Doença de gato no olho: saiba tudo sobre toxoplasmose ocular

toxoplasmose ocular
  • por
3.2
(11)

Você já ouviu falar na doença de gato no olho? Também conhecida como toxoplasmose ocular, a doença é  causada pelo contágio com o parasita Toxoplasma gondii, afetando diretamente os olhos. É comum que surjam inflamações, cicatrizes e até danos irreversíveis à visão, como, por exemplo, a perda permanente ou temporária. No artigo de hoje, falaremos sobre a doença de gato no olho, ou toxoplasmose ocular.

Conheça os sintomas e como identificar, o que é a doença, como se dá a contaminação, quais os tratamentos, prevenção e cuidados com os felinos. Continue lendo e descubra!

Doença de gato no olho: o que é

A toxoplasmose ocular é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que, ao contaminar o hospedeiro, o parasita pode se desenvolver em diferentes lugares, inclusive nos olhos. No caso de se alojar nos olhos, a doença causa lesões no órgão, gerando diversas complicações.

Mas, por que a doença tem associação com os gatos? Os gatos são hospedeiros definitivos do protozoário, ou seja, o parasita se reproduz no organismo do felino e expelido pelas fezes (o que não ocorre em animais que não sejam felídeos).

A toxoplasmose ocular é uma espécie de retinite necrosante progressiva e recorrente, podendo surgir complicações agressivas na visão, como, por exemplo, descolamento de retina, neovascularização de coroide e glaucoma (podendo ocorrer em qualquer momento da evolução clínica).

A doença tem cura, quando descoberta e tratada precocemente. Quando diagnosticada tardiamente, é passado o mesmo tratamento, porém, a doença pode voltar a se manifestar, deixando sequelas como lesões oculares reversíveis ou irreversíveis, assim como cicatrizes.

Estudos mostram, que menos de 15% dos gatos possuem o parasita. Os felinos contaminados geralmente são de rua e/ ou tem acesso a áreas externas. Ou seja, gatos caseiros dificilmente irão transmitir a toxoplasmose ocular. É importante lembrar que a doença também pode acometer outros órgãos do corpo.

Doença do gato no olho tem cura?

Quando a toxoplasmose é descoberta  precocemente, a chance de não haver danos permanentes a visão é maior. O tratamento adequado é passado por um médico oftalmologista. Quando diagnosticada tardiamente, é passado o mesmo tratamento, porém, a doença pode voltar a se manifestar, deixando sequelas reversíveis ou irreversíveis, bem como cicatrizes.

Ou seja, não se pode dizer que exista uma cura definitiva para lesões já existentes quando a doença já provocou lesões oculares irreversíveis. Há diversas formas de detectar o parasita da toxoplasmose no corpo humano, no entanto, a mais comum é por exame de sangue e outros fluidos corporais para imunoglobulinas (anticorpos).

Estes exames mostram se o organismo está produzindo ou não, defesas contra o parasita. Contudo, outra forma de descobrir é por meio das técnicas moleculares que auxiliam a detectar o DNA do parasita nos tecidos e fluidos corporais.

Para descobrir a toxoplasmose ocular, o diagnóstico pode ser realizado através da amostragem de dois anticorpos específicos no sangue, os IgG e IgM. Se o resultado do exame for negativo para presença de IgG, significa que não existe infecção pelo parasita (T. gondii).

Entretanto, além deste teste, será preciso tirar fotos autoflorescentes dos olhos para detectar se houve danos oculares. Os exames e testes não são invasivos e nem causam dor, portanto, é bem tranquilo de ser feito. Além disso, não é preciso uso de corante para demonstração de possíveis lesões ou cicatrizes oculares na retina.

Pelo de gato no olho é perigoso?

Este é um mito muito difundido entre as pessoas, de que o pelo do gato causa doenças oculares. O que ocorre é que devido á alguma proteína encontrada na saliva ou na pele dos gatos pode causar alguma sensibilidade, ou alergia. Ou seja, não é o pelo de gato que faz mal. Entretanto, algumas pessoas podem, sim, desenvolver alergias dos pelos, sendo assim é recomendado procurar um pneumologista para tratar o problema.

Agora, caso os pelos de gato entrem nos olhos por alguma razão, é importante removê-lo o mais breve possível. Assim, para a remoção do pelo, você pode olhar para cima e puxar para baixo a pálpebra inferior, dessa forma é possível visualizar onde está o pelo. Logo depois, faça o oposto, erga cuidadosamente a pálpebra superior e olhe para baixo. Se mesmo assim o pelo não sair, você pode tentar retirá-lo cuidadosamente com uma cotonete ou algodão úmido. Se mesmo assim não sair, procure um médico antes que a irritação se torne um problema maior.

Outras causas da doença de gato no olho

Apesar de ser conhecida pela doença de gato no olho (toxoplasmose ocular transmitida pelos felinos), existem outras causas de transmissão. Outras causas são a ingestão de alimentos como carnes, verduras e frutas, mal cozidas e até por transfusão sanguínea. Confira como acontece cada transmissão:

Por alimentos:

A recomendação é que haja muitos cuidados no preparo e manuseio de alimentos a fim de evitar a toxoplasmose. Isso consiste em lavar bem as mãos e o local de preparo dos alimentos e lavá-los bem em água corrente.

Outro cuidado é evitar a ingestão de carnes muito mal passadas, ou seja, é preferível as carnes bem cozidas ou muito bem assadas. Além disso, é preferível, carnes que tenham sido congeladas anteriormente, pois, isso também elimina o protozoário do toxoplasma gondii.

Por fim, no caso de gestantes os cuidados devem ser redobrados, evitando se alimentar na rua para prevenir possíveis contágios.

Infeção congênita:

A toxoplasmose congênita é quase que exclusivamente resultante de uma infecção materna primária durante a gravidez.

Existem exceções, e uma delas é a reinfecção por um novo sorotipo do T. gondii ou reativação da toxoplasmose em mães com imunodeficiências graves quantitativas as células. Desta forma, mulheres infectadas tardiamente durante a gestação, tem maiores probabilidades de transmitir a doença para o feto.

Porém, fetos infectados no início da gestação geralmente têm doenças mais graves. Geralmente, 30 a 40% das gestantes infectadas, terão crianças congenitamente infectadas. Todavia, a infecção pelo protozoário T. gondii se dá primordialmente pela ingestão de alimentos contaminados, malcozidos ou pela ingestão de água contaminada com fezes de gato.

Infeção adquirida:

A infecção adquirida acontece geralmente por via oral, ou seja, através da ingestão de carnes cruas ou mal passadas de hospedeiros intermediários que contêm cistos do protozoário. Além disso, a infecção adquirida também acontece por meio de outros alimentos que possam estar contaminados pelo protozoário e por meio das fezes (o que não ocorre em animais que não sejam felídeos).

Inoculação cutânea, transfusão sanguínea ou por transplante de órgão:

A toxoplasmose não é uma doença contagiosa, no entanto, a pessoa contaminada pela doença deve ficar inapta a doar sangue pelo prazo de 1 ano, a fim de evitar contágios. Casos de transmissão da doença via inoculação cutânea ou transplantes de órgãos são mais raros, porém os cuidados devem ser mantidos a fim de prevenir possíveis contágios.

Sintomas da toxoplasmose ocular

Os sintomas da toxoplasmose ocular surgem conforme surge a inflamação do olho, formando cicatrizes, e apresentando alterações oculares, podendo atingir apenas um ou os dois olhos. Neste sentido os principais sintomas de toxoplasmose ocular são:

  • Visão turva.
  • Moscas-volante (sensação de manchas escuras que podem surgir no campo de visão).
  • Sensibilidade à luz.
  • Dor nos olhos.
  • Olhos vermelhos.
  • Perda parcial ou total da visão.

Além dos sintomas oculares, é possível que a pessoa apresente outros sintomas como dor de cabeça, febre, dor muscular e dor de garganta, por exemplo. Se sentir quaisquer um dos sintomas, procure um médico quanto antes, o diagnóstico precoce evitará que o problema se agrave, e lembre-se sempre de cuidar da saúde ocular a fim de evitar o problema.

Como é feito o diagnóstico e tratamento da doença de gato no olho

O diagnóstico é feito por um oftalmologista que avaliará quais os primeiros sintomas do paciente, e para isso um exame oftalmológico será realizado. Além disso, um mapeamento da retina também deverá ser feito a fim de verificar se existem cicatrizes que indiquem a doença.

Dessa forma, para a confirmação do diagnóstico, o médico poderá solicitar sorologia para toxoplasmose (correspondente à dosagem dos níveis de IgG e IgM para toxoplasmose). Quando confirmado o diagnóstico, o tratamento para toxoplasmose ocular visa evitar a progressão da doença, já que não consegue promover a restauração da retina.

Sobretudo, o oftalmologista pode receitar também o uso de antibióticos e corticoides, como a prednisona, a fim de reduzir a multiplicação do parasita e aliviar a inflamação. Além disso, colírios também podem ser prescritos para aliviar a inflamação e a dor ocular. No caso de recém-nascidos com toxoplasmose congênita, o uso de pirimetamina, sulfadiazina e ácido folínico podem ser prescritos.

Contudo, em alguns casos mais complexos onde a doença já progrediu, cirurgias podem ser uma opção de tratamento. Mas vale lembrar que esse procedimento deve ser indicado pelo oftalmologista.

Prevenção da toxoplasmose ocular e cuidados com os gatos

Antes de tudo, a melhor prevenção a essa e outras doenças é sempre visitar um médico oftalmologista regularmente, assim é possível verificar a visão e detectar doenças preocemente. Para prevenir a toxoplasmose ocular redobre alguns cuidados como:

  • Evitar comer em lugares pouco confiáveis.
  • Não beber água que não seja tratada.
  • Lavar as mãos antes cozinhar e de se alimentar.
  • Cozinhar muito bem os alimentos, principalmente carnes.
  • Lavar bem verduras, frutas e legumes antes do consumo, e o local a serem preparados também.
  • Use luvas para limpar a caixa de areia dos gatos e utilize água sanitária para limpá-la.
  • Gestantes devem redobrar os cuidados e realizar periodicamente exames sorológicos para toxoplasmose.

Ou seja, se o seu gato é totalmente caseiro, não se preocupe. Entretanto, é muito importante  fazer visitas regulares ao veterinário para saber como está a saúde do seu gatinho.

Informações sobre saúde visual na palma da sua mão

Você viu até aqui que é possível evitar a toxoplasmose com simples atitudes diárias com a higiene de alimentos e com cuidados com a saúde do seu bichano. Atente-se sempre aos sinais e sintomas que os seus olhos dão e visite regularmente o seu médico oftalmologista de confiança.

Nosso propósito de levar informação sobre saúde ocular para todos e garantir que todos aqueles que precisam de lentes mais finas tenha acesso a lentes de óculos de qualidade e por um preço mais justo. Nossa missão é criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza. Um par de olhos de cada vez. Por isso, tornamos as lentes para grau alto mais acessíveis.

E isso só foi possível porque utilizamos a tecnologia a nosso favor, eliminando intermediários que encarecem o valor final das lentes mais finas. Quer receber notícias e dicas de saúde? Assine a nossa newsletter e fique sempre atualizado. Faça um orçamento online e se surprenda.

Fontes:

National Center of Biotecnology Information – NCBI 

EyeWiki – American academy of Ophthalmology

ScienceDirect Topics

HCP Live

American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus – AAPOS 

Center for Disease Control and Prevention – CDC

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *