Picada de abelha no olho: entenda os riscos e como tratar

picada de abelha no olho
  • por
4.6
(14)

Ser atacado por um inseto não é uma boa experiência. Apesar de raro, é possível levar uma picada de abelha no olho ou perto dele. A dor e o desconforto que isso pode trazer não podem ser subestimados, muito menos os efeitos colaterais.

Então, o que você deve fazer se uma abelha decidir picar você no olho? Viemos aqui te dar dicas.

Picada de abelha no olho: quais são os riscos?

Picadas de abelha no olho ou próximas aos olhos devem ser tratadas com atenção, pois podem trazer alguns sintomas e riscos: 

  • Visão embaçada ou dupla
  • Inchaço na região picada
  • Há o risco de o tecido da córnea ser danificado e ficar turvo (descompensação da córnea)
  • Existe a possibilidade de glaucoma secundário
  • Perda de visão
  • Reação alérgica

Sem tratamento imediato, uma reação alérgica severa à picada de abelha ou múltiplas picadas de abelha podem levar a dificuldades respiratórias, queda da pressão arterial, perda de consciência e até morte. 

Picada de abelha no olho pode levar à cegueira?

Situações que o ferrão da abelha fica preso na córnea são raras, observam os médicos. Mas quando eles ocorrem, há o risco de o tecido da córnea ser danificado e ficar turvo (descompensação da córnea). 

Também existe a possibilidade de glaucoma secundário, no qual a pressão dentro do olho aumenta e causa danos ao nervo óptico e perda de visão.

Como tratar picada de abelha no olho 

Uma picada perto do olho pode ser tratada com uma compressa fria simples. Evite coçar o local da picada, pois isso pode aumentar os sintomas e o risco de infecção. Se uma abelha picar você, na maioria dos casos, ela deixará o ferrão na pele. 

Você deve tentar remover o ferrão o mais rápido possível para evitar que mais veneno seja liberado. Tente raspar lateralmente com algo rígido, como uma unha ou cartão de crédito. Evite usar pinças ou os dedos para puxá-lo, pois isso pode espalhar o veneno. 

Mas se você for picado na pálpebra ou na córnea, não tente tirar o ferrão por conta própria e procure um oftalmologista o mais rápido possível. Somente seu médico conseguirá remover o ferrão sem causar danos a sua córnea e receitar os medicamentos certos para o seu caso.

Quando ir ao pronto-socorro

Se você tem alergia a uma picada de abelha, além de ficar com uma inflamação no olho, o veneno da abelha pode causar uma reação grave com risco de vida. A reação pode envolver todo o seu corpo e pode começar muito rapidamente após a picada. 

Você deve procurar tratamento de emergência imediato se você ou alguém perto de você desenvolver uma reação grave a uma picada de abelha ou se houver várias picadas de abelha. Os seguintes sintomas são um sinal de uma reação alérgica:

  • Náusea, vômito e / ou diarreia
  • Dores de estômago
  • Tontura ou desmaio
  • Fraqueza
  • Urticária (erupção cutânea)
  • Coceira
  • Respiração ofegante

Várias picadas de abelha podem causar um acúmulo de veneno, o que pode induzir uma reação tóxica e causar sintomas, incluindo:

  • Náusea, vômito e / ou diarreia
  • Vertigo (sensação de girar)
  • Convulsões
  • Febre
  • Dor de cabeça, tontura ou desmaio

Cuide da saúde dos seus olhos 

Agora que você sabe o que fazer para cuidar de picadas de abelha no olho, é importante se atentar aos cuidados com seus olhos.

Nós da Lenscope somos uma health tech e buscamos democratizar o acesso à lentes de qualidade por um ótimo custo benefício através do uso da tecnologia. Além disso, queremos facilitar o acesso da população à informação e aos cuidados da saúde visual.

Por isso, desenvolvemos um teste de visão totalmente online e gratuito que te permite verificar se tem astigmatismo ou miopia sem sair de casa. Assim você pode começar agora mesmo a cuidar da sua saúde ocular antes de ir ao seu médico de confiança.

Então, está esperando o quê para verificar seus olhos? Realize agora nosso teste de visão totalmente online e gratuito!

picada de abelha no olho - teste de visão

Fontes:

Bard Optical

Ars Technica

American Academy of Ophthalmology

National Library of Medicine

Oak Brook Allergists

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *