Lente Free form: vale a pena? Tudo sobre lentes free form

Lente Digital: o que é e quais seus benefícios
  • por
4.6
(10)

As lentes Free Form são lentes mais confortáveis e com menos distorções, que se adéquam às necessidades de cada rosto. Dessa forma, considerando isso, no artigo de hoje explicaremos o que é a tecnologia free form e como ela funciona na fabricação de lentes digitais para óculos de grau.

Além disso, abordaremos também para quem são indicadas as lentes freeform, se valem a pena e quais suas vantagens. Então, continue lendo para saber mais e descubra também quais são as melhores lentes free form oferecidas no mercado óptico.

Lente Freeform: o que é?

Freeform é uma tecnologia de fabricação que permite cortar e polir superfícies aleatoriamente. Ou seja, é uma tecnologia de forma livre e é justamente isso que permite mais precisão e, como consequência, melhores resultados ópticos. Assim, a tecnologia free form consiste em três partes separadas, mas totalmente dependentes:

  • Um design de lente.
  • Um programa de software.
  • Um equipamento de processamento muito específico. 

Assim, o design das lentes freeform pode ser categorizado em três tipos básicos:

  • Otimizado: o design de forma livre pode ser usado para superar aberrações ópticas e limitações mecânicas do revestimento tradicional.
  • Framitizado: os designs são modificados para características específicas de encaixe, estrutura ou ajuste.
  • Personalizado: os designs são criados especificamente para a prescrição e hábitos de visualização individuais do usuário.

Com relação ao software, ele é a chave para as lentes Freeform, pois é o que calcula as curvas para os projetos individuais e aciona o maquinário para fabricar as lentes. Agora, o equipamento é o responsável por fornecer uma superfície de maior qualidade no acabamento das lentes.

Lente free form x lentes digitais e lentes prontas

A diferença das lentes free form para lentes fabricadas de forma convencional, é que a forma livre (freeform) da tecnologia permite projetar lentes personalizadas para cada pessoa. Além disso, lentes com tecnologia freeform apresentam os seguintes benefícios:

  • Campo de visão mais amplo devido ao design da superfície traseira.
  • Acuidade visual maximizada em todas as distâncias.
  • Zonas intermediárias e próximas mais amplas.
  • Os designs asféricos tornam as lentes mais finas e planas.
  • Redução de Aberrações de Ordem Superior.

Além dessa diferença, é comum que haja uma confusão entre os termos: lentes digitais e freeform. No entanto, os dois tipos de lentes para óculos têm os mesmos benefícios. A verdade é que as lentes freeform e as lentes digitais são a mesma categoria de lentes, ou seja, são termos diferentes para descrever processos semelhantes de fabricação.

Para entender com mais precisão, veja como cada tipo de lente é fabricada:

  • Lentes free form: utilizando um design de lente, um programa de software e um equipamento de processamento muito específico, a lente é fabricada de acordo com a necessidade do cliente.
  • Lentes digitais: as lentes digitais são fabricadas usando tecnologia a laser precisa. Isso proporciona lentes quase seis vezes mais nítidas que as tradicionais, com visão noturna aprimorada e visão periférica.
  • Lentes prontas: as lente prontas são lentes que já vêm feitas de fábrica. Então, o laboratório apenas precisa cortar e montar a lente na armação escolhida.

Quando uma lente Free Form é indicada?

Como as lentes digitais e free form são, basicamente, a mesma coisa, todos podem aproveitar dos benefícios dessas lentes. Contudo, quem tem prescrições mais complexas (alto grau, principalmente) ou para lentes progressivas/multifocais notam maiores melhorias visuais.

Lentes multifocais/progressivas freeform

As lentes free form são geralmente indicadas para lentes multifocais/progressivas. Isso porque elas são feitas digitalmente usando um software que calcula a prescrição da pessoa, com muitos outros fatores, como inclinação e posição de ajuste da armação. Então, isso permite que eles sejam personalizados para cada paciente individual, em vez de usar uma lente pré-moldada. Além da personalização, elas proporcionam também campos de visão mais amplos e melhor adaptação.

Vantagens da tecnologia free form

Somando à clareza visual aprimorada, as lentes freeform personalizadas oferecem também:

  • Visão noturna excepcional/com pouca luz: lentes de forma livre podem reduzir os efeitos de brilho e halos de luz causados por fontes de luz à noite, como faróis de carros.
  • Percepção de contraste excepcional: lentes de forma livre podem aguçar melhorar a visão das cores.
  • Visão de cores excepcional: as lentes de freeform podem maximizar a ótica integrada nas lentes, fornecendo cores mais brilhantes e intensas.
  • Personalização: cada lente pode ser feita sob medida para cada pessoa, de acordo com a receita prescrista pelo oftalmologista.
  • Clareza visual melhorada: a tecnologia de forma livre aumentou o desempenho visual das lentes, permitindo que você veja melhor em todas as distâncias.
  • Acomoda todos os tipos de prescrições: lentes progressivas freeform conseguem acomodar todos os tipos de prescrições, incluindo prescrições de graus altos. Isso torna o uso de lentes progressivas sem aquelas linhas aparentes (progressão do grau) muito mais fácil.cta instagram

As melhores lentes free form do mercado óptico

As principais marcas de lentes de óculos disponíveis oferecem diferentes tipos de lentes, incluindo lentes free form, digitais e até lentes prontas. Portanto, o ideal é conhecer o diferencial de cada marca, para escolher a que mais atende às suas necessidades pessoais.

  • Zeiss: desde meados de 1980 a Zeiss utiliza a tecnologia freeform, por isso se tornou pioneira nessa tecnologia. Contudo, suas principais lentes progressivas começaram a ser produzidas em equipamentos freeform a partir dos anos 2000.
  • Hoya: a Hoya também produz lentes freeform com uma tecnologia de design iD FreeForm e modelo de olho binocular patenteado. Assim, suas lentes oferecem visão personalizada para todas as distâncias.
  • Essilor: as lentes freeform da Essilor também oferecem qualidade, pensando em proporcionar uma visão mais nítida e confortável aos clientes.
  • Tokai Optical: utilizando tecnologia de última geração, as lentes freeform Tokai Optical proporcionam uma visão mais harmoniosa e confortável, com lentes de alta qualidade. E, claro, você pode encontrar as lentes Tokai no site da Lenscope.
  • Lenscope: a marca não trabalha com lentes prontas, nesse sentido, todas as Lentes Lencope são digitais. Ou seja, assim como as lentes multifocais, nossas lentes são personalizadas de acordo com o seu dia a dia, proporcionando mais conforto e nitidez na visão.

Além das citadas, há ainda diversas outras marcas que oferecem a tecnologia, saiba mais no artigo: conheça as marcas de lentes de óculos disponíveis no Brasil.

 

Lentes digitais e personalizadas mais finas para o seu grau

Agora que você já sabe o que são e como funcionam as lentes free form, é importante saber também onde encontrar lentes de alta qualidade, de acordo com a sua necessidade. Aqui na Lenscope nós trabalhamos com as lentes mais finas, digitais e personalizadas para todas as necessidades. Assim nós temos:

  • Lentes para até 4 graus: As Lentes Lenscope Poli, além de serem lentes super resistentes, proporcionam uma visão totalmente confortável;
  • Lentes para mais de 4 graus: as Lentes Tokai 1.76 são ideais para quem tem mais de 4 graus e são as lentes em resina mais finas do mundo, vendidas exclusivamente pelo site da Lenscope, aqui no Brasil. 
  • Lentes multifocais: as Lentes Lenscope Progress são lentes para perto e para longe, personalizadas de acordo com o seu estilo de vida.

Nesse sentido, nossos principais diferenciais são: preço justo, todos os tratamentos essenciais inclusos sem custo adicional e tecnologia exclusiva na produção das lentes. Isso sem falar em uma nova forma em que você pode óculos totalmente online, sem sair de casa, tudo por meio de um processo bem simples. Ainda, em nosso site você recebe dicas e orientações personalizadas para ter a melhor versão do óculos de grau para você. Então, aproveite que está aqui e faça agora mesmo um orçamento online e gratuito.

lente para corrigir miopia - cta orçamento

Fontes

Luzerno Optical

2020 Mag

Eyewear Insight

Rx Safety

SPIE Digital Library

West Shore Eye Care

Zeiss

Hoya Vision

Tokai Optical

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *