Luz azul computador: como ativar e efeitos na visão

luz azul computador
  • por
5
(3)

O filtro de luz azul computador existe para vários sistemas operacionais. Por exemplo: Windows e iOS. Mas, você também pode instalar um aplicativo ou um software para garantir que você está protegendo sua visão contra a luz azul nociva. Alguns aplicativos como F.lux e Iris mini podem fazer esse papel.

Isso é importante porque o filtro de luz azul computador ajuda a reduzir os efeitos causados pela luz azul presente no computador e em outros aparelhos digitais. Essa luz é super perigosa e pode levar ao agravamento de problemas oculares e até à cegueira.

 Os principais efeitos da luz azul emitida pelo computador são:

  • Fadiga ocular.
  • Dor de cabeça.
  • Olhos ressecados.
  • Visão embaçada.

Como funciona exatamente a luz azul computador?

Para fins didáticos, existem dois tipos de luz azul: A luz azul-turquesa e a luz azul-violeta. A luz azul-turquesa é a luz considerada boa, comum no nosso dia a dia, vinda dos raios de sol. Ela ajuda em nosso ciclo de sono saudável (ciclo circadiano) e bem-estar. Já a luz azul-violeta é considerada a luz ruim para os nossos olhos, pois é emitida pelos computadores, celulares e outros aparelhos digitais. 

Para você entender melhor, cada uma das cores que enxergamos possui uma energia e um comprimento de onda específico diferentes entre si. Podemos dizer que quanto maior for o comprimento de onda da luz que está sendo emitida, menor será a sua fadiga ocular. E quanto menor for o comprimento da onda, maior será sua a fadiga ocular.

A luz azul está localizada na faixa de comprimento de onda de 380 a 500 nm. De acordo com cientistas, a luz azul prejudicial aos nossos olhos (a luz violeta) está localizada no comprimento de onda de 415 a 455 nm. Veja um exemplo na imagem que preparamos:

luz azul computador

Felizmente, o filtro de luz azul computador é possível de ser ativado não apenas nos computadores, mas também nos celulares. Aliás, a maioria dos modelos já possui essa função integrada (basta ativar). Mas, se não for o caso, nós indicaremos alguns aplicativos que você pode baixar também. Acompanhe a seguir.

Filtro luz azul computador (Aplicativos e Software)

Os principais filtro de luz azul computador são o F.lux e o Iris mini.

F.lux

luz azul computador

Logo: F.lux

O aplicativo F.lux é um dos mais conhecidos e acessados, pois é disponível para Windows, Mac e até Linux. Ele funciona ajustando internamente e de forma automática o esquema de cores do seu monitor (bloqueando o “sol”, ou seja, as cores mais quentes). Esse programa também desliga o filtro automaticamente para que você possa assistir filmes e séries com imagem melhor. Aliás, ele é totalmente gratuito

Iris mini 

Luz azul computador

O Iris Mini É fácil e intuitivo. Ele pode funcionar de duas maneiras: automática, ativando o filtro luz azul computador sozinho ou de forma manual. Inclusive, não tem botões e nada que dificulte o acesso. Está disponível para Windows, Mac e Linux. 

Filtro luz azul computador MacBook (iOS)

O sistema operacional da Apple, o iOS, presente nos Macbooks e iMacs oferece gratuitamente a configuração para ativar o filtro de luz azul. Para isso, basta selecionar no menu a opção “Preferências do sistema”. Em seguida, clique em “Monitores” e depois em “Night Shift”. Lá você pode ativar o filtro e configurar os horários em que você deseja que ele funcione.

Filtro luz azul computador (Windows 10)

Assim como a Apple, a Microsoft também oferece gratuitamente a configuração para ativar o filtro de luz azul computador para Windows 10. No menu inicial, digite na pesquisa “luz noturna”. Clique para abrir. Nessa janela, você pode ativar o filtro de luz azul computador, regular a intensidade e os horários em que o filtro ficará ativado.

Filtro de luz azul para celular

A maioria dos Smartphones oferece a funcionalidade de ativar o filtro de luz azul automaticamente, configurar a intensidade e os horários de ativação do filtro. Veja a seguir como ativar no modelo seu celular de acordo com a marca.

Apple 

Assim como no computador, basta selecionar no menu a opção “Preferências do sistema”. Em seguida, clique em “Monitores” e depois em “Night Shift”. Lá você pode ativar o filtro e configurar os horários em que você deseja que ele funcione.

Samsung

Basta acessar a barra de notificações do seu celular e clicar em filtro de luz azul com um ícone “B”Automaticamente o filtro é ativado. Outra alternativa é acessar “configurações”, clicar em “visor” e logo após “Filtro de luz azul”. Lá, você pode ativar o filtro e configurar os horários em que você deseja que ele funcione.

luz azul computador

 

Motorola

Para o Motorola, o recurso se chama Modo Noturno. Para ativar, acesse “Configurações”, clique em “Tela” e selecione a opção “Modo noturno”. Lá você pode ativar o filtro e configurar os horários em que você deseja que ele funcione.

LG

Já para a LG, o filtro de luz azul se chama “Visualização confortável”. Basta acessar as configurações do celular, clicar em “Tela”, selecionar a opção “Visualização confortável” e em seguida “Usar Visualização confortável”.

Huawei

O recurso chama-se Conforto dos olhos. Acesse as configurações do celular, em seguida clique em “Configurações de exibição”, depois em “Conforto dos olhos”. 

Xiaomi 

O Modo de Leitura pode ser ativado nos celulares da Xiaomi acessando as configurações do aparelho, em seguida clicando em “Tela” e depois na opção “Modo de leitura”. Basta ajustar tudo. A Xiaomi também oferece o óculos para computador da própria marca. Explicamos tudo sobre modelos e preços aqui.

Asus

Já nos smartphones Asus, a função se chama Filtro de luz azul. Para acessar, clique em “Configurações”, depois em “Tela” e, em seguida, na opção “Filtro de luz azul”. Mas, se o seu celular não tem essa funcionalidade, outra alternativa está nos aplicativos gratuitos! Aliás, ele vão te ajudar bastante. Veja os principais.

Aplicativo de luz azul gratuito

Se o seu celular não possui a função interna automática, existem alguns aplicativos gratuitos para filtro de luz azul disponíveis na Google Play e na Apple Store. Veja alguns que sugerimos:

luz azul computador

luz azul computador

 

luz azul computador

luz azul filtro azul

Como proteger os olhos da luz azul?

Além de ativar o filtro de luz azul em seus aparelhos digitais, é possível proteger os seus olhos também utilizando um óculos de filtro de luz azul computador. O óculos com filtro de luz azul que serve tanto para quem já utiliza óculos como para quem não tem nenhum tipo de grau, mas trabalha no computador ou passa muito tempo na frente de aparelhos digitais.

As lentes com filtro para luz azul atuam justamente filtrando essa luz ruim e trazendo maior conforto visual no seu dia a dia.

luz azul computador

As lentes com filtro de luz azul ajudam na qualidade de sono, menos dores de cabeça e fadiga ocular diante das telas. Além disso, permite que apenas a luz boa (azul-turquesa) entre na sua retina. Certo, mas você sabe onde encontrar esse tipo de óculos com filtro azul?

Onde comprar óculos com filtro de luz azul?

Você pode encontrar em muitos lugares óculos com filtro de luz azul. Aliás, com a gente você pode adquirir as Lentes Lenscope Digital Comfort com ou sem grau. Inclusive, cada vez mais estamos expostos à luz azul-violeta com os computadores, celulares e TV. Então, optar por esse tipo de proteção, aliado com os aplicativos que mostramos, pode ajudar muito sua saúde visual.

Você reparará que, colocando o filtro de luz azul computador e no seu celular, muitas vezes as cores podem se destorcer um pouco. Normalmente, para um tom mais amarelado. O mesmo acontece com as lentes de óculos com filtro azul que também possuem um tom mais amarelado.

Mas, com as com a nossa lente de filtro de luz azul, isso não acontece. Isso porque o tratamento de luz azul é aplicado no material da lente (resina). Assim, você não sofre com problema de distorção das cores originais que estão enxergando. Legal, né? 

Sem contar que você tem 100 dias para provar suas lentes com filtro azul ao nosso lado. Ou seja, caso você não goste ou se adapte com as lentes de filtro de luz azul, devolvemos o seu dinheiro. E você compra tudo 100% online, de maneira segura conosco, pioneiros em venda de lentes para óculos pela internet. Nosso compromisso é com você e com a sua saúde. 

Quando você usa o óculos com filtro azul você está:

  • Prevenindo doenças oculares futuras na visão (catarata e degeneração macular).
  • Evitando a sensação de olhos cansados ou pesados.
  • Proporcionando mais qualidade ao bem-estar do seu sono.
  • Protegendo seus olhos contra os efeitos nocivos da luz azul ruim.
  • Permitindo que somente a luz boa alcance a retina dos olhos.

luz azul computador

Nossa dica final para você

Agora é com você. Hora de apostar em aplicativos, softwares e até mesmo óculos com filtro azul que vão proteger sua visão a longo prazo. Aliás, te damos 7 motivos para usar óculos com filtro azul. E, claro, não se esqueça: é sempre bom visitar periodicamente o seu médico de confiança para qualquer desconforto que sinta para enxergar.

De resto, independente do que acontecer, estaremos aqui com você, para te proteger e cuidar da saúde dos seus olhos. Conta para a gente: você já tinha os filtros de luz azul ativados no seu computador e celular? Conhecia as lentes com filtro azul?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *