Lentes highlight ou resina?

highlight ou resina
3.8
(13)

#LenscopeResponde: lentes highlight ou resina?

Sabemos que é um desafio alinhar conforto e estética quando se tem grau alto e muitas dúvidas surgem quando chega a hora de fazer um óculos.

Uma das dúvidas mais comuns é em relação às lentes highlight e as lentes de resina. E nós vimos essa pergunta no grupo da Alta Miopia no Facebook e resolvemos respondê-la aqui também. Veja a pergunta abaixo:

Pessoas, bom dia  tenho -11 e -12,75 de miopia e desde sempre usei lente hi Light esse ano me ofereceram fazer em resina 1,74. Queria saber se alguém já fez essa troca ou a experiência com a resina…

highlight ou resina

Postagem feita no grupo do Facebook Alta Miopia

Então, ajudamos com as informações essenciais para entender a diferença desses dois materiais. Acompanhe:

O que é o índice de refração das lentes?

Quem está em busca de lentes finas, o primeiro a se observar é o índice de refração da lentes.

O índice é a velocidade que a luz sofre ao atravessar um objeto transparente. Quanto maior esse índice, mais rápido ela atravessa e, consequentemente, acerta o foco.

Portanto, quanto maior é o índice de refração, menor é a espessura necessária para dar nitidez à visão. Ou seja, um índice maior também faz com que as suas lentes sejam mais finas.

As lentes highlight e resina são muito escolhidas entre aqueles que possuem alto grau e são boas opções para quem está querendo evitar espessura na borda dos óculos.

Mas para a escolha entre essas duas lentes, o material faz toda a diferença. Entenda agora!

Comparando lentes highlight e resina

A lente highlight tem como sua matéria-prima o vidro (cristal) e foi o primeiro tipo de material usado na fabricação de lentes para óculos da história, e até hoje elas estão no mercado.

O índice de refração dessas lentes são 1.7, 1.8 ou 1.9, mas pelo fato de serem feitas de vidro, elas são mais pesadas e mais frágeis, podendo quebrar com MUITA facilidade.

Além de serem mais frágeis que as lentes de resina, as lentes de cristal possuem um preço bastante elevado no Brasil, sendo para muitas pessoas um alto investimento.

Por todos esses motivos, sua escolha é mais indicada para graus elevados em que a lente de resina pode não atender. Geralmente, isso acontece a partir de -20 graus de miopia.

Já as lentes de resina são bem mais leves e mais resistentes quando comparadas com as lentes de vidro, como as lentes highlight. Sabe aquelas marquinhas que ficam no nariz quando o óculos é pesado? Então, as lentes de resina podem evitar que isso aconteça.

Para você ter um óculos mais fino com as lentes de resina, precisa se atentar também ao índice de refração.

Os maiores índices de refração em lentes de resina que você encontra hoje são 1.74 e 1.76.

Quanto maior o índice de refração, mais finas as suas lentes vão ficar. No Brasil, você só encontra o índice de refração de 1.76 nas Lentes Tokai 1.76 que são vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope.

Clique aqui e conheça lentes de resina mais fina do mundo fabricadas no Japão!

Design das lentes para óculos 

Atualmente existem dois tipos de design de lente: lentes asféricas e lentes esféricas.

As lentes highlight possuem design esférico.

Ou seja, elas seguem um formato de uma esfera na face interna e externa das lentes.

Isso faz com que afete diretamente a distribuição do material na lente: elas têm pouco material no centro e muito material nas bordas da lente.

Esse acúmulo de material provoca distorções no campo de visão periférico. E, consequentemente, seus óculos ficam com efeito fundo de garrafa ou olho de boi, mais conhecido como “olho grande”.

Já as Lentes Tokai 1.76 possuem design asféricos.

Com o design asférico, a distribuição do material é feita por igual em toda a lente, deixando-a uniforme.

Isso reduz ou até mesmo elimina as distorções laterais que são comuns nas lentes, e que provocam o efeito fundo de garrafa.

Fizemos uma imagem para que você possa visualizar melhor a diferença do design de lente asférica e esférica:

highlight ou resina

Comparação de lentes esféricas e asféricas

 

Em nosso site, quando você calcula o valor das lentes para o seu grau, você também tem acesso ao tamanho da armação mais indicada para o seu grau.

Nós fazemos essa recomendação porque o tamanho da armação também influencia no resultado final do seu óculos. Armações grandes deixam a espessura do óculos mais grossa, já armações menores podem proporcionam melhores resultados.

Agora queremos saber: você tem alguma dúvida? Então deixa aqui nos comentários que ele pode ser nosso próximo post do #LenscopeResponde!

highlight ou resina

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

7 comentários em “Lentes highlight ou resina?”

    1. Oi, Camila. Tudo bom?
      Para o grau da sua amiga, a lente em resina ainda é o mais recomendado para o grau dela
      Mas ela precisa apostar em uma lente de alto índice de refração, pois quanto maior o índice de refração, mais finas podem ser as lentes.
      Os índices de refração disponíveis em resina são: 1.67, 1.74 e 1.76.
      Hoje a lente de maior índice de refração em resina são as Lentes Tokai 1.76, proporcionando um óculos mais leve e resistente, além de diminuir o efeito de óculos óculos grosso devido o design asférico das lentes
      Há basicamente dois tipos de lentes para óculos em relação ao design: lentes esféricas e lentes asféricas.
      As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado. Quando utilizadas para graus elevados, contribuem bastante para o fundo de garrafa.
      Essas lentes seguem o formato de uma esfera na face interna e externa das lentes. Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda das lentes (no caso das lentes para miopia). Com isso, há um desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes. Em casos onde há um astigmatismo elevado, as distorções ficam ainda mais evidentes.
      Já as lentes do tipo asféricas possuem um design plano. Elas resultam em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas. Assim, elas reduzem bastante o aspecto fundo de garrafa e também resultando em lentes mais finas.
      As Lentes Tokai 1.76 são as Lentes de resina mais fina do mundo e de design asférico. Elas contribuem para a boa harmonização do efeito dos olhos, bem como ajudam a reduzir a espessura da lentes. Essas lentes são vendidas exclusivamente no site da Lenscope e já está inclusa no valor todos os tratamentos que garantem maior resistência e durabilidade das lentes.
      Acontece que as lentes de alto índice de refração tem preços bem elevados no mercado tradicional 🙁 e dependendo da escolha, elas ficam bem caras. Por isso, buscamos tornar mais acessíveis as nossas lentes de resina mais fina do mundo. As Lentes Tokai 1.76 são vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope: https://lenscope.com.br/lente-tokai
      ​A espessura final da lente também vai depender bastante do seu grau e do tamanho do aro da armação que você escolher. Para quem usa alto grau, nós recomendamos armações de aro fechado, borda espessa e tamanho pequeno, porque a armação contorna toda lente não deixando a borda evidente.
      No nosso site, temos uma ferramenta totalmente gratuita que você informa o seu grau e descobre as lentes compatíveis para você. Assim, você pode não apenas ver quais delas são as melhores, mas também comparar os preços!
      Além disso, também ajudamos a encontrar armação ideal para o grau dela (e quais evitar). É só preencher de acordo com a receita de óculos que o resultado sai na hora: https://lenscope.com.br/prescricao
      Se ficar com alguma dúvida, estamos à disposição!

    1. Olá, Ely! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu elogio e por deixar o seu comentário
      Aqui na Lenscope, nós temos como principal propósito ajudar quem tanto precisa usar óculos e entendemos que as informações não são tão simples. Por isso, buscamos através de conteúdos como este proporcionar conhecimento à todos para que possam tomar a melhor decisão na hora de fazer o novo óculos.
      Agradecemos por aparecer por aqui e sempre que precisar estamos à disposição!

    1. Oi, David tudo bem? Nós trabalhamos apenas com as lentes 1.76 como lentes de alto índice de refração. De forma geral, entre as resinas utilizadas para lentes oftálmicas, quanto maior o índice de refração de uma lente, normalmente menor será o valor ABBE. Apesar de as Lentes Tokai 1.76 terem o maior índice de refração encontrado em lentes de resina, elas não apresentam um valor ABBE ruim. O índice ABBE das Lentes Tokai 1.76 é 33 e esse é um bom valor para não notar distorções nas imagens.

      Temos um artigo completo no Blog em que explicamos detalhadamente sobre o índice ABBE: https://lenscope.com.br/blog/o-que-significa-valor-abbe-e-como-ele-afeta-suas-lentes/

  1. Pelo fato de serem feitas de material “plástico”, as lentes de “resina” são mais frágeis, podendo arranhar com MUITA facilidade. Para gente que trabalha ao vento, para ciclistas, motoristas ou “motoqueiros”, a durabilidade de lentes “macias” chega escassamente a dois anos. Precisam ser substituídas depois de ficarem irremediavelmente riscadas. SMJ, podem compensar pra pessoas que vivam encerradas em ambientes sem vento e sem poeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *