Fundoscopia: saiba tudo sobre o exame de fundo de olho

deslocamento de retina
  • por
5
(2)

A fundoscopia é o exame de fundo de olho, realizado com o mapeamento da retina. Ela serve para identificar diversas doenças. Por isso, no artigo abordaremos o que é e para que serve o exame, quais doenças ele identifica, além de como é feito e quando solicitado. Acompanhe.

Fundoscopia: para que serve o exame de fundo de olho?

A fundoscopia é um teste que permite que o oftalmologista olhe para a parte de trás do olho. Essa parte do olho é chamada de fundo do olho e consiste em:

  • Retina.
  • Disco óptico.
  • Veias de sangue.

Dessa forma, esse teste é frequentemente incluído em um exame oftalmológico de rotina para rastrear doenças oculares. Contudo, a fundoscopia também pode ser solicitada se você tiver uma condição que afete os vasos sanguíneos, como pressão alta (hipertensão) ou diabetes. Por isso, esse exame é realizado não somente por oftalmologistas, uma vez que ele diagnostica outras doenças que não dos olhos.

A fundoscopia também pode ser chamada de oftalmoscopia, exame de retina ou exame de fundo de olho. Além disso, existem dois tipos de fundoscopia, sendo eles:

  • Fundoscopia direta: você deverá sentar em uma cadeira. Então, as luzes da sala serão apagadas. Em seguida, seu oftalmologista se sentará à sua frente e usará um oftalmoscópio para examinar seu olho, olhando através das lentes. Assim, ele pode pedir que você olhe em certas direções enquanto conduz o exame.
  • Fundoscopia indireta: você deverá se deitar ou sentar em uma posição reclinada. Seu oftalmologista usará uma luz brilhante posicionada na testa para clarear seu olho enquanto ele segura uma lente na frente de seu olho para ajudá-lo a examinar. 

Doenças diagnosticadas com a Fundoscopia

O exame de fundo de olho é usado para rastrear doenças e condições oculares que podem afetar os vasos sanguíneos e a retina. Essas condições incluem:

  • Danos ao seu nervo óptico.
  • Rasgo ou descolamento da retina.
  • Glaucoma.
  • Degeneração macular.
  • Retinite por citomegalovírus (CMV).
  • Melanoma.
  • Hipertensão.
  • Diabetes.

Como é realizado o exame de Fundoscopia

No início do procedimento, seu oftalmologista pode usar colírios para dilatar as pupilas. Então, as gotas podem causar ardência nos olhos por alguns segundos, além de causar um gosto incomum na boca.Feito isso, seu médico examinará a parte de trás do olho, depois que suas pupilas estiverem dilatadas. Para isso, ele pode usar a fundoscopia direta, a fundoscopia indireta ou mesmo o exame com a lâmpada de fenda.

No exame com a lâmpada de fenda, você sentará com um instrumento à sua frente, conhecido como lâmpada de fenda. Então, você terá um lugar para descansar o queixo e a testa. Isso ajudará a manter a cabeça firme durante o exame. Por fim, quando estiver posicionado, seu oftalmologista acenderá uma luz brilhante na frente do seu olho. Em seguida, ele usará um microscópio para observar a parte de trás do seu olho. 

Assim como no exame direto e indireto, o médico pode pedir para você olhar em direções diferentes e usar o dedo para abrir o olho para obter uma visão melhor. Ele também pode aplicar alguma pressão no olho usando uma sonda pequena e sem corte. Além disso, o médico pode realizar um ou mais desses exames para obter uma boa visão do seu olho.

Como se preparar para o exame de fundo de olho

O exame de fundo de olho é um procedimento simples que não exige grandes preparações. Os cuidados são relacionados ao bem-estar do paciente após a fundoscopia, basicamente.

Os colírios usados para dilatar a pupila, antes da realização do exame, podem deixar a visão embaçada e sensível à luz por algumas horas. Por isso, é ideal levar óculos de sol para a consulta, para proteger os olhos e diminuir os incômodos assim que sair do consultório, por causa da dilatação das pupilas. 

Além disso, você deve providenciar alguém para levá-lo para casa após o teste. E, se você faz um trabalho que exige visão clara, como operar máquinas pesadas, também deve tirar o resto do dia de folga. Ainda, se você é alérgico a algum medicamento, informe seu oftalmologista. Ele provavelmente evitará o uso de colírios se você correr o risco de uma reação alérgica.

Alguns medicamentos também podem interagir com o colírio. É importante informar o seu oftalmologista sobre quaisquer medicamentos que você toma, incluindo medicamentos de venda livre, medicamentos prescritos e suplementos alimentares.

Finalmente, você deve informar seu oftalmologista também se tiver glaucoma ou histórico familiar de glaucoma. Assim, ele provavelmente não usará colírios se souber ou suspeitar que você tem glaucoma. Afinal, as gotas podem aumentar muito a pressão no olho.

Fundoscopia e média de preços

O valor da fundoscopia pode variar de acordo com o profissional, local ou clínica escolhida, além do plano de saúde ou se particular. Contudo, a média dos preços gira entre R$80,00 e R$200,00. 

Informações sobre saúde visual ao alcance de todos

Se atentar aos sinais e sintomas que nossos olhos dão é muito importante para identificar caso algum problema surja. Assim, se você sentir algo diferente em seus olhos, lembre-se de procurar um oftalmologista quanto antes, pois pode ser necessário fazer uma fundoscopia para identificar o que está acontecendo.

Além disso, é importante também visitar regularmente o médico oftalmologista de sua confiança, principalmente quando se tem alguma doença ocular diagnosticada, como as doenças que listamos ao longo do artigo. Dessa forma, você consegue manter a saúde dos seus olhos sempre em dia.

Outra maneira de cuidar das vistas é se mantendo informado sobre as questões em torno de saúde visual. Assim, você sempre saberá o que fazer para cuidar bem dos seus olhos. Por isso, nós da Lenscope temos o propósito de levar informação sobre saúde ocular para todos e garantir que todos aqueles que precisam de lentes mais finas tenha acesso a lentes de óculos de qualidade e por um preço mais justo.

Agora, que tal se manter por dentro de tudo sobre saúde ocular? Então, assine agora mesmo nossa Newsletter e fique por dentro das novidades! Também, conheça nossas lentes mais finas para o seu grau, que já acompanham os tratamentos essenciais. É só fazer um orçamento online e gratuito no nosso site.

Fontes

National Center for Biotechnology Information

Healthline

American Academy of Ophthalmology – AAO

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *