Índice de refração de lentes de óculos: o que é e relação com espessura

  • por
4.9
(10)

Hoje vamos abordar um assunto fundamental quando se trata de lentes de óculos: o índice de refração das lentes. Primordialmente, esse é o índice que se usa para medir quanto a luz desvia ao atravessar um objeto. Nesse caso — as lentes dos óculos — se refere basicamente à espessura e material das lentes.

Então, nos acompanhe nessa leitura e descubra como o índice de refração das lentes de óculos pode determinar a espessura das suas lentes. Além disso, apresentaremos quais são os índices de refração disponíveis no mercado e para qual situação cada um deles é mais indicado.

Afinal, o que é o Índice de Refração das lentes de óculos?

A princípio, o índice de refração de uma lente de óculos mede a eficiência com que essa lente desvia a luz para corrigir o erro de refração, ou seja, o problema de visão. Além disso, outro fator importante é o material de que é feito a lente. Há diversos materiais para a confecção de lentes e cada um deles apresenta um índice de refração diferente.

Sendo assim, as lentes disponíveis no mercado hoje apresentam índices de refração que variam de 1.50 até 1.90  Nesse sentido, quanto mais alto o índice de refração, mais eficiente será a lente ao refratar, ou “dobrar” a luz que a atravessa. Logo, se a lente é mais eficiente, também terá uma espessura menor. Por isso, quanto maior o índice de refração de uma lente, mais fina ela será.

O que é índice de refração no mundo da física?  

Chamamos de refração o desvio que ocorre com a luz quando percorre de um ambiente para outro. Um bom exemplo que ilustra a situação é quando mergulhamos um canudo num copo com água. O índice de refração dos ambientes, no caso água e ar, são diferentes. Por isso temos a impressão que o canudo está partido ao observar.

Índice de refração

A refração faz com que o canudo pareça estar quebrado em razão do desvio sofrido pela luz. Imagem: Prepara Enem

Em outras palavras, o índice de refração, na física, é a razão entre a velocidade que a luz percorre no vácuo e a velocidade percorrida em outro ambiente. Por isso, índices de refração mais baixos (próximos a 1, por exemplo) oferecem menos resistência à passagem da luz.

Relação do índice de refração com a espessura das lentes de óculos: entenda

O índice de refração das lentes influencia diretamente na sua espessura. Conforme dito antes, índices de refração mais próximos a 1 indicam mais facilidade para a luz atravessar. 

Por isso, uma lente com índice de refração 1.74 é mais eficiente que uma lente com índice 1.50, por exemplo, para “dobrar” a luz, que é o efeito corretivo que se busca ao usar óculos. Dessa forma, é correto afirmar que quanto maior o índice de refração da lente, mais fina ela será.

Assim, para óculos com graus mais altos, as lentes com alto índice de refração garantem lentes mais finas, resultando num aspecto estético mais agradável, com menos distorções laterais como olho de boi ou fundo de garrafa. Para tratar dois dos desvios de refração mais comuns, a miopia e hipermetropia, recomenda-se a lente mais adequada para cada grau.

Confira um panorama sobre os tipos de lentes mais adequadas para cada problema de visão: 

  • Tipo de lente para miopia: quem tem miopia apresenta dificuldade para enxergar de longe. Aqui, a lente indicada é a divergente. Por conta de seu formato côncavo, apresenta as bordas mais grossas, enquanto o centro é mais espesso. Por isso, para graus mais altos, pode apresentar a distorção de fundo de garrafa.
  • Tipo de lente para hipermetropia: nesse caso a dificuldade é para enxergar objetos próximos. Para corrigir esse desvio, as lentes são do tipo convergentes. A principal característica delas é que são mais finas nas bordas e mais grossas no centro, o que eventualmente pode causar o efeito olho de boi.

Portanto, escolher lentes com o índice de refração adequado para seu grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo faz total diferença no resultado do óculos, trazendo benefícios tanto estéticos como maior conforto também, já que com lentes mais finas as distorções nas bordas das lentes serão menos perceptíveis.

Conheça os Índices de Refração das lentes de óculos

A seguir, conheça os materiais das lentes de óculos, os índices de refração que estão disponíveis no mercado óptico e a faixa de grau para que são indicadas:

  • Lentes CR-39: a opção de lente mais comum no mercado. Seu índice de refração é 1.50 sendo ideais para graus baixos, ou seja, até 2 graus.
  • Lentes de Policarbonato 1.59: suas principais características são a leveza e a robustez. Com índice de refração 1.59 é ideal para até 4 graus.
  • Lentes de Resina 1.60 e 1.67: indicadas para médio grau, ou seja, entre 4 a 6, pois são mais finas que as lentes de policarbonato,  tendo índices de refração 1.60 e 1.67.
  • Resina 1.74 e 1.76: lentes ideais para que procura óculos com lentes mais finas e leves. São ideais para graus médios a altos, a partir de 4. Contam com índice de refração 1.74 e 1.76, sendo as lentes de resina mais finas, respectivamente.
  • Lentes de Vidro/Cristal: essas lentes apresentam maior índice de refração, com 1.70, 1.80 e 1.90. Seu uso é recomendado para casos extremos de miopia, hipermetropia ou astigmatismo, com grau acima de 20, por exemplo.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74 miopia]

Lentes superfinas: em resina

Atualmente, as lentes de resina apresentam os melhores desempenhos quando o assunto é melhor índice de refração para graus moderados a altos. Nesse sentido, a Lenscope oferece a lentes de resina finíssimas: Lentes Lenscope LensAI 1.74. Do mesmo modo, trabalhamos também com lentes que proporcionam os melhores resultados, sejam para grau baixo, médio ou alto. Confira:

Lentes para até 4 graus: 

  • Lenscope Poli 1.59: lentes de policarbonato incolor com proteção antirrisco, proteção UV 100% e antirreflexo. Disponível nas versões: Fotocroma, que se ajustam à luminosidade do ambiente graças à sua camada fotossensível. Shades: lentes escuras para óculos de sol com grau, disponível em 6 cores.
  • Lenscope Digital Comfort: lente em resina com filtro de luz azul, que protege os olhos da luz nociva emitida por telas de aparelhos eletrônicos. Disponível com e sem grau.

Lentes para mais de 4 graus:

  • Lentes Lenscope LensAI 1.74: lentes de resina superfinas, vendidas exclusivamente na internet pela Lenscope. Além disso, contam com proteção antirrisco, antirreflexo, camada oleofóbica, camada antiestática, camada hidrofóbica, proteção 100% UV e resina 1.74. Também está disponível nas versões: Digital Comfort, Fotocroma e Shades.

Lentes multifocais: 

  • Lenscope Progress: lentes multifocais, ou progressivas para perto e para longe com proteção antirrisco, antirreflexo, lipo e hidro repelente e proteção UV 100%. Disponível nas versões: Digital Comfort, Transitions: Digital Comfort Transitions e Shades.

Aqui na Lenscope, todas as nossas lentes vêm com certificado de garantia. Além disso, você pode contar com nosso programa 100 dias para provar e amar. Bem como nosso processo de compra, simples e seguro.

Faça seu óculos com lentes mais finas sem sair de casa

Se sentir bem com óculos de grau alto não deveria ser difícil. Ter acesso a informações técnicas acessíveis é o primeiro passo para você conseguir escolher a melhor armação e lentes para sua necessidade. 

É por isso que desenvolvemos tecnologias pioneiras para garantir que você tenha a certeza de que está fazendo a escolha certa. Com o auxílio de inteligência artificial, personalizamos as recomendações das lentes e armações ideais para as suas necessidades. Assim, você evita lentes grossas e armações grandes ou frouxas demais.

Todas essas informações personalizadas estão acessíveis gratuitamente em nosso site. Conheça nossas lentes e tecnologias que tornam o seu óculos mais fino uma realidade.

orçamento

 

Fontes:

Brittanica

All About Vision

Titan Eye

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Índice de refração de lentes de óculos: o que é e relação com espessura”

  1. Antonio Cesar Neto da Silva

    Bom dia desde Bagé – Rio Grande do Sul !!!!
    Na verdade é uma pergunta :
    Lente multifocal bem programada não terá a
    marcação nasal recortada?Correto ?
    Obrigado e grande abraço !!!!

    1. Olá, Antonio. Tudo bem? As lentes multifocais personalizadas contam com uma tecnologia diferente: elas se adaptam de acordo com o estilo de vida do consumidor. Isso não significa apenas se adequar ao dia a dia da pessoa, mas também à anatomia de seus olhos. Ou seja, proporcionando lentes esteticamente mais agradáveis e muito mais conforto para quem a usa! Sendo assim, a fabricação das lentes multifocais personalizadas é feita de forma totalmente individualizada para quem opta por essa tecnologia, mas focada em suas necessidades visuais, já questões nasais estão relacionadas à escolha do usuário pela armação adequada. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *