Exame de vista Detran: Saiba como funciona

exame de vista Detran
  • por
4.2
(172)

O exame de vista Detran é um teste de visão feito para  renovação da Carteira Nacional de Habilitação, conhecida como CNH. 

No exame de vista Detran avalia-se a visão central e a visão periférica, ambas muito utilizadas no trânsito. 

A visão central e visão periférica avaliadas no exame de vista Detran

A visão central nada mais é do que a imagem que se forma diretamente na mácula, ou seja, em um ponto específico da nossa retina. 

No exame de vista Detran, a visão central é avaliada tanto de perto, quanto de longe, pois é a visão central que nos permite enxergar os objetos em detalhes, como as placas de trânsito, semáforos e pedestres.

Já a visão periférica diz respeito a nossa capacidade de enxergar ao redor do campo visual. Nesse caso, a imagem é formada justamente na área periférica da retina e não proporciona riqueza de detalhes aos objetos. 

Apesar das imagens da visão periférica não serem tão nítidas, esse tipo de visão é fundamental para se dirigir, principalmente à noite.

No artigo de hoje vamos trazer mais informações sobre o exame de vista Detran e os critérios usados para aprovação.

Vai fazer o exame de vista Detran e quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe com a gente.

Como funciona o exame de vista Detran?

Diversos testes de visão são feitos durante o exame de vista Detran, cada um com um objetivo diferente:

  • Mobilidade ocular – avalia a movimentação dos olhos e a musculatura ocular. É um teste muito comum em pessoas estrábicas.
  • Acuidade visual – chamado também de teste de Snellen, é um exame de vista bastante comum. Consiste em enxergar diferentes tamanhos de letras a fim de avaliar a nitidez da visão do condutor.
  • Campo visualanalisa a área espacial alcançada e percebida pelos olhos e detecta o glaucoma.
  • Fundo de olhoverifica o funcionamento dos nervos, artérias e veias da retina. Também é utilizado no diagnóstico de doenças como o glaucoma, diabetes mellitus e hipertensão.
  • Visão cromáticausado para identificar daltonismo, esse exame testa a função dos olhos de captar e classificar as diferentes cores.
  • Visão estereoscópicamede a capacidade de enxergar em três dimensões.

Como passar no exame de vista Detran?

Esses testes são utilizados no exame de todas as categorias, mas cada uma exige um percentual específico de visão central e periférica para aprovação. Veja como funciona:  

  • Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho.
  • Categoria C, D e E – visão central igual ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos. Ou visão central melhor ou igual a 50% no pior olho e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

Além dos testes de visão, todas as categorias também exigem teste limiar de visão noturna e reação ao ofuscamento.

Para ser aprovado, o candidato precisa apresentar visão boa com pouca luminosidade e ter boa recuperação após ofuscamento direto.

Nesse teste avalia-se como o reflexo e o ofuscamento afetam a capacidade de enxergar em situações com baixa luminosidade, como dirigir à noite.

Como a visão monocular afeta o exame de vista do Detran?

A visão monocular ocorre quando a pessoa enxerga apenas com um olho. Dessa forma, pessoas com visão monocular têm uma redução maior ou igual a 25% no tamanho do campo visual. 

Isso impacta diretamente a capacidade de se situar no espaço e, consequentemente, aumenta a probabilidade de provocar colisões.

Por esse motivo, condutores com visão monocular só podem conduzir carro ou moto, veículos esses pertencentes às categorias A e B.

Aliás, o direito de pessoas com visão monocular de tirar habilitação nas categorias A e B é garantido pela Lei monocular, em vigor em todo território nacional.

Outros problemas de visão que afetam o exame de vista Detran

Além da visão monocular, outros problemas de visão também são levados em consideração no exame de vista Detran. São eles: 

  • Estrabismo – pessoas estrábicas podem tirar CNH nas categorias A e B desde que as seguintes exigências sejam cumpridas: visão central igual ou melhor do que 66% no melhor olho. E visão periférica igual ou maior que 120º em pelo menos um dos olhos.

Temos um artigo completo em nosso blog sobre os melhores tratamentos para estrabismo.

  • Daltonismo – Pacientes daltônicos estão aptos a qualquer categoria de CNH desde 2012. No entanto, eles precisam identificar a posição das luzes no semáforo e cumprir as exigências de acuidade visual e visão periférica para cada categoria.

Também temos um artigo bem legal sobre daltonismo aqui em nosso blog

exame de vista detran - cta instagram

Preço do exame de vista Detran

O preço do exame de vista Detran varia em cada região do país. Aqui vão os valores dos exames para os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Preço do exame de vista Detran em São Paulo

De acordo com o site oficial do Detran do estado de São Paulo, a taxa cobrada para o exame de vista é R$91,11. 

Preço do exame de vista Detran no Rio de Janeiro

Segundo o site do Detran do Rio de Janeiro, o custo atual do exame médico é R$42,00.

Você pode pesquisar no site oficial do Detran do seu estado a taxa do exame de vista e outros exames necessários na renovação da CNH ou 1ª habilitação.

Prazo de validade da CNH

O prazo de validade da CNH varia de acordo com a idade do condutor. Confira o tempo de validade da CNH para cada categoria:

  • Até os 65 anos de idade, com boa aptidão mental e física – prazo de 5 anos.
  • Após os 65 anos de idade – prazo de 3 anos.

Importância de fazer exames de vista com frequência

A realização de exames de vista periódicos é essencial no acompanhamento da mudança de grau ou surgimento de novos problemas oculares.

Aliás, nesses exames são identificados problemas que podem, até mesmo, impactar no exame de vista do Detran futuramente.

Por isso, é importante realizar acompanhamento médico frequente para iniciar o melhor tratamento o quanto antes e amenizar os desconfortos oculares.

E assim como a CNH, a receita do óculos de grau também tem validade.

Inclusive muitos condutores que usam óculos para dirigir não se atentam à validade da receita e acabam usando um grau errado. Entenda melhor a seguir.

Muita gente não sabe, mas a receita do óculos de grau tem validade de 6 a 12 meses. Ou seja, isso significa que no máximo um ano após uma consulta oftalmológica é necessário retornar ao médico para realizar um novo exame de visão.

Inclusive, existem sinais claros de que a receita de óculos de grau está vencida. O principal deles é a dificuldade em enxergar, mesmo usando óculos.

Aprenda mais sobre como saber se é hora de trocar de receita de óculos.

Além da dificuldade para enxergar, sentir dores fortes de cabeça e cansaço nos olhos também são sintomas de que é preciso trocar as lentes dos óculos de grau.

Como eu troco as lentes dos óculos de grau?

Se a sua receita venceu, não se preocupe porque é possível reaproveitar a armação dos óculos e só comprar um novo par de lentes.

Outra boa notícia é que dá para fazer isso sem sair de casa, comprando as lentes pela internet mesmo.

Além de ser bem mais prático, ao comprar online você também economiza, tanto em dinheiro, como em tempo.

E nós da Lenscope podemos te ajudar. 

O que é a Lenscope?

Nós somos um serviço de venda de lentes para óculos pela internet e transformamos o processo de compra de um óculos de grau em simples, prático e muito mais acessível!

Tanto que você pode fazer isso sem sair de casa!

Você adquire o seu óculos pelo nosso site e recebe na sua casa, sem preocupação nenhuma.

E se você mora na grande São Paulo, ou Campinas (interior de SP), nós buscamos a sua armação na sua casa e entregamos seu óculos pronto, também na sua casa. Sem custos de coleta ou entrega.

Todas as nossas lentes contam com garantia e certificado de autenticidade, para que você não tenha preocupação ao adquirir seu novo óculos.

“Mas e se eu não me adaptar?”

Se você não se adaptar ao seu novo óculos, nós devolvemos seu dinheiro. Somos a primeira marca no Brasil a oferecer até 100 dias para você provar e amar nossas lentes. Se não gostar, é só falar com a gente. Nós devolvemos seu dinheiro.

Qual é a lente mais indicada para o meu grau?

Na Lenscope também ficou fácil você saber qual lente é a melhor pra você e quanto elas custam para o seu grau.

Você pode fazer um orçamento totalmente online e gratuito em nosso site. É só preencher nossos formulários de acordo com a sua receita de óculos e pronto.

E se tiver alguma dúvida, pode conversar com a gente diretamente pelo nosso site.

Não deixe de conhecer todas as nossas opções de lentes

O que você já sabia sobre o exame de vista Detran?

Bom, agora você já sabe como funciona o exame de vista Detran e o porquê esta é uma etapa tão importante na renovação da CNH.

Fazer o exame de vista Detran é essencial tanto para o quem dirige, quanto para a sociedade no geral.

Afinal, esta é umas das principais garantias de segurança no trânsito que temos.

E além do exame de vista do Detran, também é fundamental realizar exames oftalmológicos periódicos para detectar novos problemas oculares e tratar o quanto antes.

Ainda tem alguma dúvida sobre o exame de vista do Detran? Então conta pra gente aqui nos comentários!  Estamos ansiosos para saber sua opinião.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 172

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

21 comentários em “Exame de vista Detran: Saiba como funciona”

  1. GOSTARIA DE SABER QUAL O PORQUE DE O DETRAN NÃO PERMITIR QUE O CIDADÃO ESCOLHA O MEDICO PARA FAZER SEU EXAME, TENDO EM VISTA QUE O MESMO É PAGO. GOSTARIA DE SABER TAMBÉM EM QUE LEI SE BASEIA ESSA NORMA; PARA MIM, COM LEI OU SEM LEI, ESSE PROCEDIMENTO É UM DESRESPEITO AO DIREITO DO CIDADÃO QUE PAGA PARA FAZER. FICA AQUI O MEU PROTESTO.

    1. Olá Vicente, tudo bem?

      Quanto a sua dúvida, como nós não temos informações detalhadas, não podemos te passar as informações com exatidão. O indicado é você entrar em contato com o Detran para que eles possam te auxiliar com essa dúvida 🙂

  2. No poupa tempo da Sé as condições sanitárias para realizar o exame são improprias, não existe higienização dos equipamentos entre os atendimentos dos exames. Entra um atrás do outro utilizando o mesmo aparelho, colocando os olhos, sem nenhuma proteção e sem álcool, ou outro produto. Não aceitei fazer e apresentei um atestado recente de um oftalmologista que eu não tinha nenhuma restrição para dirigir, a médica não aceitou, pedi para fazer mas tabela da parede, ela não aceitou! No final eu não fiz e ela me deu aprovado com restrição de dirigir com lentes, sendo que não tenho nenhum grau para isso.
    Ela não aceitou o relatório do oftalmologista e diante da minha recusa de utilizar um aparelho contaminado ela me puniu colocando a restrição de lentes.
    Não é justo e ela procedeu com abuso e fora das condições ideais de higiene para trabalho, colocando todos os cidadãos em risco de contágio de COVID e outras doenças.
    Como resolver uma situação desta?

    1. Oi, Antônio. Tudo bem? O exame de vista do Detran pode ser feito apenas por um perito examinador em clínicas conveniadas ao Detran. Por isso, o ideal é que você procure o Detran do seu Estado para verificar os locais disponíveis para a realização dos exames necessários.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    1. Oi, Alysson. Tudo bem? O exame de vista do Detran é feito apenas ao fazer a CNH pela primeira vez e durante sua renovação. Mas se você precisa de exame de vista para conferir como está sua visão, basta procurar um médico oftalmologista de sua confiança.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  3. Hoje fui no Detran de Joinville SC. Fui fazer o exame de vista. Uma tabela na parede com várias letras (primeiro que as letras são minúscula e a distância muito grande). Com a vista direita não passei, então ele falou que se eu rebaixasse a categoria ele me passava. Então questionei para dirigir carro posso ser cego e caminhão não? Resumindo: tinha feito exames de vista o óculos era novo fazia uns dois meses. Tive que rebaixar a categoria se não teria que pagar para fazer novo exame (e em quantos não iria ficar para fazer tudo de volta!). Só não entendi que aí passei para carros sem fazer o exame de vista.

    1. Oi, Sirlei. Possivelmente você passou no teste para carro e foi reprovado no de caminhão porque os parâmetros para as diferentes categorias mudam. É assim: os testes são utilizados nos exames de todas as categorias, mas cada uma exige um percentual específico de visão central e periférica para aprovação. Sendo que os valores diferem para Categoria A e B e Categoria C, D e E.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    1. Oi, Daniel. Tudo bem? Sim, o exame de vista do Detran é realizado com o tratamento corretivo utilizado pelo condutor (óculos ou lentes de contato).

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  4. Ola! Fui fazer exame de vista no Detran e acabei perdendo o comprovante, o que eu faço? Pois preciso para dar continuidade no curso de atualização. Obrigado!

    1. Oi, Day. Tudo bem?
      O ideal é que você entre em contato com o Detran da sua região ou com o local onde fez o exame de vista. Eles podem te orientar com mais precisão sobre o que pode ser feito ou emitir uma segunda via do comprovante.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    1. Oi, Geraldo. Tudo bem? O ideal é que você entre em contato com o órgão (Detran) da sua região para verificar como funcionam osprazos.
      Sempre que precisar, estamos aqui 😉

  5. Fiz um óculos novo e fui fazer o teste visual do Detran e não consegui enxergar as letras com o olho esquerdo ( tenho astigmatismo ). Ele renovou a carteira por apenas 3 anos por este motivo. Meu oftalmologista disse que o óculos está correto e devidamente atualizado. O examinador pode fazer o teste de cada olho ou ele deve considerar os dois olhos juntos? Com o olho direito a minha visão foi de 100%.

    1. Oi, Donizeti. Possivelmente isso tenha ocorrido porque você inda estivesse no período de adaptação com o óculos novo, considerando que o seu grau esteja correto, de acordo com o seu oftalmologista. Quanto ao teste, é considerado a visão do melhor olho, desde que atenda o limite especificado.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  6. KATIA WEBER DA COSTA

    Fui fazer o exame de vista para eu renovar minha carta, já fiz outras vezes, nunca pediram para eu mostrar as pernas e me abaixar. Isto é normal?

    1. Olá, Katia. Tudo bem? O exame de vista do Detran é realizado com o intuito de avaliar a visão central e periférica, de uma pessoa, pois ambas são muito utilizadas no trânsito. Ou seja, todos os testes feitos no exame estão relacionados ao fato de checar apenas a saúde dos seus olhos.
      Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *