Espessura lente miopia: o que é e como deixar fina

Espessura lente miopia: o que é e como deixar fina
  • por
5
(1)

Pessoas com alto grau de miopia, muitas vezes, têm preocupações em relação à espessura das lentes de seus óculos. Sendo assim, no artigo de hoje, vamos esclarecer o que é a espessura da lente, como é determinada e, mais importante, como é possível deixá-la mais fina. Além disso, vamos mostrar as vantagens que lentes mais finas proporcionam às pessoas que precisam de óculos de grau elevado. 

Portanto, continue lendo e saiba mais sobre esse processo crucial para quem deseja encontrar a melhor solução óptica, sem sacrificar a estética ou conforto.

O que é espessura de lente?

A espessura das lentes de óculos é uma das medidas físicas que determina a sua dimensão, resultado da combinação de diversos fatores, incluindo o índice de refração do material e o design das lentes, entre outros. Para pessoas míopes, a espessura das bordas das lentes tende a ser mais visível, especialmente em graus mais elevados de miopia. Assim, quanto maior o grau de miopia, mais acentuada pode ser essa diferença de espessura entre o centro e as bordas das lentes, afetando a aparência estética dos óculos.

Confira as espessuras de lentes que existem

A espessura da lente dependerá do seu índice de refração que se trata de uma medida que classifica o poder de foco do material da lente. Assim, quanto maior esse índice, mais fina a lente se torna, o que é particularmente útil para pessoas com miopia de médio e alto grau. Isso porque as lentes com baixo índice de refração tendem a criar um efeito de “fundo de garrafa” em casos de alta miopia, onde as bordas das lentes ficam muito mais espessas que o centro.

Nesses casos, lentes com índices de refração mais altos são mais apropriadas, já que proporcionam uma estética mais natural e agradável, sem distorções visuais. Desse modo, a seguir, apresentaremos uma breve descrição dos diferentes índices de refração existentes.

  • 1.50: índice de refração das lentes de acrílico, também conhecidas como CR39, as mais comuns no mercado óptico e indicadas para quem tem um grau de miopia baixo, até 4 graus;
  • 1.59: as lentes de policarbonato têm índice de refração entre 1.58 e 1.59, e são ideais para miopias de até 4 graus. Além disso, se destacam por sua leveza e resistência;
  • 1.67: estas lentes, feitas de resina, têm um índice de refração de 1.67 e são indicadas para miopia moderada, em torno de 4 graus;
  • 1.74: uma boa opção para miopia moderada e alta, as lentes de resina com índice de refração de 1.74 são bastante utilizadas em ópticas;
  • 1.76: lentes de resina com o mais alto índice de refração, o que permite resultados mais finos do que as lentes 1.74. Essas lentes são as mais indicadas para altos graus de miopia.

Como é a lente de quem possui miopia

A miopia é uma condição visual em que o indivíduo enfrenta dificuldade para enxergar objetos distantes, percebendo-os como embaçados ou desfocados. Isso ocorre devido ao alongamento do globo ocular, fazendo com que a imagem seja focalizada antes da retina. 

Desse modo, as lentes para miopia são côncavas, ou seja, mais grossas nas bordas e mais finas no centro. Esse desenho da lente é responsável pela correção do erro refrativo, desviando a luz para que ela se concentre corretamente na retina, proporcionando uma visão mais clara para objetos distantes.

Espessura de lente miopia: como deixar fina

Assim como o índice de refração das lentes, existem outros fatores que influenciam para que a espessura do óculos fique mais fina, como  apresentaremos a seguir.

  • Tamanho da armação: o tamanho da armação é determinante na espessura das lentes, especialmente para quem tem alto grau de miopia. Assim, armações maiores tendem a aumentar a espessura das lentes, principalmente nas bordas, devido ao formato das lentes para corrigir a miopia. Por outro lado, armações menores ajudam a reduzir a espessura, além de permitir que as lentes se encaixem na armação de forma mais sutil;
  • Distância Pupilar: a distância pupilar é a medida entre o centro das duas pupilas, e seu alinhamento correto com o centro óptico das lentes é essencial para uma visão sem distorções. Desse modo, quanto maior a distância, mais finas podem ser as lentes, pois há mais espaço para distribuir a correção visual. No entanto, é importante destacar que não há uma distância pupilar ideal, pois é uma medida individual e varia com o tamanho do olho e do rosto de cada pessoa. Por isso, é fundamental obter uma medição precisa ao comprar novas lentes, garantindo um ajuste adequado e uma experiência visual confortável;
  •   Grau da receita:  apesar de ser uma característica sobre a qual não temos controle, é importante considerar seu impacto na estética e conforto do usuário. Normalmente, graus mais altos geralmente resultam em lentes mais grossas, enquanto graus mais baixos favorecem lentes mais finas. Desse modo, é recomendável optar por lentes com índices de refração mais altos para minimizar sua espessura.

Vantagens das lentes de alto índice

Essencialmente, ter um óculos para miopia com lentes finas traz várias vantagens que os materiais de alto índice de refração oferecem. Sobretudo, a espessura reduzida desse tipo de lente permite uma variedade maior de armações disponíveis para montar o óculos, o que ajuda ainda mais a aprimorar a estética, pois as lentes mais finas e leves reduzem o efeito de “fundo de garrafa”, comum em prescrições mais fortes. 

Além disso, o conforto é significativamente melhorado, pois as lentes mais finas reduzem o peso sobre o nariz e as orelhas, aliviando a pressão ao redor dos olhos. Quanto à clareza visual, as lentes de alto índice dobram a luz de forma mais eficiente, reduzindo a distorção e melhorando a nitidez da visão em comparação com lentes tradicionais, oferecendo assim uma experiência visual mais nítida e confortável.

Instagram Lenscope [Lentes Tokai 1.76 Óculos novo]     

Lentes de óculos de grau mais finas com 100 dias para provar e amar

Ao longo deste artigo, mostramos que você pode ter óculos com lentes mais finas e confortáveis, mesmo com alto grau de miopia. Aqui na Lenscope, temos lentes de alta qualidade para todos os graus a preços incríveis. Além disso, oferecemos orientações personalizadas para que você tenha a melhor versão do seu óculos de grau.

Sobretudo, queremos que você fique 100% satisfeito com suas novas lentes, por isso oferecemos 100 dias* para você provar e amar seu novo óculos. Se não se adaptar, devolvemos seu dinheiro.

Afinal, somos conhecidos pelo nosso atendimento humanizado e compromisso com a satisfação do cliente.  E não é só isso. Também facilitamos sua vida: você pode fazer apenas as lentes e enviar sua armação para montagem, sem sair de casa. Por fim, faça um orçamento online e gratuito em nosso site e descubra como podemos ajudar você a ter um óculos de grau ideal.

*Consulte os termos de compra

orçamento

Fontes:
Warby Parker | Spex4less | Glasses2You | Vision Care Associates | Zenni Optical 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *