espessura do óculos

Como reduzir a espessura do óculos e ter lentes mais finas

O que influencia a espessura do óculos?

São diversos fatores que influenciam a espessura das lentes do seu óculos: o índice de refração da lente escolhida, a medida da DNP (ou distância naso-pupilar), o eixo do grau de astigmatismo e o tamanho do aro da armação escolhida são os principais aspectos que influenciam no resultado do seu óculos.

A medida da DNP e o eixo e grau de astigmatismo são fatores únicos de cada pessoa. Portanto, esses valores não podem ser alterados.

Desse modo, é possível conseguir uma espessura mais fina nas lentes de seu óculos escolhendo a lente com o índice de refração ideal para o seu grau  e também uma armação de tamanho de aro adequado.

O índice de refração adequado para cada grau de miopia

O índice de refração quantifica o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção dos raios de luz e, assim, acertar o foco. Quanto maior for essa taxa, menor é a espessura necessária para dar nitidez à visão.

Esse é um dos principais fatores que contribuem para reduzir a espessura das lentes, minimizar o efeito fundo de garrafa e reduzir aquelas distorções que surgem ao ver um objeto pelas bordas da lente.

Veja a seguir quais são as lentes que proporcionam um óculos com bordas mais finas.

Lentes de resina de índice de refração 1.67

As lentes 1.67 já conseguem proporcionar lentes mais finas para a partir de 4 graus de miopia. No entanto, se o seu grau já for maior que 6, essas lentes já não ficam tão finas assim.

Para esses casos, você só vai conseguir uma lente fina se recorrer ao rebaixamento de borda. Este artifício, apesar do proporcionar um benefício estético em relação à lente, ele acaba comprometendo o campo de visão periférico – podendo causar desconforto e possíveis acidentes – além de tornar bastante perceptível o efeito fundo de garrafa.

Lentes de resina de alto índice de refração 1.74

Essas são as lentes de resina muito utilizadas para casos a partir de 6 graus de miopia. Devido ao seu alto índice de refração, elas conseguem proporcionar lentes mais finas desde que montadas em uma armação de tamanho adequado. Vamos te explicar mais sobre isso ao longo deste artigo.

Infelizmente essas são uma das lentes mais caras que você pode encontrar nas óticas. ☹ Quando acompanhadas com os tratamentos de antirreflexo, antirrisco, proteção UV e outros que facilitam a limpeza das lentes, elas podem custar mais de R $2.000.

Felizmente hoje em dia a tecnologia pode te ajudar a não precisar gastar mais uma fortuna para comprar as lentes que te ajudam a conseguir usar seu óculos sem sentir vergonha.

Lentes de resina de índice de refração 1.76

Essas são as lentes de resina mais finas do mundo. Isso porque são as lentes com o maior índice de refração que você encontra nesse material de lente.

É por esse motivo que as Lentes Tokai 1.76 conseguem proporcionar lentes menos espessas que as lentes 1.74 e cerca de 30% mais finas quando comparadas às lentes 1.67 (quando comparadas a lentes montadas em armações idênticas e utilizando as mesmas medidas de DNP).

E o melhor de tudo é que como elas são vendidas somente pela internet no site da Lenscope, o valor final acaba sendo bem mais acessível que as opções anteriores.Não deixe de conferir.

Clique aqui e conheça as lentes finas para alto grau de miopia e astisgmatismo

Lentes de cristal (vidro) de índice de refração 1.8 ou 1.9

Essas lentes são utilizadas para alguns casos de grau bastante elevados de miopia. Porém, é recomendável cautela no seu uso.

Como essas lentes são de vidro, elas são bastante frágeis e mesmo quando sofrem pequenas quedas, elas podem quebrar. O fato de serem de vidro faz com que o óculos fique bastante pesado.

Gerando também desconforto e aquelas marquinhas indesejadas no começo do nariz, entre as sobrancelhas.

Apesar de proporcionarem as lentes com espessura mais finas, elas tornam ainda mais nítido o efeito de garrafa. Isso acontece porque elas possuem design esférico e não asférico como as Lentes Tokai 1.76. E elas costumam ter um preço altíssimo também.

O tamanho do aro da armação

Essa pode ser uma questão delicada se você possui alto grau de miopia e acha que somente armações grandes ficam bem em você. Infelizmente quanto maior for o tamanho da armação, mais grossas vão ficar as suas lentes.

Isso acontece porque as lentes para miopia são finas do centro e grossas nas bordas. Dessa forma, quanto maior for o tamanho do aro da armação, mais para as bordas terá que ser realizado o corte na lente na montagem das mesmas no óculos.

A medida do aro da armação na maioria das vezes é encontrada na haste da sua armação. Mas, caso a sua armação não tenha essas medidas, fique tranquilo(a).

Você pode obter essa medida com o auxílio de uma régua.

espessura do óculos

Cada grau de miopia com astigmatismo possui um tamanho de armação mais indicado e quando você sabe a medida do aro da armação fica bem mais fácil escolher o óculos perfeito pra você ?

Veja a seguir dois resultados que as Lentes Tokai 1.76 proporcionaram para graus bastante parecidos em armações de diferentes tamanhos.

É bastante perceptível que armações maiores proporcionam lentes mais grossas independente do índice de refração da lente escolhida.

espessura do óculos
Armação maior (a direita) mostra a espessura da lente mais evidente

Seguindo essas dicas, com certeza você terá uma lente mais fina com o aspecto fundo de garrafa bastante reduzido.

Descubra aqui qual é o tamanho da armação mais indicado para o seu grau.

Veja também como as Lentes Tokai 1.76 ajudaram pessoas como a Cibele que tem -12 graus de miopia.

Como reduzir a espessura do óculos e ter lentes mais finas
Média 4.9 de 23 votos



Comentários

  1. Bom dia,To precisando de uma ajuda. Não consigo me acostumar com óculos de jeito maneira. Um dos problemas que tive eram as luzes que pareciam “aumentar” quando usava óculos, o que foi minimizado utilizando lentes de tecnologia “blue light”. No entanto ainda fico com a impressão que ou o médico mediu errado meu grau ou que eu escolhi a armação/índice de refração errado. Pra completar o formato do meu rosto é mais oval. Favor me ajude com a escolha desses itens. Segue abaixo minha prescrição:
    esf. cil. eixo. dnp.
    od. -0,75 -0,50 110° 31
    oe. -0,75 -0,50 80° 30

  2. Oi eu tenho -18 no olho direito e -15 no esquerdo e ambos 1 grau de astigmatismo qual é o ato de armação ideal e tbm não estou conseguindo comprar no site me ajudem por favor…

    1. Olá, Janderson tudo bom?
      A espessura final da lente vai depender bastante do seu grau e do tamanho do aro da armação que você escolher. Em casos de graus elevados de miopia, o tamanho da armação influencia bastante no resultado final. Quanto menor ela for, mais finas ficam as bordas das suas lentes 🙂 Você tem acesso ao tamanho exato que sua armação precisa ter para você ter o melhor resultado possível com as Lentes Tokai 1.76 preenchendo o formulário em nosso site https://lenscope.com.br/prescricao

  3. Boa noite!

    Eu uso óculos de grau e possuo uma diferença de grau muito grande de um olho para o outro, no caso:

    OLHO DIREITO:
    ESF: -4,00
    CIL: -1,25
    EIXO: 110

    OLHO ESQUERDO:
    ESF: -1,25
    CIL: -0,50
    EIXO: 20)

    Com isso a lente do olho direito é bem mais grossa que a lente do olho esquerdo, e isso, esteticamente, me incomoda muito. Por isso, gostaria de saber se há como equilibrar a espessura das lentes na armação, mesmo com essa diferença tão grande de grau?

    1. Olá, Luiz Fernando! Tudo bem?

      Como você tem mais de 4 graus, as lentes de alto índice de refração em resina são as mais recomendadas para você. E quanto maior o índice de refração, mais finas podem ficar suas lentes.

      Então o ideal é você apostar em uma lente de resina 1.76 que é a que possui o maior índice de refração entre a 1.67 e 1.74.

      Talvez a 1.67 já fosse perfeita para o seu grau, o problema é que a maioria dessas lentes possuem design esférico 🙁 ou seja, a distribuição do material se concentra no centro da lente e isso que provoca o fundo de garrafa.
      Escolha por lentes de design asférico, cujo o material é distribuído proporcionalmente em toda lente e, assim, evitando o acúmulo de material 🙂
      Dê preferência também as lentes de resina que são super leves e resistentes a qualquer acidente que possa sofrer (queda, descuido, etc).

      E levando em consideração ao preço, normalmente as lentes de alto índice de refração possuem um alto valor no mercado tradicional. Então uma lente 1.67 pode ter um valor próximo de Lente Tokai 1.76 (que é a lente de maior índice de refração em resina). E você consegue levar, basicamente, por valores bem próximos a lente de resina de maior índice de refração.

      Também é importante falar sobre os tratamentos antirreflexos aplicados nas lentes: eles ajudam a manter a durabilidade e resistência do seu óculos. No caso das Lentes Tokai 1.76, os tratamentos já estão inclusos no valor, sendo eles: antirreflexo, antirrisco, proteção 100% UV, camada liporrepelente, camada hidrorrepelente e proteção contra microfissuras.

      Mas, vale lembrar que a espessura final da lente também vai depender bastante do seu grau e do tamanho do aro da armação que você escolher. Quanto menor ela for, mais finas ficam as bordas das suas lentes, porque a armação contorna toda lente não deixando a borda evidente.

      As Lentes Tokai 1.76, por serem de resina, são bem mais leves e resistentes e podemos afirmar também que as Lentes Tokai 1.76 reduzem muito mais o efeito de olhos pequenos e o aspecto fundo de garrafa devido ao seu design asférico das lentes. Além disso, como as Lentes Tokai 1.76 são vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope, elas possuem um preço muito mais acessível: https://lenscope.com.br/lente-tokai

      No nosso site, você pode descobrir a lente mais adequada para o seu grau a partir da sua receita de óculos. Basta você informar os números que constam em sua receita que você descobre essa informação, mas também a comparação de preços dessas lentes que você ficou na dúvida e demais outras. Legal, né?

      O site é esse aqui: https://lenscope.com.br/consultor-optico

      Se ficar com alguma dúvida, estamos a disposição! 😊

  4. Boa noite!

    Eu uso óculos de grau e possuo uma diferença de grau muito grande de um olho para o outro

    OLHO DIREITO:
    ESF: -4,00
    CIL: -1,25
    EIXO: 110

    OLHO ESQUERDO:
    ESF: -1,25
    CIL: -0,50
    EIXO: 20)

    Com isso a lente do olho direito é bem mais grossa que a lente do olho esquerdo, e isso, esteticamente, me incomoda muito. Por isso, gostaria de saber se há como equilibrar a espessura das lentes na armação, mesmo com essa diferença tão grande de grau?

    1. Olá, Luiz Fernando! Tudo bem?

      Como você tem mais de 4 graus, as lentes de alto índice de refração em resina são as mais recomendadas para você. E quanto maior o índice de refração, mais finas podem ficar suas lentes.

      Então o ideal é você apostar em uma lente de resina 1.76 que é a que possui o maior índice de refração entre a 1.67 e 1.74.

      Talvez a 1.67 já fosse perfeita para o seu grau, o problema é que a maioria dessas lentes possuem design esférico 🙁 ou seja, a distribuição do material se concentra no centro da lente e isso que provoca o fundo de garrafa.
      Escolha por lentes de design asférico, cujo o material é distribuído proporcionalmente em toda lente e, assim, evitando o acúmulo de material 🙂
      Dê preferência também as lentes de resina que são super leves e resistentes a qualquer acidente que possa sofrer (queda, descuido, etc).

      E levando em consideração ao preço, normalmente as lentes de alto índice de refração possuem um alto valor no mercado tradicional. Então uma lente 1.67 pode ter um valor próximo de Lente Tokai 1.76 (que é a lente de maior índice de refração em resina). E você consegue levar, basicamente, por valores bem próximos a lente de resina de maior índice de refração.

      Também é importante falar sobre os tratamentos antirreflexos aplicados nas lentes: eles ajudam a manter a durabilidade e resistência do seu óculos. No caso das Lentes Tokai 1.76, os tratamentos já estão inclusos no valor, sendo eles: antirreflexo, antirrisco, proteção 100% UV, camada liporrepelente, camada hidrorrepelente e proteção contra microfissuras.

      Mas, vale lembrar que a espessura final da lente também vai depender bastante do seu grau e do tamanho do aro da armação que você escolher. Quanto menor ela for, mais finas ficam as bordas das suas lentes, porque a armação contorna toda lente não deixando a borda evidente.

      As Lentes Tokai 1.76, por serem de resina, são bem mais leves e resistentes e podemos afirmar também que as Lentes Tokai 1.76 reduzem muito mais o efeito de olhos pequenos e o aspecto fundo de garrafa devido ao seu design asférico das lentes. Além disso, como as Lentes Tokai 1.76 são vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope, elas possuem um preço muito mais acessível: https://lenscope.com.br/lente-tokai

      No nosso site, você pode descobrir a lente mais adequada para o seu grau a partir da sua receita de óculos. Basta você informar os números que constam em sua receita que você descobre essa informação, mas também a comparação de preços dessas lentes que você ficou na dúvida e demais outras. Legal, né?

      O site é esse aqui: https://lenscope.com.br/consultor-optico

      Se ficar com alguma dúvida, estamos a disposição! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest