Saiba os principais tipos de lentes para óculos de grau

  • por
4.6
(164)

Quando passamos pelo oftalmologista e descobrimos que precisamos usar óculos, é difícil saber quais tipos de lentes para óculos são melhores para escolher. Isso porque existe uma infinidade de tipos de lentes no mercado feitas de diferentes materiais e com diversos tratamentos. As lentes de acrílico, policarbonato, resina e cristal, por exemplo, são as principais opções que podem ser encontradas nas óticas físicas.

E saber o tipo da lente antes de comprar é super importante porque escolher o material certo para o seu grau pode proporcionar mais conforto e qualidade na hora de usar um óculos. Inclusive, evitar aquele efeito fundo de garrafa ou olhos grandes.

Nesse artigo, vamos falar sobre quais são as melhores lentes para quem tem miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada).

Tipos de lentes para óculos

Na hora de comprar seu novo óculos, você vai ver que existem três tipos de lentes para escolher: lentes monofocais, lentes bifocais e lentes multifocais.

A lente monofocal possui apenas um foco de visão, que pode ser para perto ou para longe. Ou seja, elas corrigem problemas de visão de miopia (dificuldade de ver de longe), hipermetropia (dificuldade para ver de perto) ou astigmatismo (dificuldade para enxergar tanto de perto, quanto de longe).

O que muda em cada caso é que, para corrigir a hipermetropia, utiliza-se as lentes convergentes e, para miopia, lentes divergentes.

Tipos de lentes para óculos

Já a lente bifocal, por outro lado, acompanha dois pontos focais: para perto e para longe. E a lente multifocal é a única que contém os três campos de visão, visão de perto, visão intermediária e visão de longe. Além disso, ela também conta com múltiplos pontos focais e proporciona uma transição progressiva de um grau para outro.

No entanto, tanto a lente bifocal, quanto a lente multifocal são recomendadas para quem sofre de presbiopia, conhecida popularmente como vista cansada. Saiba como escolher entre lente bifocal e multifocal clicando aqui.

Tipos de lentes para óculos

Tipos de lentes para óculos: materiais de lentes de grau

Além de definir a quantidade de pontos focais, você também vai precisar escolher o melhor material para a sua lente.  As principais opções que você irá encontrar são:

  • Acrílico (CR-39 ou Orma ®).
  • Lente Trivex.
  • Lentes de Policarbonato.
  • Lentes de Resina.
  • Vidro ou Cristal (lentes de cristal ou Highlight).

tipos de lentes para óculos

 

Lentes de Acrílico (CR-39 ou Orma ®)

O acrílico, também chamado de lente CR-39 ou Orma, é o material mais comum do mercado. Apesar de ser uma lente leve, é extremamente resistente e por isso uma opção muito vantajosa para quem está em busca de custo-benefício.

Porém, por conta do seu baixo índice de refração (1.50), as lentes de acrílico são recomendadas para até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo. Em graus mais altos, é possível que as lentes fiquem mais grossas, deixando a estética menos agradável.

Lentes Trivex

As lentes Trivex também são lentes muito leves e resistentes. E por causa da sua alta resistência contra quedas e impactos, elas são mais recomendadas para crianças e esportistas. Elas apresentam índice de refração 1.53, então são ideais para quem tem grau baixo. A nitidez que esse material proporciona para quem o usa também é outra característica das lentes Trivex.

Lentes de Policarbonato

Resistentes e duráveis, as lentes de Policarbonato são indicadas para quem tem até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo. Como são índices mais elevados, o efeito de óculos mais fino é percebido facilmente (para quem tem até 4 graus). Como possui índice de refração maior que os outros materiais, o policarbonato garante óculos mais finos.

tipos de lentes para óculos

Lentes de Resina

Por conta do seu alto índice de refração, as lentes de resina são as mais adequadas para quem tem alto grau de miopia ou hipermetropia. Somente a resina consegue garantir lentes finas para quem tem mais de 4 graus.

Mas lembre-se que é necessário prestar atenção ao design das lentes e ao tipo de armação para atingir o resultado esperado. As lentes de resina estão disponíveis nos índices de refração:

  • 1.60
  • 1.67
  • 1.74
  • 1.76

Cada um desses índices conferem um aspecto final diferente no seu óculos, ainda mais dependendo do grau que você tem. As lentes de resina com índice de refração 1.60 ou 1.67 são recomendadas para casos de miopia moderada – entre 4 e 6 graus. Agora, se você realmente procura por um óculos com aspecto de bordas mais finas, o melhor é escolher lentes com índices de refração maiores.

Dentre os tipos mais comuns de lentes para óculos, há duas opções que valem a pena prestar atenção, são as lentes com:  índice de refração 1.74 ou 1.76. As lentes de resina com índice de refração 1.74 são lentes de alto índice de refração mais indicadas  para graus moderados e altos. Apesar de existirem diversas marcas e preços disponíveis no mercado, é possível encontrar lentes com índice de refração 1.74 e com melhor custo-benefício.

As lentes de resina 1.76 também são indicadas para alto grau, pois apresentam o maior índice de refração e podem oferecer resultados sutilmente menos espessas que as lentes 1.74. Entretanto, essas lentes são exclusividades da Tokai, por isso pode ser difícil encontrá-las em ópticas físicas tradicionais.

Aqui na Lenscope nós oferecemos as Lentes Lenscope LensAI 1.74, que além do elevado índice de refração, possuem design asférico e ainda contam com 7 tratamentos premium inclusos, sem que você pague a mais por isso. Nossas lentes são vendidas exclusivamente em nosso site.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74 miopia]

 

Lentes de Vidro (lentes de cristal ou Highlight)

Esse tipo de material, também conhecido como lente de cristal ou lente highlight, apresentam os maiores índices de refração para lentes. Os índices de refração disponíveis são:

  • 1.7
  • 1.8
  • 1.9

A lente highlight tem como sua matéria-prima o vidro (cristal) e foi o primeiro tipo de material usado na fabricação de lentes para óculos da história, e até hoje elas estão no mercado. Por conta do seu material, elas são mais pesadas e mais frágeis, podendo quebrar facilmente.

Além da fragilidade em comparação as lentes de resina, as lentes de vidro possuem um preço muito elevado no Brasil, sendo alto um investimento para muitas pessoas. Por essas razões, essa lente é mais indicada para graus elevados em que a lente de resina pode não atender. Geralmente, isso acontece a partir de -20 graus de miopia.

Agora que você já sabe os materiais das lentes, vamos descobrir qual lente é mais adequada para o seu problema de visão? Veja também: problemas de visão mais comuns entre as pessoas.

Tipos de lentes para miopia

Caracterizada pela dificuldade em enxergar de longe, a miopia é um dos problemas de visão mais comuns que existem. Quem sofre com essa doença enxerga os objetos que estão distantes embaçados. A primeira coisa que você precisa saber se está em busca de um óculos para miopia é que as lentes para miopia são as lentes monofocais (lentes divergentes). 

Na prática, esse tipo de lente empurra o foco da imagem na retina dos olhos e faz com que seja mais fácil enxergar objetos que estão longe.

tipos de lentes para óculos

Outra característica das lentes para miopia é que elas são mais finas no centro e grossas nas bordas. Existem dois materiais que são mais indicados para quem tem miopia: o policarbonato e a resina. Por isso, o que irá definir qual o melhor material para você será o seu grau.

Então, se você possui grau mais baixo de miopia (até 4 graus), o policarbonato é a melhor opção. Mas caso você tenha acima de 4 graus, a resina irá evitar o indesejado efeito fundo de garrafa. Portanto, os dois materiais são os mais recomendados por conta de sua resistência a impactos e alta durabilidade.

Então, para definir qual material você deve escolher, vamos fazer a seguinte divisão:

  • até 4 graus de miopia (de -0,25 a -4 graus) > lentes de policarbonato.
  • mais de 4 graus de miopia > lentes de resina.

Melhor lente de miopia até 4 graus

Para até 4 graus de miopia com até 2 de astigmatismo, a lente de policarbonato é a mais indicada. Por causa do seu índice de refração, as lentes de policarbonato para miopia mais leve conseguem proporcionar um óculos mais fino e quase sem nenhuma borda, dependendo do grau.

Outro fator importante a ser levado em consideração na hora de escolher o material do seu óculos é a resistência do produto. Afinal, ao adquirir uma nova lente você quer que ela dure o máximo possível e que não se danifique facilmente, não é mesmo?

Por esse motivo também o policarbonato é mais recomendado. Em comparação com o acrílico, por exemplo, ele é um material mais leve, fino e resistente. Então as chances do seu óculos durar mais são maiores. 

Melhor lente para alta miopia (mais de 4 graus)

Nos casos de miopia acima de 4 graus e com mais de 2 graus de astigmatismo, o ideal é optar pela lente de resinaIsso porque ela está disponível nos índices de refração 1.67, 1.74 e 1.76.

E quanto maior o índice de refração, mais finas podem ser as lentes. Por isso, ao escolher a resina para sua lente, é possível reduzir o efeito fundo de garrafa e deixar o óculos com um aspecto mais fino. Vale lembrar também que nesses casos a lente de vidro não é muito recomendada pelo fato de serem frágeis demais, ou seja, podem quebrar facilmente, e também por serem lentes mais pesadas.

Design das lentes para alta miopia

Além do material, o design da lente também é fundamental para quem tem grau alto. O resultado do seu óculos depende de vários fatores que precisam ser levados em consideração na hora da compra. Após definir o material, também é necessário escolher o design da sua lente, ou seja, o formato que ela terá.

Hoje em dia existem dois principais tipos no mercado: as lentes esféricas e as lentes asféricas. As lentes mais populares são as lentes do tipo esféricas. E como o próprio nome sugere, essas lentes seguem um formato esférico ao longo da superfície. O que acaba gerando um acúmulo de material nas bordas. E, consequentemente, elas aumentam as distorções nas laterais do óculos.

Já as lentes asféricas, por serem mais planas, fazem com que a distribuição da lente ao longo de sua superfície seja mais uniforme. Dessa forma, as lentes do tipo asférica proporcionam lentes mais finas. Além disso, elas reduzem, e em alguns casos, até mesmo eliminam, as distorções responsáveis pelo efeito fundo de garrafa.

Tipos de Lentes para hipermetropia

A hipermetropia nada mais é do que a dificuldade em enxergar objetos que estão perto do nosso campo de visão. Por conta de um problema de refração dos raios luminosos, a imagem acaba sendo formada atrás da retina. E assim como as lentes para miopia, as lentes para hipermetropia também são lentes monofocais. Entretanto a diferença entre elas está no tipo de lente, pois as lentes para hipermetropia são do tipo convergentes.

tipos de lentes para óculos

As lentes convergentes fazem com que a imagem seja formada na retina, o que facilita que você enxergue bem os objetos que estão perto. O índice de refração também interfere na classificação desse tipo de lente, então é importante escolher índices menores para ter um óculos mais fino.

Ao contrário das lentes para miopia, as lentes para hipermetropia são grossas no centro e finas nas bordas. Quem tem hipermetropia pode optar por lentes de policarbonato ou resina e para saber qual é a melhor opção, basta saber qual o grau do seu óculos.

Para facilitar a escolha do material, vamos dividir as opções em duas formas: 

  • até 4 graus de miopia (de -0,25 a -4 graus) > lentes de policarbonato.
  • mais de 4 graus de miopia > lentes de resina.

Melhor lente de hipermetropia até 4 graus

Para até 4 graus de hipermetropia com até 2 de astigmatismo, o material mais recomendado é o policarbonato. Assim como no caso da miopia, as lentes com esse tipo de material têm um índice de refração  que consegue proporcionar lentes mais finas para essa faixa de grau.

Melhor lente para alta hipermetropia (mais de 4 graus)

Acima de 4 graus de hipermetropia com mais de 2 graus de astigmatismo, deve-se optar pelas lentes de resina que estão disponíveis nos índices de refração 1.67, 1.74 e 1.76. Você já sabe que quanto maior o índice de refração, mais finas podem ser as lentes.

Então, escolhendo o material certo com um índice de refração mais elevado me resina, é possível reduzir o efeito fundo de garrafa e deixar o óculos com aspecto mais fino. A lente de vidro, entretanto, não é tão recomendada para essa grade de grau porque o óculos fica muito frágil e pesado. Para quem tem grau alto, o design da lente é fundamental para garantir um bom resultado final.

Design das lentes para alta hipermetropia

A principal reclamação de quem tem mais de 4 graus de hipermetropia é o efeito olho-de-boi que as lentes causam no óculos, aumentando o tamanho dos olhos. Para reduzir esse efeito, é importante que você escolha lentes de design asférico. Em alguns casos, é possível até mesmo eliminar o efeito de olhos grandes.

Assim como nos casos de lentes para miopia, o formato mais plano das lentes asféricas permite que o material da lente seja distribuído de forma mais uniforme. E é justamente isso que reduz o tão indesejado efeito de olhos grandes. Como as lentes de design esférico acumulam material em suas bordas, ela inevitavelmente aumenta o aspecto de olhos grandes e por isso deve ser evitada.

Lentes para astigmatismo

O astigmatismo é um problema de visão que consiste na dificuldade em enxergar tanto de longe, quanto de perto. Essa dificuldade acontece porque múltiplos pontos focais são formados na retina, quando o normal seria haver somente um.

tipos de lentes para óculos

E quem é diagnosticado com astigmatismo também precisa levar em consideração na hora de fazer seu óculos o valor do eixo do astigmatismo. Esse valor corresponde à localização do grau de astigmatismo na córnea do olho e pode variar de 0º a 180º.

Quando o assunto é material para lente, as melhores lentes para astigmatismo também são as lentes de policarbonato e resina, já que são as mais resistentes do mercado e possuem. Além disso, esses materiais também ajudam a deixar as lentes mais finas por conta do índice de refração.

Eixo e espessura da lente

É importante atentar-se ao valor do eixo porque é ele que irá determinar a espessura da sua lente. Se estiver entre 0º e 25º ou entre 165º e 180º, por exemplo, as lentes ficarão mais grossas na parte superior e inferior e mais finas nas laterais.

Agora se o eixo estiver entre 70º e 110º, ou bem próximo de 90º, é provável que as lentes fiquem grossas nas laterais do óculos. Mas não se preocupe se o seu eixo estiver dentro de alguma dessas faixas. É possível reduzir a espessura da lente utilizando lentes com alto índice de refração e armações menores.

tipos de lentes para óculos

Para escolher a lente de óculos para astigmatismo, é preciso analisar também o grau de miopia ou hipermetropia além do grau de astigmatismo.

Para quem tem até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo, a melhor opção são as lentes de policarbonato, que ajudam a diminuir a espessura da lente. Agora, se você tem mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia com mais de 2 graus de astigmatismo, é preciso escolher lentes com alto índice de refração para ter lentes mais finas. Para estes casos, o ideal são as lentes de resina 1.74 e 1.76.

Já falamos sobre como o eixo do astigmatismo e o tipo de lente influenciam no resultado final do seu óculos. Agora a última coisa que você precisa se atentar antes de comprar um óculos é no desenho das lentes. Assim como nos casos de miopia, as lentes do tipo asféricas também são as mais indicadas para astigmatismo, já que elas reduzem as distorções nas laterais as lentes.

Lentes para vista cansada (presbiopia)

A presbiopia, também chamada de vista cansada, é um processo natural de desgaste dos nossos olhos. É um problema muito comum que começa a surgir a partir dos 40 anos. Sabe quando precisamos esticar o braço para conseguir enxergar o que está escrito em um livro, por exemplo? Então, este é um dos sintomas mais característicos da presbiopia.

tipos de lentes para óculos

Para corrigir esse tipo de desvio, é necessário o uso de lentes bifocais ou multifocais. Ambas as lentes são recomendadas para o tratamento de presbiopia, o que muda entre elas é apenas a tecnologia utilizada. A lente bifocal apresenta uma divisória de transição do grau de perto para longe, enquanto a lente multifocal faz essa transição de grau de forma progressiva entre o grau de perto, intermediário e longe.

Tratamentos que podem ser encontradas em lentes para óculos

A seguir confira os tratamentos mais encontrados em lentes para óculos.

  • Antirreflexo: auxilia na proteção de luzes fortes que afetam os olhos. Como as luzes de faróis de outros carros quando se está dirigindo. 
  • Antirrisco: esse tratamento é responsável por deixar a lente mais resistente a danos que podem ser causados no dia a dia, como quedas, por exemplo. 
  • Proteção UV 100%: protege os olhos contra os raios UVA e UVB, reduzindo os riscos de doenças oculares;
  • Camada oleofóbica: ajuda na limpeza e proteção da lente contra sujeiras;
  • Camada hidrofóbica: trata-se de uma proteção contra partículas água, ajudando a reduzir o embaçamento da lente;
  • Filtro de luz azul: protege os olhos contra a luz azul emitida pelos aparelhos digitais.

O que considerar na hora de comprar lentes para óculos

  • Armação adequada ao grau da receita;
  • Conforto;
  • Escolher uma armação que combine com o seu formato de rosto;
  • Tamanho e material de armação.

Considerações finais

Além de ter aprendido a escolher o material adequado de lentes para óculos,  você já consegue fazer a escolha certa da melhor lente para seu óculos Sabemos, então, que  próximo passo é saber qual armação é mais indicada para o seu formato de rosto e tipo de grau, certo? Pensando em te ajudar com esse próximo passo, fizemos um artigo sobre modelos de armações ideais para cada grau. Não deixe de conferir. 

E, por fim, mas não menos importante, convidamos você a conhecer nossas lentes superfinas disponíveis em nosso site, através de um processo de compra inovador que disponibiliza todas as recomendações que você precisa para a melhor versão do seu óculos. Tudo isso com muito mais comodidade faça um orçamento online e totalmente gratuito com a gente.

orçamento

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 164

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

9 comentários em “Saiba os principais tipos de lentes para óculos de grau”

  1. IVANIL JUSTINO DA LUZ

    BOA NOITE! ALÉM DA MIOPIA DE -1.50 E ASTIGMATISMO 0.75, TENHO TAMBÉM RETINOSE PIGMENTAR. EXISTE ALGUMA LENTE ESPECÍFICA QUE ME DARIAM MAI CONFORTO E CLAREZA NA VISÃO?

    1. Olá Ivanil, tudo bem?

      Quanto a sua dúvida, nós não podemos respondê-la sem um avaliação médica!

      Por conta disso, nós recomendamos que você procure um profissional da saúde visual. Assim ele pode te auxiliar na escolha da lentes de acordo com o seu problema de visão. 🙂

    1. Olá, Suely. Tudo bem? Temos um artigo completo aqui no blog ensinando como ler receita de um jeito simples e prático: https://lenscope.com.br/blog/como-ler-receita-de-oculos/

      Depois que identificar o grau da sua receita, basta acessar nosso site https://lenscope.com.br/orcamento e preencher o formulário com as informações da sua receita. Nós indicamos as lentes mais finas para o seu grau.

      Se precisar de ajuda, você pode entrar em contato conosco pelos canais disponibilizados no final da página de orçamento 🙂

    1. Oi, Denise. Tudo bem? Os produtos recomendados para limpeza das lentes de óculos que não danificam as lentes são: sabão neutro líquido ou sprays próprios para limpeza das lentes, e água em temperatura ambiente.

      Temos um artigo completo aqui no Blog em que falamos mais sobre esses produtos e como higienizar o óculos corretamente: https://lenscope.com.br/blog/produtos-para-limpar-oculos-de-grau-veja-quais-nao-riscam-as-lentes/

      Esperamos muito tê-la ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  2. Caros senhores, eu gostaria de saber as vantagens das Lentes Lencospe (Lencospe Progress) multifocais. E qual o tipo de rosto que aconselham para este tipo de lentes e altura ou tamanho da armação.
    Muito obrigado.

    1. Oi, Maurício! As nossas Lentes Lenscope Progress possuem um campo de visão 30% maior do que as lentes convencionais e totalmente personalizado para as atividades do dia a dia de cada pessoa. Além disso, nossas lentes possuem uma adaptação mais fácil e rápida, visão mais clara e nítida sem precisar se mover tanto, além de maior custo-benefício, por serem vendidas por um valor mais justo, já com 5 tratamentos essenciais inclusos, sem taxas

      Todos os tipos de rosto são compatíveis com as Lentes Lenscope Progress, e a montagem pode ser feita em uma variedade de armações desde que tenha até 56mm de tamanho de aro e no mínimo 30mm de altura.

      Você pode saber ainda mais sobre essas lentes acessando:https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress e se precisar de ajuda, ou tiver dúvidas, estamos à disposição nos nossos canais de atendimento no fim da página 🙂

  3. Se eu estivesse lido esse artigo antes, não seria enganado na ótica. A partir de agora, sei que preciso de lentes de policarbonato. Às vezes, te oferecem lentes de acrílico pelo preço do policarbonato e a do policarbonato pelo preço de resina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *