exame de vista Detran

Exame de vista Detran: Saiba como funciona

Este post foi atualizado em 6 janeiro, 2021

O exame de vista Detran é um teste de visão feito para  renovação da Carteira Nacional de Habilitação, conhecida como CNH. 

No exame de vista Detran avalia-se a visão central e a visão periférica, ambas muito utilizadas no trânsito. 

A visão central e visão periférica avaliadas no exame de vista Detran

A visão central nada mais é do que a imagem que se forma diretamente na mácula, ou seja, em um ponto específico da nossa retina. 

No exame de vista Detran, a visão central é avaliada tanto de perto, quanto de longe, pois é a visão central que nos permite enxergar os objetos em detalhes, como as placas de trânsito, semáforos e pedestres.

Já a visão periférica diz respeito a nossa capacidade de enxergar ao redor do campo visual. Nesse caso, a imagem é formada justamente na área periférica da retina e não proporciona riqueza de detalhes aos objetos. 

Apesar das imagens da visão periférica não serem tão nítidas, esse tipo de visão é fundamental para se dirigir, principalmente à noite.

No artigo de hoje vamos trazer mais informações sobre o exame de vista Detran e os critérios usados para aprovação.

Vai fazer o exame de vista Detran e quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe com a gente.

Como funciona o exame de vista Detran?

Diversos testes de visão são feitos durante o exame de vista Detran, cada um com um objetivo diferente:

  • Mobilidade ocular – avalia a movimentação dos olhos e a musculatura ocular. É um teste muito comum em pessoas estrábicas.
  • Acuidade visual – chamado também de teste de Snellen, é um exame de vista bastante comum. Consiste em enxergar diferentes tamanhos de letras a fim de avaliar a nitidez da visão do condutor.
  • Campo visualanalisa a área espacial alcançada e percebida pelos olhos e detecta o glaucoma.
  • Fundo de olhoverifica o funcionamento dos nervos, artérias e veias da retina. Também é utilizado no diagnóstico de doenças como o glaucoma, diabetes mellitus e hipertensão.
  • Visão cromáticausado para identificar daltonismo, esse exame testa a função dos olhos de captar e classificar as diferentes cores.
  • Visão estereoscópicamede a capacidade de enxergar em três dimensões.

Como passar no exame de vista Detran?

Esses testes são utilizados no exame de todas as categorias, mas cada uma exige um percentual específico de visão central e periférica para aprovação. Veja como funciona:  

  • Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho.
  • Categoria C, D e E – visão central igual ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos. Ou visão central melhor ou igual a 50% no pior olho e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

Além dos testes de visão, todas as categorias também exigem teste limiar de visão noturna e reação ao ofuscamento.

Para ser aprovado, o candidato precisa apresentar visão boa com pouca luminosidade e ter boa recuperação após ofuscamento direto.

Nesse teste avalia-se como o reflexo e o ofuscamento afetam a capacidade de enxergar em situações com baixa luminosidade, como dirigir à noite.

Como a visão monocular afeta o exame de vista do Detran?

A visão monocular ocorre quando a pessoa enxerga apenas com um olho. Dessa forma, pessoas com visão monocular têm uma redução maior ou igual a 25% no tamanho do campo visual. 

Isso impacta diretamente a capacidade de se situar no espaço e, consequentemente, aumenta a probabilidade de provocar colisões.

Por esse motivo, condutores com visão monocular só podem conduzir carro ou moto, veículos esses pertencentes às categorias A e B.

Aliás, o direito de pessoas com visão monocular de tirar habilitação nas categorias A e B é garantido pela Lei monocular, em vigor em todo território nacional.

Outros problemas de visão que afetam o exame de vista Detran

Além da visão monocular, outros problemas de visão também são levados em consideração no exame de vista Detran. São eles: 

  • Estrabismo – pessoas estrábicas podem tirar CNH nas categorias A e B desde que as seguintes exigências sejam cumpridas: visão central igual ou melhor do que 66% no melhor olho. E visão periférica igual ou maior que 120º em pelo menos um dos olhos.

Temos um artigo completo em nosso blog sobre os melhores tratamentos para estrabismo.

  • Daltonismo – Pacientes daltônicos estão aptos a qualquer categoria de CNH desde 2012. No entanto, eles precisam identificar a posição das luzes no semáforo e cumprir as exigências de acuidade visual e visão periférica para cada categoria.

Também temos um artigo bem legal sobre daltonismo aqui em nosso blog

Preço do exame de vista Detran

O preço do exame de vista Detran varia em cada região do país. Aqui vão os valores dos exames para os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Preço do exame de vista Detran em São Paulo

De acordo com o site oficial do Detran do estado de São Paulo, a taxa cobrada para o exame de vista é R$91,11. 

Preço do exame de vista Detran no Rio de Janeiro

Segundo o site do Detran do Rio de Janeiro, o custo atual do exame médico é R$42,00.

Você pode pesquisar no site oficial do Detran do seu estado a taxa do exame de vista e outros exames necessários na renovação da CNH ou 1ª habilitação.

Prazo de validade da CNH

O prazo de validade da CNH varia de acordo com a idade do condutor. Confira o tempo de validade da CNH para cada categoria:

  • Até os 65 anos de idade, com boa aptidão mental e física – prazo de 5 anos.
  • Após os 65 anos de idade – prazo de 3 anos.

Importância de fazer exames de vista com frequência

A realização de exames de vista periódicos é essencial no acompanhamento da mudança de grau ou surgimento de novos problemas oculares.

Aliás, nesses exames são identificados problemas que podem, até mesmo, impactar no exame de vista do Detran futuramente.

Por isso, é importante realizar acompanhamento médico frequente para iniciar o melhor tratamento o quanto antes e amenizar os desconfortos oculares.

E assim como a CNH, a receita do óculos de grau também tem validade.

Inclusive muitos condutores que usam óculos para dirigir não se atentam à validade da receita e acabam usando um grau errado. Entenda melhor a seguir.

Muita gente não sabe, mas a receita do óculos de grau tem validade de 6 a 12 meses. Ou seja, isso significa que no máximo um ano após uma consulta oftalmológica é necessário retornar ao médico para realizar um novo exame de visão.

Inclusive, existem sinais claros de que a receita de óculos de grau está vencida. O principal deles é a dificuldade em enxergar, mesmo usando óculos.

Aprenda mais sobre como saber se é hora de trocar de receita de óculos.

Além da dificuldade para enxergar, sentir dores fortes de cabeça e cansaço nos olhos também são sintomas de que é preciso trocar as lentes dos óculos de grau.

Como eu troco as lentes dos óculos de grau?

Se a sua receita venceu, não se preocupe porque é possível reaproveitar a armação dos óculos e só comprar um novo par de lentes.

Outra boa notícia é que dá para fazer isso sem sair de casa, comprando as lentes pela internet mesmo.

Além de ser bem mais prático, ao comprar online você também economiza, tanto em dinheiro, como em tempo.

E nós da Lenscope podemos te ajudar. 

O que é a Lenscope?

Nós somos um serviço de venda de lentes para óculos pela internet e transformamos o processo de compra de um óculos de grau em simples, prático e muito mais acessível!

Tanto que você pode fazer isso sem sair de casa!

Você adquire o seu óculos pelo nosso site e recebe na sua casa, sem preocupação nenhuma.

E se você mora na grande São Paulo, ou Campinas (interior de SP), nós buscamos a sua armação na sua casa e entregamos seu óculos pronto, também na sua casa. Sem custos de coleta ou entrega.

Todas as nossas lentes contam com garantia e certificado de autenticidade, para que você não tenha preocupação ao adquirir seu novo óculos.

“Mas e se eu não me adaptar?”

Se você não se adaptar ao seu novo óculos, nós devolvemos seu dinheiro. Somos a primeira marca no Brasil a oferecer até 100 dias para você provar e amar nossas lentes. Se não gostar, é só falar com a gente. Nós devolvemos seu dinheiro.

Qual é a lente mais indicada para o meu grau?

Na Lenscope também ficou fácil você saber qual lente é a melhor pra você e quanto elas custam para o seu grau.

Você pode fazer um orçamento totalmente online e gratuito em nosso site. É só preencher nossos formulários de acordo com a sua receita de óculos e pronto.

E se tiver alguma dúvida, pode conversar com a gente diretamente pelo nosso site.

Não deixe de conhecer todas as nossas opções de lentes

O que você já sabia sobre o exame de vista Detran?

Bom, agora você já sabe como funciona o exame de vista Detran e o porquê esta é uma etapa tão importante na renovação da CNH.

Fazer o exame de vista Detran é essencial tanto para o quem dirige, quanto para a sociedade no geral.

Afinal, esta é umas das principais garantias de segurança no trânsito que temos.

E além do exame de vista do Detran, também é fundamental realizar exames oftalmológicos periódicos para detectar novos problemas oculares e tratar o quanto antes.

Ainda tem alguma dúvida sobre o exame de vista do Detran? Então conta pra gente aqui nos comentários!  Estamos ansiosos para saber sua opinião.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest