graus de hipermetropia

Como descobrir quantos graus de hipermetropia você tem

Os graus de hipermetropia na receita de óculos vem indicado com “+” no campo esférico. Sendo assim, se na sua receita consta +2,00, você tem hipermetropia. No campo esférico com sinal negativo “-“, indica miopia. Por exemplo: -3,25.

Para saber quantos graus de hipermetropia (dificuldade de ver de perto) você possui, é necessário estar com a receita de óculos em mãos.

Afinal, é um pouco complicado entender o que aqueles números e sinais de mais ou sinais de menos querem dizer. E mais do que isso, quantos graus você tem.

Por isso, no artigo de hoje você vai compreender quantos graus de hipermetropia você tem.

Vamos começar?

Graus de hipermetropia na receita de óculos

Algumas informações principais que você vai se deparar na sua receita são as siglas:

 

receita de óculos graus de hipermetropia

  • OD: Olho Direito;
  • OE: Olho Esquerdo;
  • ESFÉRICO (ESF): dioptria relacionada a miopia ou hipermetropia;
  • CILÍNDRICO: Dioptria relacionado ao astigmatismo;
  • EIXO: Localização do astigmatismo;
  • DP: Distância Pupilar entre uma pupila e outra.
  • AO: ambos os olhos;
  • ADD: adição

 

 

 

 

 

Os graus de hipermetropia são representados pelo campo esférico (ESF), com o sinal positivo “+”, seguido no número do seu grau.

Assim como na receita abaixo:

graus de hipermetropia

Caso o seu valor do grau no campo esférico (ESF) estiver negativo “-“, indica que você possui miopia, e não hipermetropia. Ou seja, o seu problema é, na verdade, dificuldade em enxergar de longe.

Se esse é o seu caso, nós temos um artigo com orientações sobre miopia bem aqui.

A próxima coluna é o “grau cilíndrico”. Acompanhe.

Grau cilíndrico

O grau cilíndrico é o que indica se você tem astigmatismo ou não. Então, se estiver preenchida a coluna “CIL” ou “Ciíndrico” você tem. Do contrário, se não estiver preenchida, não se preocupe, no caso, você possui somente hipermetropia. 

Mas, se você tem hipermetropia e astigmatismo isso é algo mundo comum de acontecer.

O astigmatismo afeta pontos focais em nossa visão, quando o normal é existir apenas um. Então, é necessário saber o eixo localizado do astigmatismo para fazer a correção. 

O eixo do astigmatismo varia de 0 a 180 graus, como uma espécie de um transferidor.

gruas de hipermetropia

Agora, veja um exemplo de como vem preenchida da receita de óculos:

graus de hipermetropia

Como a pessoa que tem hipermetropia enxerga?

graus hipermetropia
Como a pessoa com hipermetropia enxerga

A pessoa que tem hipermetropia enxerga objetos próximos embaçados ou borrados, como letras embaralhadas nos livros ou na tela do celular.

Além disso, a hipermetropia pode ter outros sintomas:

  • Fadiga ocular excessiva por esforço visual;
  • Grande esforço para enxergar de perto;
  • Sensação de olhos pesados;
  • Visão borrada;
  • Visão embaçada;
  • Lacrimejamento dos olhos.

Como sei que o meu grau de hipermetropia é alto?

É simples: quanto maior o número que estiver na coluna do esférico, maior serão os graus de hipermetropia. E quanto maior for o seu grau, consequentemente, maior será a sua dificuldade em enxergar de perto também.  

Como existe uma grande variedade de graus de hipermetropia possíveis, foi criada uma classificação da hipermetropia:

  • 0,25 graus a 3 graus: Baixa hipermetropia
  • 3,25 graus a -6 graus: Hipermetropia moderada
  • Maior que -6,25 graus: Alta hipermetropia.

Considerações finais

Agora, você aprendeu:

  1. Que a hipermetropia é a dificuldade em enxergar de perto;
  2. Que, na sua receita, os graus de hipermetropia são representados pelo campo esférico (ESF), com o símbolo +, seguido no número do seu grau;
  3. É possível ter hipermetropia e astigmatismo juntos, apesar de serem problemas diferentes;
  4. Existem tipos de hipermetropia: baixa, moderada e alta;
  5. A hipermetropia tem alguns sintomas bem característicos, como visão embaçada.

Certo?

Então fique atento aos sintomas e não deixe de procurar sempre um oftalmologista de confiança – o ideal é a cada 6 meses a 1 ano.

Aliás, caso você tenha alguma dúvida em relação à sua receita, ou ainda, em relação à lente mais indicada para o seu grau, é só deixar aqui nos comentários. Nossa equipe te responde rapidinho! 😉

graus de hipermetropia

Como descobrir quantos graus de hipermetropia você tem
Média 5 de 2 votos



Comentários

  1. Boa noite

    Eu tenho hipermetropia, fui ao oftalmologista e ele prescreveu que o grau do olho direito aumentou e o esquerdo continua o mesmo. E receitou o óculos para longe OD +2,00 OE +1,25 ESF -0.25 CIL.EIXO 135. Eu já fiz o óculos, porém não estou enxergando bem com ele. Fui até o médico e ele disse que é questão de eu me acostumar como o novo grau. Isso que o médico disse sobre me acostumar é verdade ou tem alguma coisa errada? Aguardo a resposta. Obrigada

    1. Olá Nina, tudo bem?
      Obrigada por ler nosso artigo 🙂

      Objetos distorcidos, dores de cabeça, sensação de lentes embaçadas são sintomas comuns no período de adaptação com o óculos que leva, normalmente, 7 a 14 dias corridos para você se acostumar.
      Se você notar que depois desse período ainda sente dificuldades para adaptação, procure o médico para relatar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode verificar seu grau e sua receita para ver se está tudo certo!

      Sempre que precisar, pode contar com a gente! 😊

  2. Existe um período de adaptação p óculos de grau p hipermetropia?Fui diagnosticada como astigmatismo e grau foi receitado 0.50. Só que tenho 4 dias q iniciei ouso só p ler e continuo enxergando sem nitidez,borrado.Aguardo retorno, obrigada

    1. Oi Line, tudo bem?
      Nos primeiros 7 dias é muito comum sofrer alguns sintomas de adaptação como esse que nos contou por aqui. Caso tenha passado desse período, o ideal é você procurar por um médico e relatar tudo o que está sentindo para que ele possa diagnosticar essas dificuldades.

      Qualquer dúvida, estamos aqui! 😊

    1. Oi, Fernanda! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário 🙂

      Olá, Edgar! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui 🙂

      A hipermetropia é classificada da seguinte forma: 0 até +3 graus – baixa hipermetropia / +3,35 até +6 graus – hipermetropia moderada / acima de +6 graus – alta hipermetropia.

      Acima de 7 graus é considerado alto grau, então o ideal é a escolha por lentes resistentes e leves para o rostinho pequeno dele 🙂 Para isso, nós da Lenscope recomendamos as nossas Lentes Tokai 1.76 que são as lentes de resina mais finas do mundo. Por serem de resina, elas são mais leves e resistentes 🙂 Além disso, as Lentes Tokai 1.76 possuem design asférico, reduzindo as distorções que causam o efeito de fundo de garrafa ou olho de boi.
      Nós podemos fazer um orçamento para você 🙂 É só mandar uma foto da receita de óculos para o e-mail ajuda@lenscope.com.br 🙂

      Você pode conhecer as Lentes Tokai 1.76 aqui https://lenscope.com.br/ e ver dicas de óculos para crianças neste artigo exclusivo da Lenscope https://lenscope.com.br/blog/dicas-para-escolher-oculos-para-crianca/ 🙂

      Sempre que precisar, conte conosco! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest