lenticular

O que é lenticular? Consigo me adaptar com essa lente?

Para quem tem grau forte de miopia a estética é sempre uma preocupação. Por isso, algumas soluções focadas nesse aspecto são criadas para tornar os óculos mais finos e reduzir o aspecto de fundo de garrafa. Uma dessas opções disponíveis para solucionar esse problema é a chamada lente lenticular.

Mas você sabe o que é lenticular e como você pode testar se realmente consegue se adaptar com esse tipo de lente?

Confira a seguir tudo o que você precisa saber e como você pode fazer um teste na sua casa mesmo antes de comprá-la.

A lente lenticular

A lenticular é um tipo de lente buscada por quem possui alto grau de miopia, geralmente mais de 15 graus. Ela se diferencia pelo fato do grau ser colocado em uma pequena esfera em frente ao globo ocular.

Ou seja, você terá o grau correto apenas em uma circunferência e todo o restante terá o grau zerado.

Isso faz com que as lentes se tornem finas, já que grau está presente em apenas uma pequena área da lente do óculos.

Outro ponto positivo para a beleza dos óculos é que as lenticulares podem ser montadas em qualquer armação, pois suas bordas são finas como as lentes de baixo grau.

lenticular
Óculos com lenticular. Olho direito com 11.50 graus de miopia e o olho esquerdo com 15 graus de miopia Fonte: Página Alta Miopia Facebook

 

Apesar da lenticular ter várias vantagens em relação à estética, um ponto bastante negativo é o fato dela reduzir bastante seu campo de visão.

Por conta da concentração do grau apenas em uma pequena área da lente, só é possível enxergar nitidamente olhando diretamente para o centro do óculos, que chega a ter no máximo cerca de 17 milímetros.

Ou seja, só é possível enxergar movimentando a cabeça para a direção que deseja olhar enquanto se mantêm as lentes centralizadas.

O fato do grau estar concentrado na íris, além de prejudicar o campo de visão, pode causar distorções quando olhamos para a pessoa na diagonal, já que existe a transição entre a parte com grau e a lente plana (sem grau).

Por isso esse tipo de lente também pode dificultar e tornar perigosas algumas atividades do dia-a-dia e não é muito recomendado para quem precisa dirigir, por exemplo.

Se você está pensando em fazer um óculos com lenticular, mas não sabe se realmente vai conseguir se adaptar com ela, confira essa dica para fazer um teste em sua casa mesmo antes de comprar.

Como saber se vou me adaptar com a lenticular

Quando falamos de novas lentes para óculos de grau, ainda mais com algum tipo de limitação, sempre surge a dúvida sobre como seria a adaptação.

Para te ajudar a saber se você se adaptaria com as lenticulares criamos um breve teste caseiro para você. ?

Para simular as lenticulares você vai precisar de 1 adesivo redondo de 15 a 17 milímetros, essa medida é bem próxima a de uma moeda de 10 centavos e dos adesivos para folha de fichário.

 

lenticular

 

lenticular
Adesivo redondo: reforço para folha de fichário

 

Com um molde nessa medida, você deve centralizá-lo nos seus óculos e pintar todo o restante das lentes com canetinha.

Assim você conseguirá ter uma ideia de como as lenticulares funcionam e como seria sua adaptação para enxergar usando esse tipo de lente.

 

lenticular
Simulação de lenticular

 

Para realizar esse teste, lembre-se se usar canetinhas a base d’água e não as permanentes. Assim você não vai estragar as lentes do seu óculos atual.

Outras alternativas à lenticular

Se o fato de perder a visão periférica te deixou um pouco preocupado(a), saiba que há outras alternativas para você conseguir um óculos fino sem deixar de enxergar bem em todas as direções.

Veja como a escolha correta do tamanho da armação e do índice de refração da lente te ajudam a não sentir vergonha do seu óculos. 

Veja também os diferentes tipos de lentes para alta miopia que hoje estão disponíveis no mercado. 

Compartilhe sua história com a gente

Tem um alto grau de miopia e conseguiu encontrar uma solução para se sentir bem com seu óculos? Compartilhe sua história com a gente aqui nos comentários e conheça a história da Cibele. Ela possui 12 graus de miopia e resolveu experimentar as nossas Lentes Tokai 1.76 que não compromete a visão periférica.

lenticular

O que é lenticular? Consigo me adaptar com essa lente?
Média 5 de 4 votos



Comentários

    1. Olá, Márcia! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário 🙂

      Aqui na Lenscope, nós temos as Lentes Tokai 1.76 que são as lentes de resina mais finas que você encontra. Por serem de resina, elas são mais leves e resistentes que as lentes de cristal, que são de vidro. Além disso, as Lentes Tokai 1.76 possuem design asférico, reduzindo as distorções que causam o efeito de fundo de garrafa. Não trabalhamos com lenticulares 🙂

      Todo nosso processo de compra é 100% online! 🙂 Assim, conseguimos atender toda região do Brasil.

      O que acha de enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br? Assim podemos te ajudar! 😊

    1. Olá, Larissa! Tudo bom?

      Muito obrigada pelo interesse nas Lentes Tokai 1.76 e pelo seu comentário 🙂

      As Lentes Tokai 1.76 são vendidas exclusivamente pela internet através do nosso site da Lenscope. Ou seja, todo nosso processo de compra é feito online, assim conseguimos atender todo o Brasil 🙂 O que acha de enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br? Assim podemos te ajudar!
      Se quiser conhecer mais sobre a lente é só acessar: https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Aguardamos seu contato! 😊

    1. Olá, Lilian! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário 🙂

      As lenticulares tem como características terem o grau aplicado apenas em uma esfera da lente, em frente ao globo ocular. Dessa forma, o grau é aplicado nessa circunferência zerando todo o redor da lente. O que torna uma grande desvantagem, pois reduz o campo de visão (e a visão periférica) 🙁 ou seja, é necessário movimentar a cabeça para onde deseja olhar, se tornando não vantajoso para tarefas como dirigir e lazer.
      Como o seu grau é alto, o mais importante é apostar em lentes de alto índice de refração, design asférico da lente e armações menores.
      Para evitar uma lente grossa na sua lente de óculos, você deve escolher por lentes com alto índice de refração: quanto maior esse número, mais finas serão as lentes. As Lentes Tokai 1.76 têm índice de refração de 1.76 🙂

      Hoje a lente com maior índice de refração em resina são as Lentes Tokai 1.76.
      A resina é o melhor material para quem tem grau alto, pois vai proporcionar lentes mais finas, leves e super resistentes para o seu óculos. Assim, evitando qualquer dano ou queda que possa sofrer. Inclusive, com um óculos mais leve, você evita aquelas marquinhas indesejadas no nariz.

      Para um bom resultado do seu óculos vai depender bastante do seu grau e do tamanho do aro da armação que você escolher. Para quem possui alto grau, nós recomendamos armações de aro fechado, borda espessa e tamanho pequeno, porque a armação contorna toda lente não deixando a borda evidente.
      O fato de escolher armações menores é que uma característica de uma lente de miopia, por exemplo, é elas serem mais finas no centro e grossas nas laterais, então quando você escolhe uma armação menor, a chance do recorte ser mais centralizado na parte mais fina é melhor para um bom resultado 🙂

      Além disso, design das lentes para o seu grau de miopia e astigmatismo também influencia bastante no aspecto fundo de garrafa. Há basicamente dois tipos de lentes para óculos em relação ao design: lentes esféricas e lentes asféricas.
      As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado. Quando utilizadas para graus elevados, contribuem bastante para o fundo de garrafa.
      Essas lentes seguem o formato de uma esfera na face interna e externa das lentes. Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda das lentes (no caso das lentes para miopia). Com isso, há um desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes. Em casos onde há um astigmatismo elevado, as distorções ficam ainda mais evidentes.
      Já as lentes do tipo asféricas possuem um design mais plano. Elas resultam em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas. Assim, elas reduzem bastante o aspecto fundo de garrafa e também resultando em lentes mais finas. As lentes Tokai 1.76 possuem design asférico 🙂

      As Lentes Tokai 1.76 são vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope, elas possuem um preço muito mais acessível: https://lenscope.com.br/lente-tokai

      No nosso site, atendemos a grade de até -17 graus de miopia. Você pode fazer o orçamento para o seu grau neste link https://lenscope.com.br/prescricao
      Se estiver fora da nossa grade, mande um e-mail com a foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br que podemos te ajudar 😊
      Confira alguns resultados de alta miopia que já passaram por nós, neste link: https://lenscope.com.br/blog/grau-de-miopia-maximo/
      Se ficar com alguma dúvida, estamos a disposição! 😊

    1. Olá, Kleidjane! Como vai? 🙂

      Agradecemos pelo seu comentário em nosso artigo 🙂

      Ficamos contentes em saber que está feliz de óculos novo. Quando precisar renovar suas lentes, convidamos você a conhecer as Lentes Tokai 1.76 que são feitas com a lente de resina mais fina do mundo 🙂 https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Você pode ter mais conforto para enxergar, além de não perder a sua visão periférica (ao redor), como acontece com as lentes lenticulares.

      Sempre que precisar, estamos por aqui 😊

  1. Então, eu comprei essas lentes e achei horrível, tive que mandar trocar e detalhe, vim parar no hospital pq minhas vistas ficaram embaçadas. Meu grau 14.50 d/ 17,25 de miopia e astigmatismo.

    1. Oi, Priscila. Tudo bom?

      Que pena que isso aconteceu 🙁 infelizmente esse tipo de lente acaba limitando o campo de visão e ser bem perigoso. Que bom que tudo está resolvido 🙂

      Se precisar de ajuda para o seu próximo óculos, pode contar conosco! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest