Endoftalmite: o que é, causas, sintomas e como tratar

Endoftalmite: o que é, causas, sintomas e como tratar
  • por
0
(0)

A endoftalmite é uma infecção que ocorre no interior do olho, envolvendo as estruturas que compõem a úvea. Dessa forma, no artigo de hoje, saiba tudo sobre  infecção por endoftalmite, suas causas, gravidade, como se prevenir, principais sintomas e como é realizado o diagnóstico e tratamento. 

Endoftalmite: o que é?

A endoftalmite é uma infecção que afeta o interior do olho, incluindo o humor aquoso e o humor vítreo. O humor aquoso é um fluido transparente que se encontra na parte frontal do olho. O humor vítreo trata-se de um gel transparente que fica na parte posterior do olho. 

Em suma, a endoftalmite é uma condição médica grave que requer tratamento imediato. Se não for tratada, pode se espalhar e causar perda de visão e até mesmo cegueira. Existem dois tipos principais de endoftalmite:

  • Endoftalmite exógena: ocorre quando bactérias ou fungos entram no olho por meio de uma lesão ocular, cirurgia ocular ou infecção na corrente sanguínea;
  • Endoftalmite endógena: ocorre quando uma infecção bacteriana ou fúngica em outra parte do corpo se espalha para o olho através da corrente sanguínea.

Principais causas

A princípio, as principais causas da endoftalmite são por bactérias ou fungos, que podem entrar no olho por meio de um trauma ocular, como, por exemplo, traumas ou acidentes que atingem o olho, e até mesmo uma cirurgia ocular. Do mesmo modo, outras infecções no corpo humano podem levar a endoftalmite. Contudo, isso ocorre geralmente em pacientes gravemente doentes.

Conheça os sintomas da endoftalmite

Os sintomas mais comuns da endoftalmite são:

Diagnosticando a endoftalmite 

O diagnóstico da endoftalmite é feito por um médico oftalmologista, que irá realizar uma série de exames, como, por exemplo:

  • Exame físico do olho: o médico irá examinar os olhos e fará testes de visão do paciente;
  • Histórico médico: o médico irá perguntar ao paciente sobre cirurgias, procedimentos oftalmológicos ou lesões oculares recentes. Por exemplo, se houve algum acidente ocular, o oftalmo poderá pedir exames mais específicos, como, por exemplo, um ultrassom ocular, para verificar se há algum objeto estranho no olho;
  • Tomada de amostra do humor aquoso ou vítreo: o médico pode retirar uma pequena quantidade de líquido do olho para análise laboratorial.

Como tratar a endoftalmite 

A princípio, o tratamento da endoftalmite depende do tipo e da gravidade da infecção, envolvendo geralmente o uso de medicamentos. Todavia, em alguns casos, pode ser necessária a cirurgia. Nesse sentido, o tratamento medicamentoso da endoftalmite envolve geralmente o uso de antibióticos ou antifúngicos, que podem ser administrados por via oral, intravenosa ou intraocular.

Além disso, os corticoides também podem ser recomendados pelo médico, para reduzir a inflamação. Por fim, a cirurgia pode ser recomendada para tratar a endoftalmite grave, onde é realizada com anestesia local ou geral. As possíveis complicações do tratamento podem surgir após possíveis complicações das injeções intravítreas de medicamentos anti-infecciosos, que podem causar danos à córnea ou à retina.

O tempo de recuperação, como, por exemplo, redução de dor e vermelhidão, é de alguns poucos dias, contudo, há possibilidade de continuar os problemas de visão após o tratamento recomendado. Em outras palavras, pode levar semanas ou meses para que a infecção se cure totalmente.

Como prevenir a endoftalmite

Para prevenir a endoftalmite, siga algumas dessas recomendações:

  • Use óculos de proteção ao realizar atividades que possam causar lesões oculares, como, por, exemplo, atividades que possam levar objetos para dentro dos olhos;
  • Óculos de proteção devem cobrir completamente os olhos e as laterais do rosto ao praticar atividades ou esportes que envolvam contato que envolva os olhos;
  • Siga as recomendações do seu médico após uma cirurgia ou injeção ocular. Essas instruções geralmente incluem lavar as mãos antes de tocar nos olhos, proteger os olhos de qualquer contato com objetos contaminados, como, por exemplo, não deixar o frasco de colírio tocar no olho.

Informação sobre saúde ocular para ver o melhor da vida

A saúde ocular é fundamental para a nossa qualidade de vida, pois nossos olhos desempenham um papel fundamental em nosso dia a dia, nos permitindo enxergar o mundo ao nosso redor. Por isso, é importante consultar um oftalmologista regularmente, mesmo que não haja nenhum problema aparente. O oftalmologista é o profissional adequado para identificar e diagnosticar doenças oculares e problemas de visão.

A Lenscope tem o propósito de levar informações sobre saúde ocular para todos, assim como garantir que todos os que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo.

Após a consulta com o médico oftalmo, caso você precise de lentes mais finas, pode contar com as lentes mais finas e de qualidade da Lenscope. As lentes da Lenscope são produzidas com tecnologia de ponta e oferecem um excelente custo-benefício. Faça um orçamento online e gratuito em nosso site agora mesmo, e descubra como podemos ajudar você a enxergar melhor.

orçamento

Fontes:

American Academy Of Ophthalmology | Cleveland Clinic | NHS | American Academy of Ophthalmology

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *