Hidrocistoma: o que é, sintomas, causas e como tratar

Hidrocistoma: o que é, sintomas, causas e como tratar
  • por
0
(0)

O hidrocistoma é um tumor cístico que afeta diferentes partes do corpo, inclusive os olhos. Nesse artigo, explicaremos como é sua aparência, em quem sua incidência é maior, quais seus tipos, além de informarmos como ele é diagnosticado e tratado. 

Hidrocistoma: entenda mais sobre a condição

O Hidrocistoma trata-se de um tumor cístico benigno que se desenvolve nas glândulas sudoríparas e costuma aparecer no couro cabeludo, no rosto ou na pálpebra. Embora seja benigno, é importante realizar a biópsia para descartar a presença de outros tumores malignos no olho. A condição geralmente possui de 1mm a 5 mm, apresenta-se da cor da pele ou um pouco mais escuro, como cinza e azul, e é mais comum em pessoas adultas e idosas.

 hidrocistoma

Fonte

Tipos de hidrocistoma

Existem dois tipos de hidrocistoma, confira suas principais diferenças a seguir:

  • Hidrocistoma Écrinos: tratam-se de lesões pequenas, com no máximo 6 mm, que podem ser únicas ou múltiplas. Costumam surgir em mulheres entre 30 e 70 anos, principalmente nas regiões periorbitais e malar;
  • Hidrocistoma Apócrinos: refere-se a um único tumor grande que surge ao lado da pálpebra, medindo geralmente de 3 a 15 mm. Esse tipo de lesão também pode ser encontrada na cabeça e pescoço,  dificilmente irá se desenvolver nas regiões periorbitais. Assim como o hidrocistoma écrino, o hidrocistoma apócrino costuma surgir em adultos com mais de 30 anos. 

Principais causas do hidrocistoma

Apesar da causa do hidrocistoma ser desconhecida, existem algumas hipóteses acerca da causa do hidrocistoma. Para casos de hidrocistoma écrino, a principal delas é que a condição surja devido à obstrução da glândula sudorípara écrina. Dessa forma, as secreções não são eliminadas e se acumulam na região, formando o cisto. 

Por outro lado, no caso do hidrocistoma apócrino, acredita-se que ele seja um adenoma da estrutura em espiral da glândula sudorípara apócrina. Ou seja, cada tipo de hidrocistoma se desenvolve em uma glândula sudorípara. Além disso, cada glândula está presente em uma região diferente do corpo. Por exemplo, as glândulas sudoríparas apócrinas são encontradas especificamente nas pálpebras, axilas, aréolas, ouvido externo e região genital. Já as glândulas sudoríparas écrinas são encontradas distribuídas por todo o corpo.

Por fim, outro fator que provavelmente colabora para o desenvolvimento do hidrocistoma écrino é a temperatura. Dermatologistas constataram que ambientes quentes e úmidos estão presentes nos casos de hidrocistomas écrinos. No entanto, a mesma condição não foi observada nos casos de  hidrocistomas apócrinos.

Diagnosticando

O diagnóstico do hidrocistoma é feito através de exame físico, no qual  avalia-se o tamanho e a cor do cisto para diferenciar se trata-se de um hidrocistoma écrino ou apócrino. 

Tratando o hidrocistoma

O tratamento mais comum para ambos os tipos de hidrocistomas é simples e consiste em realizar a punção com agulha. Entretanto, em casos de hidrocistomas múltiplos, somente a punção não irá resolver o problema. Nesses casos, o mais recomendado é tratar com cremes de atropina ou escopolamina.

Outros métodos incluem eletrodissecação, vaporização com laser de dióxido de carbono e tratamento à laser. Por outro lado, a boa notícia é que é possível prevenir o hidrocistoma écrino evitando temperaturas quentes ou condições úmidas.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Mantenha-se atualizado sobre a saúde dos olhos

Hidrocistoma é uma condição dermatológica que pode afetar a saúde ocular. Portanto, consulte seu oftalmologista regularmente, pois ele é o profissional adequado para identificar e diagnosticar doenças oculares e problemas de visão. 

Além disso, também é importante estar atento aos principais sinais e sintomas dados pelos nossos olhos: eles dizem muito sobre a nossa saúde. Pensando nisso, a Lenscope tem como propósito levar informações sobre saúde ocular para todos, assim como garantir que todos os que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. 

Portanto, caso você precise de lentes mais finas, pode contar com as lentes mais finas e de qualidade da Lenscope. Faça seu orçamento online e gratuito para descobrir quanto custa a melhor versão dos seus óculos. 

orçamento

Fontes:

AOCD | Dermatology Advisor | Health Jade

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *