O que é lenticular? Consigo me adaptar com essa lente?

lenticular
  • por
4.7
(7)

Para quem tem grau forte de miopia a estética é sempre uma preocupação. Por isso, algumas soluções focadas nesse aspecto são criadas para tornar os óculos mais finos e reduzir o aspecto de fundo de garrafa. Uma dessas opções disponíveis para solucionar esse problema é a chamada lente lenticular.

Mas você sabe o que é lenticular e como você pode testar se realmente consegue se adaptar com esse tipo de lente? Confira a seguir tudo o que você precisa saber e como você pode fazer um teste na sua casa mesmo antes de comprá-la.

A lente lenticular

A lenticular é um tipo de lente buscada por quem possui alto grau de miopia, geralmente mais de 15 graus. Ela se diferencia pelo fato do grau ser colocado em uma pequena esfera em frente ao globo ocular. Ou seja, você terá o grau correto apenas em uma circunferência e todo o restante terá o grau zerado.

Isso faz com que as lentes se tornem finas, já que grau está presente em apenas uma pequena área da lente do óculos. Outro ponto positivo para a beleza dos óculos é que as lenticulares podem ser montadas em qualquer armação, pois suas bordas são finas como as lentes de baixo grau.

lenticular

Óculos com lenticular. Olho direito com -11.50 graus de miopia e o olho esquerdo com -15 graus de miopia Fonte: Página Alta Miopia Facebook.

Apesar de a lenticular ter várias vantagens em relação à estética, um ponto bastante negativo é o fato dela reduzir bastante seu campo de visão. Por conta da concentração do grau apenas em uma pequena área da lente, só é possível enxergar nitidamente olhando diretamente para o centro do óculos, que chega a ter no máximo cerca de 17 milímetros.

Ou seja, só é possível enxergar movimentando a cabeça para a direção que deseja olhar enquanto se mantêm as lentes centralizadas. O fato do grau estar concentrado na íris, além de prejudicar o campo de visão, pode causar distorções quando olhamos para a pessoa na diagonal, já que existe a transição entre a parte com grau e a lente plana (sem grau).

Por isso esse tipo de lente também pode dificultar e tornar perigosas algumas atividades do dia-a-dia e não é muito recomendado para quem precisa dirigir, por exemplo. Se você está pensando em fazer um óculos com lenticular, mas não sabe se realmente conseguirá se adaptar com ela, confira essa dica para fazer um teste em sua casa mesmo antes de comprar.

lenticular

Como saber se vou me adaptar com a lenticular

Quando falamos de novas lentes para óculos de grau, ainda mais com algum tipo de limitação, sempre surge a dúvida sobre como seria a adaptação. Para te ajudar a saber se você se adaptaria com as lenticulares criamos um breve teste caseiro para você. ? Para simular as lenticulares você vai precisar de 1 adesivo redondo de 15 a 17 milímetros, essa medida é bem próxima a de uma moeda de 10 centavos e dos adesivos para folha de fichário.

 

lenticular

 

Com um molde nessa medida, você deve centralizá-lo nos seus óculos e pintar todo o restante das lentes com canetinha. Assim você conseguirá ter uma ideia de como as lenticulares funcionam e como seria sua adaptação para enxergar usando esse tipo de lente.

lenticular

Simulação de lenticular

 

Para realizar esse teste, lembre-se se usar canetinhas a base d’água e não as permanentes. Assim você não estraga as lentes do seu óculos atual.

Outras alternativas à lenticular

Se o fato de perder a visão periférica te deixou um pouco preocupado(a), saiba que há outras alternativas para você conseguir um óculos fino sem deixar de enxergar bem em todas as direções. Conheça os diferentes tipos de lentes para alta miopia disponíveis no mercado óptico.

Compartilhe sua história com a gente

Tem um alto grau de miopia e conseguiu encontrar uma solução para se sentir bem com seu óculos? Compartilhe sua história com a gente aqui nos comentários e conheça a história da Cibele. Ela possui -12 graus de miopia e resolveu experimentar as nossas Lentes Tokai 1.76 que não compromete a visão periférica.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

15 comentários em “O que é lenticular? Consigo me adaptar com essa lente?”

  1. Priscila Rodrígues

    Então, eu comprei essas lentes e achei horrível, tive que mandar trocar e detalhe, vim parar no hospital pq minhas vistas ficaram embaçadas. Meu grau 14.50 d/ 17,25 de miopia e astigmatismo.

    1. Oi, Priscila. Tudo bom?

      Que pena que isso aconteceu 🙁 infelizmente esse tipo de lente acaba limitando o campo de visão e ser bem perigoso. Que bom que tudo está resolvido

      Se precisar de ajuda para o seu próximo óculos, pode contar conosco! 😉

    1. Olá, Kleidjane! Como vai?

      Agradecemos pelo seu comentário em nosso artigo

      Ficamos contentes em saber que está feliz de óculos novo. Quando precisar renovar suas lentes, convidamos você a conhecer as Lentes Tokai 1.76 que são feitas com a lente de resina mais fina do mundo https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Você pode ter mais conforto para enxergar, além de não perder a sua visão periférica (ao redor), como acontece com as lentes lenticulares.

      Sempre que precisar, estamos por aqui

    1. Olá, Lilian! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário

      As lenticulares tem como características terem o grau aplicado apenas em uma esfera da lente, em frente ao globo ocular. Dessa forma, o grau é aplicado nessa circunferência zerando todo o redor da lente. O que torna uma grande desvantagem, pois reduz o campo de visão (e a visão periférica) 🙁 ou seja, é necessário movimentar a cabeça para onde deseja olhar, se tornando não vantajoso para tarefas como dirigir e lazer.
      Como o seu grau é alto, o mais importante é apostar em lentes de alto índice de refração, design asférico da lente e armações menores.
      Para evitar uma lente grossa na sua lente de óculos, você deve escolher por lentes com alto índice de refração: quanto maior esse número, mais finas serão as lentes. As Lentes Tokai 1.76 têm índice de refração de 1.76

      Hoje a lente com maior índice de refração em resina são as Lentes Tokai 1.76.
      A resina é o melhor material para quem tem grau alto, pois vai proporcionar lentes mais finas, leves e super resistentes para o seu óculos. Assim, evitando qualquer dano ou queda que possa sofrer. Inclusive, com um óculos mais leve, você evita aquelas marquinhas indesejadas no nariz.

      Para um bom resultado do seu óculos vai depender bastante do seu grau e do tamanho do aro da armação que você escolher. Para quem possui alto grau, nós recomendamos armações de aro fechado, borda espessa e tamanho pequeno, porque a armação contorna toda lente não deixando a borda evidente.
      O fato de escolher armações menores é que uma característica de uma lente de miopia, por exemplo, é elas serem mais finas no centro e grossas nas laterais, então quando você escolhe uma armação menor, a chance do recorte ser mais centralizado na parte mais fina é melhor para um bom resultado

      Além disso, design das lentes para o seu grau de miopia e astigmatismo também influencia bastante no aspecto fundo de garrafa. Há basicamente dois tipos de lentes para óculos em relação ao design: lentes esféricas e lentes asféricas.
      As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado. Quando utilizadas para graus elevados, contribuem bastante para o fundo de garrafa.
      Essas lentes seguem o formato de uma esfera na face interna e externa das lentes. Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda das lentes (no caso das lentes para miopia). Com isso, há um desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes. Em casos onde há um astigmatismo elevado, as distorções ficam ainda mais evidentes.
      Já as lentes do tipo asféricas possuem um design mais plano. Elas resultam em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas. Assim, elas reduzem bastante o aspecto fundo de garrafa e também resultando em lentes mais finas. As lentes Tokai 1.76 possuem design asférico

      As Lentes Tokai 1.76 são vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope, elas possuem um preço muito mais acessível: https://lenscope.com.br/lente-tokai

      No nosso site, atendemos a grade de até -17 graus de miopia. Você pode fazer o orçamento para o seu grau neste link https://lenscope.com.br/prescricao
      Se estiver fora da nossa grade, mande um e-mail com a foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br que podemos te ajudar
      Confira alguns resultados de alta miopia que já passaram por nós, neste link: https://lenscope.com.br/blog/grau-de-miopia-maximo/
      Se ficar com alguma dúvida, estamos a disposição!

  2. Boa noite. Poderiam me informar qual ótica trabalha com essa lente na região de Suzano- SP (Alto Tietê) pois nas óticas que fui, não encontrei… Desde já, obg.

    1. Olá, Larissa! Tudo bom?

      Muito obrigada pelo interesse nas Lentes Tokai 1.76 e pelo seu comentário

      As Lentes Tokai 1.76 são vendidas exclusivamente pela internet através do nosso site da Lenscope. Ou seja, todo nosso processo de compra é feito online, assim conseguimos atender todo o Brasil O que acha de enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br? Assim podemos te ajudar!
      Se quiser conhecer mais sobre a lente é só acessar: https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Aguardamos seu contato!

    1. Olá, Márcia! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário

      Aqui na Lenscope, nós temos as Lentes Tokai 1.76 que são as lentes de resina mais finas que você encontra. Por serem de resina, elas são mais leves e resistentes que as lentes de cristal, que são de vidro. Além disso, as Lentes Tokai 1.76 possuem design asférico, reduzindo as distorções que causam o efeito de fundo de garrafa. Não trabalhamos com lenticulares

      Todo nosso processo de compra é 100% online! Assim, conseguimos atender toda região do Brasil.

      O que acha de enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br? Assim podemos te ajudar!

  3. Bom dia, tenho -26,00 graus de miopia em cada olho, qual a lente mais recomendada: a lenticular ou as lentes Tokai 1.76?
    Nesse grau -26,00 as lentes Tokai 1.76 ficariam mais finas que os óculos normais que já comprei?
    Aguardo retorno.
    Obrigada!

    1. Oi Michelle, tudo bem?

      Vários fatores podem contribuir para um óculos ficar fino. Vários desses fatores, nós não conseguimos mudar, como o seu grau, o eixo do grau do astigmatismo e sua medida da DNP (distância das pupilas em relação ao nariz.) Mas há dois fatores que também influenciam bastante no resultado final e que estão ao nosso controle que são: a escolha de uma lente de alto índice de refração e a escolha da armação.
      As Lentes Tokai 1.76 são as lentes de alto índice de refração e considerada as lentes de resina mais finas do mundo. É por isso que elas são tão indicadas para alto grau.Vou deixar o link para você conhecer: https://lenscope.com.br/lente-tokai

      Já em relação à armação, a dica máxima é: escolha armações menores. Quanto menor for o tamanho da armação, melhor o resultado do seu óculos pode ficar.
      Além do tamanho, outras dicas também são importantes: dê preferência para armações de aro fechado e de bordas mais espessas, pois assim a própria estrutura da armação ajuda a disfarçar as bordas das lentes.

      Outra dica importante é você observar a posição das suas pupilas no óculos também é importante. O ideal é que elas estejam bem centralizadas na armação.

      Vou deixar aqui também nosso formulário onde você tem acesso a uma série de dicas personalizadas para o seu grau que vão te ajudar a ter a melhor versão do seu óculos. É só acessar aqui https://lenscope.com.br/orcamento

      Qualquer dúvida, pode nos procurar

    1. Oi, Alessandra. Tudo bem?
      Essa característica é um dos principais pontos negativos das lentes lenticulares: pelo seu formato, elas reduzem bastante o campo de visão. Por conta da concentração do grau apenas em uma pequena área da lente, só é possível enxergar nitidamente olhando diretamente para o centro do óculos, que chega a ter no máximo cerca de 17mm. E isso acontece porque o grau fica concentrado na íris.

      Sempre que precisar, estamos aqui 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *