Olho com ceratocone: veja como é, suas causas, sintomas e tratamentos

Olho com ceratocone: veja como é, suas causas, sintomas e tratamentos
  • por
0
(0)

Ceratocone é uma doença grave de caráter hereditário que afeta a córnea. Dessa forma, no artigo de hoje, explicaremos suas causas, sintomas, tratamento e métodos de prevenção. 

Como fica o olho de uma pessoa com ceratocone? 

Em resumo, o ceratocone é uma doença ocular que afeta a córnea. Como o próprio nome sugere, a condição consiste no afunilamento da córnea que se projeta para fora em formato de cone. Geralmente, o ceratocone afeta ambos os olhos, mas pode ser que um olho seja mais prejudicado que o outro.

Essa doença costuma atingir pessoas entre o final da adolescência e os 30 anos de idade. Além disso, costuma progredir lentamente por, no mínimo, 10 anos. Trata-se de uma condição grave que causa visão embaçada, fotofobia e pode levar à perda da visão quando não tratada.

olho com ceratocone

Fonte da imagem

Causas do ceratocone nos olhos

O ceratocone não possui uma causa definida, porém alguns fatores genéticos e ambientais contribuem para o desenvolvimento da doença. Por isso, confira os principais fatores de risco que podem desencadear o ceratocone:

  • Ter histórico de ceratocone na família;
  • Esfregar os olhos com muita frequência e de forma muito bruta;
  • Ter alguma síndrome ou condição de saúde, como retinite pigmentosa, síndrome de Down, síndrome de Ehlers-Danlos, síndrome de Marfan, febre do feno e asma.

Sintomas mais comuns do ceratocone

Os sintomas da doença podem variar conforme a progressão dela. Por isso, no estágio inicial, os sintomas do ceratocone podem incluir:

  • Leve embaçamento da visão;
  • Distorções visuais;
  • Fotossensibilidade;
  • Vermelhidão ou inchaço nos olhos.

Já em casos de ceratocone avançado, é comum apresentar:

  • Visão embaçada e distorcida;
  • Aumento da miopia ou astigmatismo;
  • Impossibilidade de usar lentes de contato.

Diagnóstico de olho com ceratocone

O diagnóstico do ceratocone é feito através da análise do histórico familiar e médico do paciente, além de exames específicos. Além disso, às vezes, alguns testes podem ser solicitados para diagnosticar ceratocone, como:

  • Refração ocular: este teste é feito com equipamentos especiais para medir qual combinação de lentes oferece a visão mais nítida;
  • Exame com lâmpada de fenda: o exame consiste em projetar um feixe de luz vertical na superfície do olho e assim avaliar o formato da córnea e outros possíveis problemas no olho;
  • Ceratometria: aqui o teste é feito aplicando um círculo de luz na córnea para medir o reflexo. Dessa forma, é possível determinar a forma básica da córnea.
  • Mapeamento computadorizado da córnea: esse tipo de teste inclui exames com imagem, como tomografia e topografia da córnea. São usados para medir a espessura da córnea e assim detectar sinais precoces de ceratocone. 

Olho com ceratocone tem tratamento?

O tratamento para a doença depende da gravidade e da condição de progressão. Na maioria dos casos, existem duas abordagens para tratá-la: retardar a progressão da doença e melhorar a visão. Por exemplo, se o ceratocone estiver progredindo, o tratamento indicado para retardar a progressão da doença é a reticulação do colágeno da córnea.

Este tratamento visa estabilizar a estrutura da córnea e diminuir o afunilamento dela. Com isso, é possível melhorar a visão através do uso de óculos ou lentes de contato. Além disso, este tratamento também evita um transplante de córnea no futuro.

Por outro lado, melhorar a visão depende da gravidade do ceratocone. Além disso, casos leves e moderados podem ser tratados com óculos ou lentes de contato. Já para casos de ceratocone avançado, a cirurgia de transplante de córnea pode ser necessária.

Saiba como prevenir ceratocone 

Apesar do ceratocone não ser evitável, existem determinados cuidados que podem reduzir as chances de desenvolver a doença:

  • Usar óculos de sol com proteção UV;
  • Evitar uso de lentes de contato desconfortáveis;
  • Buscar tratamento para qualquer tipo de desconforto ocular, como alergias;
  • Não esfregar os olhos.

Instagram Lenscope [Saúde Visual]

Mantenha-se informado e atualizado sobre saúde ocular 

O ceratocone é uma doença grave, mas que pode ser controlada se estivermos atentos aos principais sinais e sintomas dados pelos nossos olhos. Afinal, eles dizem muito sobre a nossa saúde. Por isso, é importante visitar um oftalmologista com frequência, pois cuidar dos nossos olhos regularmente garante que consigamos enxergar bem ao longo da vida, seja para prevenir doenças oculares ou tratar algum problema de visão. 

Uma de nossas preocupações é que todos os que precisam de lentes mais finas tenham acesso a elas e a óculos de qualidade, por um preço mais justo. Nós da Lenscope não trabalhamos com lentes específicas para ceratocone, mas trabalhamos com lentes de óculos superfinas para quem tem alto grau de ceratocone. Então, para saber mais sobre as nossas lentes e processo de compra, basta fazer um orçamento online e gratuito no nosso site.orçamento

Fontes:

Mayo Clinic

Top Doctors

Cedars-Sinai

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *