Direito do consumidor em relação a óculos de grau: guia completo

Direito do consumidor em relação a óculos de grau: guia completo
  • por
3.7
(36)

Os óculos são acessórios responsáveis por auxiliar a enxergar melhor e são considerados bens duráveis. Assim, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina leis para que existam garantias. Neste artigo, vamos falar sobre os direitos do consumidor em relação ao óculos de grau. Saiba em quais situações você pode acionar a garantia e quais serviços as óticas e estabelecimentos que vendem óculos podem ou não oferecer. Continue lendo para entender melhor. 

 Saiba como funciona a garantia de um óculos

Está previsto no artigo 26 do CDC parágrafo II o prazo de reclamação por defeitos aparentes ou de fácil constatação de até 90 dias para esse tipo de mercadoria. Por ser algo previsto por lei, muitas óticas estendem o prazo, que varia de acordo com cada lugar. E isso vale tanto para óticas físicas, quanto para óticas online. A única diferença entre os dois tipos de compra é que, para compras fora do estabelecimento comercial, o CDC também garante o prazo de arrependimento de 7 dias. Ou seja, após uma compra online, em até uma semana o cliente pode desistir e ter seu dinheiro de volta. 

Garantia de adaptação do óculos

O CDC prevê duas formas de garantia para compra de óculos:

  • Defeito – Seja na confecção da lente ou na armação, se apresentar algum defeito o cliente tem direito a troca ou devolução do dinheiro. Quando o defeito é de mau uso (como desgaste da lente ou lentes riscadas), é importante procurar a ótica ou o contato (caso seja online) para que eles lhe ajudem mediante o prazo estabelecido por cada um deles. 
  • Insatisfação do cliente – esse direito se aplica aos casos em que a compra foi realizada pela internet – o consumidor tem até 7 dias para desistência. No entanto, os clientes que comprarem em loja física não têm direito a troca, nem a devolução do valor pago em caso de arrependimento.

Meu óculos quebrou: como saber se tem garantia?

Existem situações bastante comuns que levam o consumidor a acionar o direito de garantia em relação a óculos de grau prevista em lei, tal como: lente descascando ou com mancha, armação descascando, logo da marca apagou ou caiu da peça, defeito na mola ou parafusos.

Direitos e garantias obrigatórias ao comprar óculos de grau

É fundamental você receber da ótica onde comprou o seu óculos os certificados do produto e das lentes, pois nestes documentos constam informações valiosas. Nesse certificado deve conter todas as informações necessárias que acompanham sua lente, como:

  • o índice de refração da lente;
  • tipo de tratamento antirreflexo (se tiver).

E mesmo que a compra seja feita online, os certificados e garantias de óculos de grau são fundamentais, principalmente por serem enviados na maioria das vezes por transportadoras ou correios. Durante uma compra online de óculos ou de qualquer outro produto, é importante se certificar também de outros fatores, como:

  • Os canais de comunicação da empresa (é muito importante saber como encontrar telefones de contato, e-mail, chats, redes sociais, etc).
  • Site seguro (sites confiáveis começam com https:// e contém o símbolo de um cadeado na barra de endereço ou no rodapé).
  • Certificação de envio das notas fiscais.

Além de conhecer o que deve constar nos certificados de seus óculos e lentes, nunca esqueça de pesquisar sobre a ótica onde está comprando. 

O que as óticas não podem fazer?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe a prática da venda casada pelas óticas, pois a considera abusiva. No comércio, é muito frequente que algumas lojas associem a venda de um produto ou serviço a outro item. Isso acontece quando o estabelecimento só permite que a pessoa compre alguma coisa se levar outra. Outros exemplos característicos dessa prática ilegal são:

  • Obrigar o cliente a adquirir um cartão de crédito para abrir uma conta bancária;
  • Garantia estendida obrigatória na aquisição de um produto ou serviço, mesmo que o cliente não tenha concordado.

Então, chamamos de venda casada a situação em que o fornecedor impõe ao consumidor um produto ou serviço em função de outro. Assim sendo, é considerado como um crime contra a ordem econômica e as relações de consumo.

Assistência técnica para óculos

Uma boa ótica – online ou física – vai sempre te orientar da melhor forma sobre como acionar a assistência técnica para óculos, te orientando e explicando sobre as responsabilidades e prazos dos fabricantes. Além disso, existem diferentes situações e tipo de lentes. Dependendo da situação, o fornecedor deve ser acionado imediatamente, a partir disso vai emitir laudo e oferecer assistência e/ou garantia.

No entanto, se você tem seu óculos a mais tempo, mas necessita de assistência técnica, será necessário entrar em contato com o fornecedor e verificar como proceder. Esteja sempre ciente de que ao comprar em ótica física ou online, você deve entender como funciona a assistência técnica para óculos. 

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

Óculos com lentes mais finas, garantias e assistência, sem sair de casa

Depois da leitura deste artigo, você já está ciente dos direitos do consumidor em relação ao óculos de grau e quais cuidados deve ter ao comprá-lo. Exija sempre óculos autênticos e sua garantia, além da assistência caso aconteça algum imprevisto. A Lenscope revolucionou o mercado óptico, vendendo as lentes mais finas do mundo pela internet e isso por um preço justo e com material de qualidade. Além disso, todos os nossos produtos acompanham garantia e certificado de autenticidade. Conheça como funcionam nossas garantias:

  • Certificados de autenticidade e garantia das lentes Na Lenscope, nós oferecemos certificado de todas as nossas lentes e garantia para que as pessoas tenham a melhor experiência com o seu óculos novo
  • Assistência gratuita Nossa assistência não tem nenhum custo. Você recebe todas as instruções para o envio do óculos no seu e-mail. Importante ler as orientações para solicitar assistência, no site da Lenscope.
  • Programa 100 dias para provar e amar somos a primeira marca a oferecer até 100 dias para você provar e se adaptar com nossas lentes para óculos. Mas caso você não gostar, devolvemos o seu dinheiro. No entanto, é importante consultar os termos de compra.

Nós da Lenscope trabalhamos com lentes mais finas para todas as necessidades para até 4 graus e mais de 4 graus. Além disso, todas acompanham tratamentos inclusos, sem taxas extras. Assim, você consegue ver e ser visto da melhor maneira. Faça um orçamento online e gratuito e tenha acesso às nossas dicas personalizadas para ter a melhor versão do óculos, independente do seu grau.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

43 comentários em “Direito do consumidor em relação a óculos de grau: guia completo”

  1. Fiz o pedido de um óculos com lentes multifocais e no outro dia entrei em contato com a loja para cancelar a compra pois entrei em contato com o banco e não terei o limite necessário para efetuar a compra no cartão de crédito, posso cancelar sendo que não faz nem 12 hrs do pedido?

    1. Olá, Leidy. Tudo bem? De acordo com o Art. 49. do código de defesa O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
      Esperamos ter ajudado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *