superfície mais arredondada, as lentes asféricas possuem um design mais plano.

lentes asféricas
Lentes asféricas (esquerda), lentes esféricas para miopia provocam aspecto fundo de garrafa (centro) e hipermetropia, aspecto de olho de boi (direita)

 

Sendo assim, o material da lente é distribuído de forma igual por toda a sua extensão, não havendo acúmulo no centro (em casos de hipermetropia) e nas bordas (nos casos de miopia).

É importante lembrar que, dependendo de cada caso, não é possível eliminar totalmente as distorções, mas é possível minimizar esse efeito.

É só seguir as nossas dicas para melhorar a estética do seu óculos com lentes asféricas!

As lentes com design asférico estão disponíveis no mercado para casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo, e em lentes progressivas para presbiopia.

Mas atenção: Para ter um óculos mais fino, veja também o índice de refração das lentes. Quanto maior o índice de refração de suas lentes, mais finas elas serão.

Como ter lentes mais finas?

Pode haver casos em que as distorções não sejam totalmente eliminadas.

Mas, não se preocupe: ainda assim, você notará uma grande diminuição no efeito de olho pequeno ou olho-de-boi.

Outro fator importante que influencia no aspecto dos óculos é a escolha da armação, principalmente para pessoas que possuem grau muito elevado.

Veja agora algumas dicas que te ajudam a escolher a armação ideal para o seu grau:

Se você possui mais de 4 graus, escolha armações com o aro mais fechado e a borda mais espessa.

Dessa forma, a armação contorna a borda das lentes, deixando-as menos evidentes.

Até 4 graus, a escolha da armação pode ser mais abrangente. Então, é só procurar por uma que combine com o seu tipo de rosto.

Lentes asféricas e mais finas do mundo: Lentes Tokai 1.76

Pessoas que possuem um grau muito alto estão sempre buscando por lentes que provoquem menos distorções.

As Lentes Tokai 1.76 são as lentes de resina, com design asférico, mais finas do mundo. Dessa forma, você quase não tem distorções nas laterais das lentes. 

Além disso, por serem feitas de resina, essas lentes têm como característica serem extremamente leves e resistentes.

Para entender melhor como isso influencia, veja na imagem abaixo a comparação com uma lente de design lente esférica 1.67 e as Lentes Tokai 1.76, que possuem design asférico.

lentes asféricas
Óculos com -12 de miopia. Esquerda: lentes asféricas. Direita: Lentes esféricas, provocando distorções

 

Por isso, optar por lentes asféricas é muito importante, pois elas são mais planas e ficam posicionadas mais próximas dos olhos, diferente das esféricas.

Para quem busca reduzir esse tipo de problema e qualquer outro aspecto ruim em seus óculos de grau, as Lentes Tokai 1.76 são, sem dúvidas, a melhor opção!

Essas lentes, além de ajudarem muito na questão estética, proporciona muito mais conforto e durabilidade devido seu material de resina ser superresistente.

Sua durabilidade se intensifica ainda mais, graças aos tratamentos antirrisco, antirreflexo e a proteção contra microfissuras já inclusos.

Pelo fato das Lentes Tokai 1.76 serem mais leves, elas evitam aquelas marquinhas indesejadas que costumam ficar no nariz.

O  alto índice de refração das Lentes Tokai 1.76 proporcionam lentes mais finas para o seu óculos e a Lenscope oferece por um preço super acessível, a partir de R$ 687. 

Inclusive, essas lentes são vendidas única e exclusivamente pela Lenscope através da internet em nosso site.

Seguindo nossa recomendação, você tem lentes mais finas, confortáveis e resistentes para o seu óculos.

Considerações finais

A Lenscope é pioneira em venda de lentes para óculos de grau pela internet e tornar o preço acessível é uma das nossas prioridades.

Afinal, a gente sabe que para ter um óculos e lentes de qualidade os preços são bem elevados. Mas, calma que isso a gente já conseguiu resolver.

Então, para descobrir o preço das suas lentes até 4 graus ou  mais de 4 graus basta acessar o nosso site.

Lá, você informa seu tipo de grau e já te informamos as armações recomendadas para o seu caso e o valor das lentes.

Fácil não, é mesmo?

Inclusive, agora você já sabe muito mais sobre as lentes asféricas e quais os principais benefícios que elas trazem.

Continue acompanhando a Lenscope para se manter informado sobre como cuidar da saúde de seus olhos e muitas outras dicas!

Mas, conta pra gente: você já usou lente asférica ou esférica? Sentiu diferença?

Conta pra gente nos comentários!

Qualquer dúvida, estamos aqui! 

lentes asféricas

Lentes asféricas ou esféricas: como ter lentes mais finas?
Média 5 de 1 votos



Comentários

  1. Preciso de uma lente ante reflexo , com proteção uva e UVB , fotossensível e também com proteção a claridade dentro de casa quando usar o celular , indique me uma que seja compatível as minhas necessidades.

    1. Oi, Zorildes 🙂

      Ainda não temos a lente com filtro azul (essa que você quer usar com celular). Mas temos as lentes com tudo isso que você precisa de acordo com o seu grau.

      Se você tem até 4 graus, a Lentes 1.59 Fotocroma podem te ajudar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-fotocroma

      Se você tem mais de 4 graus, temos as lentes mais finas do mundo em transitions, as Lentes Tokai 1.76 Transitions: https://lenscope.com.br/lente-tokai-transitions

      Qualquer dúvida, estamos por aqui 😉

  2. Coloquei lentes asfericas no meu oculos cerca de 9 meses atrás, semana passada a perninha do meu oculos entortou e eu levei para arrumar… quando peguei de volta senti ele meio estranho como se o pessoal da ótica tivesse mexido no ângulo de visão (pq eu tenho nistagmo) mas com as lentes asfericas melhorou muito esse problema, mas quando peguei de volta me senti estranho com ele, como se tivesse que ficar virando a cabeça toda hora. Será que eles mecheram no ângulo de visão ou Eu tô viajando? Isso é possível?

    1. Oi, Ronaldo!

      Você já levou no seu oftalmo para que ele conferisse seu óculos pronto? Levando novamente no consultório, ele pode ver se está tudo certo nas correções que você levou para fazer na ótica 🙂

      Qualquer dúvida, estamos aqui! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.