Lente para miopia e astigmatismo. Como escolher a melhor?

  • por
4.1
(15)

Escolher a lente para miopia e astigmatismo pode ser difícil às vezes. Mas estamos aqui pra te ajudar! As melhores lentes para miopia e astigmatismo são:

  • Lentes de policarbonato 1.59
  • Lentes 1.76
  • Lente 1.67
  • Lente 1.74

São muitas opções, não é mesmo? Então, agora, falaremos sobre cada uma delas e como definir a melhor para cada caso e grau. Nós também falamos sobre as lentes disponíveis para astigmatismo lá no nosso canal no YouTube. Olha só.


É possível ter miopia e astigmatismo juntos?

Sim! É possível ter miopia e astigmatismo juntos! E não só é possível, como também muito comum. Por esse motivo, se você é uma dessas pessoas, não se sinta condenado por ter esses dois problemas de visão juntos. Muitas pessoas que têm miopia, têm também astigmatismo. 

A miopia afeta a visão de longe, ou seja, o míope tem dificuldade em enxergar objetos que estejam longe de seu campo de visãoTudo isso acontece, porque o globo ocular é mais alongado, de forma que a imagem se forma no local incorreto: à frente da retina. Já o astigmatismo é quando a visão fica embaçada para focar objetos de longe e de perto. E por que isso ocorre?

Enquanto a miopia é resultado do aumento do diâmetro do globo ocular, o astigmatismo é resultado de imperfeições na curvatura da córnea. É como se houvesse áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” na nossa córnea. Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau. A imagem abaixo ilustra como é a visão de quem não tem nenhum problema de visão, e de quem tem apenas miopia ou astigmatismo.

 

lentes para miopia e astigmatismo

E não deixe de ver o primeiro episódio da nossa série sobre astigmatismo, em que explicamos sobre o que é astigmatismo e porquê desenvolvemos esse problema de visão.

Lente para miopia e astigmatismo. Qual devo escolher?

Explicaremos sobre cada um dos tipos de lentes que existem para miopia e astigmatismo. Acompanhe.

Lente CR-39 ou Orma®

As Lentes CR-39 ou Orma® costumam ser as lentes mais acessíveis que existem nas óticas tradicionais. Porém, nem sempre elas acompanham todos os tratamentos essenciais para nosso dia a dia, como antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV. Além disso, ainda há algumas desvantagens quando escolhemos essas lentes para corrigir grau de miopia e astigmatismo.

Dependo do grau de miopia, as Lentes CR-39 não são as mais indicadas, uma vez que seu índice de refração é baixo, sendo de 1.50. Quanto maior o número do índice de refração, mais finas as lentes podem ser. Logo, uma lente com índice de refração 1.50, para graus elevados de miopia, não serão finas, leves e nem confortáveis. 

Dessa forma, as lentes CR-39 são indicadas para grau baixo de miopia e astigmatismo, ou seja, para até 2 graus de miopia com 2 graus de astigmatismo. Mas, ainda sim, as lentes podem ficar um pouco espessas. Caso o seu grau seja maior, as lentes mais recomendadas são de policarbonato, proporcionando lentes mais finas em relação à CR-39.

Lente de policarbonato

As Lentes de policarbonato proporcionam um óculos 30% mais leves e mais finos quando comparada com as lentes CR-39 que citamos anteriormente. Além disso, são indicadas para quem tem baixo grau. Ou seja, para pessoas com até 4 graus de miopia com 2 de astigmatismo. 

Por serem lentes de policarbonato, elas conseguem ser mais resistente a impactos e quedas, tendo uma maior durabilidade. Os tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção UV, que geralmente acompanham as lentes de policarbonato, também contribuem para elas durem por mais tempo, além de oferecerem mais proteção e conforto para os olhos.

Já com relação ao índice de refração, as lentes de policarbonato possuem índice de refração de 1.57 a 1.59. Como são índices mais elevados, quem tem até 4 graus, já percebe que as lentes do óculos ficam mais finas. Dessa forma, em comparação às lentes de acrílico (CR-39), o óculos fica 30% mais fino. Isso acontece porque o índice de refração das lentes de policarbonato é maior. Quanto maior o índice, mais finas serão as lentes.

Lente 1.67

As Lentes de resina 1.67 são indicadas para 4 a 6 graus de miopia devido ao seu índice de refração. Quanto maior é o índice de refração das lentes para óculos, mais fina a lente do seu óculos pode ficar. Mas, vale uma ressalva importante: para graus mais elevados de miopia, acima de 7, por exemplo, o ideal é apostar em lentes ainda mais finas. Nesse caso, as melhores opções são aquelas com índice de refração maior, como lentes 1.74 e 1.76.

 

Lentes 1.74

As lentes de resina 1.74 são recomendadas para mais de 6 graus de miopia. Essa é uma lente muito comum no mercado óptico e para alto míopes, sendo bastante resistentes e confortáveis. Porém, há uma desvantagem: elas possuem um preço bastante elevado no Brasil. Normalmente são encontradas nas óticas por preços de R$ 1.500 a R$2.000.

Lentes 1.76

Já com relação às lentes 1.76, essas são as Lentes Tokai 1.76, consideradas as lentes de resina mais finas do mundo. Elas chegam a ser 30% mais finas que as lentes 1.67, quando comparadas com uma receita com o mesmo grau, montadas em armações idênticas e quando não submetidas a artifícios como lixamento, abaulamento ou rebaixamento de bordas.

As Lentes Tokai 1.76 são vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope e são indicadas para a partir de -4 graus de miopia ou hipermetropia, com até 4 graus de astigmatismo. Então, se você tem alto grau, as Lentes Tokai 1.76 podem ser uma ótima opção para o seu grau.  Veja a seguir uma comparação das Lentes Tokai 1.76 com as lentes 1.67.

lentes para miopia

 

A boa notícia é que, em muitos casos, as lentes 1.76 são também mais acessíveis que as lentes 1.67 e 1.74. Ou seja, além de grande economia, você consegue ter lentes finas, resistentes e confortáveis ao optar pelas lentes 1.76. Veja uma comparação dos índices de resina que citamos anteriormente, ideais para graus mais altos de miopia e astigmatismo:

 

lentes para miopia e astigmatismo

Faça um orçamento online e gratuito das Lentes Tokai 1.76 para o seu grau.

 

Lentes de cristal, lentes highlight ou lentes de vidro

Outra opção de lente para miopia e astigmatismo são as lentes de cristal, muito recomendadas para quem tem graus mais elevados, como, por exemplo, acima de -20 graus de miopia. Essas lentes também são conhecidas por lentes de cristal ou lentes highlight.

Essas são as lentes mais finas que existem, pois estão disponíveis em índices de refração maiores, como 1.7, 1.8 e 1.9. No entanto, por serem lentes de vidro, elas são mais frágeis e pesadas. Por esse motivo, não é todo mundo que consegue se adaptar com essas lentes. Outra desvantagem é que devido ao peso, essas lentes deixaram aquelas “marquinhas” indesejadas no nariz.

Ficou mais fácil escolher sua lente para miopia e astigmatismo?

Então, agora você já conhece todos os tipos de materiais de lentes para miopia e astigmatismo. É importante sempre lembrar que algumas delas apresentam maiores vantagens quando você pensa em comprar um par de óculos de grau novo.

Por exemplo, lentes de policarbonato para baixo grau de miopia (entre 0,25 a 4 graus) são as mais recomendadas. Pois, o material dessa lente é resistente e leve, oferecendo um aspecto de lentes finas. Já para os casos de miopia com grau moderado ou alto, o mais recomendado são as lentes 1.76, porque além de terem o melhor preço, são as mais finas e leves do mercado. Sem falar que são produzidas com resina, material mais resistente para alto grau. 

Outro detalhe importante: não esqueça que lentes com índice de refração maiores resultam em lentes de bordas mais finas e, portanto, lentes mais leves e confortáveis para uso. Para você descobrir como acertar na estética final do óculos, te convidamos a conhecer mais dicas para ter óculos mais finos para miopia e astigmatismo.

Quer deixar um comentário com a sua dúvida ou sugestão? É só escrever logo embaixo que vamos adorar te ajudar!

lente para miopia e astigmatismo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Lente para miopia e astigmatismo. Como escolher a melhor?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *