Exame de vista do detran: renovação da CNH e tudo que precisa saber

Exame de vista do detran: renovação da CNH e tudo que precisa saber
  • por
4.2
(61)

Fazer o exame de vista do Detran para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é necessário para você conseguir concretizar o processo de renovação ou emitir pela primeira vez. Por isso, no artigo de hoje vamos te mostrar o que é avaliado no exame de vista do Detran e os motivos de reprovação. Acompanhe para saber mais!

Exame de Vista do Detran e renovação da CNH: entenda

O exame de vista do Detran é obrigatório tanto para fazer a CNH, quanto para renová-la. Isso ocorre pois é uma das maneiras de garantir a segurança no trânsito. Afinal, muitos acidentes são causados pela dificuldade de enxergar de longe (miopia) e por distorções da visão na luz noturna.

Assim, a CNH tem um prazo vigente para a renovação, ou seja, de tempos em tempos você vai precisar fazer o teste de visão do Detran. Esse prazo é a cada 10 anos para pessoas com menos de 50 anos. A cada 5 anos para pessoas com idade entre 50 e 70 anos e a cada 3 anos para pessoas com mais de 70 anos. Mas, afinal, o que é avaliado no exame de vista do Detran? Descubra a seguir.

Valor e agendamento do exame de vista do Detran

Os exames de vista no Detran podem ser agendados pela internet ou por telefone. O exame de vista do Detran custa em torno de R$ 110,00. O exame leva em torno de uma hora para ser realizado.

O que é avaliado no exame de vista do Detran?

O Detran realiza vários testes para garantir a segurança no trânsito, tanto para o condutor quanto para outros motoristas, ciclistas e pedestres. Então, entre os testes de visão do Detran estão:

  • Visão central: esse é o tipo de visão que nos permite enxergar os objetos em detalhes. Por isso, o teste do Detran avalia a visão central tanto de perto, quanto de longe.
  • Visão periférica: essa é a nossa capacidade de enxergar ao redor do campo visual. Ou seja, a imagem se forma na área periférica da retina, sendo um tipo de  visão fundamental para dirigir.
  • Acuidade visual: esse exame é bastante comum e consiste em enxergar diferentes tamanhos de letras e serve para avaliar a nitidez da visão do condutor. Onde o tamanho das letras começa maior e vai diminuindo progressivamente.
  • Capacidade de distinguir cores: o Detran faz essa verificação para identificar pessoas com daltonismo.
  • Visão tridimensional: é preciso verificar se a visão tridimensional não está comprometida, pois, esse fator determina o tipo de veículo que você pode dirigir.
  • Reflexo e ofuscamento: para dirigir é preciso enxergar bem em situações com pouca luminosidade e ter uma boa recuperação após um ofuscamento direto. Por isso, o Detran avalia essas duas capacidades.
  • Visão individual de cada olho: pessoas que enxergam apenas com um olho apresentam uma redução em sua capacidade de se orientar no espaço. Por isso, se você é monocular só pode conduzir os veículos que pertencem às categorias “A” e “B”.
  • Fundo de olho: ao analisar o fundo de olho, o exame verifica os nervos, artérias e veias da retina, diagnosticando assim doenças como o glaucoma, diabetes mellitus e hipertensão.

Uso óculos de grau ou lentes. Como fazer o teste de visão do Detran? 

Quem já tem problemas de visão e usa lentes corretivas também precisa fazer o exame de vista do Detran para renovação da CNH, porém usando as lentes de contato ou óculos de grau. Dessa forma, você não tem alterações nos resultados. 

Nesses casos, dependendo da sua condição, a CNH pode sair com restrição. Ou seja, com a observação de que você deverá dirigir usando as lentes ou óculos. Saiba mais sobre a CNH com restrição no artigo: CNH com restrição visual: Veja como é dirigir com problemas de visão | Lenscope

Visão necessária para ser aprovado no exame do Detran para renovação

Cada categoria de CNH exige um percentual específico de visão central e periférica para aprovação, sendo:

  • Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho;
  • Categoria C, D e E – visão central igual, ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos. Ou visão central melhor ou igual a 50% no pior olho e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

Além disso, para todas as categorias é preciso também apresentar visão boa com pouca luminosidade e ter boa recuperação após ofuscamento direto para aprovação. Para verificar isso, é feito um teste limiar de visão noturna e reação ao ofuscamento, além do teste de visão. Entenda tudo sobre a cor dos seus olhos!

Motivos de reprovação no teste de visão do Detran

A deficiência visual, claro, é um dos principais motivos de reprovação no teste de visão do Detran. Contudo, alguns motivos específicos podem influenciar na reprovação:

  • Visão próxima aos limites estabelecidos pelo Detran;
  • Erros de refração (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia);
  • Doenças oftalmológicas no geral;
  • Grau das lentes de óculos ou contato errado;
  • Acuidade visual central igual ou superior a 20/30.

Veja adiante como os problemas de visão interferem no exame de vista do Detran para a renovação da CNH.

Problemas de visão interferem no exame de vista do Detran?

Veja como alguns problemas de visão podem interferir no exame de visto do Detran:

  • Estrabismo: pessoas com essa condição só são aprovadas no exame de vista do Detran se a visão central for igual ou melhor do que 66% no melhor olho. E visão periférica igual ou maior que 120º em pelo menos um dos olhos.
  • Daltonismo: para a aprovação no exame de vista do Detran, pessoas daltônicas precisam identificar a posição das luzes no semáforo e cumprir as exigências de acuidade visual e visão periférica para cada categoria.
  • Ceratocone: pessoas com ceratocone possuem a região central do olho mais fina e fraca, por isso tendem a ter dificuldades para dirigir, dificultando a aprovação no exame de vista do Detran.
  • Glaucoma: o glaucoma promove a queda da acuidade visual, influenciando na visão, dificultando na hora do exame de vista do Detran.
  • Visão monocular: outro problema que dificulta a aprovação, é a visão monocular. Isso ocorre devido ao nível de redução da visão. Por isso, essa é uma condição que não é aceita nas categorias C, D e E. Contudo, pessoas da categoria A e B serão aprovadas se a visão no melhor olho for 66% e pelo menos percepção luminosa no outro.

Precisa de lentes mais nítidas para dirigir com segurança?

Você dirige e usa óculos grau? Nós temos uma dica para você. Sempre use óculos com lentes mais nítidas, que oferecem maior conforto visual e reduzem os reflexos que podem atrapalhar no trânsito. Ou seja, lentes para direção são àquelas que ajudam  na nitidez da visão.

Entre os principais benefícios das lentes para direção além do conforto, estão a melhora da qualidade da sua visão em dias de baixa luminosidade e a diminuição do ofuscamento dos faróis de outros veículos. Além disso, as lentes para direção precisam ter tratamentos antirreflexo, afinal os reflexos são os maiores vilões da direção, principalmente para quem usa óculos.

Aqui na Lenscope você encontra lentes mais nítidas, ideais para direção. Nós também temos as lentes mais finas para até 4 graus e para mais de 4 graus. Sendo que todas elas já vem com o tratamento antirreflexo incluso sem custo adicional, além de outros tratamentos.

Além disso, temos também as lentes para óculos de sol com grau, as Lentes Lenscope Shades. Elas contam com proteção 100%UVA e UVB já inclusa, sem taxas adicionais. Ou seja, aqui você encontra exatamente o que você precisa para dirigir de forma confortável e enxergando com clareza.

Claro, isso sem falar que aqui você consegue suas lentes de forma simples, por um preço justo e sem sair de casa. Saiba mais a seguir!

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

O diferencial da Lenscope

Nós da Lenscope temos o propósito claro de criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza. Um par de olhos por vez. Por isso, somos pioneiros na venda de lentes para óculos pela internet, reinventando a maneira como você faz seu óculos de grau.

Então, usamos a tecnologia a nosso favor, criando assim processos inteligentes, eliminando os intermediários que existem entre você e as melhores lentes para óculos. Dessa forma, possibilitamos que você enxergue com mais clareza por um preço justo. Está esperando o quê? Conheça as nossas lentes e enxergue o mundo com mais clareza com a Lenscope!orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 61

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...