Hipermetropia óculos: tudo que você precisa saber antes de comprar seu óculos 

Hipermetropia óculos: tudo que você precisa saber antes de comprar seu óculos
4
(2)

A hipermetropia é a dificuldade para enxergar de perto. Além disso, esse problema de refração é muito comum e acontece quando a imagem que deveria se formar na retina se forma atrás dela. Dessa forma o nosso cérebro não processa essa imagem corretamente, fazendo com que quem tenha hipermetropia enxergue embaçado os objetos próximos aos olhos. Por isso, a solução mais comum para tratar a hipermetropia é com o uso de óculos.

Portanto, no artigo de hoje esclareceremos as principais dúvidas de quem está em busca do óculos ideal para hipermetropia, indicar as melhores lentes e ainda tirar dúvidas sobre cirurgia. Continue a leitura para saber mais!

Quando devo usar óculos para hipermetropia?

A primeira coisa que você deve fazer ao perceber que a sua visão não está boa é consultar um médico oftalmologista, porque é através da análise clínica e de exames que será possível indicar o melhor tratamento para cada caso.

Tudo depende do quanto você precisará que seja corrigido na visão. Geralmente, quando a vista está embaçada ao enxergar de perto e se tem dor de cabeça, o uso de óculos é recomendado. Ou seja, quando a hipermetropia causas sintomas incômodos no dia a dia.

Para entender melhor, você precisa saber que a hipermetropia é classificada de acordo com o grau. E cada faixa de grau pode necessitar de diferentes tipos de tratamentos e lentes de óculos. Além disso, quanto maior o grau, mais finas as lentes de óculos para hipermetropia precisam ser. 

  • Baixo grau: +0 até +3 graus.
  • Grau médio:+3 até +6 graus.
  • Alto grau: +6 até +12 graus.
  • Grau elevado: +12

Se não usar óculos, o grau da hipermetropia aumenta?

O óculos de grau apenas corrige o problema de visão e, dessa forma, não tem relação com o aumento ou diminuição do grau de hipermetropia. Além disso, os óculos para hipermetropia funcionam como uma maneira de “descansar” os olhos, evitando assim, os sintomas caraterísticos desse problema de visão. Portanto, usar óculos de grau para corrigir hipermetropia confere mais conforto e bem-estar no dia a dia, além de uma visão mais clara e nítida.

Hipermetropia óculos: os tipos de lentes que existem

As lentes que corrigem a hipermetropia são as convergentes (ou convexas), que aproximam os raios de luz para o cristalino do olho. Assim, elas convergem esses raios, fazendo com a imagem seja projetada na retina.

Dessa forma, essas lentes têm como principal característica serem mais grossas no centro e mais finas nas bordas. E, geralmente em casos de alto grau de hipermetropia, essa característica acaba causando o efeito olho de boi. Por isso é importante escolher a lente de óculos mais adequada para hipermetropia, para evitar essa distorção.

Conheça o melhor tipo de lente de óculos para cada caso e faixa de grau de hipermetropia:

  • Lentes CR-39: são as mais comuns do mercado, feitas de acrílico. Elas são mais indicadas para quem tem baixo grau de hipermetropia (até +3 graus).
  • Lentes de Policarbonato: são leves, resistentes e 30% mais finas que as lentes de acrílico. Por este motivo são as mais indicadas para quem tem grau médio de hipermetropia (até +4 graus).
  • Lentes de Resina 1.67: faz parte das lentes com alto índice de refração, essas lentes são finas e indicadas para quem tem grau moderado de hipermetropia. Ou seja, acima de +4 graus. 
  • Lentes 1.74: também são feitas de resina e indicadas para quem tem alto grau de hipermetropia, mas busca por óculos mais finos.
  • Lentes de resina 1.76: essas são as lentes de resina mais finas do mundo. Indicadas para grau moderado a alto de hipermetropia, porque proporcionam óculos leve, fino e com menos distorções indesejadas. 
  • Lentes de Vidro/Cristal: indicadas para casos de grau elevado. Por causa do material, são mais frágeis e pesadas, sendo mais indicadas para os casos em que as lentes de resina não conseguem atender. 

instagram

Tratamentos das lentes de óculos para hipermetropia

Agora que você conhece os tipos de lentes indicadas para cada grau, conheça os tratamentos aplicados nas lentes para hipermetropia que podem melhorar a qualidade e durabilidade das lentes, além de aumentar o conforto visual:

  • Antirreflexo: trazem mais conforto visual por bloquearem os reflexos indesejados que podem atrapalhar a visão. Assim, também geram mais conforto visual.
  • Antirrisco: protege as lentes contra riscos e arranhões, aumentando a durabilidade e a resistência das lentes.
  • Proteção UV: protege dos raios do sol, prevenindo os olhos de problemas de visão como a degeneração macular e catarata, por exemplo.
  • Tratamento fotossensível/Transitions: com esse tratamento as lentes se adaptam à luz do ambiente, clareando e escurecendo. Por isso, conseguem proporcionar maior conforto aos olhos.
  • Camada hidro e oleofóbica:  torna as lentes repelentes à água e à gordura, facilitando a limpeza e evitando o embaçamento dos óculos. 
  • Filtro de luz azul: aumentam o conforto visual ao protegerem os olhos dos malefícios da luz azul nociva à saúde ocular, além de proporcionar conforto visual, reduzindo a fadiga ocular.

Outros tratamentos para hipermetropia: lente de contato e cirurgia

Além do uso de óculos, a hipermetropia também pode ser tratada com o uso de lentes de contato e cirurgia refrativa, dependendo da faixa de grau. As lentes de contato funcionam como o óculos, então depende de como você vai se sentir mais confortável com a sua visão e aparência. Ao fazer o uso de lentes de contato, no entanto, a atenção com a higiene dos olhos deve ser redobrada. Para evitar assim, alergias, infecções e olho seco.

a cirurgia refrativa para hipermetropia é realizada em maiores de idade através de laser, que altera o formato da córnea, moldando de maneira que corrija o erro de refração. É uma cirurgia indolor que leva até 30 minutos, mas precisa que o grau de hipermetropia esteja estabilizado há pelo menos 2 anos. Então, é uma alternativa ao uso de óculos e lentes de contato.

No entanto, quem indica o melhor tratamento para hipermetropia é o médico oftalmologista, portanto se você tem interesse em realizar a cirurgia de hipermetropia, converse com o seu oftalmologista de confiança sobre essa possibilidade para o seu caso.

As lentes mais finas para seu óculos de hipermetropia

Aqui na Lenscope você encontra as lentes mais finas para hipermetropia, além do melhor custo-benefício do mercado. Com preço justo, elas já vêm com os tratamentos essenciais inclusos, sem taxas adicionais. Separamos as nossas lentes mais finas de acordo com a faixa de grau, sendo:

  • Para até 4 graus de hipermetropia — Lentes Lenscope Poli 1.59: leves e resistentes para o dia a dia. Disponíveis na versão incolor, fotocroma e lentes escuras com grau. Lentes Lenscope Digital Comfort: lentes com filtro de luz azul menos amareladas do mercado, disponível com e sem grau, com tratamentos essenciais inclusos.
  • Para mais de 4 graus de hipermetropia — Lentes Tokai 1.76: as lentes de resina mais finas do mundo. Disponíveis nas versões: incolor, Transitions, Digital Comfort e Shades. Com 6 tratamentos inlcusos.

Faça seu óculos sem sair de casa

Agora que você já sabe o que é hipermetropia e sabe as diferenças das lentes para cada faixa de grau, fica mais fácil acertar na escolha do óculos. Então, que tal facilitar ainda mais esse processo comprando seus novos óculos sem sair de casa? Basta fazer um orçamento online com a gente, totalmente gratuito, para saber quanto custará para ter seu novo par de óculos.

Além disso, se você já tiver uma armação em casa você pode fazer apenas as lentes conosco, pelo nosso serviço online de troca de lentes. É muito prático.  Aproveite e conheça essa nova forma de fazer lentes de óculos por um preço mais acessível, do conforto da sua casa.

orçamento

Fontes:

All About Vision

Vision center

Cleveland Clinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *