Como descobrir quantos graus de hipermetropia você tem

graus de hipermetropia
  • por
4.4
(49)

Os graus de hipermetropia na receita de óculos vem indicado com “+” no campo esférico. Sendo assim, se na sua receita consta +2,00, você tem hipermetropia. No campo esférico com sinal negativo “-“, indica miopia. Por exemplo: -3,25. Para saber quantos graus de hipermetropia (dificuldade de ver de perto) você possui, é necessário estar com a receita de óculos em mãos.

Afinal, é um pouco complicado entender o que aqueles números e sinais de mais ou sinais de menos querem dizer. E mais do que isso, quantos graus você tem. Por isso, no artigo de hoje você vai compreender quantos graus de hipermetropia você tem.

Graus de hipermetropia na receita de óculos

Algumas informações principais que você vai se deparar na sua receita são as siglas: 

receita de óculos graus de hipermetropia

  • OD: Olho Direito;
  • OE: Olho Esquerdo;
  • ESFÉRICO (ESF): dioptria relacionada a miopia ou hipermetropia;
  • CILÍNDRICO: Dioptria relacionado ao astigmatismo;
  • EIXO: Localização do astigmatismo;
  • DP: Distância Pupilar entre uma pupila e outra.
  • AO: ambos os olhos;
  • ADD: adição 

Os graus de hipermetropia são representados pelo campo esférico (ESF), com o sinal positivo “+”, seguido no número do seu grau. Assim como na receita abaixo: graus de hipermetropia

Caso o seu valor do grau no campo esférico (ESF) estiver negativo “-“, indica que você possui miopia, e não hipermetropia. Ou seja, o seu problema é, na verdade, dificuldade em enxergar de longe.

Se esse é o seu caso, nós temos um artigo com orientações sobre miopia bem aqui.

A próxima coluna é o “grau cilíndrico”. Acompanhe.

Grau cilíndrico

O grau cilíndrico é o que indica se você tem astigmatismo ou não. Então, se estiver preenchida a coluna “CIL” ou “Ciíndrico” você tem. Do contrário, se não estiver preenchida, não se preocupe, no caso, você possui somente hipermetropia. Mas, se você tem hipermetropia e astigmatismo isso é algo mundo comum de acontecer. O astigmatismo afeta pontos focais em nossa visão, quando o normal é existir apenas um. Então, é necessário saber o eixo localizado do astigmatismo para fazer a correção.  O eixo do astigmatismo varia de 0 a 180 graus, como uma espécie de um transferidor.

graus de hipermetropia

Como o eixo do astigmatismo funciona

Agora, veja um exemplo de como vem preenchida da receita de óculos:

graus de hipermetropia

Como a pessoa que tem hipermetropia enxerga?

graus hipermetropia

Como a pessoa com hipermetropia enxerga

A pessoa que tem hipermetropia enxerga objetos próximos embaçados ou borrados, como letras embaralhadas nos livros ou na tela do celular. Além disso, a hipermetropia pode ter outros sintomas:

  • Fadiga ocular excessiva por esforço visual;
  • Grande esforço para enxergar de perto;
  • Sensação de olhos pesados;
  • Visão borrada;
  • Visão embaçada;
  • Lacrimejamento dos olhos.

Como sei que o meu grau de hipermetropia é alto?

É simples: quanto maior o número que estiver na coluna do esférico, maior serão os graus de hipermetropia. E quanto maior for o seu grau, consequentemente, maior será a sua dificuldade em enxergar de perto também. Como existe uma grande variedade de graus de hipermetropia possíveis, foi criada uma classificação da hipermetropia:

  • 0,25 graus a 3 graus: Baixa hipermetropia
  • 3,25 graus a -6 graus: Hipermetropia moderada
  • Maior que -6,25 graus: Alta hipermetropia.

Considerações finais

Agora, você aprendeu:

  1. Que a hipermetropia é a dificuldade em enxergar de perto;
  2. Que, na sua receita, os graus de hipermetropia são representados pelo campo esférico (ESF), com o símbolo +, seguido no número do seu grau;
  3. É possível ter hipermetropia e astigmatismo juntos, apesar de serem problemas diferentes;
  4. Existem tipos de hipermetropia: baixa, moderada e alta;
  5. A hipermetropia tem alguns sintomas bem característicos, como visão embaçada.

Então fique atento aos sintomas e não deixe de procurar sempre um oftalmologista de confiança – o ideal é a cada 6 meses a 1 ano. Aliás, caso você tenha alguma dúvida em relação à sua receita, ou ainda, em relação à lente mais indicada para o seu grau, é só deixar aqui nos comentários. Nossa equipe te responde rapidinho!

graus de hipermetropia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 49

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

24 comentários em “Como descobrir quantos graus de hipermetropia você tem”

    1. Oi, Fernanda! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário

      Olá, Edgar! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui

      A hipermetropia é classificada da seguinte forma: 0 até +3 graus – baixa hipermetropia / +3,35 até +6 graus – hipermetropia moderada / acima de +6 graus – alta hipermetropia.

      Acima de 7 graus é considerado alto grau, então o ideal é a escolha por lentes resistentes e leves para o rostinho pequeno dele Para isso, nós da Lenscope recomendamos as nossas Lentes Tokai 1.76 que são as lentes de resina mais finas do mundo. Por serem de resina, elas são mais leves e resistentes Além disso, as Lentes Tokai 1.76 possuem design asférico, reduzindo as distorções que causam o efeito de fundo de garrafa ou olho de boi.
      Nós podemos fazer um orçamento para você É só mandar uma foto da receita de óculos para o e-mail ajuda@lenscope.com.br

      Você pode conhecer as Lentes Tokai 1.76 aqui https://lenscope.com.br/ e ver dicas de óculos para crianças neste artigo exclusivo da Lenscope https://lenscope.com.br/blog/dicas-para-escolher-oculos-para-crianca/

      Sempre que precisar, conte conosco!

  1. Existe um período de adaptação p óculos de grau p hipermetropia?Fui diagnosticada como astigmatismo e grau foi receitado 0.50. Só que tenho 4 dias q iniciei ouso só p ler e continuo enxergando sem nitidez,borrado.Aguardo retorno, obrigada

    1. Oi Line, tudo bem?
      Nos primeiros 7 dias é muito comum sofrer alguns sintomas de adaptação como esse que nos contou por aqui. Caso tenha passado desse período, o ideal é você procurar por um médico e relatar tudo o que está sentindo para que ele possa diagnosticar essas dificuldades.

      Qualquer dúvida, estamos aqui!

  2. Boa noite

    Eu tenho hipermetropia, fui ao oftalmologista e ele prescreveu que o grau do olho direito aumentou e o esquerdo continua o mesmo. E receitou o óculos para longe OD +2,00 OE +1,25 ESF -0.25 CIL.EIXO 135. Eu já fiz o óculos, porém não estou enxergando bem com ele. Fui até o médico e ele disse que é questão de eu me acostumar como o novo grau. Isso que o médico disse sobre me acostumar é verdade ou tem alguma coisa errada? Aguardo a resposta. Obrigada

    1. Olá Nina, tudo bem?
      Obrigada por ler nosso artigo

      Objetos distorcidos, dores de cabeça, sensação de lentes embaçadas são sintomas comuns no período de adaptação com o óculos que leva, normalmente, 7 a 14 dias corridos para você se acostumar.
      Se você notar que depois desse período ainda sente dificuldades para adaptação, procure o médico para relatar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode verificar seu grau e sua receita para ver se está tudo certo!

      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  3. Marcus Silva de souza

    Ola boa noite.
    Podem me explicar o que esta ocorrendo comigo. Meu exame ficou assim:
    Para longe:
    Esférico Cilíndrico Eixo
    OD: +0,75 -0,50 a5
    OE: +1,00 -0,25 a175

    Tem 15 dias que ja estou usando oculos novos e o que acontece é que qdo trabalho pela manhã olhando a 1 palmo d minha máquina enchergo mto bem,mas ao levantar a cabeça pra olhar o relógio na parede que fica a 7 passos de minha máquina,o relógio fica embaçado e demora alguns segundos para focar e enchergar os números,isso com o olho esquerdo. Achei que tinha algo errado e resolvi testar cada olho em outra ocasião, fechei um dos olhos e vi q a visao está perfeita,fiz isso com os dois olhos. Mas ao enchergar com os dois abertos a visão nao fica perfeita, parece q enchergo melhor sem os óculos.
    Achei que era só os dias de adaptação mas ja fazem 15 dias.
    Ainda nao voltei ao oftalmologista porque achei que era só o tempo de adaptação.
    Vcs podem me explicar o qur esta acontecendo?

    1. Oi Marcus, tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário

      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico.

      Converse com o profissional e explique as dificuldades que enfrenta ao utilizar óculos de grau, assim ele pode passar a melhor recomendação para o seu caso, assim você pode comprar aquilo mais adequado para sua necessidade
      Quando puder, agende uma consulta com o médico para que ele faça uma avaliação e prescreva o melhor tratamento para você.
      Sempre que precisar, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/!

  4. Laís Cristina Nogueira

    Olá tudo bem levei minha filha ao oftalmologista ela tem seis anos resultado dela deu assim para longe OD +2.50esferico cilíndrico-1.00 OE +2.00 cilíndrico-0.25 eixo 155° outro 60° não atendi nada sobre pode me ajudar

    1. Oi, Laís.
      Podemos te ajudar sim. A receita indica que a sua filha tem, no olho direito, +2,50 graus de hipermetropia e -1 grau de astigmatismo, e no olho esquerdo +2,00 graus de hipermetropia, com -0,25 graus de astigmatismo também.

      Nós atendemos o grau dela com as nossas Lentes Lenscope Poli 1.59. Você pode saber mais sobre elas nesse link https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se tiver alguma dúvida, é só nos chamar pelo Whatsapp.

  5. Bom dia, gostaria de saber qual seria a lente de contato ideal para a minha receita, ela está assim:

    OE: +2,00 – 2,50 0,10

    Vocês podem me ajudar? Obrigada

    1. Oi, Michelly. Tudo bem? A receita de óculos é diferente da receita para lentes de contato. Nesse caso, você pode fazer a conversão. Temos um artigo completo aqui no blog, em que ensinamos fazer esse processo. Basta acessar: https://lenscope.com.br/blog/converter-grau-de-oculos-para-lente/

      Lembrando que nós não trabalhamos com lentes de contato, apenas disponibilizamos informações relevantes. Mas caso você precise de lentes mais finas para óculos, pode contar com a gente 🙂

  6. Oi, tudo bem? Então, fui ao oftalmologista e pensei que não daria nada, afinal enxergo muito bem de perto. Minha dificuldade é um pouco para longe e na leitura que às vezes quando leio muitos textos, por exemplo, em uma prova fico com dor de cabeça e com o olho lacrimejando. Mas quando fui ao médico ele disse que eu tinha acomodação ocular com o grau de +0,75 e +1,00, mas acho esse grau muito baixo e pelo que eu saiba hipermetropia é para quem tem dificuldade de focar objetos de perto. Preciso mesmo usar óculos?

    1. Oi, Kailany. Os sintomas que descreveu são típicos de hipermetropia, que de fato é a dificuldade para focar objetos de perto, como na leitura, por exemplo. O seu grau é considerado relativamente baixo, no entanto, uma vez que uma correção foi prescrita para a sua visão, o uso de um par de óculos para a correção do seu grau, por menor que ele seja, deve ser adotado. O óculos melhora a sua qualidade de vida e aliviar os sintomas do seu problema de visão. Além disso, com o óculos você enxergará com mais nitidez, clareza e conforto.

      Caso ainda tenha dúvidas sobre o seu problema de visão, converse com o seu oftalmologista. Ele irá te orientar da melhor forma possível. Sempre que precisar, estamos aqui 😉

    1. Oi, Rosa. Tudo bem?
      Pelas suas informações, possivelmente você tem +6 graus de hipermetropia. O grau que consta na sua receita é o grau que as lentes precisam ter para corrigir o seu problema de visão, ou seja, o seu grau de hipermetropia. Envie uma foto da sua receita para ajuda@lenscope.com.br assim podemos te ajudar com mais precisão. Estamos te esperando 😉

  7. opa doutores, queria saber sobre o meu exame, que não estou entendendo muito, foi preencido somente a aba “longe” a aba “perto” está em branca, esses são os resultados que estou em duvida:

    OD: esférico +0.25|cilíndrico -0.75|eixo 5
    OE: esférico +0.25|cilíndrico -0.75|eixo 177
    consegue me ajudar??

    1. Olá, Claúdio. Tudo bem? Claro que podemos te ajudar. 🙂 De acordo com as informações que disponibilizou, você possui +0,25 graus de hipermetropia com -0,75 graus de astigmatismo em ambos os olhos. O eixo se refere a orientação do astigmatismo no seu olho.
      A coluna “perto” só seria preenchida caso você possuísse presbiopia, conhecida como vista cansada. Mas conforme as informações que enviou, este não é o seu caso.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59 e ainda damos dicas e orientações personalizadas para você ter a melhor versão do seu óculos. É só acessar:https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página de lentes. 🙂

    1. Olá, Maria. Tudo bem? Conforme as informações que disponibilizou, você tem no olho direito: +1,00 grau de hipermetropia com -0,25 de astigmatismo. E no olho esquerdo: +0,50 graus de hipermetropia com -0,50 de astigmatismo. O eixo se refere a orientação do astigmatismo no seu olho.
      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59, e ainda damos dicas e orientações personalizadas para você ter a melhor versão do seu óculos. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau é só acessar o link: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

    1. Olá, Andressa. Tudo bem? De acordo com as informações que você disponibilizou, o seu filho tem +1,00 grau de hipermetropia com -0,75 graus de astigmatismo em ambos os olhos. O eixo se refere a orientação do astigmatismo no olho dele.
      Nós atendemos ele com as Lentes Lenscope Poli 1.59, e ainda damos dicas e orientações personalizadas para ele ter a melhor versão do seu óculos. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau é só acessar o link: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *